LATAM prevê recuperar 100% da sua oferta doméstica de assentos no Brasil em maio

Além de ampliar rotas já existentes, companhia começa a abrir novos destinos domésticos anunciados para 2022, como Sinop (MT)



A LATAM prevê recuperar no Brasil até 100% da sua oferta doméstica de assentos (ASK*) em maio de 2022, na comparação com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia de Covid-19). No Brasil, a companhia programou para este mês uma média de 532 voos domésticos por dia para 50 destinos nacionais (antes da pandemia eram 44).

Com a inauguração das operações em Sinop, a LATAM acaba de alcançar a marca de 50 destinos no Brasil e de iniciar a abertura de uma série de novos voos domésticos anunciados e mantidos para 2022. Os próximos novos destinos confirmados pela empresa no País são Montes Claros (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Juiz de Fora (MG) e Presidente Prudente (SP).

Nas rotas internacionais a partir do Brasil, a LATAM prevê recuperar em maio até 56% da sua oferta de assentos (ASK*) e já restabeleceu voos para 18 destinos: Assunção, Barcelona, Bogotá, Buenos Aires/Aeroparque, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madri, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova York, Orlando, Paris e Santiago. Neste mês, a empresa reativou os voos diretos entre Rio de Janeiro/Galeão e Lima, com 3 voos semanais.


Operação global do Grupo LATAM

Somadas todas as suas filiais, o Grupo LATAM prevê retomar até 73% da sua oferta total de assentos (ASK*) em maio de 2022, na comparação com maio de 2019 (antes da pandemia de COVID-19). Além disso, prevê operar neste mês quase 1.115 voos domésticos e internacionais por dia para 133 destinos em 20 países. Na divisão de cargas, a companhia programou 1.210 voos em aeronaves cargueiras, inclusive com a entrega de mais uma aeronave convertida em cargueiro neste mês. Todas as projeções estão sujeitas à evolução da pandemia nos países em que o Grupo opera.

Resultado operacional de abril de 2022

No mercado doméstico do Brasil, em abril de 2022 (na comparação com abril de 2019), a LATAM registrou uma demanda de passageiros (RPK**) de 93,1% e uma oferta de assentos (ASK*) de 97,2%, resultando em uma taxa de ocupação de 78,1%.

Ao todo, em abril de 2022 e na comparação com abril de 2019, o Grupo LATAM registrou uma demanda de passageiros (RPK**) de 69,4% e uma oferta de assentos (ASK*) de 71,2%, resultando em uma taxa de ocupação de 81,2%. Já no transporte de cargas, registrou uma ocupação de 59,3% com um aumento de 3,3% em relação a abril de 2019.

*ASK: sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos

**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados

Viracopos tem 100% de aprovação em auditoria da ANAC que atesta segurança de aeroportos

AVSEC é uma abreviação para o termo Aviation Security, que significa segurança contra atos de interferência ilícita na aviação


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), obteve 100% de conformidade na Auditoria Anual AVSEC (2022), que consiste em uma avaliação detalhada de todos os aspectos envolvidos na organização da segurança contra atos de interferência ilícita na aviação civil. O resultado alcançado, consolida o exitoso resultado obtido na inspeção AVSEC realizada em 2021, na qual não foram identificadas não conformidades.

A auditoria no aeroporto foi realizada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) entre os dias 2 e 4 de maio. Viracopos obteve 100% de conformidade em 2022, ratificando o resultado da inspeção AVSEC realizada em 2021 - na qual não foram identificadas não conformidades. AVSEC é uma abreviação para o termo em inglês Aviation Security, que significa segurança contra atos de interferência ilícita na aviação.

Foram verificados todos os itens do Compêndio de Elementos de Fiscalização do RBAC 107 ANAC previstos para Aeródromo AP-3, durante a auditoria da ANAC. Segundo o Programa de Segurança contra Atos de Interferência Ilícita (PAVSEC), cabe à ANAC realizar atividades de Controle de Qualidade AVSEC nos operadores de aeródromos, operadores aéreos e centros de instrução AVSEC, aplicando as providências administrativas cabíveis.

“Essa conquista envolveu, além da Gerência de Segurança, diversas outras áreas da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos como as gerências de Operações, Manutenção, SGSO, Implantação, Administrativa, Carga, Controle de Qualidade AVSEC, Sistemas, Recursos Humanos”, disse o Diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.

