América Latina e Caribe devem demandar cerca de 2.600 novas entregas de aeronaves até 2043

 Nassau, 29 de outubro de 2024 – O relatório de Previsão do Mercado Global da Airbus, Global Market Forecast 2024 (GMF), projeta que a frota da região deverá quase dobrar até 2043, crescendo de 1.560 para 2.670 aeronaves nos próximos 20 anos. Dessas novas entregas, 90% continuarão a ser aeronaves de corredor único e 10% aeronaves widebody de fuselagem larga.


A expectativa é que com o crescimento da classe média, que passará a representar dois terços da população em 2043, a demanda por viagens aéreas aumente, tanto para fins de lazer quanto para negócios. Na América Latina, espera-se um aumento de 0.48 viagens per capita em 2023 para 0.94 de viagens per capita em 2043. No Peru, as taxas de viagens per capita devem duplicar e, no Brasil, Chile e Colômbia, a estimativa é de um aumento superior ao dobro.

O estudo revela que o tráfego doméstico e internacional de passageiros na América Latina deve crescer a uma taxa anual de 5,5% até 2027, como resultado da recuperação da pandemia. A médio e longo prazo, o tráfego irá voltar às tendências pré-pandêmicas com uma taxa de crescimento anual de 3,6% entre 2028 e 2043.

De acordo com a previsão do GMF para a América Latina, a idade da frota da região está um pouco abaixo da média global. Atualmente, 37% das aeronaves de passageiros em serviço são de última geração, em comparação com 30% no mundo todo.  A América Latina está em uma fase de renovação, resultando em uma frota com idade média abaixo de 10 anos. A prioridade a curto prazo para descarbonizar o setor é substituir os 63% restantes, o que poderia resultar em uma economia de CO2 de cerca de 25% em toda a família Airbus, em comparação com as aeronaves da geração anterior.

Com a frota regional quase duplicando até 2043, a mão de obra será fundamental. O último Global Services Forecast (GSF) 2024–2043 projeta que haverá um acúmulo de demanda por 136 mil profissionais adicionais nos próximos 20 anos, incluindo 46 mil novos técnicos, 36 mil novos pilotos e 54 mil novos tripulantes. Estima-se que o mercado latino-americano de serviços de aeronaves comerciais quase dobre, com uma taxa de crescimento médio anual de 3,6%

A Airbus já vendeu mais de 1.300 aeronaves na América Latina e no Caribe e lidera o mercado de aviação comercial. Cerca de 800 unidades estão em operação em toda a região, com quase 500 em backlog. Desde 1994, a Airbus garantiu 75% dos pedidos entregues na região.

Brasília – Bogotá. Bilhetes para o novo destino direto do Aeroporto da capital federal já estão à venda

 Voo direto do Distrito Federal para a capital colombiana inicia em fevereiro de 2025 com três frequências semanais. 

Brasília, 07 de outubro de 2024 – Em 04 fevereiro de 2025, o Aeroporto de Brasília ganha mais um destino internacional. A GOL inicia a rota direta para a cidade de Bogotá, na Colômbia. Os bilhetes já estão a venda e o voo entre as duas capitais terá frequência de três operações semanais, de ida e volta, às terças, quintas e sábados. O trajeto entre as cidades tem cerca de quatro horas de duração.
A capital colombiana, além de um destino turístico, também é um ponto importante de conexão para diversos países das Américas. A parceira da GOL, a Avianca, possui mais de 50 destinos partindo de Bogotá. Este novo voo também vem fortificar o comércio e a logística de cargas e e-commerce das regiões.
A GOL possui um consolidado hub em Brasília, são 30 destinos domésticos ligados diretamente com a capital do país. Esta diversidade de cidades brasileiras conectadas garante uma oportunidade de ligação rápida para Colômbia direto do Distrito Federal.
Em Brasília, o passageiro tem a possibilidade de stopover. O programa oferecido pela companhia aérea dá a oportunidade para o passageiro ficar na capital federal por até duas noites, sem custo adicional na passagem, antes de seguirem viagem rumo ao destino final, na ida ou na volta. O benefício deve ser solicitado na hora da compra da passagem. Dessa forma, os passageiros ganham a chance de conhecer mais uma cidade antes de seguir viagem para o seu destino final.
Cancún
Em dezembro deste ano, a GOL Linhas Aéreas iniciará a conexão direta com Cancún, no México. O Aeroporto de Brasília será o único do Brasil a ter o voo direto para o paraíso caribenho.
Os voos entre Brasília, Cancún e Bogotá serão operados em modelos Boeing 737 MAX 8, que em configuração internacional tem capacidade para 176 passageiros.

