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Mercado de manutenção de aeronaves sofre com escassez de mão de obra

 Solojet Aviação, de Jundiaí (SP), oferece mais de dez vagas na área; candidatos devem ter formação e experiência comprovada

São Paulo, agosto de 2024 - O mercado de trabalho em manutenção de aeronaves, a exemplo da aviação de negócios, está aquecido, sobretudo no pós-pandemia. Durante a crise sanitária, a aviação comercial ficou estagnada, e quem realmente precisava voar, fosse a trabalho ou a lazer, utilizou aviões e helicópteros executivos. Esse mercado cresceu durante a pandemia e não parou mais. Hoje, estima-se que cresça até 20% ao ano, tanto na compra e venda de aeronaves novas ou usadas, quanto na procura por serviços de manutenção, hangaragem, peças e acessórios.

Mas o ecossistema que gira em torno da aviação de negócios não consegue acompanhar tal crescimento. Empresas do setor têm enfrentado dificuldades em contratar profissionais para as mais diferentes áreas de atuação. A Solojet Aviação, com sede no Aeroporto de Jundiaí (SP), empresa que oferece gerenciamento, compartilhamento e manutenção de aeronaves, por exemplo, tem mais de dez vagas em aberto para vários segmentos, mas não tem encontrado profissionais disponíveis.

São vagas para estagiário, técnico e inspetor em manutenção aeronáutica, técnico especialista em aviônica (instrumentos), técnico em estrutura, analista em planejamento e controle de manutenção (PCP) e auxiliar de tapeceiro; a empresa também está à procura de consultor de vendas de aeronaves, gerente comercial e gerente operacional.

“Houve um crescimento na área fora do comum depois da pandemia. Crescemos 30% em um ano, nossos concorrentes também estão crescendo, porém, com pouca mão de obra formada e especializada, não temos gente suficiente”, afirma Celso Rocha, gerente de recursos humanos da Solojet.

Uma das principais queixas de Rocha é que não há muito incentivo nem divulgação dos cursos para se trabalhar na aviação. “Os jovens precisam de contato com a área para ver como a aviação é fascinante. Quando os recebemos aqui no hangar, percebemos o interesse deles. A área de manutenção em aviação tem um plano de carreira sólido, com uma remuneração interessante quando comparada com outras indústrias”, analisa Rocha.

Jundiaí possui apenas uma escola de formação de mecânicos aeronáuticos. “Pelo tamanho e o potencial da região, precisaríamos de mais”, pondera o gerente de RH da Solojet. De acordo com levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), há 46 escolas de formação homologadas no país. Das 633 oficinas homologadas pela entidade espalhadas pelo Brasil, 189 ficam no estado de São Paulo. Isso para um universo de pouco mais de 10,2 mil aeronaves executivas em operação no território nacional.

Para o gerente de RH da Solojet, se a indústria de aviação fizesse campanhas positivas de como é trabalhar nela, certamente despertaria o interesse de jovens em início de carreira. “Haveria também mais oportunidades de contratação. Muitas vezes esses jovens não têm orientação, não sabem qual rumo seguir, e a falta de perspectiva o faz trocar de trabalho apenas por uma pequena melhora nos benefícios oferecidos, por exemplo, sem pensar na carreira a longo prazo.”

Os interessados em concorrer a uma das vagas de trabalho oferecidas pela Solojet podem enviar currículos para recrutamento@solojetaviacao.com.br

 

Saiba mais sobre a Solojet Aviação

A Solojet Aviação é uma empresa completa no segmento de aviação executiva. Oferece serviços de compartilhamento de aeronaves, o Solojet Shares, com aeronaves Hawker 400XP e Citation X, compra e venda, atendimento, gerenciamento de aeronaves e revitalização de interiores. Por meio de sua oficina homologada para diversos modelos de aeronaves executivas pela ANAC, é também representante de importantes marcas, como a Raisbeck Engineering e a Blackhawk Modifications, que oferecem kits para upgrades aerodinâmicos e de motores para King Air.  Baseada no Aeroporto de Jundiaí (SP), se destaca por oferecer todos os serviços em um único lugar aos clientes.

