Nesta quarta-feira (27), o Aeroporto de Brasília recebeu a operação inédita da aeronave Airbus A330neo. Vindo de Lisboa, o voo é operado pela TAP Air Portugal, única companhia a utilizar este que é um dos mais modernos aviões em atividade no Brasil atualmente. O voo TP059 decolou do Aeroporto de Lisboa, em Portugal, e aterrissou no terminal brasiliense às 17h. O avião foi recepcionado com o tradicional batismo e assistido de pertinho por 30 spotters.
Com isso, o Distrito Federal passa a ser a quarta cidade do mundo e a primeira da Região Centro-Oeste a receber um voo dessa aeronave. Além de Lisboa, São Paulo e Salvador foram as únicas cidades a abrigar pousos e decolagens do modelo que se destaca pelo avanço tecnológico e pelo maior conforto proporcionado aos seus passageiros.
“É um dia histórico para a TAP e para a aviação, para Portugal e para o Brasil, em especial para Brasília, que pela primeira vez, entre as capitais da região Centro-Oeste, é o destino de um voo comercial inaugural de uma aeronave de longo curso. A TAP fica na história como a primeira companhia do mundo a voar o avião mais eficiente e mais confortável de sempre e inova também ao permitir que todos os passageiros estejam sempre ligados. A Companhia é pioneira ao oferecer mensagens de texto ilimitadas, via wifi, em voos transatlânticos”, afirma Mario Carvalho, Diretor Geral da TAP no Brasil.
Para a Inframerica, empresa que administra o Aeroporto de Brasília, a modernização da frota traz mais conforto aos passageiros. “Estamos muito felizes e orgulhosos em receber em nosso aeroporto este que é um dos mais modernos aviões do mundo. Somos o melhor aeroporto do Brasil na categoria grande porte, e, operar estas aeronaves só soma na nossa missão de dar aos nossos passageiros a melhor experiência na sua viagem”, conta Roberto Luiz, Diretor de Negócios Aéreos da Inframerica.
A TAP opera há mais de 10 anos no Aeroporto de Brasília. A companhia aérea faz o trajeto para Lisboa diariamente. Esta é uma ligação importante de Brasília com a Europa.
Menos Jet Lag
Além de um sistema de entretenimento a bordo e conectividade de última geração, com wifi disponível, o primeiro Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa configuração de cabina com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe EconomyXtra e 168 em classe econômica. A nova cabine Airspace by Airbus, entre outras novidades, oferece mais espaço entre as poltronas para os clientes, compartimentos de bagagem maiores e um inovador sistema de iluminação de cabine em LED que ao longo da viagem cria ambientações que contribuem para a redução dos efeitos do Jet Lag. O avião veio para reforçar e expandir a operação do longo curso da TAP.
O Airbus A330-900neo é uma aeronave de última geração. O novo avião incorpora a mais recente versão de motores Rolls-Royce Trent 7000, altamente eficientes e uma asa de maior envergadura com otimização 3D e com novos sharklets que proporcionam um melhor desempenho aerodinâmico. Em conjunto, estes avanços trazem uma redução significativa no consumo de combustível, entre 10 e 12% em comparação com aeronaves concorrentes de tamanho similar que pertencem à geração anterior.