Brasília (BSB) - Bogotá (BOG)
Início da operação: 04/02/2025*
FREQUÊNCIA
ORIGEM
PARTIDA
DESTINO
CHEGADA
Terças, quintas e sábados
Brasília (BSB)
8h55 (horário de Brasília)
Bogotá (BOG)
12h20 (horário local)
Terças, quintas e sábados
Bogotá (BOG)
23h33 (horário local)
Brasília (BSB)
6h30 (horário de Brasília)
*A partir de 30/03/2025, voos às segundas, sextas e domingos, nos mesmos horários
 
Brasília (BSB) - Cancún (CUN)
Início da operação: 10/12/2024
FREQUÊNCIA
ORIGEM
PARTIDA
DESTINO
CHEGADA
Terça-feira
Brasília (BSB)
11h30 (horário de Brasília)
Cancún (CUN)
17H35 (horário local)
Sábado
Brasília (BSB)
11h55 (horário de Brasília)
Cancún (CUN)
18H00 (horário local)
Terça-feira
Cancún (CUN)
20h40 (horário local)
Brasília (BSB)
06h35 (horário de Brasília)
Sábado
Cancún (CUN)
19h30 (horário local)
Brasília (BSB)
05h35 (horário de Brasília)


Viracopos é certificado como referência em experiência do cliente no Experience Awards Mobilidade

 Premiação organizada por SoluCX e ABX Automotive, certificou as empresas que entregam as melhores experiências aos clientes, segundos os próprios consumidores 


A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi certificada nesta segunda-feira (30/09) como uma das marcas brasileiras que entregam as melhores experiências aos seus clientes.

 

O reconhecimento veio durante o Experience Awards Mobilidade, uma premiação realizada pela SoluCX em parceria com a Automotive Business, Beedoo, CamiX e Pridge, que reconhece e certifica as empresas referência em Experiência do Cliente, segundo os próprios clientes. 

 

A premiação aconteceu no último dia 30 de setembro, no palco do ABX24, e ouviu mais de 1 milhão de clientes brasileiros para certificar 83 marcas, divididas em 12 categorias do setor de mobilidade.  

 

A lista total de empresas certificadas, a metodologia utilizada e outros dados sobre os setores podem ser consultados gratuitamente no site oficial da premiação.  

 

Sobre a metodologia 

 

A metodologia utilizada na premiação é o NPS (Net Promoter Score), a métrica de satisfação do cliente mais popular do mercado. Por meio de um painel com mais de 1 milhão consumidores cadastrados, os clientes avaliam as marcas e deixam a sua percepção sobre elas, tornando a premiação 100% voz dos clientes. No site oficial da premiação é possível saber mais sobre a metodologia empregada. 

 
Após a consolidação das opiniões, é estabelecida uma média de NPS em cada categoria. As marcas que atingirem o NPS de percepção acima da média da categoria, serão reconhecidas com a “Certificação Experience” e o selo “O Cliente Recomenda”, que mostra ao mercado e ao cliente final, o poder de recomendação da marca pelos próprios clientes.  

 

De acordo com Tiago Serrano, CEO da SoluCX, o selo da certificação é um reconhecimento para as empresas que se preocupam com os clientes. “O Experience Awards possui a missão de valorizar as principais marcas do mercado que se destacam na valorização da experiência do cliente, expressando para milhares de consumidores os benefícios de cada uma delas e reconhecendo os esforços alcançados ao longo do ano”, diz.  

 

Edições do Experience Awards  

Além da edição de Mobilidade, neste ano, o Experience Awards 2024 foi dividido em outras 3 cerimônias, cada uma voltada para um grupo de setores específico, acontecendo em eventos parceiros e próprios da empresa. 

 

Consulte todas as informações sobre a premiação, categorias, empresas indicadas, vencedores anteriores e metodologia no site oficial da premiação.  

 

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos

Aeroporto de Brasília recebe novos voos e novas frequências internacionais

 Terminal brasiliense ganhará dois novos destinos para o exterior neste segundo semestre, além de novas operações para mercados já atendidos.


Brasília, 01 outubro de 2024
 – O movimento internacional do Aeroporto de Brasília vem crescendo e, com isso, a variedade de destinos para o exterior também vem se diversificando. O Aeroporto de Brasília é o terceiro terminal aéreo mais movimentado do Brasil e é considerado um dos maiores centro de conexões de voos do país. O terminal brasiliense também possui o maior movimento internacional fora do eixo Rio-São Paulo.