Mais informações em https://solojetaviacao.com.br/

Viracopos lança programa Sea-Air, que prevê multimodalidade para a distribuição de cargas em todo o território nacional

Aeroporto é o primeiro HUB do país a realizar este serviço de consolidação de cargas originárias do modal marítimo para distribuição dentro do país

 


A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), lançou o programa Sea-Air, que consiste na operação do Terminal de Carga pelo modelo de Multimodalidade “Aéreo, Marítimo e Rodoviário” exclusivo para o atendimento da movimentação de cargas “dentro do Brasil”. Com isso, Viracopos é o primeiro aeroporto HUB do país a realizar este serviço de consolidação de cargas originárias do modal marítimo para distribuição nacional pelo modal aéreo.

 

Por meio deste novo serviço de Multimodalidade, o Terminal de Carga de Viracopos pode receber as cargas do modal Marítimo transportadas via modal rodoviário e distribuía-las pelo modal aéreo para diversos aeroportos no Brasil, utilizando a ampla malha doméstica de voos oferecidos pelo aeródromo.

 

“Viracopos mais uma vez demonstra seu pioneirismo e inovação ao oferecer mais este serviço aos seus clientes. O Sea-Air consolida Viracopos como hub logístico para empresas aéreas, agentes de carga, importadores e exportadores, ampliando seu portifólio de serviços ao mercado com a integração dos modais marítimo e rodoviário à sua inigualável infraestrutura e ampla malha aérea”, disse a Diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.

 

O projeto é coordenado pela Diretoria Comercial de Viracopos, por meio da Gerência Comercial de Cargas. (comercial.cargas@viracopos.com)

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos

RioGaleão e Abesata assinam memorando de entendimentos para fomentar a melhoria da qualidade na prestação dos serviços em solo

 O documento foi firmado nesta terça, dia 13 de agosto. O administrador aeroportuário se compromete a fomentar a certificação de empresas de handling através do programa de autorregulação do setor

O RioGaleão e a Abesata (Associação Brasileira das Empresas Auxiliares de Transporte Aéreo) assinaram nesta terça (13.08) um memorando de entendimentos com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços em solo prestados no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. 

No documento, com validade de 24 meses, a Abesata, como idealizadora do programa de autorregulação do segmento, o CRES (Certificação de Regularidade em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo), se compromete a elevar a qualidade dos serviços prestados e fomentar o crescimento harmônico da aviação brasileira. 

Do outro lado, o RioGaleão se propõe a estimular as prestadoras de serviços, tanto as de natureza operacional como de proteção, que operam no Galeão a se certificarem no âmbito do CRES. Reconhecido em todo o mundo e com 10 empresas de serviços em solo já certificadas no Brasil, o CRES permite que as Esatas (Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo) comprovem sua capacidade operacional, bem como apresentem documentação necessária para sua regularização junto aos órgãos públicos e às exigências do mercado.

Ao mesmo tempo, o certificado emitido pelo CRES proporciona às autoridades de aviação, aos operadores aéreos e aos administradores aeroportuários uma ferramenta adicional de segurança jurídica e operacional para que o risco da responsabilidade subsidiária na contratação de uma Esata seja minimizado.

“Estamos muito felizes com a adesão da RioGaleão como mais um aeroporto fomentador do nosso programa, pois, além de ser um dos aeroportos mais importantes do país, possui um Programa de Eficiência Operacional para o qual o CRES só tem a contribuir”, disse Ricardo Aparecido Miguel, presidente da Abesata. O executivo destaca que a autorregulação já nasceu com o equilíbrio do dilema gerencial entre prevenção e produção, necessário para a segurança operacional e para a saúde das empresas aéreas e aeroportos. 

Para Miguel, outro ponto importante do Memorando de Entendimentos está na possibilidade de ter acesso a dados compartilhados veiculados no Comitê de Segurança Operacional, o que vai ajudar a tornar o CRES cada vez mais relevante para a garantia da segurança de voo. “Excelência é isso, ninguém vive da armadilha do passado. Temos que valorizar as pessoas em qualquer função que ela esteja”, numa referência às expectativas dos colaboradores das empresas Certificadas no comprometimento com a qualidade dos serviços em solo, destaca Dimas Salvia, Diretor de Operações da RioGaleão, durante a solenidade.  

