LATAM lança no aeroporto de Vitória atendimento remoto no check-in focado em prevenção contra a COVID-19

A LATAM Airlines Brasil implementou nesta semana, no Aeroporto de Vitória, o projeto especial denominado “Atendimento Remoto”, que traz um novo modelo de atendimento de check-in nos aeroportos. Capaz de proporcionar uma experiência sem contato para os clientes e funcionários, a iniciativa garante mais segurança e é uma aliada na prevenção contra a COVID-19. Com a implementação em Vitória, a nova forma de check-in começa a se expandir pelo Brasil e já chega ao terceiro aeroporto (já está disponível no Rio de Janeiro/Santos Dumont e em São Paulo/Congonhas desde o fim de junho, com índice de 95% de aprovação dos usuários).

O projeto reforça a campanha "Nova forma de voar” e foi desenvolvido pela companhia com o objetivo de implementar novas soluções para os clientes que aumentem sua tranquilidade quando forem viajar, com manutenção do atendimento com funcionários da empresa que, mesmo à distância, continuam a prestar todo o suporte no momento do check-in.

Essa iniciativa se soma às medidas que a LATAM já implementou desde o início da pandemia, para garantir a segurança de seus passageiros em toda a jornada de viagem, desde o aeroporto, passando pela cabine e chegando ao desembarque.

Crédito: Divulgação LATAM


Funcionamento do novo modelo de operação

O fluxo de atendimento no novo projeto é o mesmo que ocorre atualmente, sem nenhuma alteração. No entanto, o funcionário da companhia que atende os clientes no check-in não está no guichê presencialmente, realizando o processo de forma totalmente remota de qualquer cidade do Brasil, interagindo com os passageiros por meio de um sistema de videoconferência e oferecendo todo o apoio para que o processo seja efetuado normalmente.

O cliente aguarda na fila, respeitando o distanciamento, até ser direcionado para uma posição de atendimento. O processo acontece da seguinte forma:
· Passo 1 – Boas-vindas ao passageiro e confirmação dos dados de viagem e documentação, através do sistema de câmeras;
·Passo 2 – Verificação de segurança sobre presença de artigos perigosos/proibidos na bagagem;
· Passo 3 – Se houver necessidade do despacho de bagagem, o cliente posiciona a bagagem na balança/esteira;
· Passo 4 – O atendente remoto realiza a conferência do peso e tipo de bagagem, também com auxílio do sistema de câmeras;
· Passo 5 – O atendente remoto realiza a impressão da etiqueta de bagagem que contém as instruções no verso para correto manuseio;
· Passo 6 – O cliente etiqueta a bagagem;
· Passo 7 – O atendente orienta o passageiro a ativar o botão de acionamento da esteira para despacho da bagagem;
·Passo 8 – O cliente recebe o seu cartão de embarque diretamente pelo aplicativo LATAM (caso seja necessária a impressão de um novo cartão, o atendente remoto o imprime) e o atendimento se encerra.
“Com esta implementação em Vitória, começamos nossa expansão do novo projeto de atendimento remoto, totalmente focado na nossa nova forma de voar, garantindo segurança e tranquilidade aos passageiros e permitindo que possam viajar mais confiantes conosco na retomada das operações”, afirma Rafael Walker, diretor de aeroportos da LATAM Airlines Brasil. 
Crédito: Divulgação LATAM


Adesão dos clientes e expansão

Desde a implementação do projeto, no fim de junho, nos primeiros aeroportos, Rio de Janeiro/Santos Dumont e São Paulo/Congonhas, os clientes que tiveram a oportunidade de testar o novo modo de atendimento demonstraram alto índice de satisfação, atingindo 95%. O resultado motiva a companhia a continuar expandindo a iniciativa e a trabalhar em aprimoramentos contínuos.
Para os próximos meses, estima-se a expansão para mais 10 aeroportos brasileiros, que trabalharão de forma colaborativa. O prazo para instalação de todos os equipamentos necessários e preparo das equipes no novo modelo é de 15 a 20 dias.