Atualmente os passageiros podem voar de Brasília para Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Santiago (Chile) e Miami e Orlando (Estados Unidos). No final deste ano e no início de 2025, o Aeroporto de Brasília ganhará mais dois novos destinos internacionais. O Distrito Federal terá conexão direta com Cancún, no México e Bogotá, na Colômbia. A GOL Linhas Aéreas, será a responsável pela operação. O aeroporto possui também voos para 35 destinos nacionais.
Em dezembro está estimada a retomada do voo direto da capital federal para Cancún. Segundo a companhia aérea, as operações iniciam no dia 10 de dezembro de 2024 com 2 frequências semanais sem escalas. O voo parte de Brasília às terças-feiras às 11h30 e aos sábados às 11h55. O percurso é de aproximadamente oito horas. O Aeroporto de Brasília será o único terminal aéreo com voos diretos do Brasil para este que é um dos maiores e mais famosos destinos turísticos do Caribe.
O voo para Bogotá, inicia em 4 de fevereiro e, a princípio, terá três frequências semanais diretas com saídas nas terças, quintas e sábados. A capital colombiana, além de um destino turístico, também é um ponto importante de conexão para diversos países das Américas. O trajeto entre as cidades tem cerca de quatro horas de duração.
Novas frequências
Com o aumento da demanda, as companhias que já operam voos regulares no terminal estão aumentando a frequência dos seus voos.
A TAP, que possui voos diretos de Brasília para Lisboa, está com voos diários para a capital portuguesa. Os voos acontecem no período vespertino e têm cerca de nove horas de duração. As operações diárias iniciaram no dia 7 de julho.
A Copa Airlines já possui voos diários em Brasília e está incluindo mais três voos semanais para atender a demanda. Os voos extras começarão a operar em janeiro de 2025 com partidas previstas para o horário da manhã. São aproximadamente seis horas de voo e os passageiros podem se conectar de forma rápida do Panamá para diversas praias no Caribe e para os Estados Unidos.
A LATAM iniciou recentemente o voo direto para Santiago, no Chile. A alta temporada de inverno no país chileno atraiu diversos turistas para a região, e durante o período de neve. A companhia aumentou a operação para voos diários em julho e cinco voos semanais em agosto. O voo seguirá regular com três frequências semanais.
A companhia aérea chilena de baixo custo SKY Airline também operou o voo direto para Santiago e foi a primeira empresa low cost internacional a operar no Distrito Federal. A empresa realizou o voo durante a temporada de inverno, de junho a setembro de 2024, fomentando o turismo entre o Chile e o Brasil.
A GOL também está com novidades nas operações para os Estados Unidos. A companhia está com voos diários para Miami e Orlando.
Durante os seis primeiros meses de 2024, mais de 32 mil passageiros internacionais embarcaram e desembarcaram em Brasília. Este dado representa um aumento de 24% no fluxo de passageiros quando comparado com o 1º semestre de 2023. Foram 1.969 pousos e decolagens no período.
Em 2024, a capital federal deverá fechar o ano com oito destinos no exterior, e deve se manter como uma opção importante fora do eixo Rio- São Paulo.

Domingo Aéreo tem público de mais de 210 mil pessoas em SP

 Evento organizado pela FAB e pela G2C teve apresentações de aeronaves militares e particulares. O ponto alto foi a Esquadrilha da Fumaça

São Paulo, setembro de 2024 - O Domingo Aéreo 2024, realizado ontem (29.09), no Campo de Marte, em São Paulo (SP), reuniu um público de mais de 210 mil pessoas, que puderam conferir de perto aviões e helicópteros militares tanto em solo quanto em voo.

A G2C Events participou pela primeira vez como organizadora do evento, e na avaliação do diretor Gledson Castro não poderia ser melhor. “Ficamos muito felizes em realizar nosso primeiro evento com a Força Aérea Brasileira, trazendo um pouco de nossa experiência em feiras e eventos pelo Brasil”. Para Castro, o destaque ficou por conta da padronização dos mais de 25 estandes de alimentação, serviços e expositores em geral. “E o ponto alto foi mesmo a Esquadrilha da Fumaça, que fez duas apresentações”, finaliza o diretor da G2C.

A celebração faz parte das comemorações da FAB em homenagem ao Dia do Aviador, comemorado em 23 de outubro. O evento teve ainda rasantes do caça F-5M, aviões da Academia da Força Aérea, o helicóptero Águia da Polícia Militar de São Paulo, bem como apresentações de aeronaves particulares e a passagem de um Airbus A320 da LATAM Airlines, a exposição estática de um Cessna Caravan da Azul Conecta e diversas aeronaves que fizeram história na FAB.

