Aeronave movida a diesel e modelo especial italiano para patrulhamento e topografia são algumas das novidades para a Aviatrade

 Evento que acontece no Aeroporto de Jundiaí nos dias 9 e 10 de novembro conta com a participação de empresas como Tecnam, Aerostore Aviation, Blue SKY Network, Azul Conecta, Aerotrading, Vulcanair, X5 company e F/List.

A segunda edição da Aviatrade, entre os dias 9 e 10 de novembro, traz importantes novidades para o segmento de aviação. Uma delas é a apresentação oficial para o mercado brasileiro da P2010TDI, aeronave pioneira no mercado, com motor a diesel. “Será a introdução da aeronave ao mercado brasileiro e também da estrutura da empresa no Brasil, incluindo vendas e manutenção, segurança, desempenho e inovação”, disse Gervásio Tanabe, sócio diretor da Tecnam Aircraft.

Outra atração do evento é uma aeronave multimissão, campeã de vendas na Europa, a P68C, fabricada pela Vulcanair. Trata-se de um modelo robusto, econômico e seguro, bastante utilizado em outros países para levantamentos de topografia, patrulhamentos e missões militares. A Vulcanair aposta na P68C para os segmentos pesados do agronegócio, assim como aeromedicina.

Além dessas empresas, a segunda edição da Aviatrade vai contar com a participação de empresas como Aerostore Aviation, Blue SKY Network, Azul Conecta, Aerotrading, X5 company e  F/List. O evento acontece mais uma vez no Aeroporto de Jundiaí e tem como foco o mercado de aeronaves monomotor, leve e desportiva da aviação geral. Os visitantes também poderão fazer voos de demonstração de aeronaves de fabricantes nacionais e internacionais.

A Aviatrade é o lugar perfeito para quem deseja comprar a primeira aeronave ou acaba de ingressar no mercado de aviação. Pois haverá estandes de empresas especializadas em diversos segmentos como upgrade de aviônicos, remodelagem de interior, limpeza especializada, hangaragem, treinamento específico para a tripulação, contratação de seguro, negociação de inspeção pré-compra e manutenções programadas, entre outros.

No ano passado, a Aviatrade recebeu 3.300 visitantes durante os dois dias de feira, movimentando mais de R$ 10 milhões em negócios e se tornando uma data importante do calendário oficial de eventos da região.

A feira é realizada em uma área de 8 mil m² no aeroporto e possui parcerias com confrarias, clubes de relacionamento e trabalho de relações públicas e para atender aos mais diferentes públicos.

Mais informações - https://aviatrade.com.br/

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente do Pará para São Paulo ariranha ameaçada de extinção

Transporte tem como objetivo a reprodução do animal no Aquário de São Paulo para contribuir com o aumento da população da espécie

Somente em 2022, programa da LATAM focado em Valor Compartilhado transportou mais de 130 animais silvestres no Brasil

Caroço no Aquário de São Paulo (Crédito: Divulgação)

São Paulo, 31 de outubro de 2022 - A LATAM, por meio de seu Avião Solidário - programa que já beneficiou mais de 130 milhões de pessoas e 4.600 animais na última década - realizou na última sexta-feira (28/10) o transporte gratuito de uma ariranha (Pteronura brasiliensis), maior espécie de lontra do mundo, entre Marabá (PA) e São Paulo (SP).

O indivíduo, batizado de Caroço, foi transportado de Marabá para São Paulo/Congonhas nos voos LA3511 e LA4517, e chegou ao destino às 22h15 (hora local). A instituição de origem do animal é o BioParque Vale Amazônia, localizado na Floresta Nacional de Carajás, município de Parauapebas, no sudeste do Pará. Caroço foi resgatado em setembro de 2020 pelo Instituto Natureza do Tocantins Naturatins e encaminhado à instituição paraense no mesmo mês, ainda muito filhote e em período de amamentação, onde recebeu os cuidados necessários para o seu crescimento. Agora, segue para a capital paulista, com o objetivo de reproduzir com uma ariranha fêmea que já se encontra no Aquário de São Paulo. O pareamento é recomendado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e faz parte do programa de manejo ex-situ de espécies ameaçadas juntamente com a AZAB (Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil) para a conservação da espécie Pteronura brasiliensis, lontra gigante classificada como ameaçada de extinção.

Para este tipo de transporte, a LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do Grupo LATAM, utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado e segurança, com parte do porão de cargas da aeronave reservado exclusivamente para esta operação, onde uma posição é destinada para o acondicionamento da espécie, sempre visando seu conforto e redução do estresse causado pela viagem.


AVIÃO SOLIDÁRIO DA LATAM REALIZOU NESTE ANO O TRANSPORTE DE DUAS ARIRANHAS

Além do Caroço, no mês de setembro, o Avião Solidário da LATAM realizou o transporte gratuito de outra ariranha da mesma espécie. Apelidada de Saraé, a fêmea saiu do Aquário de São Paulo com destino ao Zoológico de Brasília, também com o objetivo de reprodução.


AVIÃO SOLIDÁRIO E A ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO LATAM

O Avião Solidário existe há mais de 10 anos e é um dos mais importantes programas do Grupo LATAM no contexto da sua estratégia de Sustentabilidade, com compromissos assumidos em três frentes: Economia Circular, Mudança Climática e Valor Compartilhado. O programa coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da LATAM para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

LATAM inicia operação para Boston com 75% de ocupação e triplica a sua capacidade Brasil-EUA

Rota Guarulhos-Boston começa a ser operada no domingo (30/10), reduzindo em 3 horas o tempo de viagem na comparação com voos com conexão em Nova York

Agora, LATAM Brasil já voltou a voar para todos os seus destinos diretos nos Estados Unidos impactados pelas restrições da pandemia de Covid-19

São Paulo, 28 de outubro de 2022 – A LATAM vai iniciar a operação da rota São Paulo/Guarulhos-Boston no domingo (30/10) com 75% de ocupação média prevista para os primeiros voos. A nova opção vai reduzir em 3 horas o tempo de viagem na comparação com voos com conexão em Nova York com companhias parceiras. Também concluirá o retorno da LATAM Brasil para todos os seus destinos diretos nos Estados Unidos impactados pelas restrições da pandemia de Covid-19: Nova York, Miami, Orlando e Boston.

Em novembro, a LATAM deve operar até 192 voos entre Brasil e EUA, o que representa um aumento de 305% na sua oferta de assentos (ASK)* entre os dois países na comparação com o mesmo mês de 2021. Além da abertura de Guarulhos-Boston, o crescimento será impulsionado com as operações das rotas Fortaleza-Miami e Guarulhos-Orlando e pela ampliação das rotas Guarulhos-Miami (de 3 para 10 voos semanais) e Guarulhos-Nova York (de 3 para 7 voos semanais).

Para Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, a empresa tem avançado em uma recuperação sustentável do mercado internacional, após conquistar uma eficiência operacional e fortalecer as suas operações domésticas. “Nosso forte sempre foi conectar o Brasil com o mundo, alcançando diretamente até 26 destinos internacionais. Boston já é o nosso 21º destino retomado no exterior e anunciamos a volta dos voos diretos para Joanesburgo a partir de julho de 2023”.



