Aeroporto do Recife inaugura Sala Multissensorial para passageiros neurodivergentes


É a primeira iniciativa deste porte em aeroportos do Nordeste voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outras neurodivergências

O espaço oferece ao passageiro um ambiente de descompressão, isolado dos elementos que podem provocar desequilíbrio emocional

Solenidade de abertura contou com a presença do diretor-geral da Aena Brasil, Joaquín Rodríguez; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca; do prefeito do Recife, João Campos, entre outras autoridades

A iniciativa faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Ministério de Portos e Aeroportos

Na Aena, além do Recife, o Aeroporto de Congonhas também conta com uma sala semelhante, ambas planejadas pela Neurobrinq. Ambientes similares estão em fase de implantação em outros aeroportos


A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, inaugurou nesta sexta-feira (4) a Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional do Recife. Quem chega ao espaço percebe de imediato que está entrando em um ambiente acolhedor: luzes menos intensas, projeções nas paredes, sons de água corrente, piscina de bolinhas iluminadas, almofadas revestidas com tecidos especiais. Todos esses detalhes são pensados para atender às necessidades de pessoas neurodivergentes e de seus acompanhantes durante as viagens. A solenidade de abertura contou com a presença do diretor-geral da Aena Brasil, Joaquín Rodríguez, e do diretor do Aeroporto do Recife, Diego Moretti, além de autoridades como o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o prefeito do Recife, João Campos; e o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca. Alguns deputados também estiveram presentes.

“Estamos sempre empenhados em oferecer os melhores serviços para todos os passageiros, mas esse novo espaço é mais especial. Abrimos as portas de um ambiente inclusivo, capaz de proporcionar uma viagem tranquila a passageiros que, de outro modo, teriam muita dificuldade em usar o transporte aéreo”, ressaltou Joaquín Rodríguez. O local tem 35 metros quadrados e comporta até quatro famílias simultaneamente.

A iniciativa faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Ministério de Portos e Aeroportos. O ministro Silvio Costa Filho esteve presente na solenidade de abertura.

“A sala multissensorial é um espaço acolhedor, que vai proporcionar bem-estar e conforto aos passageiros com transtorno do espectro autista. Além de oferecer uma melhor experiência e a inclusão desse público no modal aéreo, nós estamos promovendo o debate e a conscientização do tema com a sociedade. Com o apoio das concessionárias e das companhias aéreas, estamos priorizando a criação de novas salas multissensoriais e trabalhando na capacitação de profissionais. Até o final do próximo ano, teremos a inauguração de 20 novas salas pelo país”, destacou o ministro Silvio Costa Filho.

Na rede administrada pela Aena, além do terminal do Recife, o Aeroporto de Congonhas também conta com uma sala voltada para pessoas neurodivergentes. Ambas foram planejadas em parceria com a Neurobrinq, empresa especializada na fabricação de salas multissensoriais. Ambientes similares estão em fase de implantação nos aeroportos de Maceió, João Pessoa, Aracaju, Campo Grande e Uberlândia. Outros terminais, como Santarém, Juazeiro do Norte, Montes Claros e Uberaba, dispõem de espaços reservados para passageiros com TEA e outras neurodivergências – que também serão instaladas em Marabá e Corumbá. O prazo para a finalização dos novos projetos é no próximo mês.

“A implantação das salas multissensoriais mostra que estamos atentos às demandas da sociedade. É uma iniciativa estimulada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, em parceria com as concessionárias que administram os maiores aeroportos do Brasil, para que os passageiros neurodivergentes tenham a oportunidade de viajar de forma confortável e adequada. É um passo importante na humanização do atendimento ao público e que serve de estímulo para que ações semelhantes sejam colocadas em prática em outros ambientes”, pontuou o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.

ESPAÇO INCLUSIVO
Pessoas neurodivergentes costumam apresentar algum tipo de hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Para elas, situações que parecem rotineiras à maioria dos passageiros são fontes de estresse intenso e podem desencadear crises. Entre esses fatores, estão avisos sonoros, movimentação intensa de pessoas nas salas de embarque, barulho de malas de rodinhas, telas informativas e luzes de maior intensidade.


A sala oferece ao passageiro um ambiente de descompressão, isolado dos elementos que podem provocar desequilíbrio emocional. “É um espaço que ajuda a regular o estresse, trazendo alívio em relação aos estímulos externos e promovendo bem-estar", aponta Greg Marques Pereira, CEO da Neurobrinq.

Cada item do espaço, explica Greg, exerce um papel importante para regular o estresse sensorial do passageiro. Os sons de água corrente, colunas de bolhas, têm efeito relaxante; a iluminação adequada promove tranquilidade; a piscina de bolinhas iluminada oferece uma distração e leva a criança retirar o foco de uma possível angústia relacionada à viagem.

A sala ainda dispõe de um guia sobre como funciona o processo de embarque e três poltronas similares às de uma aeronave. “Autistas necessitam de previsibilidade. Não saber o que vai ocorrer ou o que terão que fazer é para eles motivo de muito estresse. O guia explica passo a passo as etapas do embarque. As três poltronas servem para que os acompanhantes mostrem onde ele vai sentar-se dentro do avião. Tudo isso contribui para uma viagem com menos intercorrências”, destaca Greg.

Durante a solenidade de abertura, também foi lançada a cartilha “Inclusão Dentro e Fora do Avião”, escrita por Aline Campos. A autora destacou que o livro tem um papel relevante na conscientização das pessoas em relação às dificuldades enfrentadas por passageiros neurodivergentes. “Multiplicar a informação é uma importante forma de contribuir para inclusão”, declarou. Em sua fala, o prefeito do Recife, João Campos, observou o valor de espaços inclusivos, ressaltando que esse esforço deve ser coletivo: “Cada um deve fazer a sua parte”, salientou o prefeito. Atuante desta causa, a deputada federal Iza Arruda se disse muito satisfeita com a inauguração da Sala Multissensorial: “Felicidade é haver espaços de acolhimento”.  

A Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional do Recife funciona 24 horas, no Embarque Norte, em frente ao portão B12.

ABEAR: 228 voos extras vão atender os passageiros durante o feriadão

As empresas AZUL, GOL e LATAM vão disponibilizar 228 voos adicionais para atender a demanda de passageiros no feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes. Ao todo, 34,5 mil bilhetes extras serão ofertados para o período de 17 a 21 de abril. O Nordeste é o destino da maior parte dos voos.

As companhias acrescentaram seis voos à rota entre Guarulhos (SP) e Salvador (BA) e cinco entre Confins (MG) e Porto Seguro (BA). Já a rota que liga Confins a Maceió (AL) foi incrementada com quatro voos.

Os voos para Recife (PE) também aumentaram durante o feriadão de abril. Dois voos a mais ligarão Congonhas (SP) à capital pernambucana. Além disso, os passageiros contarão com três novas decolagens em cada rota para as cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará, além de Petrolina (PE). No Maranhão, a rota entre a capital São Luís e Imperatriz terá um voo complementar.

No Sul, Florianópolis (SC), destino muito buscado por turistas da região, será atendida com sete voos adicionais partindo do aeroporto de Guarulhos e outros dois com origem em Congonhas.

No Centro-Oeste, Goiânia (GO) receberá quatro operações extras saindo de Salvador. O mesmo acontece no Sudeste, com quatro novos voos entre a capital baiana e Vitória (ES).

Oferta em alta
O aumento da oferta de voos em períodos de alta demanda, como a temporada de verão e o Carnaval, foi expressivo no fim do ano passado e começo de 2025. Entre 15 de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro deste ano, por exemplo, o crescimento foi de 10,7% na comparação com a temporada de verão anterior. Foram realizadas 17,8 mil novas decolagens no período, somando 184 mil voos. Ao todo, foram ofertados 29,8 milhões de bilhetes pelas aéreas brasileiras.

No Carnaval deste ano, as empresas operaram 510 novos voos em relação ao feriado de 2024, próximo de 12 mil movimentos em seis dias. Cerca de 115 mil assentos adicionais foram disponibilizados, totalizando 2 milhões no período.

Aena e Ambaar inauguram primeiro lounge VIP de Sergipe no Aeroporto Internacional de Aracaju

O lounge oferece um ambiente acolhedor e autêntico, com estação gastronômica de pratos quentes e frios, além de bebidas variadas


A Aena e a Ambaar anunciam a inauguração do primeiro lounge VIP do estado de Sergipe, localizado no Aeroporto Internacional de Aracaju. O projeto inovador reafirma o compromisso de ambas as empresas com a excelência e o atendimento premium, oferecendo um ambiente exclusivo aos passageiros. 

A abertura oficial do espaço ocorreu nesta sexta-feira (4/4) durante encontro com a imprensa e o trade turístico de Aracaju, no qual a Aena, administradora do terminal, apresentou os dados positivos do aeroporto em 2024 e as perspectivas para 2025. No ano passado, o terminal da capital sergipana registrou 1.286.300 embarques e desembarques, um crescimento de 9,4% em relação a 2023. 

Em média, o Aeroporto de Aracaju movimenta 107 mil passageiros mensalmente. Sua localização estratégica, a apenas 12 km do centro da capital e próximo às principais praias e hotéis, torna-o um ponto de conexão vital para o turismo de lazer e negócios na região e esse fluxo expressivo de passageiros evidencia a necessidade de espaços que agreguem conforto e comodidade, tornando a experiência dos viajantes ainda mais agradável antes do embarque.


 
Conforto e sofisticação
A nova sala VIP está estrategicamente situada em frente aos portões 2 e 3 na área de embarque, após o canal de inspeção (raio-X), e funcionará 24 horas por dia. Projetado para receber mais de 800 passageiros no decorrer do dia, o espaço foi cuidadosamente projetado para proporcionar uma experiência única, unindo conforto e a rica cultura sergipana. 

O lounge oferece uma estação gastronômica com comidas quentes e frias, além de bebidas variadas, como refrigerantes, sucos, água, cafés e chocolates. Os passageiros também têm à disposição bebidas alcoólicas, como cervejas, vinhos e drinks preparados por bartenders especializados. 

Com uma decoração temática, inspirada na cultura de Sergipe, o Ambaar Lounge conta com design exclusivo, que proporciona um ambiente acolhedor e autêntico, com áreas tranquilas e confortáveis para descanso, assim como espaços funcionais para trabalho, atendendo às diversas necessidades dos viajantes. 

O acesso ao Ambaar Lounge Aracaju pode ser realizado por meio de cartões elegíveis Visa, dos programas Lounge Key e Priority Pass, ou pela aquisição do One Day Pass, que proporciona a experiência a quem não possui cartões elegíveis. 

"Estamos entusiasmados em inaugurar o primeiro lounge VIP do estado de Sergipe, o 14º da nossa rede de aeroportos no Brasil. Esta nova sala VIP reforça nosso compromisso com a excelência e a expansão dos serviços premium, proporcionando mais conforto e exclusividade aos viajantes. Acreditamos que investir em infraestrutura e hospitalidade é essencial para elevar o padrão da experiência aeroportuária. Essa inauguração representa mais um passo nos objetivos da Aena de transformar os aeroportos brasileiros em referências de qualidade e inovação”, destaca o diretor Comercial da Aena no Brasil, Juan José Sánchez. 