Solojet Aviação entra de vez no mercado de aeronaves usadas

 Demora por até 5 anos de um produto novo tem levado clientes a procurar seminovos; oferta desse tipo de bem tem aumentado com a migração de proprietários para compartilhamento de aeronaves 

São Paulo, setembro de 2024 - O mercado de aeronaves seminovas e usadas segue aquecido em todas as partes do mundo. Isso porque a aviação de negócios cruzou a pandemia de covid-19 em nível de cruzeiro, e depois que a crise sanitária passou, essa altitude não diminuiu mais. No entanto, a indústria não tem conseguido vencer os anseios de quem quer comprar uma aeronave nova. Em parte pela falta de kits, aviônicos e acessórios pela redução da produção da cadeia de insumos, o que resulta na espera de até cinco anos pela entrega de uma aeronave nova, bem como no aumento significativo de preços. É um mercado que cresceu 6% entre 2022 e 2023, e não deve parar.

Desde então, tem-se observado uma forte movimentação no mercado de aviões e helicópteros usados, seja para empresas de táxi-aéreo, seja para compradores. A Solojet Aviação é um exemplo. A empresa com sede no Aeroporto de Jundiaí (SP) é especializada em gerenciamento, compartilhamento e manutenção de jatos executivos, mas tem começado a operar também nesse segmento.

O diretor comercial Marcelo Orsolini explica que a estrutura da empresa facilita nesse tipo de negociação. “Temos operações no Brasil e nos Estados Unidos. Com isso, conseguimos identificar rapidamente as aeronaves à venda e as melhores oportunidades de negócios para nossos clientes”.

A vantagem de uma aeronave seminova é que ela está pronta para o cliente conhecer e negociar. E ter uma oficina homologada como a da Solojet auxilia ainda mais no cumprimento das vistorias obrigatórias no caso de compra e venda. “As oportunidades não param de crescer para nós, principalmente aquelas oriundas de proprietários de aeronaves exclusivas, mas menores, e que partiram para o compartilhamento”, afirma Orsolini.

Um caso recente da empresa é a negociação de um bimotor Beechcraft Baron 58. O avião foi fabricado em 2001, tem 1.900 horas de uso totais, mas seu antigo proprietário fez um upgrade completo em instrumentos, acessórios e bancos, valorizando ainda mais o bem. Ele custa US$ 850 mil, e o dono o colocou à venda porque migrou para o sistema de compartilhamento de cotas de uso.

Ter um avião próprio é vantajoso para aqueles que voam a negócios ou a lazer por mais de 40 horas por ano. Nesse caso, o proprietário é responsável por todos os custos, como manutenção, hangaragem, combustível, tripulação, entre outros. “Para quem opta por comprar uma cota de uso, todo esse custo está embutido no contrato e é dividido entre os cotistas. O cliente só precisa agendar seu voo; todo o restante, como o planejamento e o gerenciamento do voo, o fornecimento da tripulação etc. é feito por nós”, explica o executivo da Solojet.

Saiba mais sobre a Solojet Aviação

A Solojet Aviação é uma empresa completa no segmento de aviação executiva. Oferece serviços de compartilhamento de aeronaves, o Solojet Shares, com aeronaves Hawker 400XP e Citation X, compra e venda, atendimento, gerenciamento de aeronaves e revitalização de interiores. Por meio de sua oficina homologada para diversos modelos de aeronaves executivas pela ANAC, é também representante de importantes marcas, como a Raisbeck Engineering e a Blackhawk Modifications, que oferecem kits para upgrades aerodinâmicos e de motores para King Air. Baseada no Aeroporto de Jundiaí (SP), destaca-se por oferecer todos os serviços em um único lugar aos clientes.

Mais informações em https://solojetaviacao.com.br/

Corrida do Aeroporto de Brasília reúne neste sábado 2,7 mil atletas na pista de pousos e decolagens do -terminal

 Esta é a 3ª edição da Flying Run com trajetos de 7 km, 14 km e meia maratona (21 km). Evento será encerrado com uma festa gratuita na Praça Pick Up do terminal brasiliense.


