Airbus planeja simulador dos helicópteros H160 e H175 para 2028 no Brasil

 São Paulo, 24 de abril de 2025 - A Airbus assumiu o compromisso de disponibilizar em 2028 um simulador de voo completo dos helicópteros H160 e H175 para treinamento no Brasil. O simulador atenderá as necessidades de treinamento do crescente setor de energia na América Latina, demonstrando o compromisso da Airbus com a proximidade do cliente e a segurança da aviação.

O simulador de voo completo do H160/H175 terá réplicas em tamanho real dos cockpits dos dois modelos de helicópteros e será qualificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O equipamento terá recursos de treinamento de nível D, o mais alto para a certificação de um simulador, e ambos cockpits do simulador contarão com a versão mais recente do Helionix, em conformidade com os sistemas aviônicos dos dois helicópteros. O simulador também incluirá pacotes de dados OEM (Dados Originais do Fabricante), que fornecem a reprodução mais precisa do comportamento de um helicóptero, aumentando a prontidão do piloto e a segurança operacional.

"Nossos clientes falaram e nós ouvimos. Estamos extremamente orgulhosos de reforçar nosso compromisso com o Brasil e a região da América Latina com um simulador de voo completo do H160/H175, proporcionando recursos de treinamento aprimorados, mais perto de casa. Ao ficarmos próximos dos clientes, não estamos apenas apoiando suas necessidades operacionais e ajudando a impulsionar suas trajetórias de crescimento, mas também fortalecendo a segurança da aviação em toda a região. Esse investimento também ressalta o forte compromisso da Airbus de continuar investindo em nossas capacidades e de impulsionar o crescimento no Brasil", disse Alberto Duek, presidente da Helibras, a fabricante de helicópteros brasileira que pertence ao Grupo Airbus.

O Brasil já conta com um Centro de Treinamento com simulador da Airbus Helicopters e da Helibras, localizada no Rio de Janeiro desde 2015. Até o momento, esse Centro de Treinamento já ofereceu cerca de 7.500 horas de simulação a quase 600 alunos. A adição do simulador H160/H175 no Brasil multiplicará a capacidade na região, consolidando-a como um importante hub de treinamento na América Latina.

Na próxima década, espera-se que a demanda por helicópteros médios no setor de energia ultrapasse 40 unidades somente na América Latina, dobrando o número de helicópteros médios atualmente na região. Enquanto isso, o primeiro simulador de voo completo H160 da América do Norte deverá entrar em serviço em 2026 em Grand Prairie, Texas, aumentando a disponibilidade de treinamento na região. A Airbus está atualmente explorando opções para implantar futuros H160 FFS em outras áreas de crescimento, como Ásia e Austrália.

@AirbusHeli #MakingMissionsPossible 

Aeroporto de Brasília promove ação para passageiros e distribui brindes em Raspadinhas de Páscoa

 Quem passar pelo terminal brasiliense nesta quinta-feira (17) ganhará diversos brindes ofertados pelos estabelecimentos comerciais do terminal

Brasília, 17 de abril de 2025 – O Aeroporto de Brasília, em parceria com os estabelecimentos comerciais do terminal aéreo, está promovendo uma ação especial de Páscoa nesta quinta-feira, 17 de abril, véspera de feriado de Corpus Christi, Páscoa, Tiradentes e Aniversário de Brasília. Quem embarcar ou desembarcar por aqui hoje, poderá retirar com os funcionários vestidos com orelhinhas de coelho, Raspadinhas de Páscoa contendo brindes diversos ofertados pelas lojas do aeroporto.
Os presentes são variados, desde opções de chocolate como esfiha de chocolate do Habib’s, trufas de chocolate da Kopenhagen, sundae do McDonalds, bomba de chocolate da Benjamin Padaria, cookie do Subway e capuccino no Starbucks, até comidas diversas como hamburguer no Friday’s, cachorro-quente no Hot Dog Club, cerveja especial no Vila Cinco, pão de queijo na Casa do Pão de Queijo, entre outros.
A promoção é válida somente hoje. Basta revelar a raspadinha e entregá-la no estabelecimento comercial participante para ganhar o brinde.
Lojas participantes
Os estabelecimentos participantes da ação de Raspadinha de Páscoa são: Benjamin Padaria, BioMundo, Café Rancheiro, Casa Bauducco, Casa do Pão de Queijo, Dunkin Donuts, Fini, Giraffas, Habibs, Heineken, Hot Dog Club, Kopenhagen, McDonalds, McDonalds, My Mini Cake, My Mini Cake, Nescafé, Panificadora Vitória, Parrilla Burger, Pizza Hut, Starbucks, Sterna Café, Subway, TGI Fridays, Vila Cinco e Yogoberry.
Movimentação no feriado
Entre os dias 16 e 22 de abril, o Aeroporto de Brasília espera receber cerca de 285 mil passageiros passando pelo terminal aéreo.
Serão mais de 2 mil voos, incluindo 19 extras. Os destinos nacionais mais procurados são São Paulo, Rio, BH, Recife e Salvador.
O movimento internacional também promete, com 103 voos previstos e cerca de 16 mil pessoas viajando para destinos como Miami, Orlando, Buenos Aires, Lisboa, entre outros.
O dia de maior fluxo deverá ser justamente hoje, quinta-feira (17), com estimativa de 45 mil passageiros. Os horários mais movimentados costumam ser das 7h às 10h e das 19h às 22h.