(crédito: divulgação LATAM)


GUARULHOS-BOSTON: TRÊS VOOS SEMANAIS

A partir de Guarulhos, os voos têm 9h45 de duração e decolam às quartas-feiras, sextas-feiras e domingos às 22h50 (hora local). A partir de Boston, os voos têm 10h05 de duração e decolam às segundas-feiras, quintas-feiras e sábados às 17h30 (hora local). São operados por aeronaves Boeing 787-9 com capacidade para 300 passageiros (30 na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy).

LATAM LIDERA MERCADO INTERNACIONAL NO BRASIL

Segundo dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM é a atual líder do mercado internacional no Brasil há oito meses consecutivos. Em setembro de 2022, a companhia aérea teve 18% de participação (em RPK**) e transportou aproximadamente 235 mil passageiros entre o Brasil e o exterior.

Em novembro, a LATAM terá voltado a voar diretamente do Brasil para 21 dos seus 26 destinos internacionais operados antes da pandemia. São eles: Assunção, Barcelona, Bogotá, Boston, Buenos Aires/Aeroparque, Buenos Aires/Ezeiza, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madri, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova York, Orlando, Paris, Roma e Santiago.

*ASK: sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos

**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados


Novo Shopping LATAM Pass estreia e torna crédito dos pontos até 70% mais rápido nas compras de produtos dos parceiros

Quarto maior programa de fidelidade do mundo mudou seu marketplace para oferecer uma experiência mais eficiente e simples com os maiores varejistas do Brasil

Agora, mais de 200 mil produtos dos parceiros do LATAM Pass estão disponíveis em um só lugar não somente para o resgate com pontos, mas também para a compra em dinheiro

São Paulo, 27 de outubro de 2022 - Acaba de entrar no ar no Brasil o novo Shopping LATAM Pass, o marketplace do quarto maior programa de fidelidade do mundo em número de clientes. Agora, mais de 200 mil produtos dos parceiros varejistas estão disponíveis em um só lugar não somente para o resgate com pontos (função que estreou em outubro de 2021), mas também para a compra em dinheiro.

Desta forma, o cliente LATAM Pass não precisa mais acessar sempre os hotsites dos parceiros varejistas para efetuar a compra do produto desejado. Resultado: compras em dinheiro mais simples e recebimento dos pontos até 70% mais rápido. Se antes o crédito desses pontos nos hotsites parceiros levava até 45 dias após a entrega do produto para ser concluído, agora são necessários apenas 10 dias em média nas compras realizadas diretamente no Shopping LATAM Pass.

"O novo Shopping LATAM Pass que hoje colocamos no ar oferece uma experiência mais eficiente e simples. Sem dúvidas, o grande beneficiado é o nosso cliente associado ao programa, que agora pode resgatar e comprar em um só lugar, no mesmo carrinho, mais de 200 mil produtos dos maiores varejistas do Brasil”, afirma Martin Holdschmidt, diretor geral do LATAM Pass no Brasil.

Inicialmente, a função de compra com dinheiro no Shopping LATAM Pass está habilitada para 8 parceiros varejistas do programa no Brasil. São eles: Casas Bahia, Ponto, Extra, Magazine Luiza, Polishop, Fast Shop, Netshoes e Zattini. Em paralelo, o programa trabalha para incluir em breve a mesma funcionalidade para os seus outros 20 parceiros varejistas no País. Atualmente, o LATAM Pass tem 40 milhões de clientes associados no mundo, sendo 23 milhões somente no Brasil.



As 10 melhores cidades para investir e viver nos Estados Unidos, segundo a LCR Capital Partners

 Ranking elenca cidades não tão óbvias e que permitem que famílias brasileiras conquistem residência permanente por meio de visto EB-5 

 

Crédito da imagem: Imagem de Holger Detje por Pixabay

 

Queridinho entre os brasileiros, os Estados Unidos fazem brilhar os olhos daqueles que desejam emigrar de forma legal e permanente para o país, criando uma nova realidade de vida para si e sua família. Dados da LCR Capital Partners – empresa líder no mercado que presta assessoria a famílias interessadas em imigrar para os Estados Unidos via visto de investidor EB-5 – mostra que o Brasil está entre as 10 nacionalidades que mais aplicam para o visto, mesmo tendo a exigência de um aporte mínimo de $800 mil dólares (aproximadamente de R$4,1 milhões reais). 


“Desde sua criação em 1990, o programa já capitalizou cerca de $42.9 bilhões de dólares para os Estados Unidos. Nós estimamos que cerca de $545 milhões foram injetados por aplicantes brasileiros. Um valor expressivo e que reforça o favoritismo do país entre os muitos brasileiros que buscam uma vida internacional”, comenta Ana Elisa Bezerra, vice-presidente da LCR no Brasil.  

Com este cenário, a empresa listou dez cidades que são boas alternativas para aqueles que desejam investir e morar no país. Veja a lista:  


1. Dallas, Texas 

Capital do estado do Texas, a cidade é considerada a nona maior economia do mundo, o que significa que, se fosse um país, ela estaria à frente de economias como Austrália, México, Espanha e Rússia. Apesar de abrigar mais de 7.5 milhões de pessoas na zona metropolitana, tem um custo de vida 56% menor que outras metrópoles como São Francisco e Nova Iorque, de acordo com o Cost of living calculator, a calculadora de custo de vida da NerdWallet. 


Além de estar localizada no estado que é sede de 24 das 500 maiores corporações dos Estados Unidos, como a Dell, Philips, Oracle e a Sysco, a cidade de Dallas é lar do hotel premiado HALL Arts Hotel & Residences, idealizado pelo HALL Group, em parceria com a LCR Capital Partners e investidores aplicantes para o visto EB-5, incluindo brasileiros. O empreendimento é considerado um dos melhores do Texas, de acordo com o ranking do U.S. News & World Report. 


2. Frisco, Texas 

Também localizada no estado do Texas, na zona metropolitana de Dallas, a cidade de Frisco possui apenas 188 mil habitantes (cerca de 0,01% da população do município de São Paulo). Em abril de 2022, a empresa de consultoria de investimentos SmartAssets, que divulga anualmente o ranking Safest cities in America (cidades mais seguras dos Estados Unidos), elegeu a cidade a mais segura do país. O clima pacato da cidade e a segurança atraem cada vez mais pessoas aposentadas para a região. 


E não é apenas em segurança que a pequena cidade do Texas sai na frente. De acordo com a Frisco Development Corporation, corporação sem fins lucrativos para o desenvolvimento de Frisco, a cidade conta com uma baixa tributação, e mão de obra altamente qualificada, o que proporciona à cidade um centro de tecnologia em ascensão e o título de cidade mais procurada por startups que buscam crescimento financeiro. A infraestrutura sólida também é um dos pontos fortes da cidade, já que Frisco conta com o terceiro mais movimentado aeroporto do planeta, o Dallas Fort Worth International Airport, que conta com 173 portões de embarque. 


3. Puyallup, Washington 

O estado de Washington lidera quase todos os rankings de qualidade de vida no país, como educação, sistema de energia e economia. De 2010 a 2020, o PIB de Washington aumentou em 82%, de acordo com a análise de dados do U.S. Bureau of Economic Analysis


Localizada na região metropolitana de Seattle, Puyallup sedia uma das maiores feiras estaduais do país e, durante o ano todo, a cidade celebra suas raízes agrícolas com festivais e comidas frescas da fazenda.  

