Minas Gerais recebe primeiros helicópteros H145 cinco pás públicos do país para emergências médicas

 Itajubá, 13 de Dezembro de 2024 – O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebeu hoje dois H145, configurados para Serviço Aeromédico de Emergência de Helicópteros (HEMS, na sigla em inglês). Os helicópteros, adquiridos pela pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, serão operados pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA), a serviço do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) para emergências médicas e missões de busca e salvamento no Estado. Estes são os primeiros H145s cinco pás públicos do Brasil. 

A configuração do H145 HEMS inclui cilindros de oxigênio, ventilador pulmonar, bombas de infusão, cardiodesfibrilador com monitor multiparamétrico, macas para  adultos e crianças e incubadora para transporte neonatal. A customização e instalação dos equipamentos HEMS final foram feitas na fábrica da Helibras em Itajubá, no sul de Minas Gerais. A empresa brasileira é a única fabricante de helicópteros do Hemisfério Sul e é fornecedora de oito em cada dez helicópteros que atuam em serviços públicos no Brasil.

"Os helicópteros são fundamentais para salvar vidas e temos visto diversos exemplos de operações deste tipo realizadas com sucesso. Na maioria das vezes, quando acontecem catástrofes naturais, o helicóptero é o único meio para acessar os locais dos sinistros e prestar apoio às populações. Parabenizamos a Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais e o CBMMG pela aquisição desses helicópteros de última geração para prestar apoio a população”, afirma Alberto Duek, presidente da Helibras.

O H145 é sucesso mundial em diversos segmentos, graças a grande versatilidade e capacidade multifunção. Sua mais recente versão com cinco pás oferece um adicional de 150 kg para transporte de carga, além de baixos níveis de vibração, fatores essenciais nas operações aeromédicas. O desenho do rotor principal do H145, sem rolamentos, facilita a manutenção e garante maior conforto em voo. A versão HEMS conta com equipamentos para tratamento intensivo e permite mais agilidade no transporte inter-hospitalar. O H145 é o mais silencioso e apresenta a mais baixa emissão de CO2 de sua categoria. 

Atualmente, a frota mundial da família H145 já ultrapassa duas mil aeronaves entregues e oito milhões de horas de voo.

Copyright © Helibras

 Brasília passa a ser o único terminal aéreo do Brasil a ter voos direto e sem escala para o destino caribenho.


Brasília, 13 de dezembro de 2024
 - O Aeroporto de Brasilia retomou o destino internacional direto para Cancún. O voo havia sido suspenso em 2020 por conta da pandemia de covid-19. A responsável pela operação é a GOL Linhas Aéreas que fará 2 voos semanais, de ida e volta, entre o Distrito Federal e o Caribe mexicano.

O voo parte de Brasília às terças-feiras às 11h30 e aos sábados às 11h55. O trajeto tem cerca de oito horas de duração. Este será o único voo direto do Brasil para este que é um dos maiores e mais famoso destino turísticos do Caribe.
Os voos entre as cidades serão operados em modelos Boeing 737 MAX 8, aeronave mais sustentável da frota da GOL, que em configuração internacional tem capacidade para 176 passageiros.
Voo inaugural
Para comemorar a retomada do voo, a Inframerica distribuiu sorvete no estilo “paleta mexicana”. Os passageiros foram surpreendidos com a ação e o clima de descontração tomou conta da Sala de Embarque.
HUB
A GOL possui um hub consolidado em Brasília. São 29 cidades brasileiras atendidas pela empresa com possibilidades de conexão rápida na capital do país antes de partir para o exterior. Além disso, a companhia aérea possui voos diários para Miami e Orlando, nos Estados Unidos. Em 2025 a empresa iniciará os voos diretos de Brasília para Buenos Aires e Bogotá.
O Aeroporto de Brasília é o terceiro terminal aéreo mais movimentado do Brasil. Com este voo para Cancún, Brasília conquista seu oitavo destino para o exterior. Atualmente os passageiros podem voar de Brasília para Lisboa, em Portugal, Cidade do Panamá, no Panamá, Buenos Aires, na Argentina, Lima no Peru, Santiago no Chile e Miami e Orlando nos Estados Unidos.
Visto
É importante lembrar que brasileiros precisam de visto para entrar em Cancún. Atualmente está sendo exigido um visto mexicano válido. Há isenções de apresentação do visto, caso o passageiro possua visto para países como Estados Unidos, Canadá, Japão e Reino Unido, entre outros. A isenção de visto válido também se aplica a residentes permanentes de países como Chile, Estados Unidos, Canadá, Espaço Schengen e Japão, entre outros. Fique atento a validade do seu passaporte, confira o visto necessário e as vacinas exigidas.
Confira na tabela abaixo as frequências e os horários de pouso de decolagem do novo voo para Cancún direto do Aeroporto de Brasília:
Brasília (BSB) - Cancún (CUN)
Início da operação: 10/12/2024
FREQUÊNCIA
ORIGEM
PARTIDA
DESTINO
CHEGADA
Terça-feira
Brasília (BSB)
11h30 (horário de Brasília)
Cancún (CUN)
17H35 (horário local)
Sábado
Brasília (BSB)
11h55 (horário de Brasília)
Cancún (CUN)
18H00 (horário local)
Terça-feira
Cancún (CUN)
20h40 (horário local)
Brasília (BSB)
06h35 (horário de Brasília)
Sábado
Cancún (CUN)
19h30 (horário local))
Brasília (BSB)
05h35 (horário de Brasília)