Páginas

Viracopos é eleito pela 9ª vez o melhor aeroporto do Brasil pelos passageiros

Pesquisa da Secretaria de Aviação Civil ouviu 21.206 pessoas nos 20 principais aeroportos do País no 3º trimestre de 2018


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito pela nova vez o melhor terminal aéreo do país na pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O estudo entrevistou 21.206 passageiros no embarque e no desembarque dos 20 principais aeroportos do Brasil nos meses de julho, agosto e setembro deste ano. O anúncio foi realizado nesta terça-feira, 23/10.

Na satisfação geral dos passageiros, Viracopos atingiu a nota 4,74, em uma escala que vai de 1 a 5. A média geral dos 20 aeroportos foi de 4,36. Até o ano passado, a pesquisa avaliava 15 aeroportos.

Viracopos também foi eleito Melhor Aeroporto do Brasil, na mesma pesquisa, no 3º trimestre de 2013, no 4º trimestre de 2013, 4º trimestre de 2014, 1º trimestre de 2015, 1º trimestre de 2016, 2º trimestre de 2017, 3º trimestre de 2017 e 1º trimestre de 2018.

A SAC realiza a “Pesquisa de Satisfação do Passageiro” desde 2013. São avaliadas as experiências dos passageiros em diversos itens de infraestrutura, atendimento, serviços, além do desempenho de processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagem, entre outros.

O diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, considera que esta avaliação reflete os esforços da equipe em busca da excelência nos serviços prestados no aeroporto. “Esta é a 9ª vez que conquistamos o 1º lugar na Pesquisa de Satisfação da SAC. O resultado mostra novamente que o foco na qualidade dos serviços prestados tem sempre o reconhecimento dos clientes e passageiros”, disse ele.

“Em abril deste ano, também conquistamos o título de Melhor Aeroporto de Carga do Mundo, na categoria até 400 mil toneladas/ano. Estes prêmios demonstram que Viracopos se empenha em melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos clientes dos dois terminais”, concluiu o diretor-presidente de Viracopos.
“A política de análise da pesquisa de passageiros é a principal ferramenta de Viracopos na gestão empresarial da qualidade de serviços. Os clientes são o foco das nossas atenções”, destacou o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.


Metodologia utilizada
A pesquisa dos indicadores aeroportuários de percepção dos passageiros nos aeroportos é coordenada por equipe técnica da SAC, com o apoio do Comitê Técnico de Desempenho Operacional (CTDO) da CONAERO.

A coleta de dados qualitativos consiste na realização de entrevista presencial, por meio de questionário padrão, com os passageiros no embarque e desembarque dos 20 principais aeroportos do país. As perguntas formuladas no questionário contemplam os indicadores como conforto, segurança, serviços e facilidades oferecidos, entre outros.

Ao fim do questionário, o entrevistado ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto, também atribuindo nota de 1 a 5.


Viracopos
Com a transferência do aeroporto para a iniciativa privada, o Terminal de Passageiros de Viracopos passou a operar com uma capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano, em um terminal moderno, que oferece ainda mais conforto e segurança a seus clientes.

O novo terminal tem 72 posições de check-in compartilhado de última geração, além de totens de autoatendimento. O aeroporto possui 28 pontes de embarque e as novas instalações têm 178 mil m² de área construída, sendo que o antigo terminal (T0) possuía uma área de 28 mil m². Além disso, Viracopos ganhou um edifício-garagem com capacidade para 4.000 veículos, novas vias de acesso e 3 novos pátios de aeronaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.