Brasília, 20 de setembro de 2024 – No fim da tarde deste sábado (21), uma das pistas de pousos e decolagens do Aeroporto de Brasília vai se transformar em uma pista de corrida de rua. Cerca de 2,7 mil atletas participarão da Flying Run Sunset 2024, uma competição esportiva com percursos de 7km, 14km e 21km. Esta é a 3ª edição do evento que oferece aos participantes uma experiência única e exclusiva, desta vez ao pôr do sol da capital federal.
A área da corrida é limitada aos atletas que participarão da competição, mas quem quiser prestigiar o evento e assistir a largada e a chegada dos corredores, poderá permanecer na arena de concentração. No espaço acontecerão diversas ativações como DJ, tenda de massagem, banda e exposição de aeronaves da Força Aérea Brasileira. A AeroBSB Store, loja da marca do Aeroporto de Brasília em parceria com a Verdurão, estará com um estande com produtos exclusivos da corrida para venda, além de camisetas e chaveiros com temática da aviação.
Ao final do evento, a Inframerica, administradora do terminal, está preparando uma festa de encerramento na Praça Pick Up, um complexo em frente ao aeroporto. Além de descontos nos estabelecimentos comerciais, o público poderá aproveitar o pós-corrida, com DJ, banda e música ao vivo. O estacionamento será gratuito até meia noite.
A Flying Run Caixa é organizada pelo Aeroporto de Brasília e Nosotros Live Marketing, com apresentação da Caixa Econômica Federal e Governo Federal do Brasil, patrocínio da TFSports e Track & Field e apoio institucional da Força Aérea Brasileira.
Operação do Aeroporto
A operação do Aeroporto de Brasília segue normalmente. O terminal possui duas pistas e, durante o evento, pousos e decolagens seguem regularmente na pista 11L29R, sem impacto para passageiros com voos marcados na data.
Retirada de kit
Os atletas inscritos na Flying Run Caixa Sunset BSB 2024 podem retirar os kits nesse sábado de manhã das 9h às 12h, na Praça de Serviço do Aeroporto de Brasília.

Serviço Flying Run BSB 2024
Data: 21 de setembro de 2024
Horário: Abertura dos portões 16h. Largada às17h. 
Local: Aeroporto Brasília
Percursos: 7 km, 14 km e 21 km
Inscrições esgotadas

Aeroporto de Viracopos recebe Antonov AN-12 para exportação de carga do segmento metal mecânico

 Aeronave transportou carga de aproximadamente 11 toneladas


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu na última quarta-feira (04/09) o Antonov AN-12, de matrícula UR-CEZ, da empresa aérea ucraniana Cavok Air. A aeronave, que decolou de Georgetown, na Guiana, fez uma escala no Brasil para o transporte de uma carga de aproximadamente 11 toneladas do segmento metal mecânico.

 

Após pousar em Viracopos, às 17h51, o Antonov AN-12 permaneceu no aeroporto até a manhã desta quinta-feira (05/09), quando decolou às 08h58 com destino a Fortaleza (CE), continuando sua operação de transporte.

 

O modelo Antonov AN-12 possui quatro turbo-hélices e foi fabricado na época da extinta União Soviética pela Antonov Design Bureau, situada no território que hoje corresponde à Ucrânia.

Conhecido por sua robustez e versatilidade, o AN-12 é capaz de transportar cargas de grandes dimensões, muitas vezes maiores que as suportadas por aviões cargueiros convencionais. Com 33 metros de comprimento e capacidade para até 20 toneladas de carga útil, este modelo continua sendo um dos mais relevantes no transporte aéreo de cargas especiais.

 

A operação foi considerada um sucesso pelas equipes de logística de Viracopos, reforçando a importância do aeroporto como um hub de transporte de cargas estratégicas e complexas na América Latina.


 

Sobre o TECA de Viracopos

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos processa 1/3 de toda a carga que chega ao país pelo modal aéreo. Estrategicamente localizado entre as principais rodovias do país, o aeroporto também está posicionado entre os mais importantes polos industriais, comerciais e tecnológicos do Brasil.

 

Entre os pilares apresentados pelo time de carga de Viracopos estão a eficiência no recebimento e na liberação da carga; a capacidade operacional de alta performance; e a utilização das melhores práticas em gestão, movimentação e armazenagem de cargas.

 

O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 90 mil m², o TECA apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.

 

O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto também possui uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.

 

 

Crédito das fotos:

 

Reinaldo Deckleva e Henrique Rocha 

Viracopos recebe equipamentos da NFL para jogo inédito no Brasil

 Aeroporto consolida sua posição como hub logístico de referência ao receber os equipamentos da NFL para o primeiro jogo da liga americana no país 


O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu no último sábado (31/08) uma carga especial composta por equipamentos da NFL (National Football League), que chega ao Brasil pela primeira vez.

Foram desembarcados no Terminal de Carga de Viracopos 20 paletes fechados, totalizando aproximadamente 45 toneladas de equipamentos, transportados por um Boeing 767-300F que decolou de New Jersey (EUA). Esses equipamentos serão utilizados no evento da NFL, em São Paulo, onde acontecerá o aguardado jogo da liga americana no dia 06 de setembro. O retorno dos equipamentos por Viracopos está previsto para o dia 07 de setembro, de onde seguirão de volta para os Estados Unidos.

