Páginas

Primeiro Boeing 787 da LATAM com novas cabines pousa no Brasil

Nesta quinta-feira (21) foi realizado o primeiro voo comercial do Boeing 787 número 25 da LATAM, uma das aeronaves de longo alcance mais modernas e eficientes do mundo

Este é o primeiro avião que já sai de fábrica com as novas cabines da LATAM e que irá operar a partir do Chile para destinos como Nova Iorque, São Paulo, Tel Aviv, Madri e Sidnei


Hoje pousou no Brasil o vigésimo quinto Boeing 787 do Grupo LATAM Airlines e o primeiro do modelo equipado desde a fábrica com o novo modelo de cabines da companhia. Com o código LA750, a aeronave partiu de Santiago e pousou em Guarulhos - São Paulo, nesta manhã. Trata-se da mais nova aeronave recebida pela empresa, entregue na semana passada no Boeing Delivery Center em Charleston, Carolina do Sul, Estados Unidos.

O equipamento operará voos de médio a longo alcance com saída do Chile para destinos como Nova York, São Paulo, Tel Aviv, Madrid e Sidnei.

A incorporação do novo Boeing 787-9 - uma das aeronaves mais eficientes e modernas do mundo - faz parte do processo de transformação da experiência de viagem da LATAM, cujo investimento ultrapassa US$500 milhões, e inclui a renovação de cabines de aproximadamente 200 aeronaves, mais da metade da frota global da empresa.

O novo LATAM Boeing 787-9 tem capacidade total para 303 passageiros: 30 na classe Premium Business, oferecendo todos os assentos com acesso direto ao corredor; 219 assentos em uma cabine Economy renovada e 54 assentos LATAM + que oferecem mais espaço, compartimento superior reservado e serviços premium, como por exemplo embarque prioritário.

“Damos as boas-vindas a este novo membro da família LATAM que, a partir de nosso centro de conexões de Santiago, levará milhares de passageiros ao seu destino com os mais altos padrões de conforto e importante redução da pegada de carbono” informa María Fernández de Córdoba, Diretora de Experiência de Clientes do Grupo LATAM Airlines.

“A LATAM aumentou suas operações com sucesso ao estabelecer continuamente o mais alto nível de excelência na experiência de voo de seus passageiros. Temos a honra de oferecer o 25º 787 do Grupo que combina a nova experiência de bordo da LATAM e a inovação de ponta da aeronave para oferecer conforto inigualável aos nossos clientes. Com essa entrega, a LATAM expandirá ainda mais a maior frota 787 Dreamliner da América Latina para atender seus passageiros e obter eficiência de combustível inigualável em suas operações, o que se traduz em menores custos operacionais e melhor desempenho ambiental” diz Ricardo Cavero, Vice Presidente de Vendas Comerciais e Marketing para América Latina e Caribe da Boeing.

Eficiência da frota LATAM Boeing 787
A LATAM foi a primeira companhia aérea da América Latina a operar o Boeing 787-8, em agosto de 2012, e desde então incorporou um total de 25 aeronaves da família Boeing 787 em sua frota. Com um design de ponta, o Boeing 787 consome até 20% menos combustível que aeronaves semelhantes, resultando em uma redução de até 20% nas emissões de CO2.

Como um dos três grupos de companhias aéreas mais sustentáveis do mundo*, a frota do Boeing 787 faz parte da estratégia ambiental da LATAM. Desde a integração do modelo à empresa em 2012, a LATAM mitigou um total de 675.679 toneladas de CO2 no meio ambiente, o que equivale a viajar 6.272 vezes a rota Santiago-Nova York.

Uma nova experiência de viagem
O primeiro Boeing 787 do Grupo LATAM Airlines com as novas cabines representa o novo padrão da frota de longo alcance do Grupo e é uma das quase 200 aeronaves que terão novas cabines nos próximos dois anos. Atualmente, aproximadamente 30 aeronaves já operam com o interior renovado, com uma recepção positiva dos passageiros.

Na nova cabine Premium Business, cada assento Thompson conta com design ergonômico e oferece mais privacidade e acesso direto ao corredor, além de configurações ideais tanto para pessoas que viajam sozinhas quanto para aquelas acompanhadas. Os assentos reclinam 180° em uma cama plana, oferecem entretenimento de bordo de última geração com uma tela individual Panasonic de 18", além de amplo espaço para itens pessoais.

