Domingo Aéreo tem público de mais de 210 mil pessoas em SP

 Evento organizado pela FAB e pela G2C teve apresentações de aeronaves militares e particulares. O ponto alto foi a Esquadrilha da Fumaça

São Paulo, setembro de 2024 - O Domingo Aéreo 2024, realizado ontem (29.09), no Campo de Marte, em São Paulo (SP), reuniu um público de mais de 210 mil pessoas, que puderam conferir de perto aviões e helicópteros militares tanto em solo quanto em voo.

A G2C Events participou pela primeira vez como organizadora do evento, e na avaliação do diretor Gledson Castro não poderia ser melhor. “Ficamos muito felizes em realizar nosso primeiro evento com a Força Aérea Brasileira, trazendo um pouco de nossa experiência em feiras e eventos pelo Brasil”. Para Castro, o destaque ficou por conta da padronização dos mais de 25 estandes de alimentação, serviços e expositores em geral. “E o ponto alto foi mesmo a Esquadrilha da Fumaça, que fez duas apresentações”, finaliza o diretor da G2C.

A celebração faz parte das comemorações da FAB em homenagem ao Dia do Aviador, comemorado em 23 de outubro. O evento teve ainda rasantes do caça F-5M, aviões da Academia da Força Aérea, o helicóptero Águia da Polícia Militar de São Paulo, bem como apresentações de aeronaves particulares e a passagem de um Airbus A320 da LATAM Airlines, a exposição estática de um Cessna Caravan da Azul Conecta e diversas aeronaves que fizeram história na FAB.

Solojet Aviação entra de vez no mercado de aeronaves usadas

 Demora por até 5 anos de um produto novo tem levado clientes a procurar seminovos; oferta desse tipo de bem tem aumentado com a migração de proprietários para compartilhamento de aeronaves 

São Paulo, setembro de 2024 - O mercado de aeronaves seminovas e usadas segue aquecido em todas as partes do mundo. Isso porque a aviação de negócios cruzou a pandemia de covid-19 em nível de cruzeiro, e depois que a crise sanitária passou, essa altitude não diminuiu mais. No entanto, a indústria não tem conseguido vencer os anseios de quem quer comprar uma aeronave nova. Em parte pela falta de kits, aviônicos e acessórios pela redução da produção da cadeia de insumos, o que resulta na espera de até cinco anos pela entrega de uma aeronave nova, bem como no aumento significativo de preços. É um mercado que cresceu 6% entre 2022 e 2023, e não deve parar.

Desde então, tem-se observado uma forte movimentação no mercado de aviões e helicópteros usados, seja para empresas de táxi-aéreo, seja para compradores. A Solojet Aviação é um exemplo. A empresa com sede no Aeroporto de Jundiaí (SP) é especializada em gerenciamento, compartilhamento e manutenção de jatos executivos, mas tem começado a operar também nesse segmento.

O diretor comercial Marcelo Orsolini explica que a estrutura da empresa facilita nesse tipo de negociação. “Temos operações no Brasil e nos Estados Unidos. Com isso, conseguimos identificar rapidamente as aeronaves à venda e as melhores oportunidades de negócios para nossos clientes”.

A vantagem de uma aeronave seminova é que ela está pronta para o cliente conhecer e negociar. E ter uma oficina homologada como a da Solojet auxilia ainda mais no cumprimento das vistorias obrigatórias no caso de compra e venda. “As oportunidades não param de crescer para nós, principalmente aquelas oriundas de proprietários de aeronaves exclusivas, mas menores, e que partiram para o compartilhamento”, afirma Orsolini.

Um caso recente da empresa é a negociação de um bimotor Beechcraft Baron 58. O avião foi fabricado em 2001, tem 1.900 horas de uso totais, mas seu antigo proprietário fez um upgrade completo em instrumentos, acessórios e bancos, valorizando ainda mais o bem. Ele custa US$ 850 mil, e o dono o colocou à venda porque migrou para o sistema de compartilhamento de cotas de uso.

Ter um avião próprio é vantajoso para aqueles que voam a negócios ou a lazer por mais de 40 horas por ano. Nesse caso, o proprietário é responsável por todos os custos, como manutenção, hangaragem, combustível, tripulação, entre outros. “Para quem opta por comprar uma cota de uso, todo esse custo está embutido no contrato e é dividido entre os cotistas. O cliente só precisa agendar seu voo; todo o restante, como o planejamento e o gerenciamento do voo, o fornecimento da tripulação etc. é feito por nós”, explica o executivo da Solojet.

Saiba mais sobre a Solojet Aviação

A Solojet Aviação é uma empresa completa no segmento de aviação executiva. Oferece serviços de compartilhamento de aeronaves, o Solojet Shares, com aeronaves Hawker 400XP e Citation X, compra e venda, atendimento, gerenciamento de aeronaves e revitalização de interiores. Por meio de sua oficina homologada para diversos modelos de aeronaves executivas pela ANAC, é também representante de importantes marcas, como a Raisbeck Engineering e a Blackhawk Modifications, que oferecem kits para upgrades aerodinâmicos e de motores para King Air. Baseada no Aeroporto de Jundiaí (SP), destaca-se por oferecer todos os serviços em um único lugar aos clientes.