A chegada dos equipamentos consolida o Terminal de Carga de Viracopos como uma das principais portas de entrada de equipamentos de grandes eventos internacionais no Brasil. Com uma infraestrutura moderna e uma equipe altamente capacitada, o terminal se destaca por sua expertise em operações logísticas para grandes volumes de carga, como as necessárias para grandes eventos internacionais.

 

NFL no Brasil

A NFL, liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, realiza um evento no Brasil pela primeira vez, marcando um momento histórico para os fãs do esporte no país. O jogo será realizado na Neo Química Arena, em São Paulo. A escolha de Viracopos para o transporte e armazenamento dos equipamentos da NFL destaca a confiança na infraestrutura e eficiência logística do aeroporto, essenciais para a realização de um evento desta magnitude.

 

Terminal de Carga

O Terminal de Carga de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber cerca de 1/3 de toda carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo. A expertise do terminal no manejo de cargas especiais e de grande porte é amplamente reconhecida, tornando-o uma escolha preferencial para eventos internacionais de grande escala.

Viracopos segue reafirmando seu compromisso com a excelência em serviços aeroportuários, proporcionando soluções logísticas eficientes e seguras para seus clientes, e consolidando-se como um hub estratégico para a entrada e saída de cargas de alta relevância no Brasil.

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos


Terminal de Carga de Viracopos recebe equipamentos para o show do cantor The Weeknd, em SP

Foram desembarcados 31 paletes fechados, pesando um total de 68 toneladas de equipamentos de som e de iluminação

 

O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu no último sábado (31/08) os equipamentos que serão utilizados no show do cantor e compositor The Weeknd, que vai se apresentar no dia 7 de setembro, em São Paulo (SP).

 

Foram desembarcados no Terminal de Carga 31 paletes fechados, pesando um total de 68 toneladas de equipamentos. Os volumes desembarcados em Viracopos devem seguir amanhã, via terrestre, para a capital paulista.

 

O aeroporto conta com uma equipe experiente no processamento ágil e eficiente de cargas especiais. O material dos eventos fica em área controlada e segura, com sistema de vigilância eletrônica e pessoal 24hs por dia.

 

A chegada dos equipamentos consolida o Termina de Carga de Viracopos como uma das principais portas de entrada de equipamentos de grandes eventos internacionais que acontecem no Brasil. A equipe do Terminal de Carga possui expertise logística para processar grandes volumes de carga para megaeventos internacionais.

 

No último dia 24 de abril, por exemplo, o TECA de Viracopos recebeu parte dos equipamentos do show da cantora Madonna, que aconteceu no dia 04/05 na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, como parte da sua “Celebration Tour”.

 

Já no 21 de março, os equipamentos de som e de iluminação de algumas bandas que fizeram os shows no Lollapalooza 2024, em São Paulo, também desembarcaram por Viracopos. Na ocasião, foram quatro voos cargueiros que trouxeram os equipamentos de pelo menos 14 bandas que se apresentarão no festival, entre elas Blink 182 e The Offspring, Jungle, Arcade Fire, Kings of Leon, Limp Bizkit, 30 Seconds to Mars, King Gizzard and the Lizard Wizard, Hozier, SZA, Sam Smith, Phoenix, Nothing but Thieves, Omar Apollo e Greta Van Fleet.

 

Em 2023, o TECA de Viracopos também recebeu os equipamentos de bandas para o mesmo evento. Na ocasião, chegaram os volumes das bandas Billie Eilish, Twenty One Pilots, Drake, Lil Nas X, Rosalia, Tame Impala, Tove Lo, Modest Mouse, entre outros artistas.

 

Já passaram pelo TECA, por exemplo, equipamentos de shows históricos das bandas Aerosmith, Bon Jovi, Guns N' Roses, U2, Rolling Stones, Foo Fighters, Miley Cyrus, Maroon 5, Sam Smith, Coldplay, Elton John e Justin Bieber, além de diversos festivais como Rock in Rio e SP-TRIP.

 

TECA

 

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país.

 

Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber cerca de 1/3 de toda carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo.

 

Viracopos também é o aeroporto oficial do GP do Brasil de Fórmula 1 há 22 edições consecutivas. Em 2023, o Terminal de Carga recebeu novamente as aeronaves cargueiras que trouxeram os carros e todo o material das equipes que disputaram a corrida de Interlagos.