Na cidade, é possível aplicar para o EB-5 por meio de investimento na franquia de restaurante Denny’s Dinner. De acordo com dados corporativos, a marca inaugurou cerca de 20 a 40 novos espaços nos Estados Unidos nos últimos 10 anos. 


4. Minneapolis-St Paul, Minnesota 

A cidade é considerada um dos melhores locais para se viver nos Estados Unidos. Estilo de vida, economia, residências, segurança e saúde, emprego, educação e clima são fatores que tornam Minneapolis uma opção excelente para quem deseja ir para os Estados Unidos. Além disso, o custo de vida por lá é 58% inferior do que em cidades como Nova Iorque, por exemplo. 


5. Miami, Flórida 

A cidade de Miami, localizada no sudoeste da Península da Flórida, é conhecida por ser o destino favorito de brasileiros que emigram para os Estados Unidos. O que poucos sabem é que, além de reunir uma comunidade acolhedora e um clima tropical semelhante ao brasileiro, conseguiu desenvolver ao longo dos anos uma economia próspera aliada a um custo de vida baixo, chegando a ser 55% menor do que em outras metrópoles como Nova Iorque. 


Por causa do grande fluxo de capitais internacionais na região devido ao Canal do Panamá, o estado da se tornou um ótimo local para empreendimentos. Um exemplo disso é o atual projeto Legacy Miami Worldcenter, luxuoso condomínio de uso misto que será o primeiro arranha-céu no mercado imobiliário de Miami com centro médico preparado para uma pandemia. Este projeto também está aceitando investidores internacionais com interesse em aplicar para o visto de investidor EB-5. 


6. Charlotte, Carolina do Norte 

Considerado um dos 25 locais que mais cresce nos Estados Unidos, Charlotte contou com um crescimento populacional de 5.51% entre 2016 e 2021 e atrai pessoas pelo baixo custo de vida e seu hub financeiro. A cidade abriga a sede do Bank of America e os principais escritórios do Wells Fargo, sendo um dos maiores hubs financeiros do país.  


7. Colorado Springs, Colorado 

A melhor cidade para se morar no estado do Colorado, conta com um custo de vida 60% menor do que em cidades como Nova Iorque. Por lá, novas residências estão surgindo ao redor de escolas, parques, além de atrações culturais diversas. Localizada a apenas uma hora de carro de Denver, muito próxima a Aspen e Vails, um dos melhores resorts de esqui no mundo.  


8. Chicago, Illinois 

Considerada a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos, Chicago conta com diversas empresas que fazem parte da lista Fortune 500. O local também conta com um excelente sistema de transporte incluindo dois aeroportos internacionais, rodovias e ferrovias com conexões para outras cidades.  

As principais razões que tornam Chicago uma excelente cidade para investir são o aumento do preço dos aluguéis, imóveis acessíveis, uma forte economia com crescimento populacional estável e um ótimo mercado de trabalho.  


9. Atlanta, Georgia 

Com uma economia próspera, Atlanta é sede de diversas empresas e negócios relevantes. Por lá, a taxa de crescimento do emprego é de 4,99%, superior à média nacional em 10%, além de uma taxa de desemprego 43% inferior à média do país.  

Atlanta tem uma economia em constante crescimento (a oitava dos Estados Unidos) e oferece oportunidades em diversas empresas.  


10. Canton, Ohio 

Localizada no estado do centro-leste americano, Ohio, a cidade de Canton é considerada o berço da NFL (National Football League), a liga de futebol americano estadunidense, o que atrai centenas de milhares de fãs do esporte para a cidade todo o ano. 

A cidade oferece um amplo espectro de oportunidades ligadas ao ramo do turismo, já que abriga o Pro Football Hall of Fame, que, juntamente ao Pro Football of Hall of Fame Village, integram uma espécie de “Disneylândia” do futebol americano. O complexo está em expansão e também tem disponibilidade para receber investidores interessados em aplicar para o visto EB-5 com a LCR.

Aeroporto de Guaratinguetá recebe primeiro voo fretado para o Vale da Fé, no bicentenário de Frei Galvão

 Rede VOA inaugura o destino do Vale da Fé, com potencial para atender o turismo de toda a Região a partir de voos fretados

Autoridades estaduais, municipais e eclesiásticas participaram  ontem (25) do primeiro voo comercial, não regular, no  aeroporto Edu Chaves, em Guaratinguetá, que inaugurou  a Rota da Fé. O evento foi promovido pela Rede VOA, em parceria com a Azul Conecta, para comemorar o bicentenário de Frei Galvão, em um voo direto de Jundiaí, sede da VOA,  a Guaratinguetá . 

O voo deu início à operação de fretamento para atender o turismo da fé de toda a Região do Vale Paraíba. Ontem, em Guaratinguetá, mais de dez mil pessoas passaram pelo Santuário de Frei Galvão e doze milhões de fiéis seguem para Aparecida, anualmente. Na Região, ainda se encontram a Canção Nova e a Fazenda da Esperança, projeto social reconhecido internacionalmente. 

Para o Frei Hans, diretor da Fazenda da Esperança, há quatro décadas Guaratinguetá esperava por receber um aeroporto à altura dos peregrinos. “É uma imensa felicidade participar deste primeiro voo, que trará novas opções aos fiéis de toda a Região.” 

O arcebispo do Santuário de Aparecida, dom Orlando Brandes, também esteve presente ao evento e saudou a iniciativa. “Nossos fiéis precisam conhecer este Vale abençoado que contará agora com mais opções de transporte.” 

O gerente comercial da Azul Conecta, Cesar Merigo, afirma que os voos fretados já podem ser solicitados nas aeronaves Gran Caravan. “À medida que os fretamentos cresçam iremos colocar aeronaves maiores para atender este público da Região.”

O presidente da Rede VOA, Marcel Moure, afirmou que foi uma alegria inaugurar a nova “casa” do turismo da fé que recebe nos próximos seis meses seu primeiro terminal de passageiros totalmente sustentável e novos investimentos no pátio e em toda a infraestrutura. “Tenho a certeza de que essa será uma rota de sucesso, que irá atender a todo o turismo religioso da Região, além de fomentar a economia, com geração de empregos e renda.” 

Para Luiz Sobrinho, assessor da Secretaria Estadual de Turismo, a Região tem potencial para desenvolvimento de turismo, com a chegada de novos passageiros. “A  Região será alavancada com esta nova iniciativa.” 

A partir de hoje, todos os interessados em agendar voos para Guaratinguetá deverão contatar a Azul Viagens, a Agência Turismo da Fé e Agência do Santuário Nacional da Nossa Senhora Aparecida. 

Neste voo inaugural estiveram presentes o assessor estadual de Turismo, Luiz Sobrinho, o prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva e a primeira-dama Andrea Soliva, o vice-prefeito de Guaratinguetá, Régis Yasumura, diretor do Santuário Nacional de Frei Galvão, Alexandre Rohling,  o fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans, o gerente comercial da Azul Conecta, Cesar Merigo, além do presidente da Rede VOA, Marcel Moure. 

