Páginas

Pela 17ª vez consecutiva, Viracopos recebe carros e equipamentos da Fórmula 1

Ao todo serão aproximadamente 600 toneladas transportadas por sete aeronaves Boeing, modelos 747-400 e 747-800.


Os carros e equipamentos para o F1 GP Heineken do Brasil 2018 começam a desembarcar no país nesta terça-feira, dia 30/10, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Ao todo serão aproximadamente 600 toneladas transportadas por sete aeronaves Boeing, modelos 747-400 e 747-800.

Viracopos, que é o aeroporto oficial do evento, completa neste ano a 17ª operação consecutiva de desembarque e embarque de toda a carga do GP Brasil de F1. Desta vez, serão três dias seguidos de chegada de equipamentos no aeroporto: 30/10, 31/10 e 1º/11. O primeiro voo pousou nesta manhã de terça-feira, às 8h50.

Os carros da F1 e os equipamentos são transportados em comboios de carretas para Interlagos. Toda a operação envolve pelo menos 50 pessoas de diversas áreas do aeroporto, de órgãos públicos e de empresas contratadas para o transporte e a logística. Estão previstas um total de 100 carretas para transportar todos os equipamentos e carros dos setes voos para São Paulo. O primeiro comboio, com 16 carretas, seguiu hoje às 12h30 direto para Interlagos.

“É uma honra receber o GP Brasil de Fórmula 1 mais uma vez e nosso objetivo é continuar a realizar esta operação no Terminal de Cargas de Viracopos, que é um dos mais seguros, ágeis e eficientes do mundo”, disse o diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich.

“A infraestrutura do Terminal de Carga e a operação especial montada pelo aeroporto são essenciais para a eficiência operacional que o GP Brasil de F1 precisa”, salientou o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.




Terminal de Carga


O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar quase 40% de toda carga aérea importada do país.

Viracopos foi eleito, em abril deste ano, o Melhor Aeroporto de Carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018 na categoria até 400 toneladas/ano. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo.

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

Na semana passada, Viracopos foi eleito pela nona vez o Melhor Terminal de Passageiros do país na pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC). A pesquisa foi realizada nos 20 principais aeroportos do Brasil nos meses de julho, agosto e setembro.


*Crédito das fotos: Clara Grassi/Viracopos

LATAM recebe clientes Black Signature para jantar no Arturito

Encontro aproximou executivos da companhia e passageiros mais frequentes

Igor Miranda, da LATAM, durante o encontro com clientes Black Signature

Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os seus passageiros mais frequentes, a LATAM Airlines Brasil recebeu 16 clientes da categoria Black Signature, do programa LATAM Fidelidade, para jantar exclusivo com executivos da companhia. O encontro foi realizado na noite de ontem (29), no restaurante Arturito, cujos proprietários são a jurada do Masterchef Paola Carosella e Benny Goldenberg.

“Este encontro proporciona reconhecimento e uma ótima experiencia para os clientes mais frequentes, que são profundos conhecedores dos nossos serviços, além de uma valiosa fonte de informações sobre o nosso desempenho, que sempre nos interessa ouvir. Hoje, a LATAM é a principal companhia da América Latina, e a melhoria contínua da nossa experiência de viagem depende desse tipo de interação especial com os clientes mais fiéis”, destaca Igor Miranda, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Airlines Brasil.


Além de Igor Miranda, representaram a LATAM no jantar Marcelo Dezem (diretor executivo do LATAM Fidelidade), Lucas Correia (gerente do LATAM Fidelidade) e Daniel Aguado (gerente sênior de Comunicação). Os convidados apreciaram um cardápio com os principais pratos assinados pela chef Paola Carosella, que representam o melhor sabor da América Latina.

Dez anos de Arturito
Em setembro, a LATAM Airlines foi responsável por transportar Margot Henderson, do Rochelle Canteen, de Londres, e Ignacio Mattos, do Estela, de Nova York. Os dois ícones da culinária mundial criaram menus colaborativos inéditos para celebração dos 10 anos do Arturito.

O intuito da LATAM é aproximar o seu público por meio da paixão e da pluralidade que a gastronomia proporciona. Nos últimos anos, a companhia lançou diversas rotas que foram capazes de transportar, sem escalas, muitos passageiros que viajam não só para conhecer novos lugares, mas também para descobrir novos sabores.