Estiveram presentes e também assinaram o documento o diretor-presidente do aeroporto, Alexandre José Guerra de Castro Monteiro e Marcos Roberto Eurich, Gerente de Controle e Fiscalização da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC. O representante da ANAC enalteceu a iniciativa do aeroporto e da associação em que lideram um cenário em que a agência ainda não consegue atingir a regulação pela complexidade do setor.

Entre outros, participaram da solenidade de assinatura o Major Douglas Lopes, Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão, José Mário Braz, diretor-executivo do Sineata, o sindicato patronal das empresas em solo, e os empresários Rubens Pereira Leitão Filho, da WFS Orbital, José Augusto Nascimento, da Proair, e Valter Zonato, da RP. 

O CRES é um programa de autorregulação voluntário em funcionamento. Para obter o certificado, as empresas devem passar por uma auditoria independente, que avaliará seu desempenho em dimensões regulatórias, financeiras, operacionais, ESG e pessoas. Mais informações em cres.abesata.org

Associados da Braztoa desfrutam de experiência única em São Paulo

Evento combinou cultura, história, gastronomia de alta qualidade e mostrou a capacidade da capital paulista como destino turístico

A ação contou com apresentação de Victoria di Paula, diretora na Coordenadoria de Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo. Foto: Daniel Deák/SPTuris.

A São Paulo Turismo (SPTuris), em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo (SMTur) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), organizou, nesta quarta-feira (14/08), um evento especial destinado exclusivamente aos operadores da associação, com o objetivo de evidenciar o potencial de São Paulo como o destino turístico nacional mais vendido em 2023, refletindo o crescente interesse dos turistas por suas ofertas culturais, históricas e gastronômicas.

Durante o evento, que teve início com um café da manhã no Sampa Sky, os operadores foram apresentados às diversas oportunidades de turismo na capital, além de explorarem os nichos específicos e o Calendário de Eventos Estratégicos da cidade. Em seguida, apreciaram a vista deslumbrante do Sampa Sky, que é um dos pontos turísticos mais populares e instagramáveis de São Paulo.

Os participantes tiveram uma imersão completa pela cidade. A programação seguiu com um tour a pé pelo Centro Histórico, com direito a visita à Catedral da Sé, onde foi realizado um brunch e um bate-papo com o secretário municipal de Turismo, Rui Alves. O encontro proporcionou um espaço para networking e fortalecimento da relação entre as operadoras de turismo e o destino “Cidade de São Paulo”.

Viracopos realiza com sucesso grande operação com três aeronaves de peças para a Hyundai

 Aeroporto foi escolhido pela empresa do setor automotivo por causa de sua capacidade técnica e expertise para atender grandes operações de carga


O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu, entre nos dias 11, 12 e 13 de agosto, três voos charters da companhia aérea National com aproximadamente 150 toneladas de peças automotivas para a empresa Hyundai Motor Brasil.

 

Cada voo trouxe cerca de 50 toneladas de peças e as aeronaves usadas foram Boeings 747, com origem do México. Viracopos foi escolhido pela empresa por causa de sua capacidade técnica e expertise para atender grandes operações de carga.

 

A operação de descarregamento das peças foi considerada um sucesso pelas equipes de Viracopos e pelos clientes envolvidos na importação. O agente de carga foi a Kuehne+Nagel.

 

Sobre o TECA

 

Em junho passado, o Aeroporto Internacional de Viracopos venceu o prêmio de Aeroporto de Carga do Ano na edição de 2024 da Air Cargo Week World Air Cargo Awards. A premiação foi realizada no Novo Centro Internacional de Exposições de Xangai, na China.

 

Viracopos foi o único aeroporto brasileiro a disputar a premiação como finalista. A World Air Cargo Awards é uma das principais premiações mundiais na área de logística aérea e reconhece companhias aéreas, aeroportos, agentes de carga, despachantes, agentes de vendas em geral e prestadores de serviços logísticos.