Já a classe Economy possui assentos Recaro de design ergonômico confortável, entradas USB de carregamento rápido, telas individuais com mais de 12" e um sistema de entretenimento de bordo de última geração. Além disso, os assentos LATAM+ oferecem mais espaço, compartimento superior exclusivo e serviços premium, como embarque prioritário.

O Boeing 787 também oferece mais conforto e espaço com características que incluem:

● Janelas cerca de 40% mais amplas e com um inovador sistema de polarização eletrônico.
● Compartimento de bagagem cerca de 30% maior.
● Iluminação LED mood-lightning.
● Mais umidade.
● Menor ruído no interior e exterior da cabine.

É possível ver aqui o tour virtual da nova cabine Premium Business da LATAM e seu interior renovado, para mais informações sobre a experiência de viagem da LATAM, acesse latam.com.

*Em setembro de 2019, o Grupo LATAM Airlines foi o único grupo de companhias aéreas das Américas e um dos três do mundo a entrar no Dow Jones World Sustainability Index, onde pelo sexto ano consecutivo foi destacado por suas práticas sustentáveis.

Azul recebe primeiro A321neo

A Azul acaba de receber seu primeiro avião do modelo A321neo.


O modelo pertence à família dos Airbus A320, sendo que o A321neo possui 214 lugares, 40 a mais que os A320neo (174 lugares) em operação na empresa. Além das telas individuais com touch screen em todos os assentos, em breve também contará com TV ao vivo e internet Wi-Fi.

O avião de matrícula PR-YJA recebeu o nome de "Super Azul", e é o primeiro de um total de 10 encomendas do modelo, que devem ser entregues até 2023.



Viracopos e Qatar Airways Cargo fecham parceria para rota que liga Brasil ao Oriente Médio

Voos serão operados com um Boeing 777, na rota Doha-Luxemburgo-Campinas-Santiago-Doha


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), passa a ter a partir de 19 de novembro duas frequências regulares semanais de uma nova companhia aérea cargueira internacional: a Qatar Airways Cargo, uma das maiores empresas aéreas cargueiras do mundo.

A Qatar Cargo vai oferecer a ligação de Viracopos com países do Oriente Médio, Europa e América do Sul. Os voos serão realizados com um Boeing 777, na rota Doha-Luxemburgo-Viracopos-Santiago-Doha, nas noites de terça-feira e de sexta-feira.

A nova companhia aérea a operar em Viracopos se soma a outras duas empresas que também anunciaram mais frequências ou ampliação de rotas por Viracopos neste ano: Korean Cargo e Latam Cargo. Hoje, pelos menos 20 empresas cargueiras nacionais e internacionais operam no aeroporto.

A Qatar Airways Cargo serve mais de 60 destinos de carga em todo o mundo a partir de seu moderno e sofisticado hub cargueiro localizado no Hamad International Airport, na cidade de Doha. A Qatar Cargo possui uma frota dedicada de cargueiros composta de 19 Boeing 777, cinco Airbus A330 e dois Boeing 747-800.

“Esta nova conquista de mais frequências de aeronaves cargueiras para o Aeroporto Internacional de Viracopos, somadas às recentemente anunciadas rotas da Korean Cargo e LATAM Cargo, demonstram que Viracopos é a melhor opção no país para operações de carga e, por isso, é peça chave também na logística de carga aérea mundial”, disse o diretor de Operações Marcelo Mota.

“Com sua elevada eficiência operacional, condições comerciais diferenciadas e grande capacidade de processar cargas com agilidade, Viracopos consolida cada vez mais sua vocação cargueira, sendo um dos principais terminais aéreos da América Latina”, concluiu o diretor.

Com esta ampliação, o aeroporto amplia ainda mais sua importância no cenário de transporte de carga aérea no Brasil. Hoje, o Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em valor de carga importada no país.

Além de contar com uma ampla, ágil e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, o aeroporto é responsável por movimentar quase 40% de toda carga aérea importada do país.

Como reconhecimento das melhorias e dos investimentos realizados nos últimos anos, Viracopos foi eleito foi eleito o Melhor Aeroporto de Carga do Mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018, na categoria até 400 mil toneladas/ano. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo.

