Páginas

Viracopos registra alta de 10,11% na movimentação de carga no 1º trimestre

 Na soma dos meses de janeiro, fevereiro e março, Terminal de Carga recebeu um total de 87,5 mil toneladas


Após apresentar recorde histórico de movimentação de carga em 2021, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou alta de 10,11% de crescimento total de toneladas movimentadas no primeiro trimestre de 2022, com 87,5 mil toneladas ante 79,5 mil toneladas dos três primeiros meses do ano passado.

 

Considerando apenas o mês de março, o crescimento foi de 4,2% em relação a março de 2021. Foram 32,2 mil toneladas contra 30,9 toneladas registradas no mesmo mês do ano passado. Os resultados mantêm a tendência de alta neste setor do aeroporto. Em janeiro, a alta chegou a 11,5% e, em fevereiro, 16%.

O resultado de 32,2 mil toneladas de março foi o melhor desde o início da concessão do aeroporto para o mês. A segunda colocação ficou com o mês de março de 2021, com 30,3 mil toneladas, seguida por março de 2013, com 22,1 mil toneladas movimentadas.

 

O resultado no primeiro trimestre foi alavancado pelo aumento das movimentações na importação, na exportação, nas cargas domésticas (nacionais) e nas remessas expressas. Neste período, se destacaram os setores farmacêutico, químico, de tecnologia, de autopeças e de vestuário.

 

Importação e Exportação 

Na importação, houve alta de 2% no mês de março na comparação com o mesmo período do ano passado, com um total de 13,4 mil toneladas que chegaram ao país pelo TECA (Terminal de Carga) de Viracopos ante 13,1 mil toneladas de março de 2021. Já no primeiro trimestre, a alta foi de 5,8% com um total de 37,1 mil toneladas que chegaram aos pais por Viracopos nos três primeiros meses deste ano.

 

Hoje, Viracopos é o maior aeroporto em importação de carga do país, movimentando 40% de toda a carga aérea que chega ao Brasil.

 

A exportação também apresentou bons resultados com alta de 16,3% no mês de março em relação a março de 2021, com um total de 10.501 toneladas de carga saindo do país por Viracopos ante 9.032 toneladas de março de 2021. Já primeiro trimestre deste ano, alta foi de 24,6%, com 26,6 mil toneladas somados os meses de janeiro, fevereiro e março.

 

Remessas expressas   

Já o setor de remessas expressas (courier), somados os resultados de importação e de exportação, apresentou em março crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com 608 quilos ante 583 quilos de março de 2021. Já no primeiro trimestre, a alta de courier 4,7%, com um total de 1,6 mil toneladas de peso recebido.

 

TECA Viracopos    

​O Aeroporto de Viracopos encerrou o ano de 2021 com recorde histórico de movimentação de carga (em peso) para um ano. O aeroporto processou um total de 364,3 mil toneladas de carga no ano passado somadas as áreas de importação, exportação, remessas expressas (courier) e cargas nacionais.

Em 2020, Viracopos conquistou um certificado internacional que credenciou o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica. Viracopos obteve a certificação global CEIV PHARMA (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela IATA (International Air Transport Association), que tem por objetivo auxiliar as organizações e toda a cadeia de fornecimento de carga aérea a atingir a excelência na logística de produtos farmacêuticos. Com este certificado, Viracopos passou a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos.

 

Programas Especiais do TECA

O TECA de Viracopos lançou em maio o Programa FAST LANE, que tem o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado às empresas aéreas cargueiras, premiando sua pontualidade por meio do processamento prioritário dos voos.

 

No início de 2021, Viracopos também anunciou a implantação, em conjunto com o Governo de Dubai, do Programa WLP (World Logistics Passport), com o objetivo de alavancar o mercado exterior do Brasil, interligando Viracopos com os países do Oriente Médio, Ásia e África por meio de novas rotas aéreas. Viracopos é o primeiro aeroporto do Brasil a ingressar neste programa mundial e foi escolhido tanto em função de sua localização geográfica estratégica como pela sua importância na cadeia logística de carga nacional e internacional.

 

O aeroporto lançou um projeto pioneiro entre aeroportos brasileiros que vai reduzir os custos do transporte fracionado de carga importada. Trata-se do Viracopos Cargo - Serviços Logísticos LTL (Less Than Truckload). A principal vantagem do Viracopos Cargo - Serviços Logísticos LTL é o custo reduzido para clientes que precisam retirar poucos volumes no aeroporto, pois o espaço do caminhão da transportadora é dividido com a carga de outros clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.