Infraestrutura

 

O TECA de Viracopos processa cerca de 1/3 de toda a carga que chega ao país pelo modal aéreo. Estrategicamente localizado entre as principais rodovias do país, o aeroporto também está posicionado entre os mais importantes polos industriais, comerciais e tecnológicos do Brasil.

 

O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 90 mil m², o TECA apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.

 

O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto também possui uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos

LABACE 2024 reúne público de mais de 17 mil pessoas durante os três dias de evento no Aeroporto de Congonhas

Principal feira da Aviação de Negócios da América Latina volta a acontecer em 2025, agora no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo


São Paulo, 14 de agosto de 2024 - A 19ª LABACE 2024 (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition) reuniu um público total de cerca de 17,5 mil visitantes durante os três dias de evento (6 a 8 de agosto), no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Repetiu, assim, o recorde de público registrado em 2023. Na feira, 144 marcas estiveram presentes (no ano anterior, haviam sido 120) e 44 aeronaves foram expostas (foram 43 em 2023).

“Para a 19ª edição, intensificamos o foco nos negócios da Aviação, nos compradores e vendedores de aeronaves, peças e serviços relacionados, expositores e representantes das marcas e nos profissionais do segmento, que influenciam na decisão de fazer aquisições. Tivemos um salto qualitativo significativo, além de termos mais expositores”, comenta Flávio Pires, CEO da ABAG (Associação Brasileira da Aviação Geral), promotora da LABACE.

Essa foi a última edição da feira em Congonhas. Em 2025, a LABACE acontecerá no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo. “Encerramos essa edição, por um lado, num clima de saudosismo, por deixar Congonhas após 19 edições. Por outro lado, nossa próxima ‘casa’, em 2025, ano em que a feira terá a sua 20ª edição, será o Campo de Marte, um aeroporto com muitas vantagens, como uma área disponível maior para o evento e localizado numa região central, próximo aos principais eixos de deslocamento de São Paulo”, afirma Flávio Pires.

“Além disso, Campo de Marte, no futuro, dará aos expositores possibilidades não disponíveis em Congonhas, como a de realizar voos de demonstração de suas aeronaves com clientes. Já os visitantes terão oportunidades como a de chegar ao evento com seus próprios aviões ou helicópteros, o chamado fly in”, prossegue o CEO da ABAG. “Esperamos fazer um evento ainda maior e melhor em 2025, embora enfrentando desafios como enfrentamos nessa edição, e para isso já começamos a trabalhar no projeto ‘Rumo a Marte’, no mesmo instante em que a LABACE 2024 se encerrou”, finaliza Flávio Pires. A LABACE 2025 já iniciou a sua comercialização para expositores e patrocinadores.

Sobre a ABAG

A ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) foi criada em 1992 para defender os direitos e interesses das empresas que atuam em um segmento aeronáutico diverso e complementar às linhas aéreas regulares. A Aviação Geral é também conhecida como Aviação de Negócios, pois é composta por pessoas e organizações que operam aeronaves como forma de apoio a seus negócios. Isso inclui os operadores de táxis-aéreos (entre eles os que operam no transporte aeromédico, no setor de óleo & gás e na conectividade das comunidades isoladas da Amazônia), a aviação agrícola, os aeroclubes, as escolas de aviação e as aeronaves de frotas empresariais.

Contagem regressiva: São Paulo se prepara para sediar a NFL em 6 de setembro

 Parque Villa Lobos terá transmissão gratuita da partida entre Eagles e Packers no Brasil

A realização da partida na capital paulista faz parte do plano de expansão da marca NFL. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Falta apenas um mês para São Paulo receber a primeira partida da National Football League (NFL) a ser realizada na América do Sul. O jogo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers acontece no dia 6 de setembro, na Neo Química Arena. A liga de futebol americano e a prefeitura anunciaram, nesta terça-feira (06), a NFL Experience, um evento para transmissão da partida disputada no Brasil.

O NFL Experience é gratuito acontecerá entre os dias 6 e 8 de setembro, no Parque Villa-Lobos, com várias atividades como chutar a bola no poste do futebol americano e o desafio de atuar como quarterback e acertar alvos. Haverá ainda clínicas de flag football (versão sem contato do futebol americano, exibição do Troféu Vince Lombardi, dos anéis dos 58 campeões da liga e dos jogos da Semana 1 da temporada regular.

