Com aeroportos lotados, dicas para arrumar a mala de mão e garantir a identificação da bagagem são essenciais para não ter transtorno nas viagens nacionais e internacionais
Em plena alta temporada de verão, pequenos detalhes podem evitar transtornos na hora do embarque. Além de chegar com antecedência de duas horas para voos nacionais e três horas para voos internacionais, o cumprimento de pequenas regras pode facilitar o check-in. Pouca gente sabe, por exemplo, que bebidas com teor alcoólico acima de 40% não podem ser transportadas por serem consideradas inflamáveis.
Na hora de fazer sua mala, é bom prestar atenção na bagagem de mão. O peso máximo permitido é até 10 kg, com dimensão máxima de 35 x 55 cm. Objetos perfurantes, alimentos, líquidos em garrafas sem rótulos não podem ser transportados. Até mesmo o filtro solar está proibido na bagagem de mão. Para garantir a segurança, mantenha ainda objetos de valor e uma troca de roupa com sua bagagem de bordo.
Se não fizer questão de ter a mala de mão a seu alcance, as empresas aéreas favorecem o despacho voluntário, em que o passageiro pode despachá-la sem custo adicional.
Para a bagagem despachada, o limite de peso para voos nacionais e internacionais é de 23 kg. A dimensão não é preocupação das empresas aéreas. Etiquetagem com dados, com nome e endereço e ainda fitas que facilitem a identificação são facilitadores no transporte.
E não são somente os passageiros que precisam estar atentos à bagagem. Com a alta temporada, os funcionários do check-in também têm de ter atenção redobrada. “As informações precisam ser rechecadas e a conferência de bilhetes sempre deve estar presente, sendo confirmada pelos passageiros”, afirma o supervisor de check-in da Real Aviation, Tiago Chaves de Sousa.
Em caso de extravio, Tiago também alerta que é imprescindível que a falta da bagagem seja anunciada imediatamente no balcão da empresa aérea. “Às vezes, com a troca de informação via rádio ainda conseguimos localizar a bagagem. Informações do que havia dentro da mala são importantes para a rápida identificação e o retorno mais rápido possível ao proprietário.”
Para garantir um check-in mais rápido, os dados do passageiro podem ser confirmados eletronicamente 24 horas antes do embarque. É possível imprimir os QRCodes dos bilhetes aéreos ou mantê-los no celular, acessível mesmo off-line. A recomendação é ter sempre em mãos documentos originais, como RG e passaporte, na bolsa. Antes de embarcar, todos devem confirmar os voos no site dos aeroportos e não esquecer que é preciso calcular com folga o tempo de deslocamento até o aeroporto.