Páginas

São Paulo Best Week garante descontos e promoções até dia 30

 Entrada gratuita em museus, descontos em lojas e parques infantis, promoções em hotéis, bares e restaurantes fazem parte da "melhor semana na cidade"

Começou esta semana e vai até o dia 30 de dezembro a São Paulo Best Week (SPBW), período de promoções e descontos em hotéis, restaurantes, lojas, museus e centros culturais, serviços, bares e restaurantes da capital paulista. A iniciativa é da São Paulo Turismo/SPTuris, empresa da Prefeitura, como forma de diminuir a queda de atividade que normalmente acontece nos últimos dias do ano.

As ofertas que podem ser consultadas pelo site www.cidadedesaopaulo.com/spbw

O funcionamento é simples: basta mostrar o card digital, no próprio celular ou então impresso. Todos os cards estão disponíveis no site da SPBW.

“Além dos descontos, turistas e moradores podem aproveitar melhor o que a cidade oferece, já que nessa época do ano há menos trânsito e os transportes coletivos ficam mais vazios”, explica Gustavo Pires, presidente da SPTuris.

Entre outros, participam da SPBW os restaurantes La Casserole, Esther Rooftop e Azulejo; os bares Brahma, Guanabara e Orfeu; os hotéis InterContinental (Alameda Santos), Bourbon Ibirapuera e Holiday Inn Anhembi; os Museus do Futebol e da Língua Portuguesa, a Caixa Cultural e o Centro Cultural Banco do Brasil, o Parque da Mônica, o Zoológico e a Roda Rico.

A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), Breakfast Weekend, Coletivo Pinheiros, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), Ohtels, Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), União dos Lojistas da 25 de Março (Univinco25), Visite Centro de São Paulo e Visite São Paulo.


Com quase 700 aeronaves, Nordeste tem primeiro evento de aviação geral em outubro

A região abriga 46 aeródromos no Ceará, onde será realizada a primeira edição do AviationXP Nordeste, na região metropolitana de Fortaleza.


Dados obtidos pelo Anuário de Aviação 2023, organizado pelo Instituto Brasileiro de Aviação, mostram que o Nordeste possui uma frota de 698 aeronaves de aviação geral e o Brasil possui a segunda maior frota da categoria no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Ao todo, são 13.565 aeronaves. Além disso, a região Nordeste está conectada ao país através dos aeroportos e dos aeródromos. Só no Ceará, são 46 aeródromos; seguido de Pernambuco, com 41; no Rio Grande do Norte, 16; nas Alagoas, 15; na Paraíba, 13; em Sergipe, 3; e na Bahia, chegam a 135 aeródromos.

O Anuário ainda informa que, em 2022, foram realizadas mais de 150 mil operações de aviação executiva, movimentando cerca de 88 milhões de passageiros nesse período. A expectativa é que, até o final deste ano, o Brasil alcance 10.000 aeronaves no segmento de aviação executiva.

A primeira edição do Aviation XP Nordeste será no Aeródromo Dias Branco, aeroporto localizado em Jaboti, no município de Eusébio (CE). O evento, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro, promete impulsionar o setor da aviação ao reunir um público seleto de aviadores, empresários do ramo e potenciais compradores. Haverá exposição de aeronaves e empresas qualificadas de aviação geral, com o objetivo de promover negócios e networking.

O formato de evento já está consolidado no Centro-Oeste e também no Sul, e agora chega ao Nordeste. Na mais recente edição, em Goiânia, o Aviation XP recebeu 3.660 visitantes e 14 modelos de aeronaves.

Proibição de uso de celulares no lado restrito do aeroporto deve ser ampliada para outras localidades

 Medida foi alvo de protesto de parte de funcionários do aeroporto de Guarulhos, provocando, entre atrasos (maior que 15 minutos) e cancelamentos, impacto em 40% dos voos programados para o dia 03 de outubro no maior aeroporto do país


A proibição do uso de celulares no chamado lado AR do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, provocou uma série de manifestações e protestos na semana passada por parte de funcionários que prestam serviços em solo no aeroporto. O movimento causou atrasos e cancelamentos e foi classificado como ilegal, pois se posiciona contra a portaria da Receita Federal ALF/GRU nº 57, criada para ampliar a segurança do sítio aeroportuário. A novidade é que a restrição deverá ser ampliada para outros aeroportos no país.

Após reunião com diversas outras autoridades, a Receita Federal anunciou na semana passada o estudo para ampliar a proibição ao uso de celulares na área restrita em outros aeroportos do país também para aumentar a segurança contra o terrorismo e o combate ao tráfico de drogas. As quadrilhas de tráfico internacional de entorpecentes têm aliciado trabalhadores com acesso às bagagens dos passageiros para manipular as etiquetas e as malas. Com o auxílio de celulares e de mensagens de texto e imagem, passam informações para os demais integrantes da quadrilha, como ficou comprovado em investigação da Polícia Federal.

No dia seguinte às manifestações do dia 03, tendo como referência ação penal de 2020 sobre tráfico de drogas, o Ministério Público Federal convocou representantes das empresas aéreas, das empresas de apoio em solo, da administração aeroportuária de Guarulhos, dos sindicatos dos trabalhadores, e convidou também diversas autoridades públicas para uma reunião de emergência. Houve consenso no sentido de que medidas de restrição nas áreas sensíveis são necessárias e caracterizou como ilegal as manifestações.

A recente portaria publicada pela Receita estabelece que os colaboradores que transitam em áreas sensíveis de GRU Airport não devem usar aparelhos que captam imagens, sendo assim, está proibido o uso de celulares sem o controle das autoridades nestas áreas.

Para garantir que os colaboradores não fiquem incomunicáveis, desde agosto as empresas que prestam serviços no sítio aeroportuário criaram um canal de emergência, através do qual os colaboradores possam ser contatados a qualquer momento. Foi viabilizado também local para armazenagem dos celulares particulares dos colaboradores, quando necessário. Além disso, as empresas adquiriram centenas de celulares e tabletes, bem como respectivos softwares, para fazer frente às necessidades das operações aéreas e das normas da Receita Federal.

“O movimento de paralisação de alguns trabalhadores na semana passada foi considerado irregular: além de contestarem a determinação de autoridade pública, prejudicaram passageiros do Brasil todo, pois voos cancelados em Guarulhos criam uma onda de atrasos nas demais linhas aéreas. Os grevistas se esqueceram que optaram por trabalhar numa atividade essencial, e isso não é brincadeira”, disse Ricardo Aparecido Miguel, presidente da Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo). E completa: “Para aqueles que são extremamente dependentes do celular e não querem se submeter à central de emergência criada pelas empresas de ground handling resta partir para outros desafios, fora dos pátios de aeronaves, terminais de passageiros e carga aérea”.