Primeira mulher comandante de uma linha aérea no Brasil completa 30 anos de LATAM

Natural de Curitiba (PR), Claudine Melnik ingressou na companhia em 1992 e teve motivos de sobra para comemorar o Dia do Aviador celebrado em 23 de outubro

São Paulo, 24 de outubro de 2022 - O Dia do Aviador é comemorado em 23 de outubro e, especialmente neste ano, Claudine Melnik teve um motivo ainda mais especial para celebrar a data. Primeira pilota da história da LATAM Brasil, a profissional completa 30 anos de empresa em 2022. Natural de Curitiba (PR), Claudine iniciou a sua carreira na LATAM em 1992 como comissária de bordo, aos 23 anos de idade. Em 1994, assumiu o cargo de copilota de aeronaves Caravan C208. Em 1995, tornou-se a primeira mulher comandante de uma linha aérea no Brasil, pilotando aeronaves do mesmo modelo.


Claudine no cockpit da aeronave Caravan C208 (Crédito: acervo pessoal)

“Desde criança eu tinha muita vontade de voar, não sei exatamente se foi por causa de uma viagem de férias que fizemos em família ou se essa vontade já era anterior. Mas o fato é que desde muito pequena eu me via voando de alguma forma”, afirma Claudine Melnik.

Ainda criança, Claudine imaginava voar como seu primo aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), que só abriria as suas portas para as mulheres em 1982. Para chegar aos céus, então, realizou aulas teóricas de voo em um aeroclube em Curitiba (PR) e aulas práticas em Juiz de Fora (MG).


Claudine no cockpit da aeronave Fokker 100 (Crédito: acervo pessoal)

Em 1992, quando Claudine iniciou a sua carreira na LATAM como comissária de bordo, já possuía as carteiras necessárias para ser pilota e, assim que surgiu a oportunidade, realizou a migração para o cargo de tripulante técnica, profissão que sempre quis seguir. Realizou voos domésticos nesta posição durante quatro anos e, quando a companhia adquiriu a sua primeira aeronave para voos de longo curso, fez parte da primeira turma de copilotos que voariam do Brasil ao exterior. Claudine lembra que o seu primeiro voo internacional foi para Miami, nos Estados Unidos.


Claudine no cockpit da aeronave Airbus A330 (Crédito: acervo pessoal)

Atualmente, Claudine é comandante de aeronaves Boeing 787 e 777, que na LATAM Brasil, são utilizadas para operar as rotas internacionais do Brasil para América do Norte, Europa e África. O Boeing 777, aliás, é o maior avião da frota da LATAM, com capacidade para 410 passageiros. Ao todo, a comandante já acumula mais de 20 mil horas de voos, principalmente em rotas internacionais de longo alcance. Hoje, a LATAM atende regularmente a partir do Brasil até 20 destinos no exterior, incluindo destinos como Barcelona, Cidade do México, Frankfurt, Lisboa, Londres, Madri, Miami, Milão, Nova York, Orlando, Paris e Roma.


Claudine no cockpit da aeronave Boeing 777 (Crédito: acervo pessoal)

Como mulher e mãe de dois filhos, Claudine comenta que sua profissão “exige uma grande doação pessoal”, mas reforça que isso acontece “tanto para os homens como para as mulheres”. Também acredita que “talvez a aviação seja um pouco mais difícil para as mulheres por conta da própria autocobrança feminina” e destaca que “como mãe, pratica o eterno exercício da culpa de não estar presente em momentos significativos e insubstituíveis, sempre torcendo para que tudo caminhe bem enquanto está a milhas longe de casa”. Ao final, reflete: “esse ano completo 30 anos de casa e acredito que tudo está na ordem que deveria estar”.


Claudine no simulador de voo do Boeing 787 (Crédito: acervo pessoal)

Paixão por voar LATAM

Voar para destinos internacionais é o sonho de muitas pilotas e pilotos, e na LATAM essa oportunidade é possível desde o primeiro dia de sua carreira como tripulante técnico. Isso acontece porque além de ser a empresa que liga o Brasil ao mundo e o mundo ao Brasil, a companhia realiza voos daqui para o exterior com todos os modelos de aeronaves que possui, sendo narrow-body (aeronaves de um corredor - como os modelos da família Airbus A320) ou wide-body (aeronaves de dois corredores, como os modelos Boeing 767, 787 e 777).

“Realizei o meu primeiro voo internacional na LATAM em 1998 e me lembro como se fosse hoje. Voar para o exterior é um grande objetivo em nossa profissão e fico muito feliz em saber que os meus colegas possuem essa oportunidade desde o seu primeiro dia na companhia”, reforça Claudine Melnik, comandante de Boeing 787 e 777 na LATAM Brasil

Dentro da América do Sul, a LATAM opera voos com aeronaves da família Airbus A320, proporcionando às pilotas(os) que costumam voar no Brasil, experiências de tripular para locais como Santiago, no Chile; Buenos Aires e Mendoza, na Argentina; Bogotá, na Colômbia; Lima, no Peru; Montevidéu, no Uruguai e Assunção, no Paraguai.

Já os tripulantes de modelos wide-body realizam voos de longa distância, como Barcelona, Cidade do México, Frankfurt, Lisboa, Londres, Madri, Miami, Milão, Nova York, Orlando, Paris e Roma. Todos esses destinos são operados pela LATAM diretamente do Brasil e permitem aos tripulantes uma vasta possibilidade de carreira internacional, em uma indústria que é global e multicultural.

Mercado brasileiro registra alta de 86% no volume de importação de aeronaves Cirrus em 2022

Aterrissaram por aqui 28 aeronaves novas entre janeiro e outubro


O mercado da aviação executiva está bastante aquecido no mundo inteiro. Impulsionado pela redução de voos de linha aérea durante a pandemia, não parou mais de crescer. O segmento de monomotores a pistão da Cirrus Aircraft no Brasil segue a mesma tendência, juntamente com o exclusivo monojato Vision Jet, com incremento de 86% de importações em 2022, em relação ao ano de 2021.

A Cirrus Aircraft afirma que exportou para o Brasil, em 2022, 23 unidades da série SR (20, 22, 22T) e cinco Vision Jets. A frota nacional da marca no país já chega a 450 aeronaves. Este ano, a Cirrus vai entregar para o mundo um total de 792 unidades da série SR e 98 da série SF (Vision). No total, a Cirrus se aproxima de 9.000 SR entregues e 400 Vision Jets.

A preferência do brasileiro pela série SR da Cirrus se dá por conta do conforto, da tecnologia embarcada, do sistema CAPS – sistema de paraquedas exclusivo da Cirrus. São fatores de decisão também o baixo custo operacional e, principalmente, o excepcional nível de segurança oferecido pelo modelo inclusive para pouso em pistas de terra.

Para Sérgio Benedetti, diretor comercial da Plane Aviation, que representa com exclusividade a Cirrus Aircraft no Brasil, a liderança da marca no Brasil está pautada na qualidade do produto, na ampla assistência técnica e na proposta do cliente receber a aeronave no país totalmente nacionalizada sem ter que se envolver com nenhuma questão de importação.