A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas passem pelo parque nos três dias da ativação. O local também contará com lojas comercializando camisas e outros artigos do futebol americano. Haverá espaços exclusivos para os fãs dos Miami Dolphins, New England Patriots, Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. Para o domingo (08/09) também está prevista a realização da NFL Run, uma corrida de pedestres com distância de 5 km em um percurso dentro do parque.

As iniciativas foram divulgadas durante coletiva com a participação do prefeito Ricardo Ricardo, do diretor-presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Gustavo Pires, e do diretor comercial e de marketing da NFL Latam, Luis Martinez. Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a prefeitura também anunciou que os trens e metrô atuarão em esquema especial, com funcionamento 24 horas do dia do jogo. “A cidade deve receber o maior número de cidadãos norte-americanos ao mesmo tempo para um único evento”, ressaltou Pires, que atuou nas negociações para trazer a partida da NFL para o Brasil.

A capital paulista é estratégica para o plano de expansão mundial da marca, denominado “NFL International Series,” iniciado em 2007 por Londres e, mais recentemente, por Munique e Frankfurt. Segundo a liga, há no Brasil 38,3 milhões de fãs da modalidade, ficando atrás apenas do México, com 39,6 milhões.

“Sempre apresentamos a cidade de São Paulo como expoente. Os três principais estádios foram visitados, o centro de controle da Polícia Militar, os centros de treinamentos, etc. Compartilhamos informações sobre a rede de saúde, hoteleira e outros serviços. A escolha de São Paulo foi surpresa para muita gente, mas para nós foi natural e resultado de todo o empenho que dedicamos nesta captação”, afirmou Pires.

Além do evento em si, a decisão da liga de futebol americano vir para São Paulo reforça uma tendência. Além de ser escolhida como a “melhor cidade global da música” pela Music Cities Events, ligada à ONU, a cidade entrou na estratégia de expansão das principais marcas esportivas internacionais.

A NFL optou pela Arena Corinthians pela capacidade de utilização do gramado, área de estacionamento para o tail gate (celebração externa, comum nos EUA), vestiários e qualidade dos camarotes.

A expectativa é que o impacto econômico da partida gire em torno de US$ 60 milhões, considerando o consumo local, o gasto médio dos turistas na cidade, o efeito na ocupação dos meios de hospedagem e arrecadação de impostos.

Negociações

As negociações para a vinda da NFL para o Brasil começaram em 2021. No ano seguinte houve uma manifestação formal de São Paulo. Em 2023, foram feitas reuniões e vistorias que abordaram os principais itens relacionados aos grandes eventos, como mobilidade, sistema de transportes, hospitalidade, segurança e infraestrutura.

O anúncio foi feito em dezembro, durante a NFL Owners Meetings, em Dallas (EUA), com a presença dos donos dos 32 times, do prefeito Ricardo Nunes e do presidente da São Paulo Turismo/SPTuris, Gustavo Pires. Além do anúncio formal, Nunes e Pires se reuniram com donos de algumas equipes interessadas em saber quais tipos de projetos podem ser desenvolvidos na capital.

Experience Expo reúne organizadores de eventos no Distrito Anhembi

 Encontro promove discussões inovadoras e apresenta cases relevantes do cenário nacional e internacional

A primeira edição do Experience Expo, feira de negócios e congresso organizado pela União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), está fomentando discussões no setor e oferecendo apresentações de cases relevantes no cenário nacional e internacional. O evento, que ocorre nos dias 1 e 2 de agosto no Distrito Anhembi, conta com a participação da São Paulo Turismo.

A feira acontece paralelamente aos congressos. Foto: Jose Cordeiro / SPTuris.

Estreante em 2024, o Experience Expo vai além de uma plataforma de networking; é um gerador de oportunidades de negócios e um promotor de trocas de conhecimento, atuando como um catalisador de inovações para os setores de eventos B2B e B2C. Com uma programação robusta, oferece uma experiência completa e enriquecedora para todos os participantes.