Expansão estratégica no Nordeste
A inauguração no Aeroporto Internacional de Aracaju marca a quinta sala da Ambaar na região Nordeste, somando-se às unidades já estabelecidas em Salvador e Fortaleza. "Temos um carinho especial pelo Nordeste; sua cultura vibrante e o povo acolhedor nos inspiram a investir e expandir nossa presença na região", destaca Bernardo Claro da Fonseca, CEO do Grupo AMBAAR. “É uma região fundamental para o Brasil, tanto pelo seu potencial econômico quanto pela sua relevância cultural e turística. A abertura de novas salas VIP aqui reforça nosso compromisso em oferecer conforto e exclusividade para um número cada vez maior de passageiros. Queremos contribuir para a experiência de viagem dos nordestinos e de todos que passam por esses aeroportos, garantindo um serviço de alto padrão que acompanhe o crescimento e a importância da região.” 

O investimento da Ambaar em Aracaju reflete os bons resultados das melhorais estruturais realizadas pela Aena no aeroporto sergipano. Com um terminal de passageiros totalmente renovado, o aeródromo teve seus espaços operacionais ampliados e ganhou salas confortáveis, além de um mix comercial variado, para atender às necessidades de diferentes perfis de usuários. O aeroporto também recebeu dois fingers, proporcionando mais acessibilidade e comodidade no acesso às aeronaves. Outro destaque foi a climatização total do espaço, abrangendo também o saguão principal. 


Inframerica, GOL e parceiros realizam Fam Trip com operadoras de turismo colombianas para promover Brasília e Chapada dos Veadeiros

 Ação promoveu experiências imersivas em destinos icônicos da capital federal e da Chapada dos Veadeiros com o objetivo de fortalecer o turismo regional e divulgar o novo voo direto entre Brasília e Bogotá.

Brasília, 21 de março de 2025 — Em uma iniciativa estratégica para impulsionar o turismo no Distrito Federal e na região da Chapada dos Veadeiros, a Inframerica — administradora do Aeroporto de Brasília — e a GOL Linhas Aéreas, em parceria com diversos atores do trade turístico, promoveram uma Fam Trip, uma viagem de familiarização, com operadoras de turismo da Colômbia. A ação teve como propósito apresentar os encantos dos destinos do cerrado brasileiro e estimular a comercialização do novo voo direto entre Bogotá e Brasília, operado pela GOL.
Ao todo, seis representantes de operadoras de turismo da Colômbia participaram da viagem que proporcionou uma imersão nas principais atrações culturais, naturais e gastronômicas das regiões. A experiência foi planejada para fortalecer a conexão com os destinos, apresentar os produtos de ecoturismo e da capital do Brasil, para que as operadoras possam apresentar essa oportunidade de experiência ao mercado colombiano.
Boas-vindas com sabor e cultura brasiliense
Os participantes desembarcaram em Brasília no domingo (16) para dois dias de passeio na capital federal e foram recepcionados na Arena BRB Mané Garrincha durante um evento de boas-vindas promovido pela Brasília Receptivo, parceira responsável pelos passeios na cidade. A recepção contou ainda com representantes da Embratur e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), que apoiou a iniciativa junto com grandes hotéis da nossa capital.
O primeiro dia incluiu visitas à Cachaçaria Saracura, degustação de queijos artesanais na Cabríssima e um pôr do sol inesquecível no famoso Balancéu, encerrando a noite com um happy hour seguido de jantar típico da gastronomia local.
Os operadores participaram de um city tour pelos principais cartões-postais da cidade. O roteiro incluiu a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional, a Torre de TV, o Parque Nacional de Brasília, além de um tour arquitetônico pelas obras de Oscar Niemeyer. O dia culminou com um passeio de barco ao entardecer no Lago Paranoá, com vista privilegiada do Pontão do Lago Sul, seguido de uma parada na Pizzaria Dom Bosco, símbolo da culinária brasiliense.
Natureza, bem-estar e aventura na Chapada dos Veadeiros
Os dois dias seguintes foram dedicados à imersão na Chapada dos Veadeiros, com experiências organizadas pela Associação Veadeiros e pela agência Travessia Ecoturismo. A programação incluiu rituais de boas-vindas com banho de cristais e terapias holísticas, atividades de aventura, apresentações culturais, trilhas e visitas às famosas cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Vale da Lua.
Fortalecimento da malha internacional e valorização do turismo local
A Fam Trip integra um conjunto de ações estratégicas da Inframerica para fortalecer a malha aérea internacional do Aeroporto de Brasília, além de posicionar a capital federal e a região da Chapada dos Veadeiros como destinos de destaque no turismo sul-americano. A chegada do novo voo direto para Bogotá representa uma porta de entrada importante para turistas latino-americanos e abre novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e cultural da região.
“Queremos que as operadoras de turismo conheçam na prática os atrativos do nosso território e se tornem multiplicadores dessas experiências no mercado colombiano. Brasília e a Chapada têm enorme potencial internacional e essa é uma grande vitrine para mostrar isso ao mundo”, destacou Daniel Dumaresq, gerente de Negócios Aéreos da Inframerica.

Viracopos ganha nova frequência de voo cargueiro as segundas-feiras entre Brasil e Europa

 Companhia aérea Cargolux já opera regularmente voos às quartas-feiras, sábados e aos domingos


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), terá uma nova frequência de voo cargueiro a partir de 31 de março, elevando para 208 o número de voos internacionais regulares por semana (inbound e outbound) a partir do aeródromo, operados por 13 companhias aéreas.

A nova frequência será realizada pela companhia aérea Cargolux, que confirmou que a operação passará a ocorrer também às segundas-feiras, ligando Luxemburgo, na Europa, ao Terminal de Carga de Viracopos.

A Cargolux já opera regularmente voos às quartas-feiras, sábados e aos domingos. A inclusão de uma frequência também às segundas-feiras indica o aumento da demanda de cargas entre Brasil, Europa e Ásia.