Sobre a Cirrus

A Cirrus Aircraft é líder global reconhecida em aviação pessoal e a fabricante da aeronave de pistão da série SR mais vendida e do Vision Jet®, o primeiro Personal Jet™ monomotor do mundo e o ganhador do Troféu Robert J. Collier. Fundada em 1984, a empresa redefiniu o desempenho, o conforto e a segurança da aviação com inovações como o Cirrus Airframe Parachute System® (CAPS®) – o primeiro sistema de segurança de paraquedas de fuselagem inteira certificado pela FAA incluído como equipamento padrão em uma aeronave.

LATAM retoma 75% da sua capacidade* no mercado internacional em outubro

Entre janeiro e outubro de 2022, a oferta de assentos entre o Brasil e os 20 destinos internacionais operados pela companhia cresceu 61%

Até dezembro serão 21 destinos internacionais, com a retomada dos voos para Boston (a partir de Guarulhos), além de um incremento de 88% na capacidade* comparado com janeiro


São Paulo, 17 de outubro de 2022 – Após retomar toda a sua oferta de assentos e ampliar a oferta de destinos operados no mercado doméstico, a LATAM Brasil está investindo no mercado internacional, voltando a conectar os brasileiros com o mundo. A empresa prevê uma retomada de 75% da sua oferta de assentos neste segmento ao longo do mês de outubro - em comparação com o mesmo mês de 2019 - operando voos para 21 destinos da Europa, Estados Unidos e América do Sul.

Entre janeiro e outubro de 2022, a companhia aérea cresceu em 61% na oferta de assentos* e retomou alguns destinos, como Roma (a partir de São Paulo/Guarulhos), e diversificou aeroportos nacionais com operações internacionais em Fortaleza (com voos para Miami), Rio de Janeiro/Galeão (com voos para Lima) e Porto Alegre (com voos para Lima). Algumas rotas, para absorver o aumento de demanda, praticamente dobraram de volume de voos, como São Paulo/Guarulhos-Buenos Aires/Aeroparque (10 para 20 voos semanais) e São Paulo/Guarulhos-Santiago (19 para 33 voos semanais).

Em outubro, a LATAM retoma ainda seu 21º destino internacional: Boston, com 3 voos semanais a partir de São Paulo/Guarulhos. Além disso, o aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão voltará a ter 3 voos semanais para Buenos Aires/Aeroparque.

Até dezembro de 2022, comparado com janeiro do mesmo ano, a LATAM deve atingir 82% de recuperação no mercado, um crescimento de 88% quando comparado com janeiro quando a companhia operou 52% da a sua oferta de assentos* no mercado internacional em relação ao mesmo mês de 2019 (antes da pandemia). Neste ano, a companhia retomou por completo suas operações na Europa, onde voa para Barcelona, Frankfurt, Lisboa, Londres, Madri, Milão, Paris e Roma e tem uma oferta de assentos prevista em 103% em dezembro. Já para os Estados Unidos, a LATAM espera concluir o ano de 2022 com uma recuperação de 81% na oferta com voos para Miami, Nova York, Orlando e Boston.

Para Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, uma das fortalezas da empresa é o mercado internacional. “Durante a pandemia, procuramos melhorar nossa eficiência operacional e nos dedicamos em retomar e crescer dentro do Brasil, já que as fronteiras internacionais estavam fechadas ou restritas. Agora, podemos focar nossos esforços nos dois negócios: Continuar expandindo capilaridade no doméstico, enquanto nos aproximamos da mesma operação internacional que tínhamos antes da crise”.

A companhia já voa em outubro para: Assunção, Barcelona, Bogotá, Buenos Aires/Aeroparque, Buenos Aires/Ezeiza, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madrid, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova York, Orlando, Paris, Roma e Santiago.

VOOS PARA JOANESBURGO DEVEM COMEÇAR EM JULHO DE 2023

Recentemente, a companhia anunciou a retomada da rota São Paulo/Guarulhos-Joanesburgo, que será o 22º destino internacional a partir de julho de 2023, com três voos diretos semanais que serão realizados em aeronaves Boeing 787-900, que acomodam 300 passageiros (30 em classe Premium Business e 270 em classe Economy).

LATAM SEGUE OPERANDO O MERCADO DOMÉSTICO NA TOTALIDADE

Comparado com outubro de 2019 (antes da pandemia de Covid-19), a LATAM Brasil retoma toda a sua oferta de assentos domésticos* no mesmo mês deste ano. Além disso, a empresa aérea chega ao marco do maior número de destinos domésticos já operados em sua história, com 54 destinos (eram 44 destinos domésticos antes da pandemia de Covid-19).

Desde o segundo semestre de 2021, a companhia aérea tem intensificado a retomada de destinos e rotas existentes antes da pandemia e também inaugurado novos destinos. No intervalo de 1 ano, a LATAM iniciou operações em: Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Juiz de Fora/Zona da Mata (MG), Montes Claros (MG), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Sinop (MT) e Vitória da Conquista (BA).

*ASK: sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos

Evento no Aeroporto de Jundiaí tem presença confirmada das principais empresas de manutenção, seguros e aviônicos

 ALL JET, Blue SKY Network, Azul Conecta, Tecnam, AEROTRADING, Baburich, Vulcanair, X5 company, f.list e Aerostore Aviation são algumas das marcas confirmadas

A segunda edição da Aviatrade, entre os dias  9 e 10 de novembro, vai contar com a participação de empresas como ALL JET, Blue SKY Network, Azul Conecta, Tecnam, AEROTRADING, Baburich,  Vulcanair, X5 company e f.list e Aerostore Aviation. O evento acontece mais uma vez no Aeroporto de Jundiaí e tem como foco o mercado de aeronaves monomotor, leve e desportiva da aviação geral. 

“A receptividade da Aviatrade está sendo muito boa entre as empresas do setor e esperamos um público ainda maior este ano, gente que já entendeu que ter uma aeronave para uso pessoal ou empresarial é fundamental”, disse Gledson Castro, diretor da G2C Events, organizadora da Aviatrade. Os visitantes também poderão conferir ações com marcas de luxo e voos de demonstração das aeronaves de fabricantes nacionais e internacionais.

Para esta edição, haverá estandes de empresas especializadas em diversos segmentos como upgrade de aviônicos, remodelagem de interior, limpeza especializada, hangaragem, treinamento específico para a tripulação, contratação de seguro, negociação de inspeção pré-compra e manutenções programadas, entre outros.

No ano passado, a Aviatrade recebeu 3.300 visitantes durante os dois dias de feira, movimentando mais de R$ 10 milhões em negócios e se tornando uma data importante do calendário oficial de eventos da região.

A feira é realizada em uma área de 8 mil m² no aeroporto e possui parcerias com confrarias, clubes de relacionamento e trabalho de relações públicas e para atender aos mais diferentes públicos.

Mais informações - https://aviatrade.com.br/

Serviço - Aviatrade

Local: Aeroporto De Jundiaí - Hangar AirTraining - Avenida Emílio Antonon, Jundiaí – SP

Data: 9 e 10 de novembro de 2022

Horário: 13h às 20h

Aeroporto de Brasília mudará numeração dos portões de embarque

Concessionária pede para passageiros prestarem atenção na sinalização e chegar no aeroporto com antecedência


A partir do dia 18 de outubro a numeração dos portões de embarque do Aeroporto de Brasília será alterada. Passageiros devem prestar atenção na sinalização ao buscar os portões de seus voos.