LATAM Airlines Brasil anuncia 1.400 voos extras para a alta temporada

A LATAM Airlines Brasil planejou de forma estratégica a sua malha aérea para o atendimento dos novos fluxos de demanda durante a alta temporada 2018-2019. Ao todo, serão quase 1.400 voos extras, que correspondem a 496 decolagens adicionais domésticas no Brasil e 884 internacionais com origem ou destino no País.


Os voos extras domésticos foram programados para o período entre 1º de dezembro de 2018 e 31 de janeiro de 2019. Os voos extras internacionais foram programados para o período entre 1º de dezembro de 2018 e 15 de março de 2019.

O remanejamento doméstico vai reforçar rotas para destinos turísticos como Fortaleza, Foz do Iguaçu, Maceió, Natal, Recife e Salvador. O remanejamento internacional vai reforçar rotas para destinos turísticos como Buenos Aires, Montevidéu, Orlando e Santiago.

Conforme anunciado anteriormente, a companhia também retomará a rota sazonal São Paulo/Guarulhos-Las Vegas, entre dezembro de 2018 e março de 2019. Neste período, o voo voltará a ser operado três vezes por semana com aeronaves Boeing 767, que acomodam 191 clientes em classe Economy e 30 em Premium Business.



Reforço para cargas aéreas 


A LATAM Cargo Brasil, unidade de cargas da LATAM, também programou reforços até 21 de dezembro de 2018.

Os acréscimos dizem respeito a duas frequências na rota São Paulo/Guarulhos-Manaus (com operação de aeronaves cargueiras Boeing 767-300F, que comportam até 55 toneladas) e ao lançamento das rotas Manaus-Brasília-São Paulo/Guarulhos e Manaus-Salvador-Recife-Fortaleza-Manaus.

O foco da LATAM Cargo Brasil é atender o fluxo de cargas comercializadas pelos canais de e-commerce em períodos como a Black Friday e as festas de fim de ano. A demanda crescente na época corresponde a produtos industrializados de maior valor agregado, incluindo fármacos, autopartes, confecções e eletrônicos (celulares e notebooks).

mytaxi e Lufthansa Innovation Hub lançam serviço de compartilhamento de táxi do Aeroporto de Munique até o Centro

• Com o mytaximatch, os passageiros podem compartilhar um táxi através do app via mytaxi
• Clientes pagam no máximo 49 euros por uma corrida até o centro da cidade
• O novo serviço está disponível desde o mês passado para todos os passageiros do Aeroporto de Munique
• A Lufthansa e a mytaxi estão lançando uma solução inovadora para tornar a viagem menos estressante e mais econômica 


Pegar um táxi no Aeroporto de Munique, na Alemanha, para chegar ao Centro da cidade agora é muito mais econômico, uma vez que a mytaxi e a Lufthansa estão oferecendo a todos os passageiros um novo serviço de compartilhamento de táxi. Com o mytaximatch, os viajantes podem dividir um táxi para o Centro economizando algo em torno de 50%. Dependendo da rota e do tráfego, a viagem vai custar mais de 90 euros. O ponto de partida para as viagens compartilhadas do mytaximatch é o ponto de táxi (P31) no Terminal 2 do Aeroporto de Munique.

Pouse, chame um táxi, viaje junto e divida o preço da corrida
Com o novo serviço no Aeroporto de Munique, a Lufthansa e a mytaxi estão oferecendo a todos os passageiros uma solução de mobilidade integrada que torna o último trecho da viagem mais simples e, acima de tudo, mais barato. Inicialmente, o novo serviço pode ser reservado durante um período de testes de três meses. A reserva é feita com apenas um toque no app mytaxi. Antes de seguirem viagem, os clientes podem optar pelo botão “match option" e colocar o endereço do destino. Assim, mytaximatch conecta dois passageiros que tenham destinos similares e torna possível que viagem juntos. Cada passageiro deve ter no máximo duas malas para que não fique muito apertado. Ao fim do trajeto, o app calcula os valores individuais a serem pagos. O total nunca vai exceder 49 euros, mesmo que não tenha sido encontrado um outro passageiro para dividir a corrida. Em caso de nenhuma outra pessoa para aquele mesmo destino, os passageiros são beneficiados com a garantia do preço máximo.


Parceria entre dois impulsionadores de inovação
A colaboração começou entre a mytaxi e o Lufthansa Innovation Hub (LIH), a unidade central de digitalização do Grupo Lufthansa. Gleb Tritus, diretor do Lufthansa Innovation Hub, explicou: "nosso objetivo é estender a experiência First Class que oferecemos aos nossos clientes nos voos da Lufthansa ao longo de toda a cadeia de viagem. Isso também significa criar uma conexão digital e contínua com a diversidade de opções de mobilidade disponíveis em solo. mytaximatch vem mostrando ser um inovadora aquisição ao portfólio de mobilidade do Aeroporto de Munique. O novo serviço atende em particular aqueles passageiros que de outra forma, provavelmente, não usariam um táxi.

