Páginas

GOL apresenta Boeing 737 MAX 8 durante evento em São Paulo

As novas aeronaves serão utilizadas principalmente nas rotas internacionais da companhia


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes apresentou ontem à noite (28), em evento no hangar da companhia no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, sua nova aeronave Boeing 737 MAX 8. Os aviões serão usados principalmente nas rotas internacionais, como para os Estados Unidos e Equador, cujas operações terão início no final deste ano.

Durante o evento, Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da GOL, e Ricardo Cavero, vice-presidente de vendas para a América Latina da Boeing, destacaram os diferenciais tecnológicos e inovadores da aeronave, além da importância da parceria entre as empresas e as novas aquisições de aviões para os próximos anos.

“É com grande satisfação que damos as boas-vindas às nossas aeronaves 737 MAX 8. Com elas, conseguimos chegar mais longe, nos possibilitando ampliar nossa atuação no exterior, com ainda mais eficiência proporcionada por uma frota jovem e moderna, ao mesmo tempo que reduzimos o custo operacional”, destacou Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da companhia.

A primeira aeronave, prefixo PR-XMA, chegou à GOL no final de junho e, durante estes dois meses, têm realizado voos domésticos de curto e longo alcance, um total de 264, entre pousos e decolagens. O segundo 737 MAX 8 (PR- XMB), dos seis previstos para o ano de 2018, pousou no aeroporto internacional de Confins (MG), na semana passada.

O Boeing 737 MAX 8 foi desenvolvido pela fabricante norte-americana com o auxílio dos comandantes, engenheiros e técnicos da GOL e consolida a parceria entre as duas empresas que vem desde 2001. Para os próximos anos, foi realizada uma encomenda para aquisição de 135 Boeing 737 MAX 8 e 10 - representando a maior aquisição, em número de aeronaves Boeing, de uma companhia na história da aviação da América do Sul. Os novos aviões fazem parte do plano de renovação total da frota GOL até 2028.

“A GOL foi pioneira em oferecer tarifas competitivas na América Latina desde o início das operações. Temos certeza que o 737 MAX vai contribuir para que a companhia continue oferecendo serviço diferenciado e excelentes tarifas aos seus Clientes, especialmente com a versão 737 MAX 10 que irá compor a frota futuramente”, afirma Ricardo Cavero, vice-presidente de vendas para a América Latina da Boeing.

O evento contou com a presença de executivos da GOL, autoridades e também parceiros, como Jose Kling, gerente geral de vendas da América Latina da CFM, responsável pela fabricação dos motores das novas aeronaves, além de Walter Valarezo, head de vendas para as Américas, da Dubai Aerospace Enterprise (DAE – empresa de leasing) e de Daniel Portugal, gerente geral do centro de treinamento da CAE no Brasil – onde ficam alocados os simuladores da GOL.

Diferenciais 737 MAX 8


O novo avião é equipado com tecnologia de ponta e conta com melhor desempenho operacional, além de ter autonomia maior de voo de cerca de 6.500 km - possibilitando oportunidades para abertura de novos destinos e aumento da etapa média da companhia. Entre as melhorias e inovações do Boeing 737 MAX está também, a redução do consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

"Ficamos felizes em inaugurar o próximo capítulo de nossa longa parceria com a GOL e testemunhar a introdução do novo 737 MAX, capacitado pelo motor LEAP-1B, na frota da companhia", diz Gael Méheust, presidente e CEO da CFM International. "O desempenho do motor é excepcional quando se trata de serviços aéreos. Por isso, acreditamos que a GOL experimentará imediatamente os benefícios de uma eficiência de combustível 15% melhor, juntamente com um aproveitamento líder de mercado que fará com que essa combinação de motor e aeronave se torne um ponto forte em suas operações," pontua o executivo. 