Hoje, as empresas de ground handling no Brasil respondem por 95% das operações em solo, desde a limpeza de aeronaves, com foco na sua desinfecção, transporte terrestre e atendimento de passageiros, tripulantes, check-in, manuseio de carga, canal de inspeção - security - para embarque de passageiros, bagagens e cargas aéreas, entre outras modalidades.

 Mais informações em www.abesata.org

Fretamento de helicópteros para o GP São Paulo de F1 deve crescer 40% este ano

 Nos últimos três anos, a Flapper tem oferecido voos compartilhados e fretamentos sob demanda para o GP São Paulo em Interlagos. Com demanda aquecida, preço por assento varia a partir de R$ 2.990

No dia 5 de novembro, o Autódromo de Interlagos sedia o GP São Paulo de F1, com etapas classificatórias nos dias 3 e 4.  Localizado a cerca de 20 quilômetros do centro de São Paulo, o fretamento de helicópteros através da plataforma Flapper é uma solução para quem não quer perder tempo no trânsito intenso. A demanda está aquecida este ano, com previsão de crescimento de 40% em relação a 2022, quando aconteceram 30 voos compartilhados. 

Para levar mais conforto aos espectadores, a Flapper oferece opções de fretamentos até São Paulo e traslado de helicóptero até o lugar do evento. Para quem já está na capital paulista, o serviço mais procurado é o traslado de helicóptero, com saída do Heliponto Blue Tree (SSOA), na Av. Faria Lima. Operados no confiável helicóptero Airbus Esquilo, os voos compartilhados serão oferecidos em duas frequências e já estão disponíveis no site da empresa (flyflapper.com):

  • Os horários de saída para o treino de sábado serão às 12h e 12h30, com retorno 17h30 e 18h. 
  • No dia do GP, a ida será às 11h e 11h30, com retorno às 17h e 17h30. 

O preço por assento está em R$ 2.990,00 por pessoa e trecho. Já os clientes de fretamentos sob demanda podem escolher entre mais de seis diferentes tipos de aeronaves, incluindo modelos Esquilo B2, B3 e helicópteros biturbina EC135, H145, Airbus EC150, Agusta A109 e Bell 429.

Além destas operações fixas, a Flapper continuará atuando com o fretamento exclusivo ou compartilhado partindo de outras regiões de São Paulo. Ao todo, serão mais de 20 helipontos na região, incluindo locais como Guarulhos, Aeroporto de Catarina, Avenida Paulista, Alphaville, Osasco e Grande ABC, que podem ser demandados através do próprio aplicativo. Confira abaixo como cotar voos para as rotas mais populares:

Todos os voos da Flapper contarão com cervejas de cortesia fornecidas pela Heineken, uma das patrocinadoras da F1. A parceria entre as marcas, iniciada durante o The Town deste ano, continuará em todos os demais eventos do ano, onde a Flapper atua como fornecedora de helicópteros.

Para essa edição, a Flapper também oferece fretamento de aeronaves para quem quiser vir de outros Estados para acompanhar o evento. De acordo com o sistema de cotações disponíveis no site da Flapper, um voo de até uma hora a bordo de um jatinho Citation CJ2 custará pelo menos R$ 39.000. Saindo de Ribeirão Preto a dica é fretar um Pilatus PC-12 por R$ 29.900, com até oito lugares. 


Para Paul Malicki, CEO da Flapper, a demanda está aquecida. “Estamos prevendo um aumento de 40% na reserva tanto de aeronaves quanto de helicópteros para a edição deste ano. Os dados coletados durante nossas operações sob demanda serão utilizados para o lançamento futuro de voos autônomos operados por aeronaves híbridas-elétricas de decolagem vertical (eVTOL).”

Aeroporto de Viracopos deve receber 330 mil passageiros no feriado prolongado

 No mesmo período, que envolve a véspera e a volta do feriado, estão previstos 2.383 pousos e decolagens


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 330 mil passageiros entre os dias 05/09 (terça-feira) e 12/09 (terça-feira) por causa do feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil. Durante esse período de oito dias, que inclui a véspera e a volta do feriado, estão previstos 2.383 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros na pista do aeroporto.

 

Os dias de maior movimento de passageiros durante esses oito dias são esperados para quarta-feira (06/09), com 46,6 mil pessoas, na segunda-feira (11/09), com uma expectativa de 46,1 mil pessoas, e na terça-feira (12/09), com 44,5 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.

 

Os dias de maior movimento de aeronaves na pista durante o feriado prolongado devem ser registrados nesta quarta-feira (06/09), com 338 pousos e decolagens, segunda-feira (11/09), com 336 voos, e na terça-feira (12/09), com 330 pousos e decolagens.

 

O horário de pico de movimento de pessoas esperado para esta quarta-feira é entre 17h e 23h50. Já na segunda-feira, os horários de maior movimento de passageiros devem ficar entre 5h e 10h.

 

Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste, Centro-Oeste e do Norte do país, além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória, cidades do interior de São Paulo, além de Forte Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA).

 

A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.

 

Voos internacionais

Estão previstos 79 pousos e decolagens de voos internacionais no período de terça-feira (05/09) a terça-feira (12/09), sendo 40 voos de chegada e 39 voos de partida para o exterior.

 

Os 79 voos internacionais de chegada e de partida devem transportar 23,1 mil passageiros pelo terminal internacional, sendo que os dias de maior movimentação também devem ser registrados na quarta-feira (06/09), com 3.025 pessoas embarcando ou desembarcando do exterior, e no domingo (10/09), com 3.116 passageiros.

 

Cargueiros

Além do movimento intenso de aeronaves de passageiros, também estão previstos para o mesmo período mais 293 pousos e decolagens de aeronaves cargueiras de 18 companhias aéreas nacionais e internacionais que, somados aos 2.383 voos de passageiros, totalizam 2.676 voos no período.

 

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos

Parceria entre Flapper e The Town permite chegar de helicóptero direto no evento

Festival de música, que vai até o dia 10 de setembro, tem traslados de helicóptero na área interna do evento, a partir de R$ 13 mil para aeronaves de 5 a 8 pessoas


O The Town, um dos maiores festivais de música de São Paulo, vai até o próximo dia 10 de setembro com a novidade: voos de helicóptero sob demanda, que pousam direto no heliponto de Interlagos. A plataforma de mobilidade aérea Flapper é responsável pelos fretamentos sob demanda, programados para os dias 7, 9 e 10 de setembro. Os voos são feitos com helicópteros Esquilo, voos em biturbinas e transfers aéreos compartilhados, a partir de R$ 2.600,00 por assento.