A auditoria envolveu outras organizações integrantes do sistema de segurança da aviação civil, com interface direta em procedimentos do agente auditado (Viracopos), dentre outras, empresas prestadoras de serviços auxiliares contratadas e exploradores de áreas aeroportuárias. Na auditoria AVSEC são verificadas as combinações de medidas, de recursos humanos e de materiais destinados a proteger a aviação civil contra atos de interferência ilícita.

“A auditoria incluiu entrevistas com os profissionais responsáveis por AVSEC, profissionais envolvidos diretamente na execução dos procedimentos de segurança, além das verificações de documentos e procedimentos descritos nos programas de segurança, manuais de procedimentos, instruções de trabalho e na regulamentação vigente”, disse o Gerente de Segurança de Viracopos, Wesley Ramos Correa.

Receita Federal faz 2º leilão do ano no Aeroporto de Internacional de Viracopos

Entre os 123 lotes estão produtos de informática, celulares, notebooks, discos de vinil, joias, pedras preciosas e livros


A Receita Federal realizará no dia 17 de maio o 2º leilão do ano dos itens selecionados no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Entre os 123 lotes estão produtos de informática, celulares, notebooks, discos de vinil, joias, pedras preciosas, livros, instrumentos musicais, componentes eletrônicos, relógios, máquinas fotográficas, brinquedos, vestuários diversos, partes e peças de aeronaves, partes e peças de veículos e artigos esportivos.

O período de recebimento de propostas ocorrerá no período de 02/05/2022 às 08h à 16/05/2022, às 21h. A Receita Federal de Viracopos ressalta que o leilão é todo eletrônico e poderão participar pessoas físicas e jurídicas.

Durante a pandemia do COVID-19, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos adotou um sistema inovador de visitação, mediante chamada de vídeo pelo app WhatsApp, onde o cliente realiza o agendamento do horário, e verifica os lotes de forma personalizada.

O interessado precisa possuir certificado digital, bem como ter Certidão Negativa ou Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais válida na data do leilão.

As mercadorias a serem leiloados nos lotes 01 a 123 poderão ser visitados entre os dias 02/05/2022 a 06/05/2022, e 09/05/2022 a 13/05/2022, por meio de chamada de vídeo pelo aplicativo Whatsapp, mediante agendamento pelo telefone (19) 3725-5297.





O edital completo 0002/2022 e a relação de mercadorias serão disponibilizados e podem ser consultados por meio do endereço abaixo:

http://www25.receita.fazenda.gov.br/sle-sociedade/portal/edital/817700/2/2022


LATAM inaugura operação em Sinop com 85% de ocupação e chega a 50 destinos no Brasil  

Investimento é o primeiro de 6 novos destinos confirmados e mantidos pela empresa para este ano

Para celebrar estreia, passageiros do voo inaugural foram presenteados com 10 mil pontos LATAM Pass


A LATAM Brasil acaba de realizar na noite desta terça-feira (3/5) o seu primeiro voo regular de Brasília (DF) para Sinop (MT) com 85% de ocupação. O investimento é o primeiro de 6 novos destinos confirmados e mantidos pela empresa, que prevê operar os primeiros quinze dias da nova rota com mais de 75% de ocupação dos voos.

O início das operações da LATAM em Sinop é mais um capítulo do crescimento em curso da sua malha aérea no Brasil, onde passou a investir em novos destinos após ficar mais eficiente e competitiva em seu processo de reestruturação. Com isso, a LATAM já voa para mais aeroportos brasileiros do que antes da pandemia de Covid-19 - são 50 destinos nacionais atualmente contra 44 em 2019.

Já no segundo semestre de 2021, vale lembrar, a LATAM havia começado a voar para Comandatuba (BA), Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA). Em 2022, as próximas estreias confirmadas e mantidas pela empresa serão em Montes Claros (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Juiz de Fora (MG) e Presidente Prudente (SP).

“A abertura da rota inédita Brasília-Sinop comprova mais uma vez que continuamos atentos a todas as oportunidades do mercado e necessidades dos clientes. Apesar dos desafios impostos nos últimos meses, mantivemos firme o nosso plano de investimento no mercado brasileiro, onde chegamos agora à marca de 50 aeroportos atendidos em todo o território nacional. Esta é a maior malha aérea doméstica da história da LATAM no Brasil”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

A nova rota Brasília-Sinop

A nova rota Brasília-Sinop conta com voos diários em aeronaves Airbus A319, com capacidade para 140 passageiros (8 Premium Economy e 132 Economy). Os voos decolam de Brasília às 22h15 de segunda-feira a domingo, com 1h50 de duração. No sentido inverso, decolam de segunda-feira a domingo às 4h50, com duração de 1h40. As passagens aéreas estão disponíveis em latam.com, com preços a partir de R$ 220,23* (valor por trecho com taxas inclusas).