Medidas de segurança já implementadas

A LATAM reforça que a implementação do novo projeto não interfere nas demais medidas de segurança e higiene em vigor desde março de 2020, com foco em assegurar o cuidado com as pessoas durante toda a crise da COVID-19. O atendimento nos balcões continua ativo e respeitando as regras de distanciamento social, assim como a opção de check-in pelo site ou app da companhia e os terminais de autoatendimento nos aeroportos.
Além disso, tanto as medidas nos aeroportos (filas transversais, alternadas e espaçadas nos balcões de check-in e distribuição de álcool gel) quanto às a bordo das aeronaves (uso obrigatório de máscaras, novos processos de limpeza e desinfecção profunda dos aviões, filtros que renovam o ar a bordo, além de novos protocolos de atendimento para promover a menor interação física possível com os passageiros) se mantêm normalmente nas operações da companhia. Clique aqui para conferir essas medidas adotadas pela LATAM, seguindo as melhores práticas mundiais de higiene e distanciamento social recomendadas por IATA e OMS.

Medidas de segurança Aeroporto de Vitória

Aeroportos do Sudeste do Brasil (ASeB) também se comprometeu desde o início da pandemia para garantir que o Aeroporto de Vitória fosse um ambiente seguro para quem precisasse viajar.
A concessionária disponibilizou avisos sonoros com as orientações da Anvisa sobre os procedimentos de segurança e alertas, fez a instalação de protetores de acrílico nos balcões de atendimento, implantou marcadores de fila para distanciamento mínimo, garantiu a disponibilização de álcool gel em diversos pontos no terminal, intensificou e triplicou a rotina de limpeza do terminal, além de ter assegurado que todos os funcionários utilizassem máscaras.

Viracopos instala câmera térmica para medir a temperatura de passageiros no embarque

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), instalou uma Câmera Térmica que mede a temperatura de todos os passageiros que embarcam em voos no terminal. A iniciativa é mais uma entre 35 ações realizadas nos últimos meses para elevar o nível de segurança nas viagens aéreas e evitar o contágio pela Covid 19.  


O painel de medição de temperatura implantado pela empresa integradora de sistemas Grupo Contsec é uma combinação de aplicações tradicionais baseadas no reconhecimento de faces e detecção de temperatura por infravermelho. A medição leva em torno de três a cinco segundos e é realizada em Viracopos quando os passageiros apresentam o bilhete de embarque.  
  
Para realizar a medição, o passageiro tem de ficar parado por alguns segundos com o rosto diante da câmera. Um aviso sonoro é emitido imediatamente pelo equipamento para sinalizar se a temperatura corporal da pessoa está normal ou se está elevada.  
  
No caso de a temperatura do passageiro ser constatada acima do normal, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, os agentes de segurança do aeroporto recomendam que o passageiro dirija-se imediatamente ao Posto Médico de Viracopos, que fica no próprio saguão. A concessionária também notifica a companhia aérea responsável pela aeronave para alertar sobre a situação daquele passageiro.     
   
Desinfecção especial  
  
Viracopos ampliou o processo desinfecção especial de todo o terminal de passageiros e de ônibus utilizados pelos passageiros no deslocamento até as aeronaves. A iniciativa visa minimizar a propagação da Covid 19 diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas.  
  
A desinfecção ocorre diariamente, sempre antes dos horários de pico operacional, e deve ocorrer pelo menos três vezes ao dia. O aeroporto já havia realizado duas desinfecções do terminal como teste, mas agora estas ações passam a ser regulares e constantes. Também serão desinfetados os carrinhos de bagagem.  
  
Nos meses de março, abril e maio, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate ao contágio pela Covid 19. Ações como ampla higienização, avisos sonoros, sinalização de distanciamento, instalação de acrílicos nos pontos de atendimento e desinfecção constante, já adotadas nos últimos meses, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global.  
  
Com esta nova ação de desinfecção especial, o protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla, até agora, 35 medidas que elevam o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária.  
  
Foram instalados, por exemplo, pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram totalmente remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização. Desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à Covid 19.   
  
Também foi implementada a higienização e desinfecção constante (a cada quatro horas) de diversas partes do aeroporto tais como escadas rolantes, cadeiras, elevadores, balcões, mesas, corrimãos, carrinhos de bagagem e demais aéreas de contato. Os assentos agora possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros.  
  
Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário.  
  
Recuperação gradual  
  
A recuperação no setor de aviação apresenta tendência de crescimento gradual e lenta após uma queda brusca registrada a partir de março por causa da pandemia.  O aeroporto chegou a ter queda do número de voos de passageiros de 330 movimentos (pousos e decolagens) por dia, em média, para 34 por dia (em março) e 56 por dia (em abril).   

No mês de maio, houve pequeno crescimento para 72 pousos e decolagens por dia. Já em junho, houve nova elevação por parte das companhias aéreas, chegando a 84 pousos e decolagens por dia, em média. A previsão para julho é de que o movimento diário chegue a 130 pousos e decolagens por dia.   

LATAM lança campanha com tarifas promocionais para diversos destinos nacionais e internacionais

Menor valor, de R$ 91,62* (o trecho, incluindo taxas), é para voo entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro/Santos Dumont; todas as tarifas promocionais ainda contemplam flexibilidade para remarcação e também podem ser adquiridas com pontos LATAM Pass


A LATAM Airlines Brasil acaba de lançar uma nova companha com preços promocionais para quem quer viajar nos próximos meses para destinos domésticos no Brasil e também internacionais. Os preços especiais estão disponíveis até as 23h59 de sexta-feira (31) e são válidos para classe econômica. Para destinos brasileiros, os voos podem ser realizados entre 5 de agosto e 16 de setembro e, para destinos internacionais, entre 1º de setembro e 31 de maio de 2021, de acordo com cada destino.

A menor tarifa encontrada na promoção é de R$ 91,62* (o trecho, incluindo taxas) ou 2.000 pontos LATAM Pass (mais taxas) para voo entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro/Santos Dumont. Outra oportunidade é para voos partindo de Brasília com destino a Curitiba, por a partir de R$ 99,67* (o trecho, incluindo taxas) ou 4.800 pontos (mais taxas).

As ofertas ainda incluem voos partindo de São Paulo/Congonhas a partir de R$ 113,57* (o trecho, incluindo taxas) para destinos como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Todos os voos contemplam a opção de aquisição das passagens com pontos LATAM Pass (mais taxas).

Nordeste

Para quem deseja viajar para o Nordeste brasileiro, é possível encontrar voos de Brasília para Recife, por a partir de R$ 144,67* (o trecho, incluindo taxas) ou 6.600 pontos (mais taxas). Partindo de São Paulo, há voos para João Pessoa, a partir de R$ 287,44* ou 5.300 pontos (mais taxas) e para Fortaleza, a partir de R$ 314,57* (o trecho, incluindo taxas) ou 7.300 pontos LATAM Pass (mais taxas).

Do Rio de Janeiro para Salvador, é possível encontrar tarifas por a partir de R$ 243,57* (o trecho, incluindo taxas) ou 5.600 pontos (mais taxas). Quem pretende ir de Aracajú a São Paulo também encontra tarifas promocionais a partir de R$ 281,74* (o trecho, incluindo taxas) ou 6.400 pontos (mais taxas).

Destinos Internacionais

As promoções da LATAM também contemplam viagens internacionais. É possível encontrar passagens aéreas de São Paulo para Buenos Aires, a partir de R$ 989,86* (ida e volta, com taxas inclusas) ou 24.400 pontos LATAM Pass (mais taxas). Há também voos para Miami, a partir de R$ 2.080,04* (ida e volta, incluindo taxas) ou por 63.200 pontos (mais taxas).

Importante ressaltar que todas as tarifas contemplam flexibilidade para remarcação, permitindo alterar a data do voo uma vez, sem multa ou diferença de tarifa (mantendo mesma origem e destino), sujeito à disponibilidade de cabine e à validade do bilhete. É possível também alterar o destino, mediante diferença de tarifa.

Todos os bilhetes podem ser adquiridos pelo site www.latam.com, lojas LATAM, LATAM Travel e agências de viagem. O valor pode ser parcelado em até 10 vezes* em qualquer cartão de crédito aceito pela companhia.