“A nova frequência ligando Viracopos à Europa beneficia os segmentos farmacêutico, automotivo, metal-mecânico, tecnologia, fashion e aeronáutico, mas abre oportunidades para os demais segmentos”, disse a gerente Comercial de Carga de Viracopos, Marina Giffu.    

Além dos voos regulares de cargueiros, Viracopos também tem registrado aumento de voos extras (charters) nos últimos meses. “Em 2024, Viracopos recebeu, além dos voos regulares, 140 voos cargueiros internacionais extras (charters), com mais de 7.000 toneladas cada um, procedentes da Europa, dos Estados Unidos e do México, face ao aumento de demanda do mercado”, completou a gerente Comercial de Carga, Marina Giffu.    

 

Para conhecer a malha aérea de Viracopos (rotas e frequências), basta acessar o site de Viracopos por meio do link:  

https://www.viracopos.com/pt_br/cargo/malha-aerea-cargueira.htm

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos

Viracopos “batiza” chegada de aeronave de nova companhia aérea cargueira que tem Campinas como base das operações

 Braspress Air Cargo pretende iniciar as operações em breve e a rota ligará Campinas a Manaus com dois Boeings 737-400F 


Com direito a aeronave “batizada” por jatos d’água, pousou na tarde desta quinta-feira (20/03), no Aeroporto Internacional de Viracopos, o Boeing 737-400F da Braspress Air Cargo, a nova companhia aérea cargueira que usará o aeródromo como base para sua operação para o transporte de cargas em território nacional.

 

A Braspress Air Cargo pretende iniciar as operações em breve. De acordo com a programação da empresa, a rota será realizada por meio de duas aeronaves Boeing 737-400F, ligando o Aeroporto de Viracopos ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM).

 

Segundo o diretor-executivo da Braspress Air Cargo, Tarcísio Gargioni, a empresa fará voos de avaliação (AVOP) na próxima semana a partir de Viracopos e esta será a última etapa para a obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA).

 

Em abril do ano passado, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A., administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e a Braspress Air Cargo já haviam assinado um contrato de cessão de aérea que permitiu que a empresa começasse a instalar a infraestrutura necessária para iniciar as operações de transporte de cargas nacionais.

 

Ligação estratégica

Com essa nova operação, Viracopos deve elevar sua presença no mercado nacional de carga, já que os voos devem levar produtos do Estado de São Paulo para a região Norte e trazer produtos da Zona Franca de Manaus diretamente para São Paulo.

 

“O mercado do transporte de cargas nacionais pelo modal aéreo está em pleno crescimento e esta parceria entre Viracopos e a Braspress Air Cargo vem em muito boa hora para alavancar o transporte de produtos entre estas duas importantes regiões industrializadas brasileiras, que são Manaus e Campinas”, disse a diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.

 

***Crédito das fotos: Isabella Assis/Viracopos

Synerjet apresenta aeronave autônoma agrícola Pelican Spray durante a Show Safra Mato Grosso

 Modelo fará voo de demonstração durante o evento; produto promete revolucionar o setor com eficiência, segurança e sustentabilidade

 

São Paulo, março de 2025 - A Synerjet Corp., ao lado da Pyka, irá exibir o Pelican Spray, aeronave agrícola autônoma e 100% elétrica, durante a Show Safra Mato Grosso 2025, que acontece em Lucas do Rio Verde entre os dias 24 e 28 de março. Será uma oportunidade estratégica para a Synerjet apresentar suas soluções e inovações para o setor, reforçando o compromisso com a excelência e a tecnologia na aviação executiva e agrícola.

A aeronave será comercializada na América Latina pela Synerjet após o anúncio da parceria comercial entre as empresas, anunciado em janeiro. “Será uma oportunidade de mostrarmos o Pelican Spray para o mercado agro e para que nossos clientes conheçam de perto toda sua qualidade e o potencial, um produto que promete revolucionar o setor”, afirma Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação da Synerjet.

O grande destaque da participação na feira será o voo de demonstração, que será em 26 de março, às 15h. “O Pelican Spray representa um aumento significativo para a aviação agrícola, trazendo mais eficiência, segurança e sustentabilidade para o setor. O voo de demonstração mostrará aos visitantes essa tecnologia inovadora”, explica Mateus Dallacqua.

Nos dias 25 e 26 de março, a Synerjet irá expor o Pilatus PC-12 NGX, monomotor turboélice suíço de última geração que é comercializado pela empresa na América Latina. A Synerjet também vai comercializar durante a feira os aviões agrícolas EMB-203 Ipanema, da Embraer.

O Show Safra Mato Grosso 2025 é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, e são esperados mais de 150 mil visitantes (foram 127 mil em 2024). O evento contará com 525 expositores, representando mais de 1.500 marcas, com expectativa de negócios de R$ 10 bilhões.

Mais sobre a aeronave

O Pelican Spray combina tecnologia avançada de pulverização com design inovador, permitindo que os agricultores apliquem produtos agrícolas com precisão e redução de deriva. A aeronave pode transportar até 300 litros de carga útil, é fornecida com cinco conjuntos de baterias intercambiáveis para garantir operação ininterrupta 24/7 e cobre até 90 hectares por hora a uma taxa de aplicação de 10 litros por hectare. 

A parceria comercial entre Synerjet e Pyka prevê vender até 20 unidades da aeronave ainda este ano e aumentar significativamente esse número, com as primeiras unidades comercializadas sendo entregues a partir de 2026.

Sobre a Synerjet Corp.

A Synerjet é uma provedora líder de soluções em aviação, especializada em vendas de aeronaves, suporte técnico e serviços pós-venda em toda a América Latina e no Caribe. Distribuidora exclusiva da Pilatus Aircraft na região, a Synerjet também representa marcas renomadas como Leonardo e atua como revendedora premium da Honeywell, oferecendo um portfólio de aviônicos de alta qualidade. Com forte foco na expansão da aviação na América Latina, a Synerjet opera com presença regional, promove práticas ESG em suas localidades e funciona como um centro único para soluções de mobilidade aérea e terrestre, incluindo Movingjet e Wingcopter.