Os voos têm como destino o Heliporto do Kartódromo Ayrton Senna, dentro do complexo do Autódromo de Interlagos e estão disponíveis exclusivamente para clientes que adquiriram os ingressos VIP para o festival. As reservas estão sendo efetuadas através do aplicativo da Flapper pelo valor de a partir de R$ 13.000 para aluguel de um transfer privativo no helicóptero Esquilo. Já os voos em biturbinas, como Agusta AW109, estão sob consulta. Há igualmente a possibilidade de transfers aéreos compartilhados através da modalidade Pool, com valores que se iniciam em R$2.600 por assento.

Os embarques acontecem de meeting points, como o Aeroporto Campo de Marte e Blue Tree Faria Lima. Todos os voos de helicóptero têm como destino o Heliporto do Kartódromo Ayrton Senna, localizado no Autódromo de Interlagos.

A Flapper também oferece o fretamento de asas rotativas, a partir de outras regiões de São Paulo. Ao todo, são mais de 20 helipontos na cidade, incluindo Alphaville, Av. Paulista, Guarulhos, Aeroporto de Catarina e Grande ABC (região de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema). Para estes casos, os valores podem ser conferidos diretamente na plataforma de cotações da empresa, disponível em seu aplicativo.

Com mais de 235 horas de música, o novo festival tem em seu line-up grandes nomes da música mundial como Post Malone, Bruno Mars, Demi Lovato, Ne-Yo Maroon 5 e Foo Fighters. Ocupando 360 mil metros quadrados do Autódromo de Interlagos, o The Town espera reunir 500 mil fãs, espalhados por seis palcos, para criar uma atmosfera de som, cultura e arte na cidade de São Paulo.

Alta liderança de LATAM e Delta se reúne pela primeira vez no Brasil para tratar da Joint Venture

Encontro de dois dias foi realizado na Academia Corporativa LATAM (São Paulo) e no Centro de Manutenção da LATAM (Guarulhos)

Acordo estratégico une mais de 120 destinos sul-americanos do grupo LATAM a mais de 200 destinos norte-americanos da Delta

São Paulo, 31 de agosto de 2023 - A LATAM Airlines e a Delta Air Lines acabaram de realizar em São Paulo a edição do terceiro trimestre do seu Joint Venture Leadership Team Meeting. O encontro, que já ocorreu anteriormente em Atlanta, Santiago, Bogotá e Miami, reuniu cerca de 40 líderes sêniores da LATAM e Delta para tratar dos avanços da sua Joint Venture, iniciada em outubro de 2022. O encontro de dois dias foi realizado na Academia Corporativa LATAM (São Paulo) e no Centro de Manutenção da LATAM (Guarulhos). Representaram a LATAM Jerome Cadier (CEO da LATAM Brasil), Martin St George (vice-presidente Comercial do Grupo LATAM), Paulo Miranda (vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM) e Andreas Schek (diretor de Vendas e Marketing do Grupo LATAM). Representaram a Delta Alex Antilla (vice-presidente da Delta Air Lines para América Latina), Luciano Macagno (diretor geral da Delta Air Lines para a América Latina, Caribe e Sul da Flórida) e Mercedes Martinez Ballesty (diretora da Delta Air Lines para a América Latina).

O primeiro dia de atividades, em 28 de agosto, incluiu uma visita guiada ao CML (Centro de Manutenção da LATAM), em Guarulhos, dando aos executivos e representantes de agências de viagens convidados a oportunidade de ver pessoalmente o funcionamento dessa importante instalação. No almoço deste dia foi servido o prato “Amazônia Encantada", criado pela chef Débora Shornik e servido nos voos internacionais de longa duração (acima de sete horas) da LATAM que decolam do Brasil como parte do projeto Sabor à Brasileira.

Em 29 de agosto, o encontro teve continuidade na Academia Corporativa LATAM, zona sul de São Paulo, e a agenda de reuniões contou com temas como desempenho comercial, experiência do cliente e distribuição e vendas.

Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, reforçou a importância do encontro em São Paulo. “A Joint Venture cria para o cliente da LATAM e da Delta uma rede de voos incomparável nas Américas. Já avançamos neste primeiro ano para gerar a melhor conectividade possível e encontros como esse colocam todo o time na mesma página para evoluirmos ainda mais juntos".

“O acordo de Joint Venture da Delta com a LATAM completará um ano em outubro e já apresenta resultados incríveis. No Brasil, especificamente, a LATAM inaugurou, no começo de agosto, a rota São Paulo-Los Angeles, a única opção direta entre o Brasil e a Costa Oeste dos Estados Unidos. E, em dezembro, a Delta lançará o voo sazonal entre o Rio de Janeiro e Nova York-JFK. Estamos fazendo grandes progressos para conectar de forma cada vez melhor os Estados Unidos e o Brasil, e vice-versa”, disse Alex Antilla, vice-presidente da Delta para a América Latina. “Para continuarmos avançando no nosso objetivo de conectar as Américas como nunca, ampliando cada vez mais as rotas e os benefícios para nossos clientes, encontros como o JVLT são extremamente importantes, pois permitem uma maior integração entre ambas as equipes e um aprofundamento na cultura da empresa parceira, algo que a Delta preza muito”.


A JOINT VENTURE LATAM-DELTA

O acordo estratégico entre o grupo LATAM e a Delta Air Lines tem resultado em uma melhor conectividade, unindo os mais de 120 destinos sul-americanos atendidos pelo grupo LATAM aos mais de 200 destinos norte-americanos atendidos pela Delta. A partir da implementação de sua joint venture, em outubro de 2022, o grupo LATAM e a Delta Air Lines aumentaram a sua capacidade em 75%, e essa parceria é a número um em participação de mercado, medida em passageiros, bem como em número de voos entre Nova York e América do Sul e entre Los Angeles e América do Sul.

Desde o começo da parceria, as companhias têm trabalhado para oferecer aos seus clientes as melhores experiências tanto em solo quanto no ar. As aéreas já compartilham terminais em aeroportos como Nova York (JFK), Boston (BOS), Orlando (MCO), São Paulo/Guarulhos, Lima (Peru), Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile), além de permitir o acesso de seus clientes a 53 lounges Delta Sky Club nos Estados Unidos e cinco LATAM Lounges na América do Sul.