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos

Mercado de manutenção de aeronaves sofre com escassez de mão de obra

 Solojet Aviação, de Jundiaí (SP), oferece mais de dez vagas na área; candidatos devem ter formação e experiência comprovada

São Paulo, agosto de 2024 - O mercado de trabalho em manutenção de aeronaves, a exemplo da aviação de negócios, está aquecido, sobretudo no pós-pandemia. Durante a crise sanitária, a aviação comercial ficou estagnada, e quem realmente precisava voar, fosse a trabalho ou a lazer, utilizou aviões e helicópteros executivos. Esse mercado cresceu durante a pandemia e não parou mais. Hoje, estima-se que cresça até 20% ao ano, tanto na compra e venda de aeronaves novas ou usadas, quanto na procura por serviços de manutenção, hangaragem, peças e acessórios.

Mas o ecossistema que gira em torno da aviação de negócios não consegue acompanhar tal crescimento. Empresas do setor têm enfrentado dificuldades em contratar profissionais para as mais diferentes áreas de atuação. A Solojet Aviação, com sede no Aeroporto de Jundiaí (SP), empresa que oferece gerenciamento, compartilhamento e manutenção de aeronaves, por exemplo, tem mais de dez vagas em aberto para vários segmentos, mas não tem encontrado profissionais disponíveis.

São vagas para estagiário, técnico e inspetor em manutenção aeronáutica, técnico especialista em aviônica (instrumentos), técnico em estrutura, analista em planejamento e controle de manutenção (PCP) e auxiliar de tapeceiro; a empresa também está à procura de consultor de vendas de aeronaves, gerente comercial e gerente operacional.

“Houve um crescimento na área fora do comum depois da pandemia. Crescemos 30% em um ano, nossos concorrentes também estão crescendo, porém, com pouca mão de obra formada e especializada, não temos gente suficiente”, afirma Celso Rocha, gerente de recursos humanos da Solojet.

Uma das principais queixas de Rocha é que não há muito incentivo nem divulgação dos cursos para se trabalhar na aviação. “Os jovens precisam de contato com a área para ver como a aviação é fascinante. Quando os recebemos aqui no hangar, percebemos o interesse deles. A área de manutenção em aviação tem um plano de carreira sólido, com uma remuneração interessante quando comparada com outras indústrias”, analisa Rocha.

Jundiaí possui apenas uma escola de formação de mecânicos aeronáuticos. “Pelo tamanho e o potencial da região, precisaríamos de mais”, pondera o gerente de RH da Solojet. De acordo com levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), há 46 escolas de formação homologadas no país. Das 633 oficinas homologadas pela entidade espalhadas pelo Brasil, 189 ficam no estado de São Paulo. Isso para um universo de pouco mais de 10,2 mil aeronaves executivas em operação no território nacional.

Para o gerente de RH da Solojet, se a indústria de aviação fizesse campanhas positivas de como é trabalhar nela, certamente despertaria o interesse de jovens em início de carreira. “Haveria também mais oportunidades de contratação. Muitas vezes esses jovens não têm orientação, não sabem qual rumo seguir, e a falta de perspectiva o faz trocar de trabalho apenas por uma pequena melhora nos benefícios oferecidos, por exemplo, sem pensar na carreira a longo prazo.”

Os interessados em concorrer a uma das vagas de trabalho oferecidas pela Solojet podem enviar currículos para recrutamento@solojetaviacao.com.br

 

Saiba mais sobre a Solojet Aviação

A Solojet Aviação é uma empresa completa no segmento de aviação executiva. Oferece serviços de compartilhamento de aeronaves, o Solojet Shares, com aeronaves Hawker 400XP e Citation X, compra e venda, atendimento, gerenciamento de aeronaves e revitalização de interiores. Por meio de sua oficina homologada para diversos modelos de aeronaves executivas pela ANAC, é também representante de importantes marcas, como a Raisbeck Engineering e a Blackhawk Modifications, que oferecem kits para upgrades aerodinâmicos e de motores para King Air.  Baseada no Aeroporto de Jundiaí (SP), se destaca por oferecer todos os serviços em um único lugar aos clientes.

Mais informações em https://solojetaviacao.com.br/

Viracopos lança programa Sea-Air, que prevê multimodalidade para a distribuição de cargas em todo o território nacional

Aeroporto é o primeiro HUB do país a realizar este serviço de consolidação de cargas originárias do modal marítimo para distribuição dentro do país

 


A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), lançou o programa Sea-Air, que consiste na operação do Terminal de Carga pelo modelo de Multimodalidade “Aéreo, Marítimo e Rodoviário” exclusivo para o atendimento da movimentação de cargas “dentro do Brasil”. Com isso, Viracopos é o primeiro aeroporto HUB do país a realizar este serviço de consolidação de cargas originárias do modal marítimo para distribuição nacional pelo modal aéreo.

