LATAM deixa oneworld em 1º de maio

Para continuar oferecendo ampla conectividade aos clientes, a LATAM manterá acordos bilaterais com acesso à malha aérea e benefícios da maioria dos membros da oneworld


O Grupo LATAM Airlines ('LATAM') anuncia que firmou acordo com a oneworld para sair da aliança em 1º de maio de 2020. Até 30 de abril de 2020, não haverá alteração nos benefícios recíprocos oferecidos em todos os voos para membros da oneworld*.

A partir de 1º de maio de 2020, a LATAM manterá seus acordos bilaterais com a maioria dos membros da oneworld (British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines e SriLankan Airlines) e continuará a oferecer os seguintes benefícios ao cliente:

Compra de passagens aéreas em latam.com e sites de companhias aéreas parceiras para mais de 1.000 destinos em todo o mundo;
Acúmulo e resgate de pontos por meio dos respectivos programas de passageiro frequente;
Acesso recíproco às salas VIP, sujeito ao acordo final com cada companhia aérea;
Reconhecimento de top tiers nos respectivos programas de passageiro frequente, sujeito ao acordo final com cada companhia aérea;
*Os itens acima não se aplicam à Royal Air Maroc, que ingressará na oneworld em 1º de abril de 2020.

Término do acordo de passageiro frequente com a American Airlines 


Com a saída da LATAM da oneworld, o grupo de companhias aéreas encerrará seus acordos com a American Airlines para passageiro frequente e para acesso recíproco às salas VIP. A partir de 1º de maio de 2020, os clientes do LATAM Pass não poderão acumular ou resgatar pontos em voos da American Airlines nem acessar as salas VIP da American Airlines. No entanto, a LATAM respeitará todos os bilhetes de voos da American Airlines que foram resgatados com pontos da LATAM Pass antes de 1º de maio de 2020, por até 12 meses após essa data.

Além disso, a LATAM continuará respeitando o acúmulo de pontos, fora do acordo de passageiro frequente, para os clientes LATAM Pass que compraram passagens em voos da American Airlines antes de 1º de maio de 2020, por até 12 meses após essa data.

Avanços no acordo LATAM-Delta 


A partir de amanhã (1º de fevereiro de 2020), a LATAM vai transferir as suas operações no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (Nova York) do Terminal 8 para o Terminal 4, onde a Delta atende a mais de 90 destinos nos Estados Unidos, Canadá e outras partes do mundo, abrindo caminho para melhores conexões entre os voos da LATAM e da Delta. Clientes LATAM da classe Premium Business e clientes top tier do LATAM Pass (categorias Black Signature, Black e Platinum) também terão acesso à sala VIP no Terminal 4.

As autoridades dos Estados Unidos e da Colômbia já deram aprovação regulatória para os acordos de codeshare anunciados em dezembro de 2019 entre Delta e LATAM Airlines Peru, LATAM Airlines Colômbia e LATAM Airlines Equador, respectivamente. As afiliadas da LATAM no Brasil e no Chile também planejam estabelecer acordos de codeshare com a Delta durante 2020. Em paralelo, a LATAM está negociando com a Delta acordos para recíprocos acessos à sala VIP e benefícios de passageiro frequente, previsto para o primeiro semestre de 2020.

Essas mudanças fazem parte do trabalho em andamento para implementar o acordo anunciado por LATAM e Delta em setembro de 2019. O acordo prevê uma aliança estratégica para combinar as malhas aéreas altamente complementares das companhias e fornecer aos clientes uma experiência de viagem única e com maior conectividade, para mais de 435 destinos em todo o mundo, sujeita às aprovações governamentais e regulatórias.

Club LATAM premia melhores agências parceiras de 2019

Em cerimônia realizada na Pinacoteca do Estado e com show da dupla Anavitória, programa ainda fez uma retrospectiva de 2019 e discutiu planos para 2020



O Club LATAM, programa de relacionamento e reconhecimento com o trade da LATAM Airlines Brasil, promoveu na noite desta quarta-feira (29) um evento de premiação para as 17 agências de viagens que tiveram o melhor desempenho em 2019. O encontro foi realizado pela primeira vez na Pinacoteca do Estado em São Paulo.

“Tivemos em 2019 um ano de muitas entregas para os nossos clientes, com novos destinos, novas cabines, a melhor pontualidade do Brasil e serviços totalmente focados em oferecer a melhor experiência de viagem”, diz Igor Miranda, diretor de vendas e marketing da LATAM Airlines Brasil. “Parte fundamental dos resultados que temos colhido passou diretamente pelas nossas agências parceiras, que se dedicam diariamente em oferecer nossos produtos e serviços.”, conclui.

