Aeroporto de Viracopos deve receber 248 mil passageiros no feriado prolongado

No mesmo período, estão previstos um total de 1.861 pousos e decolagens na pista do aeroporto



O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 248 mil passageiros entre os dias 29/10 (sexta-feira) e 04/11 (quinta-feira) por causa do Feriado Nacional do Dia de Finados, no dia 02 de novembro (terça-feira). No mesmo período, estão previstos um total de 1.861 pousos e decolagens na pista do aeroporto.

Os dias de maior movimento de passageiros devem ser registrados nesta sexta-feira (29/11), com 42,1 mil pessoas, na quarta-feira (03/11), com a expectativa de 42,5 mil passageiros, e na quinta-feira (04/11), também aproximadamente 42,5 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.

Os dias de maior movimento de voos durante o feriado devem ser registrados nesta sexta-feira, com 321 movimentos de pousos e decolagens, na quarta-feira (03/11), com 328 pousos e decolagens, e na quinta-feira (04/11), com 329 movimentos operacionais de aeronaves.

Nos demais dias do feriado, como sábado, domingo e segunda, o movimento deve ser tranquilo no terminal com uma média de passageiros por dia que varia entre 25,3 mil (no dia 31/11) e 36,5 mil (no dia 1º/11).

O horário de maior pico de movimento nesta sexta-feira (29/10) deve ser registrado entre 17h e 23h30. Já na quarta-feira (03/11) e na quinta-feira (04/11), principais dias do retorno do feriado, os horários de maior movimento de passageiros devem ficar entre 6h e 12h.

Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste e do Norte do país, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória, cidades do interior de São Paulo, Forte Lauderdale (EUA) e Lisboa (POR).

A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.

Voos internacionais

Com o avanço da vacinação, o movimento de voos internacionais por parte das companhias aéreas já começa a aumentar, porém de forma gradativa e seguindo todas as exigências sanitárias impostas pela ANVISA. Estão previstos 15 voos no período de sexta-feira (29/10) a quinta-feira (04/11), sendo 8 de chegada (5 vindos de Lisboa e 3 de Fort Lauderdale) e 7 de partida (3 para Fort Lauderdale e 4 para Lisboa).

Os 15 voos de chegada e de partida devem movimentar 4,3 mil passageiros pelo terminal internacional, sendo que os dias de maior movimentação devem ser registrados na sexta-feira (29/10), com 867 pessoas embarcando ou desembarcado, e no dia 31/10, também com 867 pessoas.

Ações contra o contágio

Entre os meses de agosto e setembro, quase 7 mil trabalhadores do Aeroporto de Viracopos e de empresas prestadoras de serviço com base no aeroporto receberam a segunda dose contra COVID-19, elevando o nível de segurança sanitária de todo os que passam pelos terminais de passageiros e de carga.

Além desta ampla vacinação, Viracopos recebeu no final de 2020 o certificado internacional de segurança em saúde pelo Airport Health Accreditation (Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI). Este programa foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas todas as medidas de proteção sanitária contra a COVID-19 para reduzir qualquer risco à sua saúde.

Desde março de 2020, com o início da pandemia, Viracopos adotou rapidamente uma série de 40 medidas contra o contágio da COVID-19, que foram fundamentais para a conquista deste certificado internacional de saúde.

Viracopos também ampliou no ano passado o processo de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros. A iniciativa visou minimizar a propagação da doença diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas. No auge da pandemia, também foi instalada uma câmera térmica de medição de temperatura quando os passageiros apresentavam o bilhete de embarque.

Já a desinfecção especial de áreas do terminal ocorre sempre antes dos horários de pico operacional. Também são desinfetados os carrinhos de bagagem, escadas, elevadores, cadeiras, balcões, corrimãos, entre outros.

Nos meses de fevereiro e março de 2020, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate à pandemia. Ações como ampla higienização, novos avisos sonoros, comunicação ativa, sinalização de distanciamento e desinfecções constantes, já adotadas desde o ano passado, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global.

O protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla pelo menos 40 medidas que elevaram o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária.

Foram instalados, por exemplo, pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais de passageiros e de cargas, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram totalmente remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização. Além disso, desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à COVID-19.

Desde março de 2020, os assentos possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros. O aeroporto também realizou uma série de ações no combate à COVID-19 no Terminal de Carga, que está entre os maiores e mais movimentado da América do Sul.

Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário.

Com abertura do Reino Unido para brasileiros, LATAM volta a voar para Londres em dezembro e deve aumentar oferta de voos a partir de janeiro

Em dezembro, serão quatro voos por semana com saídas de Guarulhos. Expectativa é oferecer voos diários ainda no primeiro trimestre de 2022

Londres será o 15º destino internacional retomado pela companhia desde o início da pandemia do total de 26 que operava em 2019


A LATAM permanece atenta à diminuição das restrições internacionais para viajantes brasileiros e, por essa razão, terá 4 voos semanais na rota São Paulo/Guarulhos-Londres a partir de dezembro deste ano, como consequência da recente abertura do Reino Unido para a entrada de passageiros brasileiros. A rota deixou de ser operada em janeiro, após a restrição de voos para o Brasil. A expectativa da companhia é adicionar mais duas frequências semanais até janeiro de 2022.

“Antes da pandemia a Latam voava 7 frequências semanais para Londres com ocupações superiores à 85%. Nossa expectativa é que, com a flexibilização da entrada de turistas, alcancemos índices semelhantes já em dezembro”, afirma Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

A rota para Londres será o 15º destino internacional retomado pela companhia desde o início da pandemia do total de 26 que operava em 2019. Será feita por aeronaves Boeing 777, que acomodam 30 passageiros na classe Premium Business e outros 191 em Economy, e as passagens aéreas estão disponíveis em latam.com e nos demais canais de venda.

Confira abaixo outros destinos internacionais da LATAM já abertos a brasileiros totalmente vacinados contra a Covid-19:

Espanha: a rota São Paulo/Guarulhos-Barcelona será retomada em novembro com 4 voos diretos por semana. Enquanto a rota São Paulo/Guarulhos-Madri tem frequência de 4 voos diretos por semana.

França: a LATAM já opera 4 voos diretos por semana na rota São Paulo/Guarulhos-Paris

Alemanha: a LATAM já opera 3 voos diretos por semana na rota São Paulo/Guarulhos-Frankfurt.

Uruguai: a LATAM já opera 4 voos diretos por semana na rota São Paulo/Guarulhos-Montevidéu.

México: a LATAM já opera 1 voo direto diário na rota São Paulo/Guarulhos-Cidade do México. Além disso, opera 2 voos diretos por semana na rota São Paulo/Guarulhos-Cancún.

A LATAM orienta que os passageiros consultem as regras dos países, inclusive daqueles abertos a brasileiros vacinados, em Requisitos para Viajar. Outra importante fonte de informação ao viajante é a central de informações da IATA (International Air Transport Association).

A companhia segue reforçando as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação e obedecendo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias dos países onde atua. Em todos os voos é obrigatório o uso de máscara durante toda a viagem (confira aqui as máscaras permitidas).

Aeroporto de Viracopos deve receber 242 mil passageiros no feriado prolongado

No mesmo período, estão previstos um total de 1.382 pousos e decolagens na pista do aeroporto


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 242 mil passageiros entre os dias 08/09 (sexta-feira) e 13/10 (quarta-feira) por causa do Feriado Nacional de Nossa Senhora Aparecida, celebrado no dia 12 de outubro (terça-feira). No mesmo período, estão previstos um total de 1.380 pousos e decolagens na pista do aeroporto.

Os dias de maior movimento de passageiros devem ser registrados nesta sexta-feira (08/10), com 53,7 mil pessoas, e na quarta-feira (13/10), com a expectativa de 49,5 mil passageiros embarcando ou desembarcando pelo terminal.

Os dias de maior movimento de voos durante o feriado devem ser registrados nesta sexta-feira, com 321 movimentos de pousos e decolagens, e na quarta-feira, com 292 pousos e decolagens.

Nos demais dias do feriado, como sábado, domingo e segunda, o movimento deve ser tranquilo no terminal com uma média de passageiros por dia que varia entre 26,4 mil (no dia 11/10) e 44,6 mil (no dia 12/10).

O horário de maior pico de movimento nesta sexta-feira (08/10) deve ser registrado entre 17h e 23h. Já na quarta-feira (13/10), dia do retorno do feriado, o horário de maior movimento de passageiros deve ficar entre 6h e 12h.

Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste e Norte, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória e cidades do interior de São Paulo.

A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.

Ações contra o contágio

Entre os meses de agosto e setembro, quase 7 mil trabalhadores do Aeroporto de Viracopos e de empresas prestadoras de serviço com base no aeroporto receberam a segunda dose contra COVID-19, elevando o nível de segurança sanitária de todo os que passam pelos terminais de passageiros e de carga.

Além desta ampla vacinação, Viracopos recebeu no final de 2020 o certificado internacional de segurança em saúde pelo Airport Health Accreditation (Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI). Este programa foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas todas as medidas de proteção sanitária contra a COVID-19 para reduzir qualquer risco à sua saúde.

Desde março de 2020, com o início da pandemia, Viracopos adotou rapidamente uma série de 40 medidas contra o contágio da COVID-19, que foram fundamentais para a conquista deste certificado internacional de saúde.

Viracopos também ampliou no ano passado o processo de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros. A iniciativa visou minimizar a propagação da doença diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas. No auge da pandemia, também foi instalada uma câmera térmica de medição de temperatura quando os passageiros apresentavam o bilhete de embarque.

Já a desinfecção especial de áreas do terminal ocorre sempre antes dos horários de pico operacional. Também são desinfetados os carrinhos de bagagem, escadas, elevadores, cadeiras, balcões, corrimãos, entre outros.

Nos meses de fevereiro e março de 2020, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate à pandemia. Ações como ampla higienização, novos avisos sonoros, comunicação ativa, sinalização de distanciamento e desinfecções constantes, já adotadas desde o ano passado, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global.

O protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla pelo menos 40 medidas que elevaram o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária.

Foram instalados, por exemplo, pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais de passageiros e de cargas, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram totalmente remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização. Além disso, desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à COVID-19.

Desde março de 2020, os assentos possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros. O aeroporto também realizou uma série de ações no combate à COVID-19 no Terminal de Carga, que está entre os maiores e mais movimentado da América do Sul.

Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário.

*Crédito das fotos: Giulia Rodrigues/Viracopos

LATAM Brasil faz teste para combate a incêndio em seu centro de manutenção em Guarulhos

Hangar de 5,4 mil m² da companhia foi ocupado por 11 mil m³ de espuma química biodegradável em apenas 3 minutos

Amostra do material será analisada em laboratório nos Estados Unidos para certificar integridade de suas propriedades no combate ao fogo


A LATAM Brasil acaba de realizar um teste do sistema de combate a incêndios com o uso de espuma química biodegradável no Centro de Manutenção de Linha (CML), localizado no Aeroporto de Guarulhos (SP). O objetivo da simulação, feita no dia 2 de outubro, é atuar de forma preventiva para garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos em situações de emergência. No teste, foram utilizados 11 mil m³ de espuma, que alcançaram cerca de 2 metros de altura. Foram necessários somente 3 minutos para a espuma preencher os 5,4 mil m² do hangar. A simulação envolveu a participação de 25 colaboradores da LATAM Brasil.

“Contar com um Centro de Manutenção de Linha como este no Aeroporto de Guarulhos, com um sistema tão moderno de combate a incêndios, coloca a LATAM Brasil em uma posição de destaque em eficiência operacional e segurança”, explicou o gerente de Manutenção de Guarulhos, Marcelo Panagio.

O sistema é responsável por distribuir o líquido com detergente, armazenado em reservatórios alocados na casa de bombas do CML, para 14 geradores do hangar, que fazem a finalização da mistura para a formação da espuma. A espuma dispersada age no foco do incêndio extinguindo o oxigênio que alimenta o fogo.

Após o acionamento dos equipamentos, durante o teste, é necessário aguardar um período de 24 horas para a espuma baixar e ser retirada, para assim realizar a limpeza do espaço e o retorno de sua operação total. A equipe também coletou uma amostra da espuma que será encaminhada aos Estados Unidos para análise em laboratório. O objetivo é garantir que o material continue com suas propriedades íntegras para combater o fogo. A área de Infraestrutura Predial da LATAM foi responsável por toda a logística para a realização do teste, sob o comando da engenheira Sandra Bueno. O Grupo de Bombeiros do aeroporto de Guarulhos também acompanhou as atividades.

A simulação é também mais uma ação que visa a segurança dos, aproximadamente, 500 colaboradores no mais moderno do centro de manutenção de linha. Divididos em 3 turnos de trabalho, 300 mecânicos atuam nas manutenções corretivas, preditivas ou preventivas das aeronaves da LATAM Brasil em operação no Aeroporto de Guarulhos, principal hub da companhia.

O moderno Centro de Manutenção de Linha possui 65 mil m² e capacidade para receber, simultaneamente, 7 aeronaves de dois corredores (widebody), como os modelos Boeing 777, 767 e 787, ou 14 aeronaves de um corredor (narrowbody), como os modelos da família Airbus A320. Além disso, graças a barreira acústica, permite o teste de motores a qualquer hora, reduzindo consideravelmente o barulho, um sistema inédito no país.

TAP aumenta frequência no Aeroporto de Brasília e terminal ganha novo destino internacional

Companhia aérea portuguesa fará quatro voos na semana a partir de outubro e GOL retomará os voos para Cancún saindo direto da capital federal.



A companhia aérea portuguesa TAP, aumentou a sua frequência de voos na capital federal. Em outubro a empresa terá quatro voos semanais para Brasília. A aeronave pousa no terminal brasiliense todas as segundas, quintas, sábados e domingos às 15h25 e parte para Lisboa no mesmo dia às 16h55.

A companhia está operando os voos com o moderno A330neo. Um avião com 298 assentos e três tipos de classes.

No início da pandemia a TAP cancelou seus voos e voltou a operar em Brasília em setembro de 2020, depois de mais de 6 meses de suspensão. Em fevereiro de 2021 interrompeu novamente a operação devido o agravamento da contaminação, com a segunda onda da covid-19. Em abril deste ano retomou a rota para o DF com duas frequências semanais, em setembro aumentou para três e agora em outubro são quatro frequências semanais.


Novo destino: Cancún

No dia 12 de novembro a GOL retomará um novo destino para a capital federal: Cancún. Os voos para a cidade mexicana acontecem quatro vezes na semana. As decolagens para Cancún acontecem as segundas, quartas, sextas e domingos às 9h30 e o pouso em Brasília está previsto para às 7h30 nos mesmos dias.

Atualmente o Aeroporto de Brasília é o 2º terminal aéreo mais movimentado do Brasil. O terminal aéreo se consolidou, mesmo com a pandemia, como o maior centro de conexão de voos do país. Atualmente o aeroporto da capital federal atende 38 cidades brasileiras o que é essencial para captação de novos voos internacionais. Brasília é o único aeroporto do país com ligação para todas as capitais do Brasil, possibilitando além do acesso aos principais centros urbanos, uma conexão com o interior.

Voos internacionais

No início de 2020, antes da pandemia o Aeroporto de Brasília operava 10 voos diretos para nove destinos internacionais. Por conta da pandemia da covid-19 e o fechamento de diversas fronteiras, as companhias aéreas suspenderam os voos que partiam da capital federal. Com a reabertura gradual dos países, as empresas vêm aumentando as frequências e a Inframerica vem conversando diretamente com cada companhia.

Atualmente a TAP e a Copa Airlines operam no terminal brasiliense. A Copa Airlines voa direto para a Cidade do Panamá quatro vezes na semana, operando todas as terças, quintas, sextas e sábados, chegando na capital federal no fim da noite às 23h50 e partindo logo em seguida às 02h00.


 

BRASÍLIA – CANCÚN: A PARTIR DE 12/11/2021 (GOL)

Origem

Horário partida

Destino

Horário chegada

Frequência

Brasília (BSB)

9h20

Cancún (CUN)

15h15

Segunda, quarta, sexta e domingo

Cancún (CUN)

21h25

Brasília (BSB)

7h15

Segunda, quarta, sexta e domingo

BRASÍLIA – LISBOA (TAP)

Origem

Horário partida

Destino

Horário chegada

Frequência

Brasília (BSB)

16h55

Lisboa (LIS)

05h55

Segunda, quinta, sábado e domingo

Lisboa (LIS)

10h00

Brasília (BSB)

15h25

Segunda, quinta, sábado e domingo

BRASÍLIA – CIDADE DO PANAMÁ (Copa Airlines)

Origem

Horário partida

Destino

Horário chegada

Frequência

Brasília (BSB)

02h00

Panamá (PTY)

6h10

Quarta, sexta, sábado e domingo

Panamá (PTY)

15h40

Brasília (BSB)

23h50

Terça, quinta, sexta e sábado