Os clientes dos programas de fidelidade LATAM Pass e Delta SkyMiles podem acumular e resgatar pontos/milhas e usufruir de benefícios Elite recíprocos ao voar com a outra companhia aérea. Dependendo da categoria de membro do programa de passageiro frequente, os benefícios incluem:

Isenção da tarifa de seleção de assento nos voos da LATAM
Embarque prioritário
Assentos preferenciais
Check-in prioritário
Franquia adicional de bagagem
Gestão de bagagem prioritária
Verificação de segurança prioritária por meio do TSA

SÃO PAULO-LOS ANGELES SEM ESCALAS E OUTROS LANÇAMENTOS

Em 1º de agosto, vale lembrar, foi inaugurado o voo direto São Paulo/Guarulhos-Los Angeles da LATAM, primeiro lançamento para o mercado brasileiro resultante da Joint Venture. Além de ser a única rota direta entre o Brasil e Los Angeles, o novo voo permite conexões com a Delta Air Lines para mais de 20 destinos nos Estados Unidos, incluindo São Francisco, Las Vegas e Seattle.

Outra rota recém-inaugurada, a qual começou em 1º de julho, foi Bogotá-Orlando, operada pela LATAM Colômbia. Além disso, outubro trará o início de novas rotas e frequências adicionais, incluindo o voo entre Miami e Medellín (LATAM Colômbia), Lima e Atlanta (LATAM Peru) e Atlanta e Bogotá (Delta Air Lines). A expansão da joint venture continuará em dezembro, com o relançamento, pela Delta Air Lines, da rota entre Atlanta e Cartagena, além de uma nova rota da Delta de Nova York/JFK para o Rio de Janeiro/Galeão.













O Joint Venture Leadership Team Meeting foi realizado em São Paulo nos dias 28 e 29 de agosto. 

Crédito: Ruy Hiza.

"Status do voo na palma das mãos!”: Aeroportos Brasil Viracopos e ZenFly oferecem acompanhamento do voo pelo WhatsApp aos passageiros

Sempre que houver uma atualização sobre o status do voo pela empresa aérea, as pessoas receberão uma mensagem pelo aplicativo

*Crédito das fotos: Isabella de Assis/Viracopos

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos e a startup ZenFly se uniram em um projeto piloto para oferecer uma nova dimensão de comodidade aos passageiros que viajam pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Esta parceria inovadora permite que os viajantes acompanhem o status de seus voos diretamente em seus dispositivos móveis por meio do aplicativo WhatsApp.

Para utilizar esse novo recurso, os passageiros simplesmente precisam escanear o QR Code disponibilizado no aeroporto e, em seguida, eles serão direcionados a digitar os quatro números do voo no aplicativo WhatsApp. A partir desse momento, sempre que houver uma atualização sobre o status do voo pela empresa aérea, os passageiros receberão instantaneamente uma mensagem pelo WhatsApp com as informações mais recentes. Os passageiros poderão conhecer o status do voo antes mesmo de saírem de casa.

“Esta iniciativa está alinhada com o compromisso contínuo da Aeroportos Brasil Viracopos em oferecer comodidades aos seus passageiros. Esta nova facilidade é mais um passo em direção a um futuro de viagens aéreas mais eficientes e livres de estresse, demonstrando que Viracopos está sempre atento às necessidades e expectativas dos passageiros”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marco Beme.

Painéis de voo

As mensagens enviadas pelo WhatsApp serão as mesmas atualizadas nos painéis de voo. Com esta iniciativa, os viajantes podem desfrutar da conveniência de saber sobre alterações de voo, cancelamentos ou mudanças de portão de embarque no seu celular, sem a necessidade de ficar em pé em frente ao monitor de voos.

À medida que esse projeto piloto avança, a Aeroportos Brasil Viracopos e a ZenFly estão ansiosas para receber o feedback dos passageiros e aprimorar ainda mais essa solução.

“Compreender o comportamento do passageiro e mapear a sua jornada pelo aeroporto nos mostrou que uma das necessidades dos passageiros - de verificar o status do voo - poderia ser melhorada, trazendo facilidade e conveniência”, disse Daniela Fantinati, Assessora de Gestão de Qualidade e Experiencia do Cliente.

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente de Manaus para São Paulo sagui ameaçado de extinção para reprodução e conservação da espécie

Animal estava sob os cuidados do CETAS/IBAMA de Manaus e foi enviado para São Paulo/Guarulhos

Sagui será encaminhado ao Parque Ecológico de São Carlos (SP) para integrar o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira

Em 2023, 56 animais já foram transportados gratuitamente pelo Avião Solidário da LATAM para proteger ecossistemas brasileiros

São Paulo, 25 de agosto de 2023 - Um macho de sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) juvenil recebeu um novo lar na última quinta-feira (24) após ser transportado gratuitamente de Manaus para São Paulo/Guarulhos pelo Avião Solidário. Há mais de 10 anos, o programa da LATAM coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, Meio Ambiente e Catástrofes. O transporte tem a finalidade de parear e conservar a espécie, ameaçada de extinção.

O animal foi resgatado em dezembro de 2022 depois de ser atropelado. Após procedimentos cirúrgicos, foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA) de Manaus. Por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, decidiu-se por seu envio ao Parque Ecológico de São Carlos, interior de São Paulo, para pareamento com uma fêmea da mesma espécie, conforme diretrizes do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira, sob coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ação é parte de uma estratégia para conservação que tem como premissa ampliar a viabilidade genética da espécie no Brasil.

O animal foi embarcado pela LATAM Cargo em um voo direto que partiu de Manaus às 10h55 (hora local) e pousou em São Paulo/Guarulhos às 15h40 (hora local). De lá, foi transportado via terrestre ao Zoológico de São Carlos. O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de 3,9 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para cinco horas um percurso que levaria mais de 55 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal. Nos próximos dias, o sagui deve passar por um processo de adaptação antes de ser introduzido ao novo lar.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL

Com o transporte do sagui-de-coleira, chega a 56 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.

Além dos 56 animais, em 2023 o programa Avião Solidário já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, transportou 18 toneladas de cargas em emergências, transportou 758 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.


Animal estava sob os cuidados do CETAS/IBAMA de Manaus e foi enviado para São Paulo/Guarulhos (Imagem: CETAS/IBAMA Manaus)

Sagui será encaminhado ao Parque Ecológico de São Carlos (SP) para integrar o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-coleira (Imagem: CETAS/IBAMA Manaus)

LATAM Pass e Nomad anunciam parceria para recompensar em pontos conversões em dólar para novos clientes no Brasil

Clientes do quarto maior programa de fidelidade do mundo que abrirem conta com a fintech receberão até 6 pontos LATAM Pass a cada dólar convertido; parceria amplia o cardápio de acúmulo do programa no Brasil

Fintech busca ampliar sua base de mais de 1 milhão de usuários ativos no Brasil ao oferecer condições especiais aos viajantes brasileiros da maior companhia aérea da América do Sul

São Paulo, 24 de agosto de 2023 – O LATAM Pass, quarto maior programa de fidelidade do mundo, e a Nomad, fintech que oferece conta e investimentos em dólar para brasileiros, iniciaram, nesta semana, uma parceria que amplia o cardápio de opções de acúmulo aos clientes do quarto maior programa de fidelidade do mundo, além de atrair novos usuários para a fintech, especialista na facilitação de transações internacionais com simplicidade, segurança e economia. A ação recompensa clientes LATAM Pass que abrirem suas contas Nomad com seis pontos a cada dólar convertido.