O evento, que contou com a presença de executivos da companhia e diversos proprietários das agências de viagens parceiras, ainda trouxe uma retrospectiva de todas as implementações da LATAM no ano, assim como os projetos já em andamento para 2020. Os convidados do Club LATAM também tiveram a experiência de acompanhar um show exclusivo da jovem dupla Anavitória, destaque no cenário musical e cultural brasileiro e já vencedora de dois Grammy Latino.

Ganhadores do prêmio Club LATAM 2019 


As agências vencedoras do ciclo 2019 do Club LATAM foram: Ancoradouro, BCD Travel, Belvitur, CNT, Confiança, Congonhas Travel, Copastur, DF Turismo, Flytour Busines Travel, Flytour Gapnet, Maringá, Primus HRA, Rextur/Advance, Século XXI, Teresa Perez, Tripservice e Tucunaré.

APEX reconhece LATAM Airlines por seus esforços para melhorar a experiência de viagem dos passageiros

“Melhor Serviço de Bordo” e “Melhor Entretenimento a Bordo” da América Latina foram os prêmios APEX 2020 para o grupo, em premiação baseada nas opiniões de milhares de passageiros

Desde 2019, a LATAM tem trabalhado fortemente para melhorar a experiência de seus passageiros com diversas iniciativas, incluindo o projeto de renovação de cabines, além da Premium Economy lançada recentemente


“Melhor Serviço de Bordo” e “Melhor Entretenimento a Bordo” da América Latina são os dois prêmios APEX Passenger Choice que reconhecem o trabalho realizado pela Grupo LATAM Airlines em experiência de viagem. Em 2019, vale lembrar, a empresa anunciou um processo de transformação da experiência de viagem dos seus passageiros, com um investimento superior a US$ 500 milhões.

A APEX é uma organização sem fins lucrativos que, há 40 anos, avalia e ajuda a melhorar a experiência do setor aéreo em termos de design, desenvolvimento e instalação de assentos, sistemas de entretenimento e comunicação, salas VIP de aeroportos, entre outros aspectos.

As pontuações APEX para as companhias aéreas classificam a experiência a bordo com base nos comentários de milhares de passageiros avaliados de forma independente. A conferência APEX TECH, realizada em Los Angeles, Estados Unidos, contou com a presença do CEO da APEX, Joe Leader, e de Juan Ordoñez, diretor de Serviço de Bordo do Grupo LATAM Airlines.

“Esses prêmios são um reconhecimento direto dos passageiros às tripulações que atendem a milhões de clientes por ano. Para se ter uma idéia, um voo da LATAM sai a cada minuto em algum lugar do mundo, e os prêmios confirmam que estamos bem focados em melhorar a experiência dos nossos passageiros. Recentemente, lançamos a nossa nova cabine Premium Economy, um tipo de serviço que estará disponível em todos os nossos voos operados por aeronaves de corredor único. Hoje, podemos dizer que não há outra companhia aérea na região que ofereça tantas opções de cabine quanto a LATAM”, afirma Juan Ordoñez, diretor de Serviço de Bordo do Grupo LATAM Airlines.

Por seu lado, Joe Leader, CEO da APEX, aponta que “o contínuo investimento da LATAM na experiência do passageiro foi reconhecido por seus clientes por meio de mais de 1,2 milhão de votos verificados, validados e certificados independentemente pela APEX. O trabalho realizado pela equipe da LATAM para aprimorar a sua experiência de voo foi profundamente valorizado por seus clientes e por todo o setor aéreo”.

Anvisa informa procedimentos em aviões para possíveis casos de coronavírus no Brasil

 A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na segunda-feira (27), os procedimentos de preparação, orientação e controle para possíveis atendimentos de casos suspeitos de coronavírus em aeronaves no país. Abaixo, as medidas que serão tomadas, segundo a Anvisa: 
  • A aeronave pousa, mas não pode iniciar o desembarque.
  • A Anvisa aciona os órgãos responsáveis e vai a bordo em conjunto com o serviço médico e a vigilância do município do aeroporto para avaliar o paciente.
  • Se o médico descartar o caso a bordo, o desembarque dos passageiros é liberado.
  • Caso a suspeita seja mantida, o passageiro doente é removido para um hospital de referência local.
  • Todos os demais passageiros seguem para uma entrevista com a vigilância epidemiológica para que possam ser monitorados, caso a suspeita seja confirmada posteriormente.
  • A Anvisa monitora o trabalho de desinfecção da aeronave, descarte de resíduos e descarte de efluentes. 
A Anvisa também transmite, desde sexta-feira (24), em aeroportos internacionais do país, informes sonoros em português, inglês e mandarim sobre os sintomas do coronavírus, com orientações aos passageiros e dicas para evitar a transmissão de doenças. A versão em português segue reproduzida abaixo:

– Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias, após viagem para a China, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da sua viagem;
– Para proteger sua saúde, siga medidas simples, que podem evitar a transmissão de doenças:
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool gel;
  • Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Procure o serviço de saúde mais próximo.