Os congressos temáticos, realizados simultaneamente à feira, ocorrem nos dois dias do evento. Serão 16 palestras, totalizando mais de 20 horas de conteúdos paralelos em dois auditórios exclusivos. O Experience Expo apresenta as principais tendências do setor, demonstrando que experiências bem planejadas e implementadas impulsionam o mundo dos negócios no Brasil.

Pedro Pauli, representante da SPTuris, falou sobre a negociação para trazer a NFL para o Brasil. Foto: Jose Cordeiro / SPTuris.

Pedro Pauli, diretor Jurídico e de Conformidade da São Paulo Turismo, que atuou na captação da partida da NFL em São Paulo, abriu o último painel do dia: “NFL no Brasil – A cidade de São Paulo atraindo eventos internacionais e se posicionando como uma referência global”. Ele discutiu o tema ao lado de Márcio Luna, gerente geral da Neo Química Arena, e André Turci, representante da Effect Sport, agência responsável pela NFL no Brasil. O painel foi intermediado por PO Almeira, presidente executivo da Ubrafe.

Da esquerda para a direira: PO Almeira (Ubrafe), Márcio Luna (Neo Química), Pedro pauli (SPTuris) e Andre Turci (Effect Sports). Foto: Jose Cordeiro / SPTuris

Pauli destacou a história e a reformulação da São Paulo Turismo e todo o trabalho de captação do futebol americano. “Sempre apresentamos São Paulo como expoente. Eles reconheceram a capacidade da cidade e a NFL é a cereja do bolo para os grandes eventos que estamos trazendo para a capital paulista. Sabemos organizar grandes eventos, e será assim no dia 6 de setembro”, afirmou.

Com mais de 60 marcas expositoras, a feira de negócios também se estende pelos dois dias do evento, ocupando uma área de 5 mil m² de exposição, com visitação gratuita. O público cadastrado pode participar de diversas palestras gratuitas no palco EEx e de Master Classes no auditório Celso Furtado.

Aeroporto de Brasília está com voos diários para Lisboa

A TAP, responsável pela operação, aumentou a frequência semanal de seis para sete voos diretos de Brasília para a capital portuguesa


Brasília, 2 de agosto de 2024 - A TAP Air Portugal, aumentou a frequência de voos no Aeroporto de Brasília. Agora, a capital federal está com voos diários para Lisboa. A empresa estava operando seis voos por semana e, por conta da demanda, incluiu mais um voo na malha área do Distrito Federal.
Somente no primeiro semestre de 2024, a TAP transportou mais de 70 mil passeiros de Brasília para Lisboa e vice-versa. Um aumento de 6% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Uma novidade foi o aumento de turistas portugueses para o Brasil, utilizando o Aeroporto de Brasília como porta de entrada. O aumento foi de 30% nestes seis primeiros meses, em comparação ao 1º semestre de 2023, conforme o painel de dados da Embratur. Este novo voo representa uma possibilidade de acréscimo de 2 mil passageiros por mês o que permite à companhia aérea expandir ainda mais sua conectividade, beneficiando turistas e empresários com mais um voo direto para a Europa.
Os voos acontecem sempre no período da tarde, e o tempo de duração do trajeto até Portugal é de cerca de nove horas. A companhia realiza o voo com o moderno A330 Neo, com 298 assentos, sendo 34 de executiva.
"O voo diário gera mais uma oportunidade para os brasilienses e para os portugueses. Uma oportunidade de atrair mais turistas, mais negócios para ambas as cidades", conta Daniel Dumaresq, gerente de Negócios Aéreos da Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília.
A TAP completou 17 anos de operação em Brasília no último dia 17 de julho, e hoje é a empresa aérea internacional com mais tempo de serviço em Brasília.
O voo da empresa aérea é uma ligação importante da capital do Brasil com a Europa. A TAP possui uma capilaridade de cerca de 50 destinos na União Europeia. E o Aeroporto de Brasília também segue sendo um importante centro de conexão de voos, ligando o país de Norte a Sul. O único terminal aéreo com voos diretos para todas as capitais brasileiras.