Confira abaixo algumas das tarifas promocionais da companhia e acesse latam.com para visualizar todas as promoções:


Brasil
Origem
Destino
Trecho (R$) com as taxas inclusas, a partir de*:
Pontos LATAM Pass (trecho) + taxas*
Belo Horizonte
Rio de Janeiro/Santos Dumont
R$ 91,62
2.000 + R$ 32,62
Brasília
Curitiba
R$ 99,67
4.800 + R$ 30,67
São Paulo/Congonhas
Belo Horizonte
R$ 113,57
2.000 + R$ 34,57
São Paulo/Congonhas
Rio de Janeiro
R$ 113,57
2.200 + R$ 34,57
São Paulo/Congonhas
Curitiba
R$ 113,57
2.500 + R$ 34,57
São Paulo/Congonhas
Porto Alegre
R$ 113,57
3.100 + R$ 34,57
Brasília
São Paulo/Congonhas
R$ 119,67
2.500 + R$ 30,67
São Paulo/Guarulhos
Foz do Iguaçu
R$ 131,44
4.600 + R$ 32,44
São Paulo/Congonhas
Vitória
R$ 133,57
2.000 + R$ 34,57
São Paulo/Guarulhos
Goiânia
R$ 136,44
2.700 + R$ 32,44
Brasília
Recife
R$ 144,67
6.600 + R$ 30,67
Rio de Janeiro
Salvador
R$ 243,57
5.600 + R$ 34,57
Aracaju
São Paulo/Guarulhos
R$ 281,74
6.400 + R$ 26,74
São Paulo/Guarulhos
João Pessoa
R$ 287,44
5.300 + R$ 32,44
São Paulo/Congonhas
Fortaleza
R$ 314,57
7.300 + R$ 34,57
Internacional
Origem
Destino
Ida e volta (R$) com as taxas inclusas, a partir de*:
Pontos LATAM Pass (ida e volta) + taxas*
São Paulo/Guarulhos
Buenos Aires
R$ 989,86
24.400 + R$ 497,66
São Paulo/Guarulhos
Miami
R$ 2.080,04
63.200 + R$ 272,97

*Válidos para voos operados pela LATAM Airlines Brasil (LATAM), em classe econômica, sujeitos à disponibilidade de assentos, regras e restrições específicas no perfil de cada tarifa. As ofertas são válidas para bilhetes emitidos entre as 12h do dia 29/07/2020 e as 23h59 do dia 31/07/2020.

Para voos nacionais, as viagens podem ser realizadas entre os dias 05/08/2020 e 16/09/2020. O valor promocional será aplicado para viagens onde a data de volta for, pelo menos, dois dias depois da ida, sendo o retorno no mesmo aeroporto da chegada. Resgates a partir de 2.000 pontos LATAM PASS, mais taxas a partir de R$ 26,74 para voar entre 05/08/2020 e 16/09/2020, válidos para o trecho de voos nacionais operados pela LATAM, por passageiro e para a cabine econômica.

Para voos internacionais, as viagens podem ser realizadas entre 01/09/2020 e 31/05/2021. Resgates a partir de 24.400 pontos LATAM PASS, mais taxas a partir de R$ 272,97 válidos para os destinos internacionais, para voar entre 01/09/2020 e 31/05/2021, por passageiro, para a cabine econômica. Os preços em dólar (US$) serão convertidos pelo câmbio do dia da compra e os preços divulgados em reais foram calculados pelo câmbio de R$ 5,35 de 20/07/2020, prevalecendo, contudo, o câmbio da data da compra.

Todos os voos sujeitos a disponibilidade de assentos e para emissão de passagens entre as 12h do dia 29/07/2020 e as 23h59 do dia 31/07/2020. Ofertas válidas para as categorias LATAM, Gold, Gold Plus do programa LATAM PASS Clientes, das categorias Platinum, Black e Black Signature contam com um desconto adicional de 10% se comparado as tarifas para as outras categorias. Tarifas sujeitas à disponibilidade no período da promoção. Mais informações estão disponíveis no site latam.com.