Para celebrar a estreia, os passageiros do voo inaugural para Sinop foram presenteados com 10 mil pontos LATAM Pass, o programa de fidelidade do Grupo LATAM, em que os passageiros acumulam pontos e podem trocar por benefícios, como produtos, serviços, pacotes turísticos e passagens aéreas.

O município de Sinop é também o segundo destino da LATAM no Mato Grosso, depois de Cuiabá, de onde partem voos para Brasília (7 voos por semana), São Paulo/Congonhas (14 voos por semana) e São Paulo/Guarulhos (18 voos por semana). Com a inauguração de Sinop e a constante ampliação de voos partindo de Cuiabá, a LATAM terá um crescimento de até 72% na sua oferta de assentos (ASK**) no Mato Grosso em maio de 2022, na comparação com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia de Covid-19).

Aeroporto de Brasília completa 65 anos de história com novos projetos e novos voos

Relação do aeroporto com a cidade é antiga e muito antes da capital ficar pronta.


Alguns anos antes de Brasília tomar forma, o aeroporto da futura capital federal do país já funcionava e recebia voos com cargas, trabalhadores e os novos moradores da cidade. A cidade de Brasília só foi inaugurada em 21 de abril de 1960, mas para auxiliar na logística das obras da nova capital o aeroporto nasceu antes.

Muito diferente do que é hoje, o primeiro terminal aéreo de Brasília era improvisado, feito de madeira, simples e com uma pista de terra batida. Era chamado de Aeroporto de Vera Cruz. Inicialmente situada onde está a rodoferroviária, mudou ainda nos anos 50 de endereço para a atual localização. E foi em 3 de maio de 1957 que o terminal realizou o seu primeiro voo comercial e foi oficialmente inaugurado. A Pan American fez a primeira rota saindo do Planalto Central com destino a Nova Iorque.

Hoje, 65 anos depois, aquele barracão de madeira deu espaço há uma infraestrutura moderna, confortável, com duas pistas de pouso e decolagem, vários destinos nacionais e internacionais, além de diversas lojas e restaurantes. Há 10 anos a Inframerica administra o espaço e mudou o conceito de aeroportos no país. O Aeroporto de Brasília já foi reconhecido e premiado como um dos melhores terminais aéreos da categoria, e é um dos maiores centros de conexão de voos domésticos e o segundo mais movimentado do país. É também o mais pontual e o único que opera as pistas de forma simultânea e paralela.

Com a concessão da Inframerica, o aeroporto cresceu, trouxe mais oportunidades de negócios, novos voos, marcas e um novo jeito de se relacionar e comunicar com os passageiros. As novidades e o crescimento do aeroporto não param. Este mês a GOL retoma as operações para Miami e Orlando. Estes voos vão completar o portfólio do terminal brasiliense que passará a atender seis cidades no exterior.

Outra novidade são as obras de expansão da zona aeroportuária. Essa é a segunda fase do projeto que será executado por meio de parcerias, e compreenderá a construção de um shopping, um complexo de entretenimento e um centro de logística. Os empreendimentos serão entregues no final de 2023, com a conclusão das obras prevista para o primeiro semestre de 2024. A Inframerica estima investimentos da ordem de R$ 700 milhões, com a geração de cerca de 3.500 novos empregos, diretos e indiretos.

A forma de se comunicar com o passageiro também mudou ao longo dos anos. Pioneiro em diversos projetos de comunicação, as redes sociais do terminal brasiliense são descoladas, mas informativas, se aproximando do público de forma criativa e irreverente. Sempre linkado com o mundo da aviação, a concessionária que administra o aeroporto criou uma forma muito divertida de se comunicar e passar informações importantes aos passageiros. E é nesse mundo virtual que a comemoração dos 65 anos será feita. Por conta da pandemia, os seguidores e os passageiros poderão desejar os parabéns para o aeroporto nas páginas oficiais do terminal aéreo @aeroportobsb.