Aeroporto de Viracopos se prepara para receber 190,6 mil pessoas no feriado prolongado

 Concessionária que administra o terminal distribuirá chocolate no saguão entre 10h e 14h de quinta-feira (17) 


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 190,6 mil passageiros entre os dias 17/04 (quinta-feira) e 22/04 (terça-feira) por causa dos feriados prolongados de Sexta-feira Santa e de Tiradentes. No mesmo período de seis dias estão previstos 1.862 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros.

 

O aeroporto também prepara uma operação especial para receber 22 voos extras da Azul programados para ocorrer entre 2h e 4h da madrugada de quinta-feira para sexta-feira (18/04). Com isso, alguns restaurantes, lanchonetes, lojas de varejo e a salas vip permanecerão abertos para atender aos passageiros.

 

Os dias de maior movimento de pessoas neste período devem ser registrados nesta quinta-feira (17/04), com 36,6 mil pessoas, na sexta-feira (18/04), com 34,4 mil, na segunda-feira (21/04), com 33,2 mil, e na terça-feira (22/04), com 37,7 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.

 

Os horários de maior movimento de pessoas nesta quinta-feira devem ser registrados entre 17h e 23h50. Já nos dias de retorno do feriado, os horários de maior movimento de passageiros devem ser registrados entre 5h e 10h, tanto na segunda-feira (21) quanto na terça-feira (22/04).

 

Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte do país, além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória e cidades do interior de São Paulo. O aeroporto também terá grande movimentação de pessoas nos destinos internacionais, que são Forte Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Paris (FRA) e Assunção (PAR).

 

A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.

 

Ação de Páscoa no saguão

Nesta quinta-feira (17/04), o saguão do aeroporto contará com uma ação especial promovida pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, com distribuição de chocolate no saguão e nos corredores do aeroporto entre às 10h e às 14h. Também haverá uma apresentação musical com um pianista no saguão de check-in.

 

Além da distribuição de chocolate e da apresentação musical, a concessionária do aeroporto promoverá uma ação em conjunto com alguns lojistas, que prevê a distribuição de flyers com descontos exclusivos para os passageiros em lojas do aeroporto.

 

Voos internacionais

Estão previstos 184 pousos e decolagens de voos internacionais no período de quinta-feira (17/04) a terça-feira (22/04), sendo 90 decolagens e 94 pousos.

 

Os 184 voos internacionais de chegada e de partida devem transportar 15,8 mil passageiros pelo terminal internacional, sendo que o dia de maior movimentação deve ser registrado na segunda-feira (21/04), com 2.309 pessoas embarcando ou desembarcando no Píer A (Internacional).

 

 

*Crédito: Divulgação/Viracopos

Aeroporto de Brasília estima um movimento de 285 mil passageiros no ‘superferiadão’ de abril

 Fluxo deve ser intenso na quinta-feira, dia 17 de abril. A recomendação é chegar com antecedência para evitar transtornos.