Para ter acesso aos benefícios da ação, os clientes devem baixar o aplicativo da Nomad e inserir o código "LATAMPASS6MIL" para cadastro e abertura da conta. A iniciativa, que celebra o início da parceria entre as duas marcas, é válida para a primeira remessa de câmbio realizada em até 15 dias nas contas Nomad abertas entre 22 de agosto e 21 de setembro, com limite de 6 mil pontos.

"Essa é a primeira de uma série de ações que queremos celebrar com a Nomad para reforçar o LATAM Pass como o programa com mais benefícios aos brasileiros. Essa parceria representa mais um passo para ampliarmos cada vez mais as opções de acúmulo aos nossos clientes. É nosso compromisso tornar o LATAM Pass cada vez mais próximo dos brasileiros de forma positiva e recompensadora, até mesmo na hora de converter o câmbio para suas viagens internacionais", afirma Martin Holdschmidt, diretor geral do LATAM Pass no Brasil.

Para Ernani Assis, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nomad, a parceria entre as marcas visa expandir a base de clientes da fintech, que já ultrapassa a marca de 1 milhão de usuários ativos no Brasil. "A Nomad entende que os viajantes brasileiros estão sempre buscando formas de economizar nas viagens e obter benefícios exclusivos. A parceria com a LATAM nos permite unir forças com uma empresa que sempre valorizou a experiência de seus clientes e possui um dos maiores programas de fidelidade do mundo", explica o executivo.

A parceria também oferece aos novos clientes o dobro de vantagens: além da pontuação no LATAM Pass, a conversão de reais para dólares no app Nomad também gera pontos no programa de fidelidade Nomad Pass, que dá acesso à Sala VIP da Nomad no aeroporto de Guarulhos, câmbio com taxa operacional reduzida e envio gratuito da versão física do cartão de débito internacional.


PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DA CAMPANHA

Inserir o código de convidado "LATAMPASS6MIL" no momento do cadastro;
Concluir o envio de documentos e receber confirmação de abertura da conta;
Converter o valor mínimo de R$ 500 em até quinze (15) dias após a conta aprovada no app;
Ganhe 6 pontos a cada dólar remetido com limite de 6.000 pontos;
Os pontos LATAM Pass serão depositados em até 10 dias úteis após a operação de câmbio.

COMO ABRIR UMA CONTA NOMAD

Para abrir a conta da Nomad é preciso baixar o aplicativo para Android, na Play Store, ou para IOS, na App Store. Com o app instalado, é só clicar em “Fazer cadastro” e preencher os dados. Todo o processo para abrir a conta é gratuito e é feito diretamente do celular.

O QUE É O LATAM PASS?

O LATAM Pass é o programa de fidelidade oficial da LATAM Airlines, sendo atualmente o quarto maior do mundo. O programa oferece várias maneiras de acumular pontos. Em seu marketplace, o Shopping LATAM Pass, são mais de 50 parceiros varejistas em um só lugar para resgate de pontos e compras em dinheiro, e o cliente também é recompensado com pontos.

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente de Manaus para São Paulo ariranha ameaçada de extinção para reprodução e conservação da espécie

Animal estava sob os cuidados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, e foi transportado para São Paulo/Guarulhos

Ariranha será encaminhada ao Parque Ecológico de Americana, no interior paulista, para conservação e pareamento da espécie

Em 2023, 55 animais foram transportados gratuitamente pelo Avião Solidário da LATAM para proteger ecossistemas brasileiros

São Paulo, 23 de agosto de 2023 - Um macho de ariranha (Pteronura brasiliensis) recebeu um novo lar na última quarta-feira (23), após ser transportado gratuitamente de Manaus para São Paulo/Guarulhos pelo programa Avião Solidário da LATAM. Há mais de 10 anos, o programa coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes.

A ariranha foi resgatada em maio deste ano no município de Uarini, interior do Amazonas, e encaminhada para cuidados dos profissionais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus. Por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, os veterinários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), decidiram que o seu melhor destino seria o Parque Ecológico de Americana, interior paulista, que dispõe de experiência e estrutura para receber, conservar e parear a espécie.

O transporte de Manaus para São Paulo também atende à estratégia dos Programas de Cativeiro Oficiais, coordenados pelo ICMBio e pela AZAB, para organizar o manejo de espécies, orientar as melhores destinações e pareamentos, além de traçar um planejamento de longo prazo.

O animal foi embarcado pela LATAM Cargo em um voo que partiu de Manaus às 3h (hora local), realizou uma conexão em Brasília, e foi desembarcado em São Paulo/Guarulhos às 10h50 (hora local). De lá, foi transportado via terrestre pelos profissionais do Parque Ecológico de Americana. O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de 3,9 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para sete horas um percurso que levaria mais de 55 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal. Nos próximos dias, o animal será solto em seu novo recinto.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL

Com o transporte do macho de ariranha, chega a 55 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.

Além dos 55 animais, em 2023 o programa Avião Solidário já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, transportou 18 toneladas de cargas e 758 pessoas, e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.



Ariranha será encaminhada ao Parque Ecológico de Americana, no interior paulista, para conservação e pareamento da espécie (Imagem: Richard Hatakeyama/ICMBio)



Animal foi resgatado em maio deste ano no município de Uarini, interior do Amazonas, e encaminhada para cuidados dos profissionais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (Imagem: Richard Hatakeyama/ICMBio)

SP+Digital: cidade de São Paulo reconhece o trabalho dos influenciadores digitais

Entre mais de 200 inscritos foram selecionados 33 perfis que divulgam a agenda de eventos, a gastronomia, a cultura e o turismo da capital paulista nas redes sociais; encontro marcou o início da comemoração dos 470 anos da cidade



O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, participou da premiação dos influenciadores digitais, com Gustavo Pires, presidente da SPTuris, e Marcelo Mugnaini, diretor da Roda Rico

O prefeito Ricardo Nunes participou na terça-feira (22) da premiação de 33 dos principais criadores e influenciadores digitais que divulgam a vida cultural, gastronômica, os eventos e o turismo da cidade de São Paulo nas redes sociais. Todos receberam o troféu SP+Digital, iniciativa da São Paulo Turismo (SPTuiris – empresa municipal de eventos e turismo), como forma de reconhecer o trabalho desses profissionais.