 

Por meio deste novo serviço de Multimodalidade, o Terminal de Carga de Viracopos pode receber as cargas do modal Marítimo transportadas via modal rodoviário e distribuía-las pelo modal aéreo para diversos aeroportos no Brasil, utilizando a ampla malha doméstica de voos oferecidos pelo aeródromo.

 

“Viracopos mais uma vez demonstra seu pioneirismo e inovação ao oferecer mais este serviço aos seus clientes. O Sea-Air consolida Viracopos como hub logístico para empresas aéreas, agentes de carga, importadores e exportadores, ampliando seu portifólio de serviços ao mercado com a integração dos modais marítimo e rodoviário à sua inigualável infraestrutura e ampla malha aérea”, disse a Diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.

 

O projeto é coordenado pela Diretoria Comercial de Viracopos, por meio da Gerência Comercial de Cargas. (comercial.cargas@viracopos.com)

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos

RioGaleão e Abesata assinam memorando de entendimentos para fomentar a melhoria da qualidade na prestação dos serviços em solo

 O documento foi firmado nesta terça, dia 13 de agosto. O administrador aeroportuário se compromete a fomentar a certificação de empresas de handling através do programa de autorregulação do setor

O RioGaleão e a Abesata (Associação Brasileira das Empresas Auxiliares de Transporte Aéreo) assinaram nesta terça (13.08) um memorando de entendimentos com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços em solo prestados no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. 

No documento, com validade de 24 meses, a Abesata, como idealizadora do programa de autorregulação do segmento, o CRES (Certificação de Regularidade em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo), se compromete a elevar a qualidade dos serviços prestados e fomentar o crescimento harmônico da aviação brasileira. 

Do outro lado, o RioGaleão se propõe a estimular as prestadoras de serviços, tanto as de natureza operacional como de proteção, que operam no Galeão a se certificarem no âmbito do CRES. Reconhecido em todo o mundo e com 10 empresas de serviços em solo já certificadas no Brasil, o CRES permite que as Esatas (Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo) comprovem sua capacidade operacional, bem como apresentem documentação necessária para sua regularização junto aos órgãos públicos e às exigências do mercado.

Ao mesmo tempo, o certificado emitido pelo CRES proporciona às autoridades de aviação, aos operadores aéreos e aos administradores aeroportuários uma ferramenta adicional de segurança jurídica e operacional para que o risco da responsabilidade subsidiária na contratação de uma Esata seja minimizado.

“Estamos muito felizes com a adesão da RioGaleão como mais um aeroporto fomentador do nosso programa, pois, além de ser um dos aeroportos mais importantes do país, possui um Programa de Eficiência Operacional para o qual o CRES só tem a contribuir”, disse Ricardo Aparecido Miguel, presidente da Abesata. O executivo destaca que a autorregulação já nasceu com o equilíbrio do dilema gerencial entre prevenção e produção, necessário para a segurança operacional e para a saúde das empresas aéreas e aeroportos. 

Para Miguel, outro ponto importante do Memorando de Entendimentos está na possibilidade de ter acesso a dados compartilhados veiculados no Comitê de Segurança Operacional, o que vai ajudar a tornar o CRES cada vez mais relevante para a garantia da segurança de voo. “Excelência é isso, ninguém vive da armadilha do passado. Temos que valorizar as pessoas em qualquer função que ela esteja”, numa referência às expectativas dos colaboradores das empresas Certificadas no comprometimento com a qualidade dos serviços em solo, destaca Dimas Salvia, Diretor de Operações da RioGaleão, durante a solenidade.  

Estiveram presentes e também assinaram o documento o diretor-presidente do aeroporto, Alexandre José Guerra de Castro Monteiro e Marcos Roberto Eurich, Gerente de Controle e Fiscalização da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC. O representante da ANAC enalteceu a iniciativa do aeroporto e da associação em que lideram um cenário em que a agência ainda não consegue atingir a regulação pela complexidade do setor.

Entre outros, participaram da solenidade de assinatura o Major Douglas Lopes, Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão, José Mário Braz, diretor-executivo do Sineata, o sindicato patronal das empresas em solo, e os empresários Rubens Pereira Leitão Filho, da WFS Orbital, José Augusto Nascimento, da Proair, e Valter Zonato, da RP. 

O CRES é um programa de autorregulação voluntário em funcionamento. Para obter o certificado, as empresas devem passar por uma auditoria independente, que avaliará seu desempenho em dimensões regulatórias, financeiras, operacionais, ESG e pessoas. Mais informações em cres.abesata.org