EUA e Viracopos assinam acordo para doação de equipamentos de segurança

 Aeroporto será o primeiro do Brasil a operar com equipamentos de última geração no canal de inspeção

*Crédito da foto: Pedro Navero Quintana/Viracopos

Transportation Security Administration (TSA), agência do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, e o Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP) assinaram nesta sexta-feira (02/09) um memorando de entendimento para doação de equipamentos de segurança ao aeroporto de Campinas (SP).

 

O evento contou com a presença do cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge; da adida do TSA em Brasília, Tere Franceschi; do CEO da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto de Viracopos, Gustavo Müssnich.

 

O acordo inclui a doação de scanner corporal (Advance Imaging Technology) e raio-X de visão dupla. assim como treinamentos virtuais, em sala de aula e no local de trabalho para os operadores.  O projeto reforça a parceria entre Brasil e Estados Unidos e tem por objetivo aumentar a segurança e reduzir riscos no transporte internacional de passageiros.

 

A expectativa é que os novos equipamentos estejam instalados e em operação no segundo semestre de 2023. Viracopos será o primeiro aeroporto da América do Sul a receber essa doação, e o primeiro do Brasil a utilizar equipamentos de última geração no canal de inspeção, propiciando mais uma camada de segurança para a indústria global de aviação e garantindo transporte seguro de pessoas e de bens.

 

“Viracopos agradece a doação desses equipamentos que possibilitarão que o aeroporto chegue aos mais altos padrões de segurança e modernidade, sempre com pioneirismo para a facilitação do transporte internacional”, disse o CEO de Viracopos.

 

A assinatura do memorando é o primeiro passo para a concretização da doação de equipamentos de segurança de última geração que serão usados nos pontos de inspeção e transferência internacional. A doação será financiada pelo escritório de Contraterrorismo do Departamento de Estado norte-americano, com supervisão e anuência da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

 

“Estamos muito felizes com essa parceria inédita com Viracopos, pois ela possibilitará que turismo e comércio entre nossos dois países cresçam de forma mais segura”, disse o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge.

 

O Aeroporto Internacional de Viracopos superou a marca dos 10 milhões de passageiros em 2021, tornando-se o terceiro maior aeroporto do país. O aeroporto tem voos diários para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA) e Lisboa (POR). Viracopos negocia a vinda de mais alguns voos internacionais a partir de 2023.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.