O projeto começou a ser desenvolvido no ano passado e, no primeiro trimestre de 2023, teve a adesão de mais de 200 influenciadores interessados. Para chegar ao grupo selecionado foram considerados o histórico das publicações, o engajamento de público, a temática principal e o número de seguidores.

No encontro, realizado na Roda Rico, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou o crescimento de 33% no número de turistas que visitaram a capital nos últimos doze meses. “Temos potencial para crescer muito mais. A iniciativa de vocês de divulgar a nossa cultura, gastronomia e turismo é fundamental para mostrar a cidade e trazer mais gente para conhecê-la”, disse o prefeito.

O evento de premiação serviu também para o início das ações do aniversário da capital paulista. A data oficial é 25 de janeiro, porém este ano a intenção é deixar de ser apenas uma celebração oficial de um dia.

“Queremos que a sociedade civil, como os centros e institutos culturais, os coletivos, os museus, as associações de classe e os produtores de eventos apresentem sugestões, ampliando a oferta, não se limitando apenas ao dia do aniversário”, afirma Gustavo Pires, presidente da SPTuris.

“Em uma cidade tão diversa não precisamos ficar restritos aos eventos oficiais, organizados apenas pelo poder público. Temos que estimular a criatividade, incentivar a participação de todos em uma festa que pode e deve durar muito mais que um dia. Vamos fazer uma agenda temática, a SP470”, disse Pires.

Os interessados em fazer sugestões ou apresentar ideias vinculadas ao aniversário da cidade devem entrar no www.spturis.com/sp470 .


Veja abaixo os perfis selecionados:

A Vida no Centro - @avidanocentro.sp

Aonde ir em SP - @aondeiremsp

Aqui tem São Paulo - @aquitemsaopaulo

Bora Aí - @boraai_sp

Carlos Tramontina - @carlostramontina

Coisos On The Go - @coisosonthego

Desbrava São Paulo - @desbravasaopaulo

Experimente SP - @experimente.sp

Fefa Pelo Mundo - @fefapelomundooficial

Fizemos Um Rolê - @fizemosumrole

Guia Dog Friendlly - @guiadogfriendly

Guia SP 24h - @guiasp24h

Iguaria SP - @iguariasp

José Norberto Flesch - @jnflesch

Na Paulista - @napaulista

Nova Gazeta do Ipiranga - @novagazetadoipiranga

Parelheiros News - @parelheirosnews

Parelheiros Turístico - @parelheirosturistico

Prazerices - @prazerices

Roteiro SP - @roteiro.sp

São Paulo City - @saopaulocity

São Paulo Sem Mesmice - @saopaulosemmesmice

São Paulo Urbana - @saopaulourbana

SP Crianças - @spcriancas

SP da Garoa - @spdagaroa

SP Lovers - @splovers

SP4You - @sp4you

Tatuapé Bairro - @tatuapebairro

Thiago Adorno - @thiagoadorno

Todas as Mães em Viagem - @todasasmaesemviagem

Turistando SP - @turistandosp

Vila Buarque - @vilabuarque

Viva SP Cultura - @vivasp_cultura


Aeroporto de Viracopos investe em tecnologia Wi-Fi 6 no terminal de passageiros

Viracopos adota novo padrão de rede sem fio Wi-Fi 6 no Terminal de Passageiros; instalação foi concluída em julho deste ano


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), implantou um novo sistema de Wi-Fi 6 no Terminal de Passageiros para possibilitar que sejam conectados muito mais dispositivos ao mesmo tempo, sem reduzir a velocidade ou causar congestionamento na rede. Além disso, diversos pontos de baixa cobertura de sinal dentro do terminal foram melhorados. O projeto foi conduzido pela Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos em parceria com 3Corp Technology, empresa integradora do fabricante da solução Huawei AirEngine.

A nova tecnologia, denominada Wi-Fi 6, teve a instalação concluída no mês julho deste ano e oferece uma conexão mais estável e rápida aos passageiros, em especial em dispositivos de última geração IOS e Android, capazes de atingir uma velocidade de até 1Gb por segundo. Pelos menos 35 mil pessoas embarcam ou desembarcam diariamente por Viracopos. O terminal de passageiros tem 178 mil m² de área construída.

“O Wi-Fi 6 é fundamental para transformar a maneira como oferecemos o serviço no Aeroporto Internacional de Viracopos, permitindo aos passageiros, colaboradores e cessionários uma melhor experiência e maior qualidade no uso da tecnologia sem fio”, explica Guilherme Dalto, Gerente de Sistemas e TI de Viracopos.

A transição para conexões mais contínuas e experiências integradas está acontecendo em um ritmo acelerado em todo o mundo. Conexão sem fio com alta capacidade é fundamental para a expansão e melhoria da qualidade dos serviços, dos negócios e dos clientes do aeroporto que utilizam do acesso por meio de dispositivos móveis. Atualmente, há muito mais dados sendo transmitidos em dispositivos diferentes por conta de jogos e arquivos em alta resolução, sendo baixados e carregados ao mesmo tempo, criando congestionamentos na rede. Contudo, a nova tecnologia de ponta possibilita melhor desempenho e disponibilidade, proporcionando uma experiência produtiva aos passageiros.


Estabilidade

O novo padrão de conexão sem fio garante uma maneira mais eficiente para lidar com essa quantidade crescente e diversificada de diferentes tipos de tráfego. O Wi-Fi 6 une eficiência, flexibilidade, segurança e estabilidade para transmissões, conexões e informações para os passageiros do Aeroporto Internacional. Ademais, prepara um caminho de inovação e transformação na prestação dos serviços aeroportuários por meio do emprego de uma enorme gama de dispositivos de IoT e sua potencialização através da associação e emprego de Inteligência Artificial, o que está nos objetivos da Concessionária do aeroporto.

“Com a instalação do novo sistema de Wi-Fi, Viracopos melhora significativamente o serviço que é um dos mais requisitados pelos nossos clientes do terminal de passageiros. Embora já tenhamos um nível elevado de satisfação, nossa busca pela melhoria é contínua, visando sempre alcançar a excelência e melhorar a experiência dos passageiros em suas viagens por Viracopos”, disse o Diretor de Operações de Viracopos, Marco Beme.