A mudança acontece devido a inclusão de dois novos portões de embarque que estão sendo construídos pela Inframerica, concessionária do terminal brasiliense, para atender a demanda nos horários de pico. O projeto já estava pronto desde antes da pandemia de covid-19, mas foi preciso ser adiado em razão da redução no número de operações no período.

A nova numeração irá melhorar a localização e a orientação dos usuários. O aeroporto continua com o mesmo desenho, porém os portões internacionais passam a ganhar uma identificação numérica e não mais alfabética. A partir do dia 18, a numeração de todo o terminal partirá do portão 1 e irá até o portão 51.

Todas as equipes do Aeroporto de Brasília estão recebendo treinamento para atender e auxiliar os passageiros. "Pedimos para que o passageiro preste atenção na sinalização e se tiver alguma dúvida, os funcionários do aeroporto estarão à disposição para ajudar. Passageiros frequentes e que já estão familiarizados com o terminal, precisarão ter atenção redobrada", conta Rogério Coimbra, diretor de Assuntos Corporativos da Inframerica.

O executivo recomenda que o passageiro chegue no aeroporto com 2h de antecedência ao voo. "Nossa sugestão é que o cliente chegue antecipadamente ao aeroporto para que sua experiência seja positiva. Nossas equipes estarão prontas para ajudar. Neste primeiro momento a atenção precisa ser maior", completa Coimbra.


8 atrações para crianças aproveitarem o Recanto Cataratas Thermas Resort

 

Localizado em Foz do Iguaçu, cidade conhecida por abrigar uma das sete maravilhas naturais do mundo, resort de luxo oferece programas para crianças de diferentes idades dentro do complexo 

Foz do Iguaçu, outubro de 2022 – O excesso de tempo em frente às telas e a falta de atividade física afligem os pais e mães das crianças da Geração Alpha. Por isso, eles estimulam muito os seus filhos a explorarem as brincadeiras ao ar livre e a reconexão com a natureza. Segundo um estudo da Universidade Aarhus crianças que possuem contato com a natureza têm até 55% menos chance de desenvolver transtornos psiquiátricos ao crescer. Pensando no bem-estar e na diversão das crianças, o Recanto Cataratas Thermas Resort, localizado em Foz do Iguaçu, cidade que abriga uma das sete maravilhas naturais do mundo, possui atrações para crianças de todas as idades – e adultos também. 

O Recanto possui uma área de 15 mil m² em meio a mata atlântica, o espaço é uma experiência completa para receber seus hóspedes com o máximo de conforto e as crianças podem aproveitar todo esse ambiente para comemorar o mês das crianças. Os valores do resort para o período do feriado (de 09/10 a 12/10) são a partir de 10x sem juros de R$ 297 + 5% de ISS, para três noites para dois adultos e duas crianças com café da manhã incluso. Confira algumas das atrações que o resort oferece para os pequenos: 

Recreação 

As atividades preferidas da criançada! A recreação do Recanto oferece brincadeiras durante todo o dia, para que os pequenos aproveitem a estadia da melhor maneira possível. Ski lona, oficina gastronômica, show de circo, brinquedos infláveis e karaokê são algumas das atrações preparadas pelo time de recreação. 

Boliche 

São três pistas onde as crianças podem passar horas se divertindo e promovendo competições com a família ou demais hóspedes. 

Piscinas 

O grande atrativo para as crianças de qualquer idade. O Recanto é um dos maiores complexos aquáticos da região com piscina de águas termais e indoor aquecida.   

Casa da Mata 

Uma casa na árvore mega estruturada para as crianças usarem toda a criatividade para brincar no meio da natureza. 

Campo de tênis 

Conhecer e explorar novos esportes pode ser muito divertido, principalmente em família. O Recanto disponibiliza todos os equipamentos para despertar novos mini tenistas. 

Sala de jogos 

Diversão também em área indoor. Videogames, sinuca, pebolim e jogos de tabuleiro. 

Campo de futebol 

Para gastar todas as energias jogando uma partida de futebol com os amigos e familiares, o campo é um dos lugares preferidos dos pequenos. 

Massagem relaxante 

Para elas relaxarem, o spa premiado que fica localizado dentro do complexo do hotel, Java Jiwa SPA by B. Well oferece uma massagem especial para as crianças, que dura cerca de 30 minutos, tempo ideal para que elas aproveitem a terapia com atenção. 

Sobre o Recanto

Localizado em Foz do Iguaçu, terra das Cataratas do Iguaçu, eleita uma das sete maravilhas da natureza, o Recanto Cataratas Thermas, Resort & Convention atrai visitantes do mundo inteiro. Trata-se de um resort urbano completo, próximo a passeios e atrações conhecidos internacionalmente, como o Parque das Aves e o Parque Nacional do Iguaçu, que conta com uma arquitetura surpreendente, integrada a uma natureza exuberante em uma área de 120.000m², sendo 38.000m² de área nativa protegida, oferecendo para os hóspedes de todas as idades amplas áreas de lazer, entretenimento, relaxamento e diversão, com serviços de alta qualidade. O complexo hoteleiro possui 3 alas, sendo elas: Prime, Master e Collection, com mais de 500 apartamentos dispostos em categorias diferenciadas. Todos seguem a proposta do hotel, que tem ambientes sofisticados, modernos e confortáveis, onde o requinte e a elegância, o clássico e o moderno combinam perfeitamente entre si.

Dia das Crianças: LATAM leva 12 crianças da ONG Acorde para voar pela primeira vez

Com seu avião, companhia teve a oportunidade de realizar o sonho de crianças de ONG parceira

Por meio do valor compartilhado, LATAM coloca os seus aviões à disposição dos parceiros sempre que precisarem

São Paulo, 14 de outubro de 2022 - Em comemoração ao Dia das Crianças e por meio do seu compromisso de Valor Compartilhado, a LATAM levou, nesta quarta-feira (12), 12 crianças da ONG Acorde, com idade de 8 e 9 anos, para voar de avião pela primeira vez. Os passageiros mirins fizeram um bate e volta entre São Paulo/Congonhas e Rio de Janeiro/Santos Dumont em aeronave da companhia. A ação, que foi idealizada e organizada por diversas áreas da empresa, como Sustentabilidade, Aeroportos, Tripulação Técnica, Tripulação de Cabine e Serviço de Bordo, proporcionou uma experiência especial e única para as crianças, despertando ainda mais o desejo de viverem em um mundo sem fronteiras.

“A capacidade de voar é algo que ocupa o imaginário das pessoas, especialmente das crianças. Poder compartilhar nossa infraestrutura para mostrar este mundo para as crianças da ONG Acorde, que é nossa parceira há 5 anos, é algo que nos deixa muito felizes. É a concretização do nosso Valor Compartilhado, que coloca tudo que somos como empresa, pessoas, infraestrutura e conectividade para que todos, crianças e adultos, possam viver seus sonhos”, destaca Silmara Santos, coordenadora de Sustentabilidade da LATAM Brasil.


