América Latina e Caribe devem demandar cerca de 2.600 novas entregas de aeronaves até 2043

 Nassau, 29 de outubro de 2024 – O relatório de Previsão do Mercado Global da Airbus, Global Market Forecast 2024 (GMF), projeta que a frota da região deverá quase dobrar até 2043, crescendo de 1.560 para 2.670 aeronaves nos próximos 20 anos. Dessas novas entregas, 90% continuarão a ser aeronaves de corredor único e 10% aeronaves widebody de fuselagem larga.


A expectativa é que com o crescimento da classe média, que passará a representar dois terços da população em 2043, a demanda por viagens aéreas aumente, tanto para fins de lazer quanto para negócios. Na América Latina, espera-se um aumento de 0.48 viagens per capita em 2023 para 0.94 de viagens per capita em 2043. No Peru, as taxas de viagens per capita devem duplicar e, no Brasil, Chile e Colômbia, a estimativa é de um aumento superior ao dobro.

O estudo revela que o tráfego doméstico e internacional de passageiros na América Latina deve crescer a uma taxa anual de 5,5% até 2027, como resultado da recuperação da pandemia. A médio e longo prazo, o tráfego irá voltar às tendências pré-pandêmicas com uma taxa de crescimento anual de 3,6% entre 2028 e 2043.

De acordo com a previsão do GMF para a América Latina, a idade da frota da região está um pouco abaixo da média global. Atualmente, 37% das aeronaves de passageiros em serviço são de última geração, em comparação com 30% no mundo todo.  A América Latina está em uma fase de renovação, resultando em uma frota com idade média abaixo de 10 anos. A prioridade a curto prazo para descarbonizar o setor é substituir os 63% restantes, o que poderia resultar em uma economia de CO2 de cerca de 25% em toda a família Airbus, em comparação com as aeronaves da geração anterior.

Com a frota regional quase duplicando até 2043, a mão de obra será fundamental. O último Global Services Forecast (GSF) 2024–2043 projeta que haverá um acúmulo de demanda por 136 mil profissionais adicionais nos próximos 20 anos, incluindo 46 mil novos técnicos, 36 mil novos pilotos e 54 mil novos tripulantes. Estima-se que o mercado latino-americano de serviços de aeronaves comerciais quase dobre, com uma taxa de crescimento médio anual de 3,6%

A Airbus já vendeu mais de 1.300 aeronaves na América Latina e no Caribe e lidera o mercado de aviação comercial. Cerca de 800 unidades estão em operação em toda a região, com quase 500 em backlog. Desde 1994, a Airbus garantiu 75% dos pedidos entregues na região.

Brasília – Bogotá. Bilhetes para o novo destino direto do Aeroporto da capital federal já estão à venda

 Voo direto do Distrito Federal para a capital colombiana inicia em fevereiro de 2025 com três frequências semanais. 

Brasília, 07 de outubro de 2024 – Em 04 fevereiro de 2025, o Aeroporto de Brasília ganha mais um destino internacional. A GOL inicia a rota direta para a cidade de Bogotá, na Colômbia. Os bilhetes já estão a venda e o voo entre as duas capitais terá frequência de três operações semanais, de ida e volta, às terças, quintas e sábados. O trajeto entre as cidades tem cerca de quatro horas de duração.
A capital colombiana, além de um destino turístico, também é um ponto importante de conexão para diversos países das Américas. A parceira da GOL, a Avianca, possui mais de 50 destinos partindo de Bogotá. Este novo voo também vem fortificar o comércio e a logística de cargas e e-commerce das regiões.
A GOL possui um consolidado hub em Brasília, são 30 destinos domésticos ligados diretamente com a capital do país. Esta diversidade de cidades brasileiras conectadas garante uma oportunidade de ligação rápida para Colômbia direto do Distrito Federal.
Em Brasília, o passageiro tem a possibilidade de stopover. O programa oferecido pela companhia aérea dá a oportunidade para o passageiro ficar na capital federal por até duas noites, sem custo adicional na passagem, antes de seguirem viagem rumo ao destino final, na ida ou na volta. O benefício deve ser solicitado na hora da compra da passagem. Dessa forma, os passageiros ganham a chance de conhecer mais uma cidade antes de seguir viagem para o seu destino final.
Cancún
Em dezembro deste ano, a GOL Linhas Aéreas iniciará a conexão direta com Cancún, no México. O Aeroporto de Brasília será o único do Brasil a ter o voo direto para o paraíso caribenho.
Os voos entre Brasília, Cancún e Bogotá serão operados em modelos Boeing 737 MAX 8, que em configuração internacional tem capacidade para 176 passageiros.