Mais informações: https://www.synerjet.com 

Aeroporto de Viracopos investe na substituição de refletores por tecnologia LED e deixa de emitir 110 toneladas de CO2 por ano

 Ação também tem o potencial de elevar os níveis de performance luminosa nos pátios de aeronaves; projeto foi iniciado em 2022 

 

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), concluiu em 2024 mais uma etapa do projeto de substituição de luminárias convencionais por tecnologia LED nos pátios de aeronaves com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e os custos com energia elétrica, além de melhorar a qualidade da iluminação nos pátios.

 

Com a troca de mais 119 luminárias no ano passado, o aeroporto vai deixar de emitir 25,72 toneladas de CO2 por ano, reduzindo 45,47% dos custos anuais com gastos em iluminação nos pátios de aeronaves. A concessionária investiu R$ 400,1 mil no projeto em 2024 e R$ 1,3 milhão, em 2023.

 

No total, desde o início do projeto em 2022, já foram substituídas 426 luminárias, sendo 307 em 2023 e mais 119, em 2024. Para o ano de 2025, a concessionaria de Viracopos tem uma projeção de reduzir ainda mais o consumo de energia em iluminação nos pátios e deixará de emitir 39,7 toneladas de CO2 por ano com a substituição de mais 50 luminárias.

 

Se somadas as reduções de emissão de 2023, 2024 e a que está em curso para 2025, Viracopos deixa de emitir 110 toneladas de CO2 por ano com o projeto dos pátios de aeronaves.

 

As substituições integram o plano de investimento e melhorias no sistema elétrico do aeroporto realizado pela Gerência de Manutenção de Viracopos e que tem como objetivo a substituição das luminárias convencionais por tecnologia LED nos pátios de aeronaves.


 

Além da redução de emissão, esta ação também tem o potencial de elevar simultaneamente os níveis de performance luminosa, segurança do trabalho, segurança da aviação civil, preservação ambiental e redução de custos operacionais.

 

“A iluminação com lâmpadas LED tem uma considerável maior eficiência em relação a iluminação convencional com lâmpadas vapor de sódio, além do consumo de energia menor, a iluminação nos pátios de aeronaves com tecnologia LED gera um maior conforto visual nas operações, pois tem um direcionamento luminoso mais focado. Ao fazer o comparativo, torna-se claramente visível tamanha a diferença com relação às lâmpadas de vapor de sódio”, destacou o gerente de Manutenção de Viracopos, João Carlos Scharam.


 

Índice de Segurança

As luzes LED também indicam outros benefícios quanto à Segurança do Trabalho, uma vez que o LED não emite radiação infravermelha e ultravioleta, nocivas à saúde. Além disso, há a consideração ergonômica (NR-17), pois a mudança contribui substancialmente para o conforto visual durante a execução das atividades.

 

Preservação Ambiental

Em geral, as lâmpadas convencionais possuem em sua composição, materiais, como o mercúrio, que apresentam risco iminente de contaminação do solo e dos recursos hídricos.

 

Já as lâmpadas do tipo LED não possuem materiais contaminantes, que após o seu uso e vida útil, podem ser equiparadas aos resíduos eletrônicos (recicláveis), o que consequentemente diminui a emissão de carbono em seu tratamento final.

 

Isso resulta na redução dos custos com o tratamento de resíduos, tendo em vista que as lâmpadas de vapor de sódio e metálico são caracterizadas, após o seu uso e vida útil, como resíduos perigosos. Com a substituição por LED, o Aeroporto de Viracopos deixará de emitir anualmente, aproximadamente 26,08 toneladas de CO2.

 

Redução de custos operacionais 2024

Este tipo de tecnologia LED possui uma durabilidade elevada, de aproximadamente 50 mil horas, resultando em um retorno econômico, com a redução de despesas e custos da energia elétrica. Com um investimento de R$ 400,1 mil, foi possível realizar a substituição de 119 luminárias de vapor de sódio pela tecnologia LED em 13 torres.

 

Redução de custos operacionais 2023

Em 2023, Viracopos substituiu 307 luminárias convencionais por tecnologia LED de refletores do pátio de aeronaves e das balizas da pista de pousos e decolagens. Com isso, o aeroporto deixou de emitir 44,4 toneladas de CO2 e reduziu em até 50% os custos anuais com energia elétrica nestes setores. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos investiu R$ 1,3 milhão no projeto em 2023.

 

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos


Amaro Aviation adiciona novo jato à frota

 Cessna Citation XLS passa a ser oferecido no táxi-aéreo e no pacote de horas


São Paulo, março de 2025 - A Amaro Aviation, empresa de aviação executiva dedicada ao compartilhamento e gerenciamento de aeronaves, e serviços de táxi-aéreo, adicionou mais um jato à sua frota. O Cessna Citation XLS é oferecido tanto para fretamentos de táxi-aéreo quanto no pacote de horas.

A aeronave é maior que as demais da frota, e leva até nove passageiros, diferentemente do turbo-hélice Pilatus PC-12 NGX e do jato Pilatus PC-24, com mais espaço interno e maior performance de voo.

“O Citation XLS também voa mais longe, ou seja, oferecemos aos nossos clientes uma nova categoria de avião com um maior alcance, permitindo voos mais longos sem escalas para reabastecimento”, explica Marcos Amaro, CEO da Amaro Aviation.

O Pacote de Horas oferecido pela empresa funciona da seguinte maneira: o cliente compra uma quantidade de horas antecipadas, para serem utilizadas durante um ano, e vão sendo debitadas conforme o uso. O diferencial da Amaro, no entanto, é que as horas contratadas podem ser utilizadas em qualquer aeronave da frota, até mesmo no helicóptero Bell 429.

