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Contagem regressiva: São Paulo se prepara para sediar a NFL em 6 de setembro

 Parque Villa Lobos terá transmissão gratuita da partida entre Eagles e Packers no Brasil

A realização da partida na capital paulista faz parte do plano de expansão da marca NFL. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Falta apenas um mês para São Paulo receber a primeira partida da National Football League (NFL) a ser realizada na América do Sul. O jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers acontece no dia 6 de setembro, na Neo Química Arena. A liga de futebol americano e a prefeitura anunciaram, nesta terça-feira (06), a NFL Experience, um evento para transmissão da partida disputada no Brasil.

O NFL Experience é gratuito acontecerá entre os dias 6 e 8 de setembro, no Parque Villa-Lobos, com várias atividades como chutar a bola no poste do futebol americano e o desafio de atuar como quarterback e acertar alvos. Haverá ainda clínicas de flag football (versão sem contato do futebol americano, exibição do Troféu Vince Lombardi, dos anéis dos 58 campeões da liga e dos jogos da Semana 1 da temporada regular.

A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas passem pelo parque nos três dias da ativação. O local também contará com lojas comercializando camisas e outros artigos do futebol americano. Haverá espaços exclusivos para os fãs dos Miami Dolphins, New England Patriots, Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. Para o domingo (08/09) também está prevista a realização da NFL Run, uma corrida de pedestres com distância de 5 km em um percurso dentro do parque.

As iniciativas foram divulgadas durante coletiva com a participação do prefeito Ricardo Ricardo, do diretor-presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Gustavo Pires, e do diretor comercial e de marketing da NFL Latam, Luis Martinez. Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a prefeitura também anunciou que os trens e metrô atuarão em esquema especial, com funcionamento 24 horas do dia do jogo. “A cidade deve receber o maior número de cidadãos norte-americanos ao mesmo tempo para um único evento”, ressaltou Pires, que atuou nas negociações para trazer a partida da NFL para o Brasil.

A capital paulista é estratégica para o plano de expansão mundial da marca, denominado “NFL International Series,” iniciado em 2007 por Londres e, mais recentemente, por Munique e Frankfurt. Segundo a liga, há no Brasil 38,3 milhões de fãs da modalidade, ficando atrás apenas do México, com 39,6 milhões.

“Sempre apresentamos a cidade de São Paulo como expoente. Os três principais estádios foram visitados, o centro de controle da Polícia Militar, os centros de treinamentos, etc. Compartilhamos informações sobre a rede de saúde, hoteleira e outros serviços. A escolha de São Paulo foi surpresa para muita gente, mas para nós foi natural e resultado de todo o empenho que dedicamos nesta captação”, afirmou Pires.

Além do evento em si, a decisão da liga de futebol americano vir para São Paulo reforça uma tendência. Além de ser escolhida como a “melhor cidade global da música” pela Music Cities Events, ligada à ONU, a cidade entrou na estratégia de expansão das principais marcas esportivas internacionais.

A NFL optou pela Arena Corinthians pela capacidade de utilização do gramado, área de estacionamento para o tail gate (celebração externa, comum nos EUA), vestiários e qualidade dos camarotes.

A expectativa é que o impacto econômico da partida gire em torno de US$ 60 milhões, considerando o consumo local, o gasto médio dos turistas na cidade, o efeito na ocupação dos meios de hospedagem e arrecadação de impostos.

Negociações

As negociações para a vinda da NFL para o Brasil começaram em 2021. No ano seguinte houve uma manifestação formal de São Paulo. Em 2023, foram feitas reuniões e vistorias que abordaram os principais itens relacionados aos grandes eventos, como mobilidade, sistema de transportes, hospitalidade, segurança e infraestrutura.

O anúncio foi feito em dezembro, durante a NFL Owners Meetings, em Dallas (EUA), com a presença dos donos dos 32 times, do prefeito Ricardo Nunes e do presidente da São Paulo Turismo/SPTuris, Gustavo Pires. Além do anúncio formal, Nunes e Pires se reuniram com donos de algumas equipes interessadas em saber quais tipos de projetos podem ser desenvolvidos na capital.

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