Viracopos é eleito pela 12ª vez o Melhor Aeroporto do Brasil em pesquisa com passageiros realizada pelo governo federal

Nota obtida foi 4,77, em uma escala de 1 a 5. Foram entrevistados 25.461 passageiros dos 20 principais aeroportos, que concentram 87% do fluxo


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito pelos passageiros o Melhor Aeroporto do Brasil no 3º trimestre de 2019 na pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), divulgada nesta quinta-feira (07/11). Esse é o 12º trimestre que Viracopos é eleito o melhor do Brasil desde o início da concessão, em 2013, quando foram iniciadas as pesquisas do governo federal.

Viracopos ficou com a nota 4,77 em uma escala de 1 a 5. Foi a melhor nota entre os 20 principais aeroportos do Brasil, que concentram 87% do fluxo de passageiros no país. A pesquisa ocorreu nos meses de julho, agosto e setembro deste ano. Foram ouvidas 25.461 pessoas. A nota média geral de satisfação dos passageiros nos 20 aeroportos foi 4,42 no 3º trimestre.

Dos 37 indicadores de qualidade da Pesquisa com os passageiros, Viracopos aparece entre os três primeiros colocados em 27. 

O aeroporto já havia vencido o 1º trimestre deste ano, também com nota 4,77 na escala de 1 a 5. Em fevereiro passado, Viracopos também recebeu, na sede da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em Brasília, o prêmio de Melhor Aeroporto do Brasil em 2018 na pesquisa de satisfação de passageiros realizadas pela SAC.

Se considerados todos os 27 trimestres desde o início da pesquisa, em 2013, Viracopos já venceu um total de 12 vezes, sendo eles: 3º trimestre de 2013; 4º trimestre de 2013; 4º trimestre de 2014; 1º trimestre de 2015; 1º trimestre de 2016; 2º trimestre de 2017; 3º trimestre de 2017; 1º trimestre de 2018; 3º trimestre de 2018, 4º trimestre de 2018, 1º trimestre de 2019 e, agora, 3º trimestre de 2019.

Na pesquisa, são avaliadas as experiências dos passageiros em diversos itens de infraestrutura, atendimento, serviços, além do desempenho de processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagem, entre outros.

O diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, considera que esta avaliação reflete os esforços da equipe em busca da excelência nos serviços prestados no aeroporto. “Independente do cenário de Recuperação Judicial em curso, além de não dever um centavo aos bancos, Viracopos vem honrando 100% com os custos de operação, o que permite a estratégia de manter os níveis de excelência dos serviços”, disse o presidente do aeroporto. 

Em que pese as dificuldades financeiras decorrentes, em boa parte, do não-reconhecimento dos pleitos de reequilíbrios econômicos e financeiros pelo Poder Concedente da ordem de R$ 3,3 bilhões a favor de Viracopos, o aeroporto mantém a excelente prestação de serviços a seus clientes.

Metodologia utilizada

A pesquisa dos indicadores aeroportuários de percepção dos passageiros nos aeroportos é coordenada por equipe técnica da SAC, com o apoio do Comitê Técnico de Desempenho Operacional (CTDO) da CONAERO.

A coleta de dados qualitativos consiste na realização de entrevista presencial, por meio de questionário padrão, com os passageiros no embarque e desembarque dos 20 principais aeroportos do país. As perguntas formuladas no questionário contemplam os indicadores como conforto, segurança, serviços e facilidades oferecidos, entre outros. Ao fim do questionário, o entrevistado ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto, atribuindo nota de 1 a 5.

Viracopos

No dia 23 de abril de 2016, o Novo Terminal de Passageiros de Viracopos passou a operar com uma capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano, em um terminal moderno, que oferece ainda mais conforto e segurança a seus clientes.

O novo terminal tem 72 posições de check-in compartilhado de última geração, além de totens de autoatendimento. O aeroporto possui 28 pontes de embarque e as novas instalações têm 178 mil m² de área construída, sendo que o antigo terminal (T0) possuía uma área de 28 mil m². Além disso, Viracopos ganhou um edifício-garagem com capacidade para 4.000 veículos, novas vias de acesso e 3 novos pátios de aeronaves.

Em 2018, Viracopos foi eleito o Melhor Aeroporto de Carga do Mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo mundial.

Confira os relatórios das pesquisas no site da SAC: http://www.aviacao.gov.br/