Páginas

LATAM é a líder do mercado aéreo brasileiro no primeiro semestre de 2022

Companhia obteve quase 35% de participação do mercado doméstico no acumulado dos seis primeiros meses do ano

Foco da LATAM é crescer com sustentabilidade, alocando voos e aeronaves onde há demanda potencial

A LATAM é a companhia líder do setor aéreo do Brasil no primeiro semestre de 2022, segundo os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgados ontem (quarta-feira, 27). Ao todo, a companhia obteve quase 35% de participação (RPK*) no mercado doméstico brasileiro no acumulado dos seis primeiros meses do ano.

Os números de junho divulgados pela própria LATAM já haviam sinalizado que a companhia recuperou 101,7% da sua oferta doméstica de assentos (ASK**) no País, na comparação com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia de Covid-19). De acordo com a ANAC, a participação (RPK*) da companhia no mercado doméstico brasileiro foi de 34,9% no mês de junho.

Segundo Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, a liderança da companhia no Brasil é um reflexo direto de um crescimento sustentável implementado pela companhia, principalmente na retomada e reabertura de rotas e novos destinos no Brasil. “Graças a nossa eficiência operacional foi possível consolidar uma malha aérea capaz de diminuir distâncias entre as principais cidades e capitais brasileiras, além de abrir as portas para acesso aos destinos internacionais, principalmente por meio de conexões rápidas a partir de São Paulo (Guarulhos)”, completa.

Em junho, a LATAM também registrou uma taxa de ocupação de 73,7% em seus voos domésticos no Brasil, transportando mais de 2 milhões de passageiros em cerca de 540 voos por dia para 50 destinos nacionais (eram 44 destinos antes da pandemia de Covid-19).


LATAM TEM O MAIOR NÚMERO DE DESTINOS NO BRASIL DA SUA HISTÓRIA

Julho foi o mês com mais inaugurações de destinos programados pela LATAM para 2022, incluindo Montes Claros (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS) e Juiz de Fora (MG). O crescimento faz com que a LATAM tenha o maior número de destinos no Brasil da sua história. São 54 destinos, superando os 44 destinos que tinha em 2019, antes da pandemia de Covid-19. Além disso, a companhia aumentou a quantidade de voos e retomou rotas importantes, como foi o caso de Rio Branco-Brasília, Curitiba-Porto Alegre e Fortaleza-Vitória.

No decorrer de julho de 2022, considerada alta temporada para o setor, a LATAM programou quase 3 mil voos domésticos e internacionais a mais para garantir o atendimento de aproximadamente 3 milhões de passageiros, o que corresponde a 60% a mais em comparação com o mesmo mês de 2021. Ao todo, a companhia fecha o mês com quase 20 mil pousos e decolagens de/para o Brasil, um crescimento de 61% em comparação ao mesmo período de 2021.

Os aeroportos de Brasília, São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre reuniram o maior volume de passageiros dentro do País, sendo responsáveis por 66% desse crescimento.


Airbus A320 na pista do aeroporto Juiz de Fora/Zona da Mata, o mais recente destino doméstico inaugurado pela companhia na alta temporada de 2022
(crédito: divulgação LATAM)

*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados

**ASK: sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.