Brasília (BSB) - Bogotá (BOG)
Início da operação: 04/02/2025*
FREQUÊNCIA
ORIGEM
PARTIDA
DESTINO
CHEGADA
Terças, quintas e sábados
Brasília (BSB)
8h55 (horário de Brasília)
Bogotá (BOG)
12h20 (horário local)
Terças, quintas e sábados
Bogotá (BOG)
23h33 (horário local)
Brasília (BSB)
6h30 (horário de Brasília)
*A partir de 30/03/2025, voos às segundas, sextas e domingos, nos mesmos horários
 
Brasília (BSB) - Cancún (CUN)
Início da operação: 10/12/2024
FREQUÊNCIA
ORIGEM
PARTIDA
DESTINO
CHEGADA
Terça-feira
Brasília (BSB)
11h30 (horário de Brasília)
Cancún (CUN)
17H35 (horário local)
Sábado
Brasília (BSB)
11h55 (horário de Brasília)
Cancún (CUN)
18H00 (horário local)
Terça-feira
Cancún (CUN)
20h40 (horário local)
Brasília (BSB)
06h35 (horário de Brasília)
Sábado
Cancún (CUN)
19h30 (horário local)
Brasília (BSB)
05h35 (horário de Brasília)


Viracopos é certificado como referência em experiência do cliente no Experience Awards Mobilidade

 Premiação organizada por SoluCX e ABX Automotive, certificou as empresas que entregam as melhores experiências aos clientes, segundos os próprios consumidores 


A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi certificada nesta segunda-feira (30/09) como uma das marcas brasileiras que entregam as melhores experiências aos seus clientes.

 

O reconhecimento veio durante o Experience Awards Mobilidade, uma premiação realizada pela SoluCX em parceria com a Automotive Business, Beedoo, CamiX e Pridge, que reconhece e certifica as empresas referência em Experiência do Cliente, segundo os próprios clientes. 

 

A premiação aconteceu no último dia 30 de setembro, no palco do ABX24, e ouviu mais de 1 milhão de clientes brasileiros para certificar 83 marcas, divididas em 12 categorias do setor de mobilidade.  

 

A lista total de empresas certificadas, a metodologia utilizada e outros dados sobre os setores podem ser consultados gratuitamente no site oficial da premiação.  

 

Sobre a metodologia 

 

A metodologia utilizada na premiação é o NPS (Net Promoter Score), a métrica de satisfação do cliente mais popular do mercado. Por meio de um painel com mais de 1 milhão consumidores cadastrados, os clientes avaliam as marcas e deixam a sua percepção sobre elas, tornando a premiação 100% voz dos clientes. No site oficial da premiação é possível saber mais sobre a metodologia empregada. 

 
Após a consolidação das opiniões, é estabelecida uma média de NPS em cada categoria. As marcas que atingirem o NPS de percepção acima da média da categoria, serão reconhecidas com a “Certificação Experience” e o selo “O Cliente Recomenda”, que mostra ao mercado e ao cliente final, o poder de recomendação da marca pelos próprios clientes.  

 

De acordo com Tiago Serrano, CEO da SoluCX, o selo da certificação é um reconhecimento para as empresas que se preocupam com os clientes. “O Experience Awards possui a missão de valorizar as principais marcas do mercado que se destacam na valorização da experiência do cliente, expressando para milhares de consumidores os benefícios de cada uma delas e reconhecendo os esforços alcançados ao longo do ano”, diz.  