Segundo Filipe Silva, Diretor Comercial Sul/Sudeste da 3CORP, a empresa tem mais de 23 anos de atuação no mercado TIC. “Somos pioneiros na implantação de redes WiFi para Rodovias, Aeroportos e Portos, e estamos muito felizes em ter sido escolhidos pelo Aeroporto de Viracopos para o projeto de revitalização da rede WiFi, onde utilizamos a tecnologia WiFi 6 da Huawei, líder no segmento de comunicação sem fio para ambientes indoor e outdoor.”

*Crédito das fotos: Divulgação/Viracopos

Aeroporto de Brasília recebe exposição em comemoração aos 150 anos de Santos Dumont

Réplica do avião Demoseille e painéis que contam a trajetória do Pai da Aviação fica aberta até o dia 28 de agosto, das 7h às 22h.


Brasília, 18 de agosto de 2023 – O Aeroporto de Brasília recebe, até o dia 28 de agosto, no saguão de desembarque, uma exposição em comemoração aos 150 anos de Santos Dumont. São 15 painéis que narram a trajetória do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira e um protótipo do Demoiselle, aeronave desenvolvida pelo inventor, que voou pela primeira vez em 1907. A mostra é uma parceria da Inframerica com a Força Aérea Brasileira (FAB).

O Demoiselle, feito por Santos Dumont, foi um dos primeiros aeroplanos do mundo. Dumont não patenteava suas ideias e deixava à disposição de quem quisesse replicá-las, porque dizia que suas obras deveriam ser partilhadas à humanidade. Após estudos e alterações realizadas por Dumont, o design do Demoiselle com a adição de cauda vertical para melhor estabilidade e controle, são a base conceitual para as mais modernas aeronaves até os dias atuais.

A mostra no terminal brasiliense faz parte de uma série de divulgações da história de Dumont e a sua importância para a aviação mundial.

A abertura da exposição aconteceu na quarta-feira (16) com o corte da fita de inauguração pelo vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, e pelo Major Brigadeiro do Ar, Ary Soares Mesquita. A Banda da Base Aérea do Aeroporto de Brasília se apresentou com músicas clássicas e modernas. Os bonecos de Santos Dumont e da mascote da FAB, o Fabinho, fizeram a alegria dos passageiros, distribuindo tchauzinho e tirando fotos com adultos e crianças.


Serviço

Exposição Demoiselle em comemoração ao aniversário de 150 anos de Santos Dumont

Local: Piso de desembarque do Aeroporto de Brasília, área pública

Data: De 16 a 28 de agosto

Hora: Das 7h às 22h

Classificação livre e entrada gratuita.

LABACE 2023 bate recorde de público em três dias

Foram mais de 17 mil pessoas, 120 marcas e 43 aeronaves no Aeroporto de Congonhas


Realizada na semana passada, no Aeroporto de Congonhas, a LABACE 2023 recebeu 17.342 participantes e visitantes ao longo dos três dias, 26% a mais em relação a 2022.

Considerado o maior evento de aviação de negócios da América Latina, a feira atraiu visitantes de todo o país e do exterior. Pilotos, proprietários de aeronaves, profissionais da área, empresários e outros interessados na aviação de negócios estiveram em Congonhas para ver as novidades do mercado, acompanhar os investimentos e as tendências do segmento e se informar nas palestras e painéis da feira.

Mais de 120 marcas participaram desta edição, em que foram expostas 43 aeronaves na área estática. A LABACE tem sido o melhor espaço para o início de novas negociações, networking, lançamento de produtos e fechamento de negócios.

“O evento acontece em um momento em que a aviação de negócios vai muito bem em todo o mundo e abre novas perspectivas para todas as áreas, incluindo além de comercialização de aeronaves novas e usadas, a manutenção, a venda de sobressalentes, o gerenciamento e compartilhamento de aeronaves, além de forte incremento em operações aeroportuárias e outros”, disse Flávio Pires, CEO da Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), organizadora do evento. Segundo ele, a organização apostou em um evento mais sofisticado, focado exclusivamente no público de aviação corporativa e executiva, e o resultado foi bastante positivo.

Desde o início da pandemia, o segmento da aviação geral experimenta um notável crescimento. Atualmente, o Brasil conta com uma importante frota de aeronaves, totalizando 9.696 unidades operacionais, que incluem turboélices, jatos, aviões com motores convencionais e helicópteros.

Entre junho de 2022 e junho de 2023, a frota de jatos expandiu-se em 7,0%, enquanto o número de helicópteros a turbina aumentou 7,0%, impulsionado pela retomada da operação offshore. Notavelmente, a frota de aeronaves turboélice teve um impressionante crescimento de 12,7% %, em grande medida devido ao bom momento vivido pelo agronegócio brasileiro. Estes números ilustram um cenário de fortalecimento e diversificação no setor da aviação de negócios no país, enfatizando a importância dessa área no atual contexto socioeconômico, bem como no aumento da capacidade e conectividade do transporte aéreo nacional.

O ciclo de palestras também movimentou bastante a LABACE 2023. Os principais temas foram sustentabilidade no setor, incluindo o SAF (Sustainable Aviation Fuel), dos chamados carros elétricos (e-VTOL) e do bom momento da aviação de negócios.

A próxima edição da LABACE está programada de 6 a 8 de agosto de 2024. Mais informações em www.labace.com.br


Oito passeios imperdíveis para o mês de férias no Polo de Ecoturismo de São Paulo

Diversos atrativos possuem atividades para crianças em região do extremo sul, dentro da capital paulista

Para quem tem crianças em casa, o mês de julho costuma ser desafiador para encontrar atividades durante esse período de férias escolares. E se a ideia é oferecer contato com a natureza, uma visita ao Polo de Ecoturismo de São Paulo - Parelheiros, Marsilac, Ilha do Bororé é a oportunidade perfeita para ter experiências únicas dentro da capital paulista.

Localizado na região extremo sul da cidade, há vários atrativos com programação que agradam ao público infantil e também aos adultos, para todos curtirem juntos em família e convidar os amigos. Há esportes aquáticos em parque de aventura, trilhas em meio a muito verde, vivências em sítios de agroecologia e produtos orgânicos.

Confira abaixo uma relação de sete sugestões de lugares para conhecer e passear, tudo sem sair de São Paulo.


Parques Naturais Municipais (PNMs)


PNM Itaim. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris


São quatro parques com entrada gratuita e diversas opções de trilhas, brinquedos naturalizados (feitos com material da própria natureza), área para piqueniques, pontos de observação de pássaros e outras atividades. Confira mais informações de cada um dos parques:

· PNM Jaceguava

· PNM Varginha

· PNM Itaim

· PNM Bororé


Borboletário de São Paulo


Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris


Além de visitar o jardim onde estão as borboletas, é possível conhecer o laboratório onde as lagartas são manipuladas e cuidadas. E há outras atividades inclusas na entrada, como um labirinto gigante, piscina de lama, passeio de caiaque, oficinas de circo e de foguete, minigolfe e trilhas. O local abre somente em dias específicos conforme programação e, em julho, terá apenas seis datas disponíveis, aos finais de semana, nos dias: 1, 2, 8, 23, 29 e 30.