Da esquerda para a direita, Eduardo Bernardes - vice-presidente Comercial e Marketing, Sérgio Quito, vice-residente de Operações, Celso Ferrer, vice-presidente de Planejamento, Richard Lark,  vice-presidente de finanças, Paulo Kakinoff, presidente da GOL, Constantino Jr e Ricardo Cavero, vice-presidente de vendas para a América Latina da Boeing

A bordo do 737 MAX 8, os Clientes continuam contando com toda comodidade em produtos e serviços da GOL durante suas viagens. A cabine Sky Interior, já presente na frota atual da companhia, inclui sistema de iluminação de LED, bagageiros novos e maiores. As poltronas em couro ecológico da Recaro, mais ergonômicas e leves, garantem maior conforto a bordo e eficiência operacional. Além disso, a aeronave também será equipada com antena que permite conexão à internet durante o voo, e também dará acesso gratuito à plataforma de entretenimento de bordo, que inclui filmes e TV ao vivo.

Lufthansa e BASF começam avaliação em serviço de um aditivo capaz de melhorar a solubilidade para água em combustíveis para aviação

Lufthansa e BASF começam avaliação em serviço de um aditivo capaz de melhorar a solubilidade para água em combustíveis para aviação


BASF (Baden Aniline and Soda Factory) e Lufthansa iniciaram com sucesso uma avaliação em serviço do novo Kerojet® Aquarius da BASF, um produto capaz de melhorar a solubilidade para água em combustíveis para aviação. A avaliação em serviço é um importante passo para a comercialização deste inovador aditivo.

Durante o processo de avaliação em serviço, a solução aditiva da BASF é usada em determinadas rotas de voos em aeronaves Airbus. No dia 24 de julho, o processo começou com um voo a bordo do Airbus A340-600 entre Munique e São Francisco. A vantagem do aditivo é que as medidas de drenagem de custo intensivo podem ser reduzidas à medida que o acúmulo de água será minimizado. Além disso, as paradas para manutenção, demoradas e dispendiosas, podem ser evitadas, tornando o processo mais rentável.

“A implementação do Kerojet® Aquarius vai ser um marco na melhoria da segurança de voo e do uso da aeronave. Usar o Aquarius vai evitar a presença de gelo nos tanques das asas e vai melhorar as margens de segurança,” disse Thorsten Lange, responsável por compra e combustível no Grupo Lufthansa.

“Estamos bem felizes por termos atingido este marco, chave para a comercialização do Kerojet® Aquarius,” disse Antonino Raffaele-Addamo, responsável pela área de marketing global para aditivos para aviação, combustíveis e soluções lubrificantes da BASF SE. “Atingir este ponto depois de muitos anos de trabalho duro e comprometimento, assim como exaustivos testes, só foi possível com uma clara visão e estratégia de longo prazo. O grupo de trabalho muito próximo da Lufthansa e da BASF, desde o começo do projeto, recebeu apoio de vários outros parceiros líderes na indústria da aviação.”

Kerojet® Aquarius é um aditivo de performance único e fácil de usar que trabalha a gestão da água no sistema de combustível de uma aeronave com parâmetros de segurança e de manutenção para companhias aéreas. Kerojet® Aquarius dispersa a água contida no querosene, dentro do tanque de combustível. Depois, a água é removida do tanque da aeronave durante o processo normal de combustão na turbina.

BASF e Lufthansa esperam que os resultados completos da avaliação em serviço estejam disponíveis até o fim do ano, depois disso a comercialização em larga escala do Kerojet® Aquarius deve começar.

Terminal de Carga de Viracopos tem nova alta na movimentação de exportação e importação

As remessas expressas também registraram crescimento em julho, chegando a 18,3% no acumulado do ano


O movimento de importação, de exportação e de remessas expressas apresentaram alta no mês de julho em relação ao mesmo período do ano passado no TECA (Terminal de Carga) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Somadas todas as movimentações (importação, exportação e remessas expressas), o crescimento chegou a 25,4% nos primeiros sete meses do ano em relação ao mesmo período de 2017.