Sobre a aeronave

O Cessna Citation XLS é um jato bimotor de médio porte, reconhecido por sua combinação de desempenho eficiente e conforto luxuoso. Atinge uma velocidade máxima de cruzeiro de 700 km/h a uma altitude máxima de cruzeiro de 43.000 pés, com alcance máximo de 3.000 quilômetros.

Para decolar, precisa de até 1.067 metros de pista, e, para pousar, 969 metros. A cabine de passageiros tem 5,7 metros de comprimento, e o bagageiro pode levar até 80 pés cúbicos. Seus dois motores Pratt & Whitney PW545B geram 3.975 libras-força, e é capaz de subir até o nível de cruzeiro de 43.000 pés em 25 minutos.



Mais sobre a Amaro Aviation

Fundada em 2021 por Marcos Amaro, João Mellão e Ksenia Kogan Amaro, a Amaro Aviation é uma empresa privada de aviação executiva localizada em São Paulo (SP) que oferece serviços de fretamento, táxi-aéreo, compartilhamento e gerenciamento de aeronaves. No começo de 2024, oficializou sua estreia no segmento de asas rotativas. Também firmou um contrato de aquisição exclusivo com a Gualter Helicópteros para a introdução no Brasil do helicóptero suíço AW09, fabricado pela Leonardo, tornando-se o cliente-lançador do novo modelo no país. Mais informações: www.amaroaviation.com

Airbus apresenta o H140, novo helicóptero leve bimotor em sua gama

Dallas, U.S., 11 de março de 2025 - A Airbus Helicopters apresentou o H140 na VERTICON, feira da indústria de asas rotativas em Dallas, no Texas. O helicóptero multimissão eleva o padrão na categoria de bimotores leves em termos de desempenho, custo-benefício e conforto para passageiros e tripulação. O H140 é uma aeronave de asa rotativa da classe de 3 toneladas que complementa a atual oferta de bimotores leves da Airbus Helicopters para os mercados de serviços médicos de emergência, transporte de passageiros e aviação privada e corporativa. A entrada em serviço do helicóptero está prevista para 2028 no segmento de serviços médicos de emergência. 


“Introduzir um novo helicóptero no segmento de bimotores leves é um testemunho do nosso compromisso em atender às crescentes exigências das missões dos nossos clientes, apoiando-se em nossos programas de Pesquisa & Tecnologia, como o Bluecopter”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Trabalhamos lado a lado com nossos clientes do H135 para incorporar suas necessidades adicionais no design eficiente do H140. Isso permite que os clientes se beneficiem de um espaço de cabine maior, otimizado para o desempenho do motor, proporcionando a melhor carga útil e alcance da categoria. Temos orgulho de poder oferecer aos clientes as opções mais competitivas”, acrescentou. 


A empresa apresentou um modelo em escala real com configuração para serviços médicos de emergência na VERTICON. O H140 conta com uma ampla gama de inovações, incluindo uma nova cauda em formato de "T" com um Fenestron otimizado que reduz os níveis de ruído, um rotor principal de cinco pás sem rolamentos e novos motores mais potentes. O helicóptero também possui um espaço de cabine maior, grandes janelas e um layout de cabine otimizado que pode acomodar até seis passageiros com conforto. Projetado com acessibilidade em mente, graças às grandes portas traseiras tipo concha e à cauda elevada, a capacidade de carregamento traseiro do H140 permite o uso de diferentes tipos de macas, incluindo sistemas de terapia intensiva e incubadoras de transporte, enquanto suas amplas portas deslizantes facilitam o acesso à cabine. 


O H140, equipado com o motor Safran Arrius 2E 700 shp, oferece a melhor capacidade de carga útil/alcance da categoria. Os dois motores do helicóptero são gerenciados por um sistema de controle digital de motor com autoridade total (FADEC) com canal duplo, garantindo níveis inéditos de desempenho em operações com todos os motores operacionais (AEO) e reservas consideráveis de potência em cenários com um motor inoperante (OEI).


O novo modelo também apresenta o mesmo sistema de rotor de cinco pás que foi introduzido no H145 em 2019. O design do rotor principal sem rolamentos simplifica a manutenção, melhora a capacidade de serviço e a confiabilidade, e proporciona o mais alto nível de conforto para passageiros e tripulação. Os operadores do H140 se beneficiarão de um plano de manutenção otimizado que harmoniza os cronogramas de manutenção da estrutura da aeronave e do motor, permitindo intervalos mais longos entre as inspeções, reduzindo os custos operacionais e de manutenção do helicóptero. No total, a empresa terá quatro protótipos dedicados, com a primeira aeronave já sendo testada em voo na sede da empresa em Donauwörth. 


O H140 contará com o Helionix, sistema de aviônicos da Airbus Helicopters que também equipa o H135, H145, H160 e H175. O Helionix, além do piloto automático de 4 eixos, oferece um layout inovador da cabine para melhorar a conscientização situacional, reduzindo a carga de trabalho do piloto e aumentando a segurança durante a missão.

@AirbusHeli #H140 #VERTICON2025 

Divisão Agro da Synerjet supera projeções em ano de estreia ao mercado

 Empresa vendeu e entregou seis aeronaves agrícolas durante o ano; expectativa é aumentar faturamento e marcar presença nas principais feiras do setor

São Paulo, fevereiro de 2025 - A divisão Agro da Synerjet Corp. nasceu em abril do ano passado e já se tornou uma das empresas mais relevantes da aviação agrícola. Em 2024, a empresa superou as metas estabelecidas junto à Embraer ao vender e entregar seis EMB-203 Ipanema, bem como a comercialização de peças. Outro ponto de destaque é que a companhia já tem 160 clientes em sua carteira.

