Divisão Agro da Synerjet supera projeções em ano de estreia ao mercado

 Empresa vendeu e entregou seis aeronaves agrícolas durante o ano; expectativa é aumentar faturamento e marcar presença nas principais feiras do setor

São Paulo, fevereiro de 2025 - A divisão Agro da Synerjet Corp. nasceu em abril do ano passado e já se tornou uma das empresas mais relevantes da aviação agrícola. Em 2024, a empresa superou as metas estabelecidas junto à Embraer ao vender e entregar seis EMB-203 Ipanema, bem como a comercialização de peças. Outro ponto de destaque é que a companhia já tem 160 clientes em sua carteira.

“O grande destaque foi o próprio debute da Synerjet no mercado. Para 2025, continuaremos fortalecendo nossa marca em contato com clientes nas principais feiras do setor”, garante Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação. A companhia tem presença confirmada em três grandes eventos: Show Safra Mato Grosso, que acontece em Lucas do Rio Verde (MT) entre 24 e 28 de março; Agrishow, a maior do setor, em Ribeirão Preto (SP) entre 28 de abril e 2 de maio; e o Congresso de Aviação Agrícola do Brasil, realizado pelo Sindag em Cuiabá (MT) entre 19 e 21 de agosto.

Também para este ano, a divisão Agro da Synerjet pretende aumentar o número de peças e aeronaves vendidas, investindo também em inovações para o setor. “Queremos ser os protagonistas nas novidades. Sabemos que o nosso trabalho na aviação agrícola colabora com a alimentação, com a geração de energia e muito mais”, afirma Dallacqua.

Uma dessas novidades foi anunciada em janeiro deste ano. A Synerjet se tornou representante da norte-americana Pyka para a comercialização na América Latina do Pelican Spray, uma aeronave desenvolvida para o setor agro 100% elétrica e totalmente autônoma. A empresa espera vender ao menos 20 unidades ainda em 2025.

Os serviços tanto de aviação executiva quanto de aeronaves agrícolas estão disponíveis nas bases de manutenção da Synerjet, localizadas no Aeroporto Catarina (São Roque/SP), Aeroporto Liberty (Goianápolis/GO), Medellín (Colômbia), e nos centros satélites na Argentina e no Chile.


Sobre a Synerjet Corp.:

A Synerjet Corp. é uma empresa especializada em aviação, oferecendo soluções de venda, suporte técnico e pós-venda de aeronaves para a América Latina e o Caribe. Distribuidora exclusiva da Pilatus Aircraft na região e representante da Leonardo, a Synerjet também se destaca como revendedora premium da Honeywell, com um portfólio de aviônicos de alta qualidade. Com forte foco na expansão da aviação na América Latina, a Synerjet adota uma presença regionalizada, promove práticas ESG em todas as bases e atua como uma One-Stop-Shop, oferecendo mobilidade aérea e terrestre com Movingjet e Wingcopter.

Mais informações em www.synerjet.com

Aeroporto de Viracopos concorre ao 29° Prêmio de Qualidade Sindusfarma

 A indicação ao prêmio reforça o olhar atento e dedicado da administração de Viracopos ao segmento farmacêutico



O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), está concorrendo ao
 29º Prêmio de Qualidade Sindusfarma na categoria “Armazenagem de medicamentos em recintos alfandegados de zona primária (Portos e Aeroportos)”.

O Prêmio de Qualidade Sindusfarma é a maior premiação da indústria farmacêutica, reconhecendo os principais fornecedores e prestadores de serviço que alcançam os mais altos padrões de qualidade do setor

Viracopos é associado ao Sindusfarma, que é o sindicato que representa a indústria farmacêutica brasileira e trabalha para fortalecer o setor, contribuindo para a melhoria do sistema de saúde do país.

A associação e a indicação ao prêmio reforçam o olhar atento e dedicado de Viracopos ao segmento farmacêutico, que exige cuidado e precisão em cada etapa, afinal, são produtos essenciais que chegam às prateleiras de farmácias e hospitais, impactando diretamente a vida das pessoas

Para o aeroporto, essa participação representa o reconhecimento de suas operações, que atendem aos rigorosos critérios de eficiência e segurança exigidos pelo setor.