Mais informações em https://solojetaviacao.com.br/

Corrida do Aeroporto de Brasília reúne neste sábado 2,7 mil atletas na pista de pousos e decolagens do -terminal

 Esta é a 3ª edição da Flying Run com trajetos de 7 km, 14 km e meia maratona (21 km). Evento será encerrado com uma festa gratuita na Praça Pick Up do terminal brasiliense.


Brasília, 20 de setembro de 2024 – No fim da tarde deste sábado (21), uma das pistas de pousos e decolagens do Aeroporto de Brasília vai se transformar em uma pista de corrida de rua. Cerca de 2,7 mil atletas participarão da Flying Run Sunset 2024, uma competição esportiva com percursos de 7km, 14km e 21km. Esta é a 3ª edição do evento que oferece aos participantes uma experiência única e exclusiva, desta vez ao pôr do sol da capital federal.
A área da corrida é limitada aos atletas que participarão da competição, mas quem quiser prestigiar o evento e assistir a largada e a chegada dos corredores, poderá permanecer na arena de concentração. No espaço acontecerão diversas ativações como DJ, tenda de massagem, banda e exposição de aeronaves da Força Aérea Brasileira. A AeroBSB Store, loja da marca do Aeroporto de Brasília em parceria com a Verdurão, estará com um estande com produtos exclusivos da corrida para venda, além de camisetas e chaveiros com temática da aviação.
Ao final do evento, a Inframerica, administradora do terminal, está preparando uma festa de encerramento na Praça Pick Up, um complexo em frente ao aeroporto. Além de descontos nos estabelecimentos comerciais, o público poderá aproveitar o pós-corrida, com DJ, banda e música ao vivo. O estacionamento será gratuito até meia noite.
A Flying Run Caixa é organizada pelo Aeroporto de Brasília e Nosotros Live Marketing, com apresentação da Caixa Econômica Federal e Governo Federal do Brasil, patrocínio da TFSports e Track & Field e apoio institucional da Força Aérea Brasileira.
Operação do Aeroporto
A operação do Aeroporto de Brasília segue normalmente. O terminal possui duas pistas e, durante o evento, pousos e decolagens seguem regularmente na pista 11L29R, sem impacto para passageiros com voos marcados na data.
Retirada de kit
Os atletas inscritos na Flying Run Caixa Sunset BSB 2024 podem retirar os kits nesse sábado de manhã das 9h às 12h, na Praça de Serviço do Aeroporto de Brasília.

Serviço Flying Run BSB 2024
Data: 21 de setembro de 2024
Horário: Abertura dos portões 16h. Largada às17h. 
Local: Aeroporto Brasília
Percursos: 7 km, 14 km e 21 km
Inscrições esgotadas

Aeroporto de Viracopos recebe Antonov AN-12 para exportação de carga do segmento metal mecânico

 Aeronave transportou carga de aproximadamente 11 toneladas


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu na última quarta-feira (04/09) o Antonov AN-12, de matrícula UR-CEZ, da empresa aérea ucraniana Cavok Air. A aeronave, que decolou de Georgetown, na Guiana, fez uma escala no Brasil para o transporte de uma carga de aproximadamente 11 toneladas do segmento metal mecânico.

 

Após pousar em Viracopos, às 17h51, o Antonov AN-12 permaneceu no aeroporto até a manhã desta quinta-feira (05/09), quando decolou às 08h58 com destino a Fortaleza (CE), continuando sua operação de transporte.

 

O modelo Antonov AN-12 possui quatro turbo-hélices e foi fabricado na época da extinta União Soviética pela Antonov Design Bureau, situada no território que hoje corresponde à Ucrânia.

Conhecido por sua robustez e versatilidade, o AN-12 é capaz de transportar cargas de grandes dimensões, muitas vezes maiores que as suportadas por aviões cargueiros convencionais. Com 33 metros de comprimento e capacidade para até 20 toneladas de carga útil, este modelo continua sendo um dos mais relevantes no transporte aéreo de cargas especiais.

 

A operação foi considerada um sucesso pelas equipes de logística de Viracopos, reforçando a importância do aeroporto como um hub de transporte de cargas estratégicas e complexas na América Latina.


 

Sobre o TECA de Viracopos

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos processa 1/3 de toda a carga que chega ao país pelo modal aéreo. Estrategicamente localizado entre as principais rodovias do país, o aeroporto também está posicionado entre os mais importantes polos industriais, comerciais e tecnológicos do Brasil.

 

Entre os pilares apresentados pelo time de carga de Viracopos estão a eficiência no recebimento e na liberação da carga; a capacidade operacional de alta performance; e a utilização das melhores práticas em gestão, movimentação e armazenagem de cargas.

 

O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 90 mil m², o TECA apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.

 

O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto também possui uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.