“O grande destaque foi o próprio debute da Synerjet no mercado. Para 2025, continuaremos fortalecendo nossa marca em contato com clientes nas principais feiras do setor”, garante Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação. A companhia tem presença confirmada em três grandes eventos: Show Safra Mato Grosso, que acontece em Lucas do Rio Verde (MT) entre 24 e 28 de março; Agrishow, a maior do setor, em Ribeirão Preto (SP) entre 28 de abril e 2 de maio; e o Congresso de Aviação Agrícola do Brasil, realizado pelo Sindag em Cuiabá (MT) entre 19 e 21 de agosto.

Também para este ano, a divisão Agro da Synerjet pretende aumentar o número de peças e aeronaves vendidas, investindo também em inovações para o setor. “Queremos ser os protagonistas nas novidades. Sabemos que o nosso trabalho na aviação agrícola colabora com a alimentação, com a geração de energia e muito mais”, afirma Dallacqua.

Uma dessas novidades foi anunciada em janeiro deste ano. A Synerjet se tornou representante da norte-americana Pyka para a comercialização na América Latina do Pelican Spray, uma aeronave desenvolvida para o setor agro 100% elétrica e totalmente autônoma. A empresa espera vender ao menos 20 unidades ainda em 2025.

Os serviços tanto de aviação executiva quanto de aeronaves agrícolas estão disponíveis nas bases de manutenção da Synerjet, localizadas no Aeroporto Catarina (São Roque/SP), Aeroporto Liberty (Goianápolis/GO), Medellín (Colômbia), e nos centros satélites na Argentina e no Chile.


Sobre a Synerjet Corp.:

A Synerjet Corp. é uma empresa especializada em aviação, oferecendo soluções de venda, suporte técnico e pós-venda de aeronaves para a América Latina e o Caribe. Distribuidora exclusiva da Pilatus Aircraft na região e representante da Leonardo, a Synerjet também se destaca como revendedora premium da Honeywell, com um portfólio de aviônicos de alta qualidade. Com forte foco na expansão da aviação na América Latina, a Synerjet adota uma presença regionalizada, promove práticas ESG em todas as bases e atua como uma One-Stop-Shop, oferecendo mobilidade aérea e terrestre com Movingjet e Wingcopter.

Mais informações em www.synerjet.com

Aeroporto de Viracopos concorre ao 29° Prêmio de Qualidade Sindusfarma

 A indicação ao prêmio reforça o olhar atento e dedicado da administração de Viracopos ao segmento farmacêutico



O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), está concorrendo ao
 29º Prêmio de Qualidade Sindusfarma na categoria “Armazenagem de medicamentos em recintos alfandegados de zona primária (Portos e Aeroportos)”.

O Prêmio de Qualidade Sindusfarma é a maior premiação da indústria farmacêutica, reconhecendo os principais fornecedores e prestadores de serviço que alcançam os mais altos padrões de qualidade do setor

Viracopos é associado ao Sindusfarma, que é o sindicato que representa a indústria farmacêutica brasileira e trabalha para fortalecer o setor, contribuindo para a melhoria do sistema de saúde do país.

A associação e a indicação ao prêmio reforçam o olhar atento e dedicado de Viracopos ao segmento farmacêutico, que exige cuidado e precisão em cada etapa, afinal, são produtos essenciais que chegam às prateleiras de farmácias e hospitais, impactando diretamente a vida das pessoas

Para o aeroporto, essa participação representa o reconhecimento de suas operações, que atendem aos rigorosos critérios de eficiência e segurança exigidos pelo setor.

Com uma área com 3,1 mil m² e 11 câmaras frias, o Terminal de Carga de Viracopos oferece controle e monitoramento de temperatura 24 horas, garantindo a integridade de produtos que exigem cuidados especiais. As votações já começaram e são exclusivas para representantes da indústria farmacêutica. O voto pode ser registrado em Viracopos por meio do link abaixo: https://sindusfarma.org.br/conectar.

 

Certificações

Em setembro de 2024, Viracopos conquistou o Certificado de Boas Práticas de Armazenagem (CBPA) de carga com o objetivo de atrair mais clientes importadores e exportadores de medicamentos e de insumos da indústria farmacêutica. O documento foi emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após a realização de uma auditoria no Terminal de Carga.

De acordo com a auditoria da Anvisa, Viracopos teve aprovação de 100% dos itens avaliados, pois não houve o registro de não-conformidades no processo. Assim como a ISO 9001 e a Certificação CEIV PHARMA, o CBPA oferece maior segurança aos clientes, garantindo processos eficazes e excelência na prestação dos serviços.

Dentre os pontos benéficos para Viracopos estão: maior visibilidade no comércio exterior; aumento do fluxo de carga de importação e exportação; enquadramento na padronização de qualidade Anvisa e diferencial competitivo.

 

TECA Viracopos 

Além do CBPA, Viracopos já é reconhecido no mercado por ter outros certificados para receber cargas da indústria farmacêutica. No final de 2022, Viracopos conquistou a recertificação internacional CEIV-PHARMA, que credenciou o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica.

A certificação global CEIV-PHARMA (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela IATA (International Air Transport Association), tem por objetivo auxiliar as organizações e toda a cadeia de fornecimento de carga aérea a atingir a excelência na logística de produtos farmacêuticos. Com este certificado, Viracopos passou a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos.

Além disso, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, recebeu em setembro de 2022, nota máxima da certificadora DNV GL na Recertificação ISO 9001:2015 para o escopo Gestão da Infraestrutura e Serviços Aeroportuários para Logística de Carga (TECA) e Embarque e Desembarque de Passageiros. A recomendação tem validade até 2025.

 

Sobre o TECA

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é líder em carga importada no modal aéreo no país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar cerca de 1/3 de toda carga aérea que chega ao Brasil.