Com uma área com 3,1 mil m² e 11 câmaras frias, o Terminal de Carga de Viracopos oferece controle e monitoramento de temperatura 24 horas, garantindo a integridade de produtos que exigem cuidados especiais. As votações já começaram e são exclusivas para representantes da indústria farmacêutica. O voto pode ser registrado em Viracopos por meio do link abaixo: https://sindusfarma.org.br/conectar.

 

Certificações

Em setembro de 2024, Viracopos conquistou o Certificado de Boas Práticas de Armazenagem (CBPA) de carga com o objetivo de atrair mais clientes importadores e exportadores de medicamentos e de insumos da indústria farmacêutica. O documento foi emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após a realização de uma auditoria no Terminal de Carga.

De acordo com a auditoria da Anvisa, Viracopos teve aprovação de 100% dos itens avaliados, pois não houve o registro de não-conformidades no processo. Assim como a ISO 9001 e a Certificação CEIV PHARMA, o CBPA oferece maior segurança aos clientes, garantindo processos eficazes e excelência na prestação dos serviços.

Dentre os pontos benéficos para Viracopos estão: maior visibilidade no comércio exterior; aumento do fluxo de carga de importação e exportação; enquadramento na padronização de qualidade Anvisa e diferencial competitivo.

 

TECA Viracopos 

Além do CBPA, Viracopos já é reconhecido no mercado por ter outros certificados para receber cargas da indústria farmacêutica. No final de 2022, Viracopos conquistou a recertificação internacional CEIV-PHARMA, que credenciou o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica.

A certificação global CEIV-PHARMA (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela IATA (International Air Transport Association), tem por objetivo auxiliar as organizações e toda a cadeia de fornecimento de carga aérea a atingir a excelência na logística de produtos farmacêuticos. Com este certificado, Viracopos passou a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos.

Além disso, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, recebeu em setembro de 2022, nota máxima da certificadora DNV GL na Recertificação ISO 9001:2015 para o escopo Gestão da Infraestrutura e Serviços Aeroportuários para Logística de Carga (TECA) e Embarque e Desembarque de Passageiros. A recomendação tem validade até 2025.

 

Sobre o TECA

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é líder em carga importada no modal aéreo no país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar cerca de 1/3 de toda carga aérea que chega ao Brasil.

Como reconhecimento das melhorias e dos investimentos realizados ao longo dos últimos anos, Viracopos foi eleito o Melhor Aeroporto de Carga do Mundo em 2018 (em sua categoria até 400 mil toneladas/ano) e o Melhor da América Latina em 2016, ambas as vezes no Air Cargo Excellence Awards. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor.

Em 2024, Viracopos foi eleito o Aeroporto de Carga do Ano na prestigiada premiação Air Cargo Week World Air Cargo Awards, realizada em Xangai, China. Este reconhecimento reafirma a posição de destaque do aeroporto no cenário logístico global, sendo o único aeroporto brasileiro finalista na competição. A premiação é uma das mais importantes no setor de logística aérea, destacando o trabalho de aeroportos, companhias aéreas, agentes de carga e prestadores de serviços.

Airbus apoia acordo para estudos de viabilidade de SAF para Argentina, Panamá e Peru

 São Paulo, 24 de fevereiro de 2025 – A Airbus e a Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) anunciaram um acordo para desenvolver estudos de viabilidade de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) para a Argentina, Panamá e Peru. O anúncio ocorreu durante a 18ª Reunião das Autoridades de Aviação Civil da Região Sul-Americana, em São Paulo. 

A Airbus contribuirá para o Fundo Ambiental Voluntário da ICAO para a realização de estudos de viabilidade de SAF. Esses estudos farão parte do Programa de Assistência, Capacitação e Treinamento para SAF (ACT-SAF) da OACI, que oferece suporte aos Estados para que desenvolvam seu potencial no desenvolvimento e implementação de SAF. 

Esta é a primeira vez que um estudo de viabilidade do ACT-SAF é financiado por uma participante do setor aeroespacial, o que reafirma o compromisso da Airbus de liderar a descarbonização do setor de aviação. E, para isso, investir em SAF é fundamental para alcançar a neutralidade de carbono até 2050. 