Johannes Mewes, CPO (Chief Product Officer) da mytaxi, também vê a parceria com a Lufthansa como um passo importante. "Esse projeto piloto com a Lufthansa representa uma combinação perfeita para a mytaxi e o caminho da inovação que estamos perseguindo. Nosso novo serviço no Aeroporto de Munique leva os passageiros aos seus destinos de uma forma econômica, segura e ecologicamente correta. No processo, não vamos colocar nenhum veículo novo nas ruas, mas vamos utilizar a capacidade de forma que faça sentido dentro do princípio de transporte regular.”


Alexander Mönch, gerente geral da mytaxi para a Alemanha e Áustria, complementou:

"Com um produto como mytaxi, estamos oferecendo aos nossos clientes um real valor agregado. A viagem de táxi do aeroporto de Munique até o centro vai ter um preço razoável, permitindo que os clientes planejem da melhor forma, com um preço garantido e a qualidade já conhecida do serviço da mytaxi. Estamos convencidos de que mytaximatch vai se tornar uma opção bastante atraente para vários passageiros.”

mytaximatch acaba de ser lançado no Aeroporto de Munique em parceria com a Lufthansa. Os clientes da Lufthansa vão receber todas as informações que precisam a respeito do novo serviço exclusivamente através do app da Lufthansa e vão ser redirecionadas para o serviço mytaxi. Ao longo da fase de três meses de teste, o programa Miles & More vai dar 150 Premium Miles a cada viagem compartilhada – uma atraente oferta adicional para todos que já estão juntando milhas com mytaxi e Miles & More.


Sobre a mytaxi
mytaxi foi fundada em junho de 2009 e foi o primeiro app no mundo a criar um link direto entre os passageiros e os motoristas de táxi. Com mais de 10 milhões de passageiros e 100 mil motoristas registrados, a mytaxi é a líder na Europa entre os apps de táxi. Desde setembro de 2014, a mytaxi pertence à Daimler Mobility Services GmbH (parte do Grupo Daimler). Em julho de 2016, a mytaxi anunciou uma fusão com a Hailo, o app líder na Grã-Bretanha e Irlanda – um passo importante para se tornar o maior app de táxi da Europa. Com mais de 500 funcionários e 26 filiais pela Europa, a mytaxi agora tem operação em cerca de 100 cidades. O CEO da mytaxi é Eckart Diepenhorst.

Mais informações em www.mytaxi.com


Sobre o Lufthansa Innovation Hub
O Lufthansa Innovation Hub (LIH) é a área de digitalização do Grupo Lufthansa e conecta o maior grupo de aviação com os mais importantes parceiros globais no ecossistema que envolve viagem, mobilidade e tecnologia. Neste cenário, as atividades do hub incluem o desenvolvimento de parcerias entre as companhias aéreas do grupo e empresas digitais importantes, enquanto internamente criam novos produtos digitais e serviços. As atividades sempre tem um foco nas necessidades dos viajantes e enfatizam a validação dos novos modelos de negócio, assim como colaboração com empreendedores, investidores e startups já existentes. A base do Lufthansa Innovation Hub é Berlim e, desde meados deste ano, há também operações a partir de Cingapura e de Shenzhen na China. Em junho, a companhia ganhou o prêmio de "Best Digital Lab in Germany" concedido pela revista Capital pela segunda vez consecutiva.

Viracopos é eleito pela 9ª vez o melhor aeroporto do Brasil pelos passageiros

Pesquisa da Secretaria de Aviação Civil ouviu 21.206 pessoas nos 20 principais aeroportos do País no 3º trimestre de 2018


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito pela nova vez o melhor terminal aéreo do país na pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O estudo entrevistou 21.206 passageiros no embarque e no desembarque dos 20 principais aeroportos do Brasil nos meses de julho, agosto e setembro deste ano. O anúncio foi realizado nesta terça-feira, 23/10.

Na satisfação geral dos passageiros, Viracopos atingiu a nota 4,74, em uma escala que vai de 1 a 5. A média geral dos 20 aeroportos foi de 4,36. Até o ano passado, a pesquisa avaliava 15 aeroportos.