Crédito: Max Jablonski

MAIS DETALHES SOBRE A AÇÃO

Os tripulantes da LATAM, Max Jablonski (comandante de Airbus A320) e Ariana Bordin (comissária de bordo de Airbus A320), foram pela manhã buscar as crianças na ONG Acorde, que fica localizada em Embu das Artes, e foram recepcionados com muita alegria e animação. Chegando ao Aeroporto de Congonhas, ponto de partida para essa ação, as crianças foram recebidas no D.O (espaço reservado aos tripulantes da companhia) com um café da manhã especial e tiveram a oportunidade de conversar e interagir com diversos pilotos(as) e comissários(as) de bordo. Em seguida, foram para o portão de embarque aguardar o horário do voo.

As crianças estavam animadas desde o princípio e quando viram as aeronaves pelas janelas do aeroporto, ficaram maravilhadas. Dado o horário do embarque, os passageiros mirins seguiram para a aeronave e foram recepcionados com muito carinho pela tripulação do voo LA3920 (Congonhas - Santos Dumont).

Após um speech especial do comandante, contando sobre a presença das crianças no voo, a aeronave decolou rumo ao Rio de Janeiro. Quando o avião estava chegando na Cidade Maravilhosa, também houve muita expectativa para o pouso, que foi finalizado com uma salva de palmas dos convidados.

“Esse com certeza foi um dos dias mais emocionantes que tive em 12 anos de aviação. Só tenho a agradecer pela honra de ter feito parte desta ação. Agradeço e parabenizo a LATAM por fazer a diferença nesse Dia das Crianças e por tornar essa data inesquecível, não só para elas, mas para todos nós”, destaca Ariana Bordin, comissária de bordo na LATAM Brasil.


Crédito: Divulgação LATAM

Como o voo foi um bate e volta, o retorno aconteceu na mesma aeronave e com a mesma tripulação. E a animação também foi contagiante. Ao chegarem em Congonhas, as crianças receberam algumas lembrancinhas da companhia e seguiram para a ONG, após um dia muito especial, tanto para elas quanto para a LATAM.

“Eu amei, até chorei de emoção. Esse foi o melhor dia das crianças da minha vida. Foi incrível esse passeio”, relata Beatriz, de 9 anos de idade.

VALOR COMPARTILHADO DA LATAM

Dentro dos seus compromissos de Sustentabilidade, a LATAM possui a frente de Valor Compartilhado, que tem como objetivo conectar pessoas e cargas em toda a América do Sul e mundo. Nesta frente, existe o Avião Solidário, o programa social mais importante do grupo LATAM no contexto da estratégia de Sustentabilidade. O programa existe há 11 anos para atender necessidades de saúde, cuidado com o meio ambiente, causas sociais e ajuda humanitária em desastres naturais.

O Avião Solidário já beneficiou mais de 130 milhões de brasileiros. Somente nos últimos dois anos, transportou mais de 270 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 a bordo de mais de 3 mil voos dentro do Brasil. E já levou mais de 4,5 mil animais em prol da preservação ambiental. Esse valor de encurtar distâncias e chegar a lugares que só o avião é capaz de estar, permite ainda que o programa seja fundamental para a realização de projetos sociais por todo país, o qual sem ele, não aconteceriam. Só no Brasil, a LATAM conta com 20 parceiros oficiais, incluindo ONGs de trabalhos relevantes, como a Amigos do Bem, Gerando Falcões, Gastromotiva, entre outras. Essa é a força do programa e o compromisso da LATAM: seguir a missão de apoiar o país em seu desenvolvimento sustentável por meio do serviço aéreo.

Aeroporto de Viracopos vence a maior premiação de experiência do cliente das Américas

Concessionária venceu em sua categoria “Cultura Centrada no Cliente” e na categoria geral; cerimônia de premiação ocorreu em Dallas, nos EUA

A Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), venceu nesta quinta-feira (13/10) a maior premiação de Experiência do Cliente das Américas, a Customer Centricity Awards 2022. A cerimônia de premiação dos vencedores ocorreu em Dallas, nos EUA.

Além de vencer o prêmio em sua categoria na divisão North America (que engloba América do Norte, Centra e do Sul), a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos também conquistou o prêmio na categoria geral (Overall Winner 2022), no qual concorreu ao lado de 44 empresas em 14 categorias.

O case de Viracopos concorreu na categoria “Cultura Centrada no Cliente”, que busca reconhecer as empresas que se dedicam a promover excelência nos seus serviços visando a satisfação de seus clientes. O aeroporto havia sido selecionado como finalista em julho passado.

O prêmio Customer Centricity Awards em 2022 selecionou 44 empresas finalistas dos mais variados setores econômicos, que concorreram em 14 categorias.

A Aeroportos Brasil Viracopos, em sua categoria, disputou o prêmio com outras 11 empresas, sendo o único aeroporto entre elas.

O prêmio é promovido pela ARCET Global, conceituada consultoria irlandesa com mais de dez anos de atuação no mercado, em parceria com a universidade britânica Chester Business School e a organização global Customer Institute.

“Esta é uma das premiações mais importantes do mundo na área de experiência do cliente e esta conquista, não só na nossa categoria, mas também na premiação geral, mostra que continuamos perseguindo melhorar cada vez mais a experiência dos nossos clientes”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich. “No ano em que completa dez anos de concessão, a Aeroporto Brasil Viracopos segue investindo em melhorias para operar com eficiência, segurança e agilidade como um dos melhores aeroportos brasileiros”, completou Müssnich.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, a premiação indica que Viracopos segue uma estratégia reconhecida mundialmente como inovadora e criativa. “A concessionária projeta seus serviços e soluções com base nas necessidades dos clientes e da empresa por meio de várias estratégias que envolvem todas as gerências do aeroporto”, disse o diretor.

Melhor do Brasil

Neste ano, Viracopos também foi eleito o Melhor Aeroporto do Brasil em 2021 na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano em pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Esta foi a terceira vez que Viracopos conquistou o título anual, sendo que nas duas outras vezes anteriores o aeroporto ganhou na categoria geral, superando 20 aeroportos.

O anúncio do prêmio "Aviação +Brasil 2022” foi realizado no dia 28 de março, em Brasília (DF). Viracopos já havia conquistado o mesmo título de Melhor do Brasil em 2018 e em 2019, ambos na categoria de Satisfação Geral.

Viracopos é até agora o maior vencedor da história do prêmio da SAC, que é realizado pelo Governo Federal desde o início das concessões, em 2013. Além dos 3 títulos anuais, Viracopos já venceu 13 vezes a pesquisa trimestral de melhor aeroporto do país.



Pista do Antares Pólo Aeronáutico está em fase final de terraplanagem

 Empreendimento erguido no Centro-Oeste terá a primeira fase concluída em 2024, com pista de pouso e decolagem, terminal para passageiros e 72 lotes para a construção de hangares

A pista de pousos e decolagens do Antares Polo Aeronáutico está em fase final de terraplanagem. O novo aeroporto, situado em Aparecida de Goiânia (GO), no Centro-Oeste, começou a ser construído no ano passado e a primeira fase do projeto será entregue em 2024, incluindo o terminal de passageiros e 72 lotes para a construção de hangares. Mais de 30% desses lotes já foram comercializados. 