As altas foram puxadas pelos segmentos de Cosméticos, Calçados e Bolsas, Móveis, Transporte de Duas Rodas, Farmacêuticos, Papelaria e Publicações, Químicos e Tecnologia.

Na Importação, o crescimento foi a 6% em julho, como um total de 10.906 toneladas movimentadas. Somados os sete meses do ano, a alta chegou a 15,87% em relação ao mesmo período de 2017, com um volume total de 78.189,43 toneladas importadas.

Já na área de Exportação, a alta chegou a 52% em relação ao mês de julho de 2017. Só no mês passado, foram exportados pelo aeroporto 8.235 toneladas de carga contra 5.412 toneladas do mesmo mês do ano passado. Somados os sete meses deste ano, a alta nas exportações foi de 43,51%, com um total de 50.494,80 toneladas de cargas que deixaram o país por Viracopos.

Outra marca importante ocorreu na área de remessas expressas/courier. No mês de julho, o crescimento neste setor foi de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, com 603 toneladas. Já no acumulado entre janeiro e julho, a alta soma 18,3%, com 3.496 toneladas movimentadas.

Terminal de Carga
Viracopos foi eleito Melhor Aeroporto de Carga do Mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018. O anúncio foi feito no mês de abril, em Nova York (EUA). A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo mundial.

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

Viracopos ficou na primeira colocação mundial na categoria de até 400.000 toneladas/ano. Em 2017, o Terminal de Carga de Viracopos movimentou 204,3 mil toneladas, entre exportação, importação, doméstico e courier (remessas expressas).

Mês de julho tem melhor movimento dos últimos anos no Aeroporto de Brasília

Cerca de 1,7 milhão de passageiros utilizaram o terminal brasiliense para embarcar, desembarcar ou se conectar a outras regiões.


O movimento no Aeroporto de Brasília durante o último mês de julho, quando ocorreram as férias de inverno, registrou o fluxo de 1,703 milhão de passageiros, aumento de mais de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Este número é o melhor da série histórica para o período desde 2015, quando o terminal contabilizou o recorde histórico de 1,915 milhão de usuários. A movimentação no terminal brasiliense costuma ser maior durante as férias de meio de ano do que no recesso de dezembro.

O mês de julho de 2018 registrou também a melhor marca na operação de aeronaves no terminal da Capital Federal, contabilizando 13.814 pousos e decolagens, aumento de cerca de 10% em relação ao mesmo período de 2017. A quantidade de conexões se mantém estável com 42%, e o Aeroporto de Brasília permanece com um dos maiores centros de conexão do país.

A tendência de crescimento igualmente se verifica quando são comparados os números do acumulado de 2018 com os sete primeiros meses de 2017. De janeiro a julho deste ano, o Aeroporto registrou 10,102 milhões de passageiros, aumento de 5,7% em relação ao ano passado e a movimentação de passageiros para o exterior cresceu 9% neste período. A expectativa é de crescimento também no segundo semestre, principalmente na área internacional com o início dos voos diários da GOL diretos para Miami e Orlando em novembro, oferta estimulada pela redução da alíquota do ICMS sobre o Querosene de Aviação. “A redução do imposto para o combustível de aviação, promovida pelo Governo do Distrito Federal, trouxe mais oportunidades para a atração de novos voos a partir de Brasília”, explica Roberto Luiz, gerente de negócios aéreos da Inframerica, que espera que o terminal movimente até o final deste ano em torno de 18 milhões de passageiros.

A retomada do crescimento levou ao aumento de investimentos e mais conforto para os usuários. “Estamos finalizando a obra de mais uma ponte de embarque e, em breve, os passageiros terão acesso a novas facilidades que devem agilizar os check-ins e os embarques”, explica Roberto. Além disso, o terminal iniciou obras de ampliação da área internacional justamente por conta do aumento esperado de operações com destino ao exterior.