 

Edições do Experience Awards  

Além da edição de Mobilidade, neste ano, o Experience Awards 2024 foi dividido em outras 3 cerimônias, cada uma voltada para um grupo de setores específico, acontecendo em eventos parceiros e próprios da empresa. 

 

Consulte todas as informações sobre a premiação, categorias, empresas indicadas, vencedores anteriores e metodologia no site oficial da premiação.  

 

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos

Aeroporto de Brasília recebe novos voos e novas frequências internacionais

 Terminal brasiliense ganhará dois novos destinos para o exterior neste segundo semestre, além de novas operações para mercados já atendidos.


Brasília, 01 outubro de 2024
 – O movimento internacional do Aeroporto de Brasília vem crescendo e, com isso, a variedade de destinos para o exterior também vem se diversificando. O Aeroporto de Brasília é o terceiro terminal aéreo mais movimentado do Brasil e é considerado um dos maiores centro de conexões de voos do país. O terminal brasiliense também possui o maior movimento internacional fora do eixo Rio-São Paulo.

Atualmente os passageiros podem voar de Brasília para Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Santiago (Chile) e Miami e Orlando (Estados Unidos). No final deste ano e no início de 2025, o Aeroporto de Brasília ganhará mais dois novos destinos internacionais. O Distrito Federal terá conexão direta com Cancún, no México e Bogotá, na Colômbia. A GOL Linhas Aéreas, será a responsável pela operação. O aeroporto possui também voos para 35 destinos nacionais.
Em dezembro está estimada a retomada do voo direto da capital federal para Cancún. Segundo a companhia aérea, as operações iniciam no dia 10 de dezembro de 2024 com 2 frequências semanais sem escalas. O voo parte de Brasília às terças-feiras às 11h30 e aos sábados às 11h55. O percurso é de aproximadamente oito horas. O Aeroporto de Brasília será o único terminal aéreo com voos diretos do Brasil para este que é um dos maiores e mais famosos destinos turísticos do Caribe.
O voo para Bogotá, inicia em 4 de fevereiro e, a princípio, terá três frequências semanais diretas com saídas nas terças, quintas e sábados. A capital colombiana, além de um destino turístico, também é um ponto importante de conexão para diversos países das Américas. O trajeto entre as cidades tem cerca de quatro horas de duração.
Novas frequências
Com o aumento da demanda, as companhias que já operam voos regulares no terminal estão aumentando a frequência dos seus voos.
A TAP, que possui voos diretos de Brasília para Lisboa, está com voos diários para a capital portuguesa. Os voos acontecem no período vespertino e têm cerca de nove horas de duração. As operações diárias iniciaram no dia 7 de julho.
A Copa Airlines já possui voos diários em Brasília e está incluindo mais três voos semanais para atender a demanda. Os voos extras começarão a operar em janeiro de 2025 com partidas previstas para o horário da manhã. São aproximadamente seis horas de voo e os passageiros podem se conectar de forma rápida do Panamá para diversas praias no Caribe e para os Estados Unidos.
A LATAM iniciou recentemente o voo direto para Santiago, no Chile. A alta temporada de inverno no país chileno atraiu diversos turistas para a região, e durante o período de neve. A companhia aumentou a operação para voos diários em julho e cinco voos semanais em agosto. O voo seguirá regular com três frequências semanais.
A companhia aérea chilena de baixo custo SKY Airline também operou o voo direto para Santiago e foi a primeira empresa low cost internacional a operar no Distrito Federal. A empresa realizou o voo durante a temporada de inverno, de junho a setembro de 2024, fomentando o turismo entre o Chile e o Brasil.
A GOL também está com novidades nas operações para os Estados Unidos. A companhia está com voos diários para Miami e Orlando.
Durante os seis primeiros meses de 2024, mais de 32 mil passageiros internacionais embarcaram e desembarcaram em Brasília. Este dado representa um aumento de 24% no fluxo de passageiros quando comparado com o 1º semestre de 2023. Foram 1.969 pousos e decolagens no período.
Em 2024, a capital federal deverá fechar o ano com oito destinos no exterior, e deve se manter como uma opção importante fora do eixo Rio- São Paulo.