“A pista está 95% concluída na fase de terraplanagem e as obras agora estão concentradas na terraplanagem e drenagem da área como um todo”, disse Rodrigo Neiva, Diretor Comercial do Antares. Segundo o executivo, quem visita o futuro sítio aeroportuário fica impressionado com a magnitude do projeto. Até o fim do ano a expectativa é estar com 25% da terraplanagem concluída e 30% da drenagem da primeira etapa. “Só para dar uma ideia do trabalho, que está em andamento, já foram movimentados até o momento 789 mil m³ de terra. O equivalente a 65 mil viagens de terra transportados em caminhão basculante.”

Saiba mais sobre o Antares

O empreendimento vai ocupar uma área de 209 hectares e deve atrair empresas de táxi aéreo, serviço aeromédico, manutenção, hangaragem, escolas para formação de pilotos e estrutura de apoio, com comércio, restaurantes e hotel. A expectativa é atrair também indústrias, em especial fábrica de peças aeronáuticas, turbinas e motores para aviação, entre vários outros. Além de empresas voltadas para o segmento de logística. 

O Centro-Oeste concentra grande parte da movimentação da aviação executiva no Brasil e o Antares quer absorver parte dos 63 mil pousos e decolagens realizados na região todos os anos. 

O grupo empreendedor responsável pelo Antares inclui as empresas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações. Mais informações https://antaresaeroporto.com.br/ @antarespoloaeronautico

Viracopos registra o melhor mês de setembro da história com mais de 1 milhão de passageiros

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, a alta foi de 21,41%, sendo o melhor período de janeiro a setembro da série


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou o melhor mês de setembro da história com 1.008.182 passageiros e segue tendência altas apresentada ao longo deste ano, com a expectativa de atingir novo recorde em 2022, com mais de 11,5 milhões de passageiros/ano.

O melhor setembro havia sido registrado em 2021, com 917.335 passageiros, seguido pelo mês de setembro de 2019, com 857.646 pessoas. Ou seja, setembro de 2022 superou em quase 100 mil pessoas o recorde anterior.

Já o recorde anual atual foi registrado em 2019, com aproximadamente 10,6 milhões de passageiros. Antes do início da concessão, em 2011, o aeroporto teve 7,6 milhões de passageiros e, em 2012, já com a Aeroportos Brasil Viracopos na administração, o movimento de passageiros chegou a 8,9 milhões.

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, a alta foi de 21,41%, sendo este também o melhor período de janeiro a setembro da história do aeroporto no acumulado. Viajaram por Viracopos, no período de janeiro a setembro, 8.637.557 passageiros ante 7.114.262 pessoas do mesmo período do ano passado.

Os resultados no acumulado de janeiro a setembro de 2022 indicam que embarcaram ou desembarcaram pelo aeroporto cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais nos primeiros nove meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, número superior ao total de habitantes de Campinas, por exemplo.

Já na série de todos os meses de 2022, setembro aparece em quarto lugar, ficando atrás apenas dos meses de maio, julho e agosto. O mês mais movimentado de 2022, até agora, é julho, que é tradicionalmente um mês de alta temporada e teve 1.058.194 passageiros. Em média, 35 mil pessoas embarcam ou desembarcam diariamente pelo terminal de passageiros.

Altas seguidas

Após superar a marca de 10 milhões de passageiros em 2021 e passar a ser o terceiro aeroporto mais movimentado do Brasil, Viracopos apresenta nove altas seguidas de passageiros em 2022, já que em janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto e setembro registrou, respectivamente, crescimentos de 8,1%, 11,5%, 40,6%, 25,9%, 36,44%, 16,5%, 16,7%, 15,48% e 9,9%, nos movimentos de embarque e desembarque na comparação com os mesmos meses do ano passado.

Como prova das melhorias constantes na infraestrutura, Viracopos recebeu novamente da SAC (Secretaria de Aviação Civil), em março passado, o prêmio anual de Melhor do Brasil em 2021 em sua categoria.

“Os resultados positivos nestes primeiros nove meses de 2022 indicam que Viracopos poderá superar a importante marca de 11,5 milhões de passageiros no ano, justamente no ano em que a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos completa dez anos de concessão. Com isso, o aeroporto segue investindo em melhorias para operar com eficiência, segurança e agilidade como um dos melhores aeroportos brasileiros”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

Passageiros Internacionais: 314% de alta

Considerando apenas a movimentação de passageiros internacionais, e com a retomada gradual dos voos internacionais decorrente do arrefecimento da pandemia, Viracopos registrou em setembro alta 314,60% em relação ao mês de setembro de 2021. Embarcaram ou desembarcaram em viagens internacionais por Viracopos 68.724 pessoas ante 16.576 de setembro do ano passado.

Já no acumulado dos nove primeiros meses de 2022, a alta de passageiros internacionais foi 327,17%, com 494.369 passageiros ante 115.732 de janeiro a setembro do ano passado, contudo, em número ainda abaixo do verificado no período pré-pandemia. Hoje, Viracopos possui voos diários de chegada e de partida para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA) e Lisboa (POR). Todos os voos internacionais são operados pela companhia aérea Azul, que anunciou recentemente um novo voo para Punta del Este, no Uruguai, a partir de Viracopos.

De olho na alta temporada de verão, a Azul passou a ofertar voos para Punta del Este de 21 de dezembro de 2022 até 28 de janeiro de 2023. A companhia passará a oferecer dois voos semanais para o famoso balneário uruguaio.

Movimento de Aeronaves

O movimento de pousos e decolagens em Viracopos teve alta de 17,75%

em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 11.337 pousos e decolagens no mês de setembro contra 9.628 de setembro de 2021.

Já no acumulado dos nove primeiros meses de 2022, a alta foi de 24,11%. Foram registrados 93.560 pousos e decolagens de janeiro a setembro de 2022 ante 75.387 nos nove primeiros meses do ano passado.

Ampliações no terminal

Devido ao crescimento da movimentação de passageiros e de voos em 2022 e a perspectiva de continuidade de alta no último quadrimestre, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto de Viracopos, finalizou a ampliação de diversas áreas no Terminal de Passageiros, com a entrega completa do Píer B, o que inclui a abertura de mais quatro pontes de embarque e desembarque no Píer B, no dia 1º de julho, com investimento de R$ 50 milhões e um total de 14 mil m² de novas áreas.

A Aeroportos Brasil Viracopos também concluiu a reforma da pavimentação da pista de pousos e decolagens, com mais R$ 16 milhões de investimentos.

Das quatro novas pontes de embarque e desembarque, duas foram destinadas aos voos domésticos e as outras duas serão híbridas, ou seja, podem ser usadas eventualmente em voos domésticos ou internacionais. São elas: B11, B12, B13 e B14. Com isso, todas as 28 pontes de embarque e desembarque do aeroporto entram em operação.

Durante o ano de 2021, a concessionária já havia colocado em operação outras cinco pontes de embarque doméstico adicionais no Píer B, sendo elas: B2, B4, B6, B8 e B10. Também no final de 2021 foi aberto um segundo acesso de passageiros ao Píer B pelo hall de lojas por causa do aumento do fluxo de passageiros.