Viracopos também foi eleito Melhor Aeroporto do Brasil, na mesma pesquisa, no 3º trimestre de 2013, no 4º trimestre de 2013, 4º trimestre de 2014, 1º trimestre de 2015, 1º trimestre de 2016, 2º trimestre de 2017, 3º trimestre de 2017 e 1º trimestre de 2018.

A SAC realiza a “Pesquisa de Satisfação do Passageiro” desde 2013. São avaliadas as experiências dos passageiros em diversos itens de infraestrutura, atendimento, serviços, além do desempenho de processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagem, entre outros.

O diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, considera que esta avaliação reflete os esforços da equipe em busca da excelência nos serviços prestados no aeroporto. “Esta é a 9ª vez que conquistamos o 1º lugar na Pesquisa de Satisfação da SAC. O resultado mostra novamente que o foco na qualidade dos serviços prestados tem sempre o reconhecimento dos clientes e passageiros”, disse ele.

“Em abril deste ano, também conquistamos o título de Melhor Aeroporto de Carga do Mundo, na categoria até 400 mil toneladas/ano. Estes prêmios demonstram que Viracopos se empenha em melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos clientes dos dois terminais”, concluiu o diretor-presidente de Viracopos.
“A política de análise da pesquisa de passageiros é a principal ferramenta de Viracopos na gestão empresarial da qualidade de serviços. Os clientes são o foco das nossas atenções”, destacou o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.


Metodologia utilizada
A pesquisa dos indicadores aeroportuários de percepção dos passageiros nos aeroportos é coordenada por equipe técnica da SAC, com o apoio do Comitê Técnico de Desempenho Operacional (CTDO) da CONAERO.

A coleta de dados qualitativos consiste na realização de entrevista presencial, por meio de questionário padrão, com os passageiros no embarque e desembarque dos 20 principais aeroportos do país. As perguntas formuladas no questionário contemplam os indicadores como conforto, segurança, serviços e facilidades oferecidos, entre outros.

Ao fim do questionário, o entrevistado ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto, também atribuindo nota de 1 a 5.


Viracopos
Com a transferência do aeroporto para a iniciativa privada, o Terminal de Passageiros de Viracopos passou a operar com uma capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano, em um terminal moderno, que oferece ainda mais conforto e segurança a seus clientes.

O novo terminal tem 72 posições de check-in compartilhado de última geração, além de totens de autoatendimento. O aeroporto possui 28 pontes de embarque e as novas instalações têm 178 mil m² de área construída, sendo que o antigo terminal (T0) possuía uma área de 28 mil m². Além disso, Viracopos ganhou um edifício-garagem com capacidade para 4.000 veículos, novas vias de acesso e 3 novos pátios de aeronaves.

Aeroporto de Brasília tem ponto de justificativa de ausência voto para o segundo turno

O Aeroporto de Brasília oferece novamente área de atendimento para justificativa da ausência do voto do segundo turno das Eleições de 2018. A medida tem como objetivo atender os passageiros que não vão conseguir participar do pleito neste domingo (28). De 8h às 17h, durante horário de votação, a Justiça Eleitoral vai ficar responsável pela estrutura, montada próximo ao Desembarque Doméstico, no mesmo local que ficou durante o primeiro turno.

Novamente, 30 urnas eletrônicas serão disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Os equipamentos serão usados apenas para justificativa do voto. A Inframerica terá funcionários acompanhando a atuação do órgão no Aeroporto de Brasília, além de policiais militares e da segurança turística presente no terminal aéreo diariamente. A administradora do Aeroporto de Brasília espera operação e fluxo de passageiros normais para o final de semana.


Aeroporto de Brasília e Azul Linhas Aéreas entregam rosas a passageiras no Dia D do combate ao câncer de mama

Ação conjunta teve também discurso de “Vencedoras” das duas empresas, mulheres que sobreviveram à luta contra a doença.


A Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília, e a Azul Linhas Aéreas realizaram nesta sexta-feira (19) uma conscientização do combate ao câncer de mama. Realizada no Dia D do Outubro Rosa, a ação contou com entrega de rosas às passageiras da companhia aérea que desembarcaram ou embarcaram nesta manhã.

A ação teve início com o pouso da aeronave Azul Embraer na cor rosa (PR-AYO) que carrega a mensagem da conscientização pelos céus de todo o Brasil. Com uma pintura dedicada à promoção da campanha, o avião pousou às 10h e decolou pouco antes das 11h, com destino a Cuiabá (MT). Cada uma das passageiras e tripulantes mulheres receberam uma rosa no momento em que embarcaram na aeronave.