 

 

Crédito das fotos:

 

Reinaldo Deckleva e Henrique Rocha 

Viracopos recebe equipamentos da NFL para jogo inédito no Brasil

 Aeroporto consolida sua posição como hub logístico de referência ao receber os equipamentos da NFL para o primeiro jogo da liga americana no país 


O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu no último sábado (31/08) uma carga especial composta por equipamentos da NFL (National Football League), que chega ao Brasil pela primeira vez.

Foram desembarcados no Terminal de Carga de Viracopos 20 paletes fechados, totalizando aproximadamente 45 toneladas de equipamentos, transportados por um Boeing 767-300F que decolou de New Jersey (EUA). Esses equipamentos serão utilizados no evento da NFL, em São Paulo, onde acontecerá o aguardado jogo da liga americana no dia 06 de setembro. O retorno dos equipamentos por Viracopos está previsto para o dia 07 de setembro, de onde seguirão de volta para os Estados Unidos.

A chegada dos equipamentos consolida o Terminal de Carga de Viracopos como uma das principais portas de entrada de equipamentos de grandes eventos internacionais no Brasil. Com uma infraestrutura moderna e uma equipe altamente capacitada, o terminal se destaca por sua expertise em operações logísticas para grandes volumes de carga, como as necessárias para grandes eventos internacionais.

 

NFL no Brasil

A NFL, liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, realiza um evento no Brasil pela primeira vez, marcando um momento histórico para os fãs do esporte no país. O jogo será realizado na Neo Química Arena, em São Paulo. A escolha de Viracopos para o transporte e armazenamento dos equipamentos da NFL destaca a confiança na infraestrutura e eficiência logística do aeroporto, essenciais para a realização de um evento desta magnitude.

 

Terminal de Carga

O Terminal de Carga de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber cerca de 1/3 de toda carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo. A expertise do terminal no manejo de cargas especiais e de grande porte é amplamente reconhecida, tornando-o uma escolha preferencial para eventos internacionais de grande escala.

Viracopos segue reafirmando seu compromisso com a excelência em serviços aeroportuários, proporcionando soluções logísticas eficientes e seguras para seus clientes, e consolidando-se como um hub estratégico para a entrada e saída de cargas de alta relevância no Brasil.

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos


Terminal de Carga de Viracopos recebe equipamentos para o show do cantor The Weeknd, em SP

Foram desembarcados 31 paletes fechados, pesando um total de 68 toneladas de equipamentos de som e de iluminação

 

O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu no último sábado (31/08) os equipamentos que serão utilizados no show do cantor e compositor The Weeknd, que vai se apresentar no dia 7 de setembro, em São Paulo (SP).

 

Foram desembarcados no Terminal de Carga 31 paletes fechados, pesando um total de 68 toneladas de equipamentos. Os volumes desembarcados em Viracopos devem seguir amanhã, via terrestre, para a capital paulista.

 

O aeroporto conta com uma equipe experiente no processamento ágil e eficiente de cargas especiais. O material dos eventos fica em área controlada e segura, com sistema de vigilância eletrônica e pessoal 24hs por dia.

 

A chegada dos equipamentos consolida o Termina de Carga de Viracopos como uma das principais portas de entrada de equipamentos de grandes eventos internacionais que acontecem no Brasil. A equipe do Terminal de Carga possui expertise logística para processar grandes volumes de carga para megaeventos internacionais.

 

No último dia 24 de abril, por exemplo, o TECA de Viracopos recebeu parte dos equipamentos do show da cantora Madonna, que aconteceu no dia 04/05 na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, como parte da sua “Celebration Tour”.

 

Já no 21 de março, os equipamentos de som e de iluminação de algumas bandas que fizeram os shows no Lollapalooza 2024, em São Paulo, também desembarcaram por Viracopos. Na ocasião, foram quatro voos cargueiros que trouxeram os equipamentos de pelo menos 14 bandas que se apresentarão no festival, entre elas Blink 182 e The Offspring, Jungle, Arcade Fire, Kings of Leon, Limp Bizkit, 30 Seconds to Mars, King Gizzard and the Lizard Wizard, Hozier, SZA, Sam Smith, Phoenix, Nothing but Thieves, Omar Apollo e Greta Van Fleet.

 

Em 2023, o TECA de Viracopos também recebeu os equipamentos de bandas para o mesmo evento. Na ocasião, chegaram os volumes das bandas Billie Eilish, Twenty One Pilots, Drake, Lil Nas X, Rosalia, Tame Impala, Tove Lo, Modest Mouse, entre outros artistas.

 

Já passaram pelo TECA, por exemplo, equipamentos de shows históricos das bandas Aerosmith, Bon Jovi, Guns N' Roses, U2, Rolling Stones, Foo Fighters, Miley Cyrus, Maroon 5, Sam Smith, Coldplay, Elton John e Justin Bieber, além de diversos festivais como Rock in Rio e SP-TRIP.

 

TECA

 

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país.

 

Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber cerca de 1/3 de toda carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo.

 

Viracopos também é o aeroporto oficial do GP do Brasil de Fórmula 1 há 22 edições consecutivas. Em 2023, o Terminal de Carga recebeu novamente as aeronaves cargueiras que trouxeram os carros e todo o material das equipes que disputaram a corrida de Interlagos.

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos