Em mais um passo para a retomada no Brasil, a LATAM anuncia que deve voar a partir de setembro com um novo modelo de aeronave na frota do País, o Boeing 787 Dreamliner. Com isso, a companhia será a primeira aérea do Brasil a operar este avião no território nacional, após término do processo de certificação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Ao todo, serão 4 aeronaves provenientes da frota do Grupo LATAM no Chile destinadas às operações no Brasil, sendo que a primeira já se encontra em Guarulhos, onde aguarda a finalização dos trâmites para a nacionalização do modelo - hoje com matrícula chilena - de acordo com regulamentação da Agência de Aviação Civil. Essa aeronave pertence ao Grupo LATAM, que atualmente conta com 23 unidades em sua frota.
O voo com a primeira aeronave está previsto para 27 de setembro em rota doméstica de São Paulo/Guarulhos para Manaus como parte do processo de certificação do modelo no País.
A LATAM programou para a segunda quinzena de dezembro o primeiro voo internacional do Boeing 787 com passageiros na rota São Paulo/Guarulhos-Madri. Os novos modelos de aeronaves serão usados com prioridade para voos internacionais de longa distância, especialmente para a Europa, em destinos ainda estudados conforme a estratégia da empresa e de acordo com a abertura das fronteiras com o avanço da vacinação contra a Covid-19.
“A decisão de colocar em operação no Brasil um modelo que já era utilizado pelo Grupo vem para gerar mais eficiência para as operações internacionais, que terão agora uma única frota - a da família Boeing, com os 767, 777 e 787. Isso vai deixar a companhia mais competitiva para a volta desse mercado", explica Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
A eficiência apontada por Jerome resulta ainda no aproveitamento de pessoal. Com uma frota única de wide-bodies da Boeing, a companhia poderá aproveitar 200 tripulantes técnicos e 900 de cabine do Boeing 777 para operar o 787 Dreamliner. Como os modelos são equivalentes, esses profissionais precisam apenas realizar um treinamento curto e específico para capacitação. E para a manutenção, a companhia já conta com 60 mecânicos habilitados para esse modelo.
“Teremos 50% de redução no custo de treinamentos recorrentes de pilotos e comissários e também com as tripulações de backup, em comparação com modelos que exigem habilitação diferente. O movimento também está atrelado à melhoria operacional para contingências, em caso de troca de aeronaves, por exemplo, e também nos índices operacionais da empresa, como o OTP (on-time performance)”, complementa Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.
A LATAM já realizou o treinamento de simulador dos pilotos no Chile, na CAE Santiago (centro de treinamento terceirizado). Dessa forma, estes tripulantes já estão aptos para voar o Boeing 777 e o Boeing 787 Dreamliner no País. Atualmente, mais de 200 profissionais já foram treinados e cerca de 80 comissários passarão por treinamentos a cada mês.
A LATAM Brasil conseguirá voar este modelo no País graças ao acordo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) do Brasil e do DGAC (Dirección General de Aviación Civil) do Chile, onde é possível realizar o intercâmbio de aeronaves de um mesmo grupo, desde que sejam operadas em território com pilotos nacionais daquela localidade. Para isso, a LATAM precisará apenas ter um avião do modelo matriculado no Brasil, que será essa primeira aeronave que se encontra em Guarulhos.
Hoje, a LATAM Brasil possui 149 aeronaves em sua frota.
Ficha técnica - Boeing 787 Dreamliner
Nome: Boeing 787-9
Fabricante: Boeing
Capacidade: 313 passageiros
Comprimento: 62.82 metros
Largura: 5.49 metros
Envergadura: 60.17 metros
Altura: 16.8 metros
Peso máximo de decolagem: 252.7 toneladas
Motores: 2 Rolls-Royce Trent1000J2
Nome: Boeing 787-8
Fabricante: Boeing
Capacidade: 250 passageiros
Comprimento: 57 metros
Largura: 5.74 metros
Envergadura: 60 metros
Altura: 17 metros
Peso máximo de decolagem: 227.9 toneladas
Motores: Rolls-Royce Trent1000
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