Em frente ao portão de embarque, enquanto entregava as rosas às passageiras, a analista financeira da Inframerica Viviane Fernandes contou para elas sua história de luta e vitória contra o câncer de mama e relembrou a importância do autoexame e da mamografia. “Eu fui diagnosticada com 34 anos, bem antes de quando a maioria das mulheres começa a realizar os exames preventivos. É importante relembrar da importância de a mulher conhecer seu corpo e notar os sinais que ele dá.”

Antes da decolagem da aeronave rosa, a agente de cargas da Azul Cleonice Antunes Quaresma deu um breve discurso de superação após ser diagnosticada duas vezes com a doença, que é o segundo tumor mais frequente no mundo e o que tem maior incidência entre as mulheres. 


“Para mim, foi um susto, aos 36 anos ser diagnosticada. Nunca houve casos de câncer na minha família. Até que um dia fui fazer exames por precaução e saí de lá com pré-diagnóstico de câncer. Foi tudo muito assustador, mas continuei saindo, viajando com família e amigos e isso fez muita diferença. Espero que o meu testemunho possa servir de exemplo para outras pessoas.”


No Brasil, o Ministério da Saúde estima que há 60 mil novos casos a cada ano. Quando diagnosticada precocemente, a doença tem uma chance de cura de 95%. A Inframerica busca conscientizar suas funcionárias, passageiras e demais colaboradoras da importância dos cuidados com a saúde. Durante a tarde, a concessionária realiza palestra e oficinas com as funcionárias da empresa para dar seguimento às atividades do Outubro Rosa.

Grupo Lufthansa otimiza o gerenciamento dos hubs das companhias aéreas e prepara para crescimento moderado no verão de 2019

Meta: melhorar a qualidade e aumentar a performance em pontualidade
O planejamento multi-hub vai ser consistentemente continuado em 2019
Munique: fortalecendo o compromisso com a Ásia 


O Grupo Lufthansa continua a otimizar consistentemente o gerenciamento dos hubs de Munique, Frankfurt, Zurique e Viena. O maior foco está em um sistema multi-hub: os processos recém integrados significam que o Grupo Lufthansa está cada vez mais capaz de mover a frota e o tráfego para onde estão as melhores condições para garantir qualidade, crescimento e eficiência de custos.

Especificamente, o Conselho Executivo da Lufthansa decidiu acelerar o crescimento na base de Munique e transformar a capital da Bavária com um foco na Ásia. O Grupo Lufthansa prevê um crescimento anual de um dígito na rede de companhias aéreas neste hub para 2019. Além disso, para aumentar as frequências dos voos oferecidos entre Munique e Seul e Singapura, o verão europeu de 2019 terá pela primeira vez conexão diária entre Munique e Bangkok. E, para fortalecer o portfólio de voos para a Ásia, a conexão para Osaka (Japão) vai ser transferida de Frankfurt para Munique.

A transferência de cinco aeronaves Airbus A380 de Frankfurt para Munique no verão europeu de 2018 foi muito bem recebida pelo mercado e tem sido um grande sucesso. Graças a isso, a Lufthansa está considerando a transferência adicional de mais A380 de Frankfurt para Munique em 2020. Três Airbus A320 estão sendo levados do hub de Frankfurt para Munique para apoiar a expansão do tráfego de alimentação enquanto três Bombardier CRJ900 vão ser transferidos de Munique para Frankfurt na troca.

Como uma base 5 estrelas, Munique vai ser reforçada com novas ofertas First Class. Para dar apoio, a maioria dos A340-600 da frota, baseados em Frankfurt, serão transferidos para Munique.

O foco estratégico do hub de Frankfurt continua sendo otimizar o mix do destino em termos de aumento de qualidade. A Lufthansa vai reduzir o crescimento neste hub para melhorar a pontualidade e estabilidade operacional. Para 2019, o Grupo Lufthansa prevê um crescimento anual de um dígito para as companhias aéreas que operaram neste hub. A Lufthansa vai começar a voar na temporada de inverno europeu 2018/19 para quatro destinos a partir de Frankfurt. Eilat (Israel), Agadir (Marrocos), Trieste (Itália) and Thessaloniki (Grécia) foram incluídas no horário de voos. A companhia aérea também está ampliando a malha a aérea para os Estados Unidos. A partir de maio do ano que vem, a Lufthansa vai oferecer as primeiras conexões de Frankfurt para Austin.