Parcelamento em até 10 vezes, sendo até a 4ª parcela sem juros e a partir da 5ª parcela com juros, parcela mínima de R$ 70, válido para todos os cartões de crédito aceitos pela LATAM, de pessoa física e emitidos no Brasil, considerando exclusivamente o valor de tarifa anunciada, não sendo possível o parcelamento da taxa de embarque e de eventual adicional de emissão, condição válida apenas para compras no site LATAM.

Flexibilidade na remarcação da sua passagem internacional e nacional: Você pode alterar a data do voo uma única vez, sem multa ou diferença de tarifa (mantendo mesma origem e destino), sujeito à disponibilidade da cabine e à validade do bilhete. Itinerários combinados com outras companhias aéreas ficam sujeitos às diferenças de tarifa aplicável. Você também pode alterar o destino pagando somente a diferença de tarifa. A flexibilidade se aplica a bilhetes adquiridos no Brasil até 31 de julho de 2020, com início da viagem entre 01 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2020, o início da viagem pode ser adiado até 31 de dezembro de 2021, dependendo da disponibilidade de voos nos sistemas.

As informações integrais e detalhadas sobre as regras/restrições das tarifas anunciadas, descontos para crianças e pontuação no Programa LATAM PASS estão disponíveis para consulta no site www.latam.com.

Aeroporto de Brasília realiza hoje tradicional evento para Spotters no Festival Drive-In


Um dos eventos mais aguardados do ano no Aeroporto de Brasília é o Spotter Day. A Inframerica, administradora do terminal aéreo foi a pioneira em promover a ação que acontece todo ano desde 2015. A ação consiste em levar spotters, ou seja, pessoas que têm como hobbie fotografar aviões, para a pista de pousos e decolagens para registrar os movimentos das aeronaves. Mas devido a pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de aglomerações, a 6º edição do Spotter Day vai se transformar em Spotter Night, versão cinema, realizada hoje, dia 28 de julho, às 20h00 no Festival Drive-In. Foram mais de 500 inscrições recebidas no site do Aeroporto de Brasília.

Na edição de 2020, 175 spotters participarão do evento que terá um tema “saudoso”. Ao invés de fotos na pista de pousos e decolagens, os fotógrafos relembrarão os melhores momentos que viveram nas edições passadas, tirarão fotos dos aviões que serão projetados na tela do Festival e depois assistirão um filme. A atração da noite será o filme “O Terminal” escrito por Steven Spielberg e com atuação de Tom Hanks. A história é sobre o dia a dia de um homem que passa a morar no terminal de um aeroporto depois de ter a entrada negada nos Estados Unidos.

Os spotters ganharão de brinde uma mantinha personalizada do Aeroporto de Brasília, a máscara sensação do momento com um bordado de avião e os snacks distribuídos nos voos da GOL Linhas Aéreas.

O vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian explica que o evento visa fomentar a paixão pela aviação. “As pessoas estão saudosas, com vontade de viajar e os spotters têm um carinho ainda mais especial pelo nosso aeroporto e pelo setor em geral. Quisemos promover o evento para mostrar que, apesar de tudo que estamos passando hoje, estamos juntos na esperança de que já já voltaremos a voar e claro, poder fotografar aviões”, diz.

O Spotter Night será realizado com toda a segurança que o momento exige. Além do filme, os spotters também assistirão vídeos informativos sobre as medidas adotadas pelo Aeroporto de Brasília e ações realizadas pelas companhias aéreas GOL e Latam. Os participantes ficarão dentro de seus carros, mantendo o distanciamento social. O Festival Drive-In conta com banheiro que é higienizado a cada uso, serviço de delivery de alimentos no veículo e funcionários que usam máscara 100% do tempo.

Avião da Azul "desenha" o logo da empresa nos céus de São Paulo

Na tarde de hoje (27), um ATR 72-600, de matrícula PR-AQH, operado pela Azul Linhas Aéreas,  realizou um voo pelos céus de São Paulo num trajeto que formou o logo da empresa (o mapa estilizado do Brasil ).

O avião partiu do aeroporto de Campinas - Viracopos às 12h18 e teve duração de aproximadamente 2h27, retornando à Viracopos por volta das 14h45.

O voo pode ser acompanhado pelo aplicativo FlightRadar24, conforme imagem abaixo:


Imagem: www.flightradar24.com