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Arrumar a mala com cuidado pode evitar dores de cabeça com a bagagem nas viagens de avião nestas férias

 Com aeroportos lotados, dicas para arrumar a mala de mão e garantir a identificação da bagagem são essenciais para não ter transtorno nas viagens nacionais e internacionais

Em plena alta temporada de verão, pequenos detalhes podem evitar transtornos na hora do embarque. Além de chegar com antecedência de duas horas para voos nacionais e três horas para voos internacionais, o cumprimento de pequenas regras pode facilitar o check-in. Pouca gente sabe, por exemplo, que bebidas com teor alcoólico acima de 40% não podem ser transportadas por serem consideradas inflamáveis.

Na hora de fazer sua mala, é bom prestar atenção na bagagem de mão. O peso máximo permitido é até 10 kg, com dimensão máxima de 35 x 55 cm. Objetos perfurantes, alimentos, líquidos em garrafas sem rótulos não podem ser transportados. Até mesmo o filtro solar está proibido na bagagem de mão. Para garantir a segurança, mantenha ainda objetos de valor e uma troca de roupa com sua bagagem de bordo.

Se não fizer questão de ter a mala de mão a seu alcance, as empresas aéreas favorecem o despacho voluntário, em que o passageiro pode despachá-la sem custo adicional.

Para a bagagem despachada, o limite de peso para voos nacionais e internacionais é de 23 kg. A dimensão não é preocupação das empresas aéreas. Etiquetagem com dados, com nome e endereço e ainda fitas que facilitem a identificação são facilitadores no transporte.

E não são somente os passageiros que precisam estar atentos à bagagem. Com a alta temporada, os funcionários do check-in também têm de ter atenção redobrada. “As informações precisam ser rechecadas e a conferência de bilhetes sempre deve estar presente, sendo confirmada pelos passageiros”, afirma o supervisor de check-in da Real Aviation, Tiago Chaves de Sousa.

Em caso de extravio, Tiago também alerta que é imprescindível que a falta da bagagem seja anunciada imediatamente no balcão da empresa aérea. “Às vezes, com a troca de informação via rádio ainda conseguimos localizar a bagagem. Informações do que havia dentro da mala são importantes para a rápida identificação e o retorno mais rápido possível ao proprietário.”

Para garantir um check-in mais rápido, os dados do passageiro podem ser confirmados eletronicamente 24 horas antes do embarque. É possível imprimir os QRCodes dos bilhetes aéreos ou mantê-los no celular, acessível mesmo off-line. A recomendação é ter sempre em mãos documentos originais, como RG e passaporte, na bolsa. Antes de embarcar, todos devem confirmar os voos no site dos aeroportos e não esquecer que é preciso calcular com folga o tempo de deslocamento até o aeroporto.

LATAM cresce e começa 2023 com oferta de assentos quase 80% maior no Rio de Janeiro

Crescimento nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont é observado na comparação da operação de janeiro de 2023 com a do mesmo mês em 2022

LATAM deve operar mais de 3.600 voos domésticos e internacionais nos dois aeroportos da capital fluminense em janeiro de 2023, superando os 2.320 voos operados em janeiro de 2022

São Paulo, 10 de janeiro de 2023 – A LATAM vai aumentar em quase 80% a sua oferta de assentos (medida em ASK*) no Rio de Janeiro (aeroportos do Galeão e Santos Dumont) em janeiro de 2023 na comparação com o mesmo mês de 2022. Ao todo, a companhia vai operar mais de 3.600 voos domésticos e internacionais em janeiro de 2023 nos dois aeroportos da capital fluminense, superando os 2.320 voos operados em janeiro de 2022. Ao todo, Galeão e Santos Dumont contam com voos regulares da LATAM para 18 destinos no Brasil e no exterior.

O crescimento da LATAM no Rio de Janeiro reforça o compromisso da empresa com o próprio Brasil. Mais eficiente após a saída do seu processo de Capítulo 11, a LATAM tem retomado e ampliado de forma sustentável as suas operações no País. Atualmente, já voa para 54 aeroportos brasileiros, o maior número de destinos nacionais da sua história no País, e se prepara para iniciar operações em Passo Fundo (RS) em março deste ano.

Como aponta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, “a operação no Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont) é importante para a composição e conectividade da malha aérea da LATAM no País, principalmente entrada e saída para desenvolvermos as viagens de negócios e lazer na capital fluminense”.

Nesta alta temporada (entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023), a LATAM também opera 822 voos extras nos dois aeroportos do Rio de Janeiro. O volume é comparado com a operação dos meses de outubro e novembro de 2022. A partir do Santos Dumont, a companhia aérea reforça a conectividade com os destinos domésticos: São Paulo/Congonhas (241 voos extras), São Paulo/Guarulhos (76 voos extras), Brasília (59 voos extras), Belo Horizonte/Confins (55 voos extras) e Vitória (53 voos extras). Nas rotas operadas do Galeão, a empresa incrementa a conectividade com o mercado internacional por: Buenos Aires com os aeroportos Ezeiza e Aeroparque (84 voos extras) e Santiago (71 voos extras).


(crédito: divulgação LATAM)

Com frota de cinco aeronaves, Solojet projeta um ano de crescimento da empresa

 Com duas aeronaves voando, duas sendo preparadas para operar e uma quinta em processo de aquisição, o programa de compartilhamento Solojet Shares, lançado há um ano, caiu no gosto do brasileiro que já tem aeronave e precisa aumentar a disponibilidade e também de quem ainda não havia adquirido

A Solojet Aviação, empresa do segmento de aviação executiva, fecha o ano de 2022 com otimismo, com a consolidação do programa de compartilhamento de aeronaves e projeta um 2023 ainda melhor, com a ampliação da frota de compartilhados para 5 aeronaves. “Estamos muito satisfeitos com a receptividade do programa, lançado há pouco mais de um ano, e mais ainda com a possibilidade de termos mais cotas para vender, com a chegada de mais três aeronaves, duas já em preparação e uma em processo de aquisição”, disse André Bernstein, CEO da Solojet Aviação. Segundo ele, não está fácil comprar aeronaves usadas no mercado mundial e a empresa conseguiu mais duas para atender às necessidades dos nossos clientes. 

Segundo o executivo, a rápida expansão da frota mostra que estão no caminho certo, tanto do modelo de negócios, o compartilhamento, quanto a escolha da aeronave, o Hawker 400. “O cliente fica muito confortável quando percebe que oferecemos não apenas o compartilhamento, mas o pacote completo de serviços, incluindo uma oficina credenciada para fazer a manutenção, equipe de interiores, capaz de não apenas fazer toda a reforma interna da aeronave, mas ajustar pequenos problemas do dia a dia.”

No programa Solojet Shares, é possível adquirir uma cota da aeronave com valores a partir de US$ 550 mil (25% de participação na propriedade). Dessa forma, a aeronave é dividida entre quatro proprietários, assim como os custos fixos, mas cada um paga apenas os custos operacionais dos próprios voos.

Para quem ainda não conhece, o Hawker 400 é um jato executivo, de modelo robusto e ótima performance e custo-benefício. A aeronave tem capacidade para transportar até oito passageiros na cabine mais confortável e espaçosa da categoria, com 305 pés cúbicos.

Com um teto operacional de 45 mil pés e altitude de cabine de 8.000 pés, o Hawker proporciona voos muito mais confortáveis e com menor turbulência. O modelo atinge velocidade máxima de 450 nós / 833 km/h e tem alcance máximo de 1400 milhas náuticas / 2.592 km. Ou seja, é capaz de fazer um trajeto de São Paulo até Recife sem escalas, por exemplo.