Atualmente, o SAF pode reduzir as emissões de CO2 em média até 80% ao longo de seu ciclo de vida. A Airbus apoia o desenvolvimento em larga escala do SAF e colabora com companhias aéreas, aeroportos, produtores, institutos de pesquisa e autoridades de aviação civil em todo o mundo para avançar no ecossistema de SAF, abordando o ambiente regulatório e de políticas, bem como os fatores de oferta e demanda. 

O anúncio chega em um momento importante para a América Latina, região onde tem se observado progresso no desenvolvimento da estrutura regulatória de SAF em países como Brasil, Colômbia e Chile.

Guillaume Gressin durante el anúncio no RAAC/18 - Copyright Airbus 

Aeroporto de Viracopos inicia 2025 com alta de passageiros em janeiro

 Concessionária tem o objetivo de atrair novas rotas e superar a marca dos 13 milhões de passageiros neste ano

Depois de encerrar 2024 com recorde de passageiros em dezembro, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), iniciou 2025 com alta de 16,3% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo mês do ano passado. Embarcaram ou desembarcaram em janeiro de 2025 pelo terminal 1,11 milhão pessoas ante 959,6 mil de janeiro de 2024.

 

O movimento de passageiros de janeiro de 2025 também é o segundo melhor resultado para esse mês na história do aeroporto, ficando atrás apenas a janeiro de 2023, que teve 1,15 milhão.

 

Outro dado positivo registrado em janeiro foi o de crescimento de passageiros em viagens internacionais, com alta de 36% em relação a janeiro de 2024. Foram 96,7 mil pessoas embarcando ou desembarcando do exterior no mês passado ante 71 mil do mesmo período do ano passado.

 

Viracopos já havia encerrado o ano passado com viés de crescimento e registrado o melhor dezembro da história do terminal aéreo com 1,13 milhão de passageiros embarcando ou desembarcando em viagens nacionais e internacionais no mês. O recorde anterior era de dezembro de 2022, com 1,08 milhão de pessoas.

 

Com isso, os dados registrados em janeiro de 2025 confirmam a tendência de crescimento registrada ao longo de 2024, que foi o ano em que o aeroporto teve a segunda melhor marca da história, com 12,4 milhões de passageiros, ficando atrás apenas do ano de 2023, com 12,5 milhões.

Com esse viés de crescimento registrado nos últimos dois anos, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o complexo aeroportuário, tem o objetivo de atrair novas rotas nacionais e internacionais em 2025 e, assim, superar a marca dos 13 milhões de passageiros.

 

Em 2011, antes do início da concessão, o aeroporto recebeu 7,6 milhões de passageiros. No ano seguinte, já sob a administração da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o movimento saltou para 8,9 milhões.

 

Passageiros Internacionais

Viracopos iniciou 2025 com 96,7 mil passageiros internacionais e encerrou o ano de 2024 com um total de 858,7 mil passageiros transportados em voos para o exterior.  Atualmente, o terminal opera voos para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Assunção (PA) e Paris (FRA), além dos destinos sazonais Bariloche (ARG) e Mendoza (ARG). Todos os destinos são operados pela Azul Linhas Aéreas.

 

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está negociando a implantação de novas rotas nacionais e internacionais, tanto de passageiros quanto de cargas para 2025. Com esse objetivo, Viracopos participou, nos dias 10, 11 e 12/02, da Routes Americas 2025, maior feira de aviação civil de passageiros do continente, que aconteceu em Nassau e Paradise Island, nas Bahamas.

 

Durante o evento, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos apresentou um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas e parcerias. A Routes Americas 2025 reuniu centenas de organizações, dentre as quais 85 companhias aéreas, 170 aeroportos, 40 autoridades de turismo e 40 partners da indústria da aviação e de turismo.

 

Além de apresentar um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas, a concessionária de Viracopos divulgou aos clientes os resultados de estudos específicos relacionados ao desenvolvimento de novos negócios no aeroporto e elaborados por uma empresa internacional de consultoria especializada em aviação.

 

 

*Créditos das fotos: Divulgação/Viracopos