Como reconhecimento das melhorias e dos investimentos realizados ao longo dos últimos anos, Viracopos foi eleito o Melhor Aeroporto de Carga do Mundo em 2018 (em sua categoria até 400 mil toneladas/ano) e o Melhor da América Latina em 2016, ambas as vezes no Air Cargo Excellence Awards. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor.

Em 2024, Viracopos foi eleito o Aeroporto de Carga do Ano na prestigiada premiação Air Cargo Week World Air Cargo Awards, realizada em Xangai, China. Este reconhecimento reafirma a posição de destaque do aeroporto no cenário logístico global, sendo o único aeroporto brasileiro finalista na competição. A premiação é uma das mais importantes no setor de logística aérea, destacando o trabalho de aeroportos, companhias aéreas, agentes de carga e prestadores de serviços.

Airbus apoia acordo para estudos de viabilidade de SAF para Argentina, Panamá e Peru

 São Paulo, 24 de fevereiro de 2025 – A Airbus e a Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) anunciaram um acordo para desenvolver estudos de viabilidade de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) para a Argentina, Panamá e Peru. O anúncio ocorreu durante a 18ª Reunião das Autoridades de Aviação Civil da Região Sul-Americana, em São Paulo. 

A Airbus contribuirá para o Fundo Ambiental Voluntário da ICAO para a realização de estudos de viabilidade de SAF. Esses estudos farão parte do Programa de Assistência, Capacitação e Treinamento para SAF (ACT-SAF) da OACI, que oferece suporte aos Estados para que desenvolvam seu potencial no desenvolvimento e implementação de SAF. 

Esta é a primeira vez que um estudo de viabilidade do ACT-SAF é financiado por uma participante do setor aeroespacial, o que reafirma o compromisso da Airbus de liderar a descarbonização do setor de aviação. E, para isso, investir em SAF é fundamental para alcançar a neutralidade de carbono até 2050. 

Atualmente, o SAF pode reduzir as emissões de CO2 em média até 80% ao longo de seu ciclo de vida. A Airbus apoia o desenvolvimento em larga escala do SAF e colabora com companhias aéreas, aeroportos, produtores, institutos de pesquisa e autoridades de aviação civil em todo o mundo para avançar no ecossistema de SAF, abordando o ambiente regulatório e de políticas, bem como os fatores de oferta e demanda. 

O anúncio chega em um momento importante para a América Latina, região onde tem se observado progresso no desenvolvimento da estrutura regulatória de SAF em países como Brasil, Colômbia e Chile.

Guillaume Gressin durante el anúncio no RAAC/18 - Copyright Airbus 

Aeroporto de Viracopos inicia 2025 com alta de passageiros em janeiro

 Concessionária tem o objetivo de atrair novas rotas e superar a marca dos 13 milhões de passageiros neste ano

Depois de encerrar 2024 com recorde de passageiros em dezembro, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), iniciou 2025 com alta de 16,3% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo mês do ano passado. Embarcaram ou desembarcaram em janeiro de 2025 pelo terminal 1,11 milhão pessoas ante 959,6 mil de janeiro de 2024.

 

O movimento de passageiros de janeiro de 2025 também é o segundo melhor resultado para esse mês na história do aeroporto, ficando atrás apenas a janeiro de 2023, que teve 1,15 milhão.

 

Outro dado positivo registrado em janeiro foi o de crescimento de passageiros em viagens internacionais, com alta de 36% em relação a janeiro de 2024. Foram 96,7 mil pessoas embarcando ou desembarcando do exterior no mês passado ante 71 mil do mesmo período do ano passado.

 

Viracopos já havia encerrado o ano passado com viés de crescimento e registrado o melhor dezembro da história do terminal aéreo com 1,13 milhão de passageiros embarcando ou desembarcando em viagens nacionais e internacionais no mês. O recorde anterior era de dezembro de 2022, com 1,08 milhão de pessoas.

 

Com isso, os dados registrados em janeiro de 2025 confirmam a tendência de crescimento registrada ao longo de 2024, que foi o ano em que o aeroporto teve a segunda melhor marca da história, com 12,4 milhões de passageiros, ficando atrás apenas do ano de 2023, com 12,5 milhões.

Com esse viés de crescimento registrado nos últimos dois anos, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o complexo aeroportuário, tem o objetivo de atrair novas rotas nacionais e internacionais em 2025 e, assim, superar a marca dos 13 milhões de passageiros.

 

Em 2011, antes do início da concessão, o aeroporto recebeu 7,6 milhões de passageiros. No ano seguinte, já sob a administração da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o movimento saltou para 8,9 milhões.

 

Passageiros Internacionais

Viracopos iniciou 2025 com 96,7 mil passageiros internacionais e encerrou o ano de 2024 com um total de 858,7 mil passageiros transportados em voos para o exterior.  Atualmente, o terminal opera voos para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Assunção (PA) e Paris (FRA), além dos destinos sazonais Bariloche (ARG) e Mendoza (ARG). Todos os destinos são operados pela Azul Linhas Aéreas.

 

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está negociando a implantação de novas rotas nacionais e internacionais, tanto de passageiros quanto de cargas para 2025. Com esse objetivo, Viracopos participou, nos dias 10, 11 e 12/02, da Routes Americas 2025, maior feira de aviação civil de passageiros do continente, que aconteceu em Nassau e Paradise Island, nas Bahamas.

 

Durante o evento, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos apresentou um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas e parcerias. A Routes Americas 2025 reuniu centenas de organizações, dentre as quais 85 companhias aéreas, 170 aeroportos, 40 autoridades de turismo e 40 partners da indústria da aviação e de turismo.

 

Além de apresentar um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas, a concessionária de Viracopos divulgou aos clientes os resultados de estudos específicos relacionados ao desenvolvimento de novos negócios no aeroporto e elaborados por uma empresa internacional de consultoria especializada em aviação.

 

 

*Créditos das fotos: Divulgação/Viracopos