Existem planos para expandir, na trajetória de crescimento do Grupo Lufthansa, o hub e a base da Swiss International Air Lines em Zurique. Graças ao desenvolvimento muito bem sucedido nos últimos anos, a meta é seguir com crescimento moderado. O maior foco é a expansão da atividade na Europa. O horário de inverno 2018/19 inclui um novo destino: Bremen. E agora a SWISS está oferecendo Bordeaux (França), Kiev (Ucrânia), Brindisi (Itália) e a ilha alemã de Sylt como atraentes destinos o ano inteiro.

A Austrian Airlines em Viena vai aumentar significativamente a malha europeia no próximo horário de inverno europeu 2018/19. A partir do fim de outubro deste ano, mais de 400 voos adicionais por semana vão decolar para 14 destinos, incluindo cidades alemãs como Berlim, Düsseldorf e Hamburgo, mas também outros destinos europeus como Copenhagen (Dinamarca), Kiev (Ucrânia), Atenas (Grécia) and Cracóvia (Polônia). O aumento está sendo possível em função do aumento da eficiência na malha aérea. Além dos voos pela Europa, a Austrian Airlines está incrementando também algumas frequências para a América do Norte, fortalecendo Viena como um hub do Grupo Lufthansa.

“Nosso sistema multi-hub, em que quatro hubs compartilham um gerenciamento comercial centralizado, funciona bem e é um sucesso. Isso nos permite reagir às condições externas com velocidade extrema e flexibilidade. Nossos fatores chave são qualidade, eficiência e otimização dos custos”, disse Harry Hohmeister, membro do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG e responsável pela área de Hub Management, ao falar na ocasião em que estas decisões foram tomadas. “O objetivo de toda a indústria deveria ser aumentar a qualidade. Isso quer dizer que é também essencial para a infraestrutura em solo e no ar manter em linha com o crescimento da indústria. Se existem diferenças devem ser removidas. Estamos crescendo onde o custo e a qualidade estão corretos. Também por isso estamos esperando o próximo verão para decidir, baseado no desenvolvimento dos hubs, nos quais o novo Boeing 777-9 vai decolar a partir de 2020. Esta aeronave vai decolar pela primeira vez com novos produtos na Business Class e na Premium Economy, criando novos padrões para a indústria”, Hohmeister complementou em Frankfurt.

Terminal de Carga de Viracopos registra alta de 24,5% em setembro

Maior crescimento aconteceu no setor de Exportação, com 15,65% de alta no mês passado em relação ao mesmo período de 2017


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou alta de 24,5% somadas as movimentações nos setores de Exportação, Importação e de Remessas Expressas (courier) no acumulado dos nove primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

O Terminal de Carga de Viracopos movimentou nos primeiros nove meses deste ano 172,6 mil toneladas de cargas, ante 138,7 toneladas movimentadas de janeiro a setembro de 2017.

Apenas no setor de Exportação, o crescimento registrado foi de 15,65% em setembro em relação ao mesmo período de 2017, com um total de 5.973 toneladas de cargas transportadas para fora do país por Viracopos. No acumulado dos nove meses deste ano, foram movimentadas 64.782,04 toneladas rumo ao exterior, representando uma alta de 41,96% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já na área de Importação, a alta em setembro foi de 2,40% em relação ao mesmo mês do ano passado, com um total de 11.586 toneladas que entraram no país por Viracopos. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, chegaram ao Brasil pelo aeroporto 101.512,48 toneladas, representando 11,66% de crescimento em relação aos primeiros nove meses de 2017.

Os setores que mais movimentaram a exportação e a importação por Viracopos estão ligados aos segmentos Automotivo, Metal-Mecânico, Químico, Tecnologia, Calçados-Bolsas, Têxtil, Farmacêutico, Transporte de Duas Rodas, Alimentos-Bebidas-Fumos, entre outros.

Já as remessas expressas internacionais (courier) tiveram crescimento de 7,77% em setembro, com 463 toneladas. Já no acumulado de janeiro a setembro, este setor teve alta de 17,4%, com um total de 4.534 toneladas movimentadas pelo Terminal de Carga de Viracopos.

Terminal de Carga
Viracopos foi eleito melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018. O anúncio foi feito no mês de abril deste ano, em Nova York (EUA). A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo mundial.

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

Viracopos ficou na primeira colocação mundial na categoria de até 400.000 toneladas por ano. Em 2017, o Terminal de Carga de Viracopos movimentou 204,3 mil toneladas, entre exportação, importação, doméstico e courier (remessas expressas).