Brasília, dia 14 de abril de 2025 – Feriadão a vista! O Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek se prepara para receber um fluxo maior de passageiros durante o feriadão prolongado que une quatro datas comemorativas: a Sexta-feira Santa (celebrada no dia 18 de abril), a Páscoa (celebrada em 20 de abril), o feriado nacional de Tiradentes (21 de abril), e o aniversário de 65 anos da capital federal, também em 21 de abril, segunda-feira. A Inframerica, concessionária que administra o terminal, estima que entre os dias 16 e 22 de abril, circulem pelo Aeroporto Internacional de Brasília aproximadamente 285 mil passageiros.
Ao todo, estão previstos cerca de 2 mil pousos e decolagens, incluindo 19 voos extras que foram solicitados por companhias aéreas para atender a demanda. Os destinos domésticos com mais voos no período são para: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador.
A movimentação internacional também deve ser grande nas datas. Estão previstos 103 voos indo e chegando do exterior no período e a previsão é de um fluxo de cerca de 16 mil pessoas. Os voos internacionais partindo direto de Brasília tem como destino: Miami, Orlando, Panamá, Cancun, Bogotá, Lima, Santiago, Buenos Aires e Lisboa.
A expectativa da Inframerica é de um fluxo mais intenso a partir das 19h da quinta-feira, dia 17 de abril, com a estimativa de 45 mil pessoas embarcando, desembarcando e em conexão no aeroporto da capital. Já dia 21 e 22 de abril, são esperados cerca de 40 mil passageiros em cada uma das datas. Os horários de maior fluxo são das 7h às 10h e das 19h à 22h.
Orientações:
A concessionária orienta os passageiros a chegarem ao aeroporto com antecedência de, no mínimo, duas horas para voos nacionais e três para internacionais, além de reforçar o uso de aplicativos das companhias aéreas para check-in e acompanhamento do status dos voos nos monitores espalhados por todo o terminal.
O passageiro também pode acompanhar o voo via whatsapp. A Erica, assistente virtual da Inframerica, informa o status do voo em conversa pelo sistema. Basta mandar um oi e aceitar os termos de adesão. https://www.bsb.aero/passageiros/erica
A operação especial neste superferiadão contará com reforço nas equipes de atendimento, segurança e limpeza. “Estamos com uma operação integrada para garantir fluidez e conforto durante o feriado. É um período de grande movimentação, e toda a equipe está mobilizada para atender bem os passageiros”, destaca Rogério Coimbra, diretor de Assuntos Corporativos da Inframerica.
Os usuários também podem contar com uma variedade comercial e aguardar o horário do voo com diversas opções gastronômicas e de compras. “Quem esquecer de comprar aquele chocolate para dar de presente, pode encontrar no aeroporto e não chegar no destino sem a lembrança”, lembra Coimbra.

6a edição da Heli XP acontece no Helipark nos dias 14 e 15 de maio

 Único evento de asas rotativas da América Latina, terá a presença de fabricantes de aeronaves, operadores, empresas de manutenção e muito mais

São Paulo, abril de 2025 - A Heli XP, único evento exclusivo de asas rotativas da América Latina, acontece nos dias 14 e 15 de maio (quarta e quinta-feira), no Helipark, em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Já na sexta edição, o evento se consolidou como uma plataforma essencial para negócios, networking e atualização profissional no setor de helicópteros, reunindo os principais nomes do mercado, operadores e entusiastas da aviação. 

Para este ano, estão confirmadas empresas como Bell/TAM Aviação Executiva, IAS, 10 Manutenção, Líder Aviação, Sertrading, Southern Cross, PWC, Gualter Helicópteros e Standard Aero. 

“A Heli XP continua a fortalecer sua posição como o principal ponto de encontro da indústria de helicópteros na América Latina, promovendo experiências únicas e oportunidades de negócios para profissionais, empresas e fornecedores de serviços”, afirma Gledson Castro, diretor da G2C Events. Segundo o executivo, para esta edição, a novidade é um trabalho diferenciado para que o público presente seja ainda mais qualificado, capaz de gerar mais negócios e interação entre os visitantes e os expositores. 

O Helipark, que recebe o evento desde sua primeira edição, em 2019, é um centro de serviços completo para helicópteros, tem 56 mil metros quadrados de área e oferece operações de pouso e decolagem 24 horas por dia. Durante a Heli XP, parte da pista de 230 metros será destinada à exposição de aeronaves e realização de voos de demonstração e transporte de convidados.

“A Heli XP se tornou indispensável, é a oportunidade de mostrar a força do Brasil no mercado mundial de helicópteros, falar sobre os desafios e perspectivas, promover as empresas e os profissionais, um evento que é do mercado e para o mercado, e do qual nós temos muito orgulho de ter idealizado junto à G2C, afirma Andréia Zwetsch, diretora comercial e de marketing.

Dados do setor

O mercado de asas rotativas no Brasil está em crescimento acelerado, com 129 novas aeronaves registradas em 2024. Em 2023, havia 1.343 aeronaves em operação no país; em 2023, eram 1.448, e, em dezembro de 2024, chegou a 1.544, um aumento de 7,5%. O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag).

Serviço:

Heli XP
14 e 15 de maio
Helipark
Rua Fortunato Grilenzone, 417, Parque Jandaia – Carapicuíba/SP

Mais informações em https://helixp.com.br/