Mais detalhes: https://polodeecoturismosp.com/places/borboletario-de-sao-paulo-2/


SelvaSP Ecoaventura


Foto: Daniel Deák/ SPTuris


Para aqueles que gostam de emoção e adrenalina, este é o local perfeito para aventura em meio à natureza e em águas de rio limpo em plena capital paulista, com atividades como rafting, boia-cross, tirolesa, stand up paddle, trilhas e muito mais. É necessário fazer agendamento e escolher o Day Use no parque de aventura ou atividades específicas com valores cobrados à parte.

Conheça: https://polodeecoturismosp.com/places/selva-sp/


Colônia Fest



A 16ª edição da festa alemã acontece dias 7, 8 e 9 de julho no Largo da Igreja de Colônia/ Parelheiros (na Rua Jackson Pollock), com apresentações de danças folclóricas, opções gastronômicas e mais atrações. Perfil oficial: https://www.instagram.com/coloniafestoficial/



Clube do Rincão

Apesar de ser época do inverno, o clube aquático tem piscinas climatizadas, assim como quadras poliesportivas, campo de futebol, trilha ecológica, parque de diversão e muitas atividades para passar um dia todo com a família. Nos dias 15 e 16 de julho está programada Festa Juliana no local com ingressos limitados.

Saiba mais: https://polodeecoturismosp.com/places/clube-do-rincao/


Recanto Paraíso


Foto: Daniel Deák/ SPTuris


A região de Parelheiros tem o nome por causa das parelhas, corridas de cavalos que aconteciam na região no século 19. E no Recanto Paraíso é possível ter experiência equestre montando em cavalos e jumentos do local. É preciso fazer agendamento e vestir trajes adequados.

https://polodeecoturismosp.com/places/recanto-paraiso/


RPPN Sítio Curucutu

A Reserva Particular do Patrimônio Natural Sítio Curucutu é a primeira reserva ambiental dentro da cidade de São Paulo, e possui uma rica fauna, com destaque para as antas, veados e mais de 200 espécies de aves registradas pela região, que atraem os praticantes de birdwatching.

No dia 30 de julho (domingo) haverá uma passarinhada para uma experiência única de observação de aves com crianças. O horário da atividade será das 8h às 12h, com vagas limitadas no valor de R$ 60 para adultos e R$ 40 para crianças.


The Roça Park


Foto: Daniel Deák/ SPTuris


O sítio tem estrutura para receber os visitantes – onde servem café da manhã ou almoço –, são apresentadas as plantações do local, e é possível ter contato com alguns animais criados no espaço, prática de turismo ecológico e familiar. Existem trilhas para fazer caminhada e um inusitado passeio de trator que encanta os pequenos – e adultos também. https://www.instagram.com/therocapark/


Siga as redes sociais do Polo de Ecoturismo de São Paulo:

· Instagram @polodeecoturismosp

· Youtube @polodeecoturismosp

· TikTok @polodeecoturismosp

· Facebook @polodeecoturismosp


LATAM Cargo recebe sua 18ª aeronave cargueira e assume a liderança no transporte de flores na América do Sul

 Chegada do novo Boeing 767-300 BCF amplia a frota do grupo LATAM Cargo e aumenta a sua capacidade de transporte de flores em mercados estratégicos da região, como Colômbia e Equador


Aeronave também fortalece a rede de destinos que o grupo LATAM Cargo oferece a partir de seu hub em Miami; em maio, foi inaugurada a nova rota cargueira Miami-São José dos Campos


São Paulo, 28 de junho de 2023 - Com a chegada do mais novo Boeing 767-300 BCF à sua frota, o grupo LATAM Cargo assume a liderança no transporte de flores na América Latina. A aeronave é a 18ª cargueira do grupo, e amplia a sua oferta de importação e exportação na Colômbia e no Equador, com sete novas frequências saindo de Quito (Equador), Bogotá e Medellín (Colômbia). Com isto, o grupo aumenta em 20% a sua capacidade para o mercado de flores e se consolida como líder deste mercado entre América do Sul e Estados Unidos.


Em um período de quatro anos, a LATAM Cargo conseguiu triplicar a sua operação partindo de Medellín e Bogotá, passando de 12 voos em 2019 para 35 em 2023. No Equador, a presença do grupo cresceu em 131% nesses quatro anos, de 13 decolagens semanais em Quito no ano de 2019 para cerca de 30 em 2023. "Nosso plano de ampliação de frota está respaldado no compromisso que estabelecemos com nossos clientes para atender às suas necessidades de longo prazo, e é uma resposta direta a este compromisso. A chegada desta aeronave somada ao aumento significativo de frequências em rotas estratégicas posicionam o grupo LATAM Cargo como líder no transporte de um dos produtos mais icônicos da América do Sul: as flores da Colômbia e do Equador", afirma Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo.


A chegada da nova aeronave também fortalece a rede de destinos que o grupo LATAM Cargo oferece a partir de seu hub em Miami. Nas últimas semanas, foram inauguradas as novas rotas cargueiras entre Miami e São José dos Campos (Brasil), Guayaquil (Equador), São Domingos (República Dominicana), São Salvador (El Salvador) e Georgetown (Guiana Inglesa). Este esforço está alinhado com a proposta de valor do grupo de fornecer aos clientes acesso a um maior número de destinos na América Latina. 


LATAM CARGO OFERECE A MAIOR CONECTIVIDADE DO BRASIL


Atualmente, a LATAM Cargo atende 49 destinos no Brasil e conecta o País com outros 19 no exterior. A empresa realiza os seus transportes em aeronaves cargueiras e na barriga de 90% da frota de aeronaves de passageiros da LATAM. Em todo o mundo, o grupo LATAM opera atualmente uma frota de 18 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e BCF. 


Como resultado no Brasil, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM Cargo é a atual líder do transporte internacional de cargas aéreas se considerada a operação somada de todas as suas subsidiárias com atuação no País: LATAM Brasil, LAN Chile, LAN Peru, ABSA e LAN Cargo. 

Chegada do novo Boeing 767-300 BCF amplia a frota do grupo LATAM Cargo e a sua capacidade de transporte de flores em mercados estratégicos da região, como Colômbia e Equador (Imagem: Divulgação LATAM Cargo)