Outro movimento que vem impressionando neste ano é o de cargas. As importações cresceram 32% no primeiro semestre deste ano. “O perfil do nosso terminal de cargas é de importação de produtos farmacêuticos, que após a nacionalização são distribuídas para o mercado interno”, conta o gerente. Entre as novidades nas operações cargueiras do Aeroporto está a aeronave B747-8F, com capacidade para 140 toneladas. A previsão é de 22 operações do cargueiro até o final do ano para a capital federal. A LATAM realiza também voo semanal regular que trazem medicamentos e insumos para fabricação de genéricos destinados ao estado de Goiás, grande polo farmacêutico do centro-oeste.

LATAM lança Mega Promo de passagens para voos nacionais e internacionais

Companhia oferece tarifas a partir de R$ 91 (o trecho, com as taxas inclusas) para destinos nacionais, e a partir de R$ 820 (ida e volta, com as taxas inclusas) para os internacionais*


A LATAM Airlines Brasil deu início hoje (17/8), às 20h, a sua Mega Promo com ofertas para diversos destinos nacionais e internacionais. As tarifas especiais valem para voos em classe econômica programados entre setembro e novembro deste ano para viagens dentro do país, e de setembro a junho de 2019 para voos internacionais, de acordo com cada destino. Os preços promocionais, a partir de R$ 91 (o trecho, com as taxas inclusas) em voos domésticos estão em vigor até as 23h59 de domingo (19/8). Os valores especiais para destinos internacionais, a partir de R$ 820 (ida e volta, com as taxas inclusas), estarão disponíveis até as 23h59 de domingo (19/8).
 
É possível encontrar tarifas para destinos nacionais a partir de R$ 91 (o trecho, com as taxas inclusas) em voos de São Paulo/Congonhas para Bauru, e a partir de R$ 114 (o trecho, com as taxas inclusas) para voos de Belo Horizonte/Confins para Rio de Janeiro/Santos Dumont. De Brasília a Curitiba, há trechos a partir de R$ 130 (com as taxas inclusas). 
 
Há passagens com preços promocionais para destinos da América do Sul, com viagens de São Paulo/Guarulhos para Santiago (Chile) a partir de R$ 820 (ida e volta, com as taxas inclusas) e para Montevidéu (Uruguai) a partir de R$ 876 (ida e volta, com as taxas inclusas). Do Rio de Janeiro/Galeão para Buenos Aires (Argentina), há bilhetes a partir de R$ 940 (ida e volta, com as taxas inclusas).
 
Para destinos nos Estados Unidos, há tarifas especiais para Miami, com saídas de Fortaleza, a partir de R$ 1.386 (ida e volta, com as taxas inclusas), e de Fortaleza para Orlando a partir de R$ 1.650 (ida e volta, com as taxas inclusas). Voos para Boston, com saídas São Paulo/Guarulhos, a partir de R$ 2.580 (ida e volta, com as taxas inclusas).
Para Joanesburgo, na África do Sul, há tarifas a partir de R$ 1.507 (ida e volta, com as taxas inclusas), a partir de São Paulo/Guarulhos.
Nos destinos para a Europa, há bilhetes para Londres, a partir de R$ 3.432 (ida e volta, com as taxas inclusas) e para Roma, a partir de R$ 2.846 (ida e volta, com as taxas inclusas), com saídas de São Paulo/Guarulhos. 
 
Para a Oceania, a companhia oferece passagens a partir de R$ 4.243 (ida e volta, com as taxas inclusas) para Melbourne (Austrália), com saídas de São Paulo/Guarulhos.
 
As passagens aéreas nos voos nacionais e internacionais também estarão disponíveis para resgates promocionais, a partir de 3.500 pontos Multiplus (a incluir taxas, a partir de R$ 31,27) por trecho doméstico. Nos voos internacionais, os resgates promocionais serão a partir de 8.500 pontos Multiplus (a incluir taxas, a partir de R$ 109,74), por trecho. O resgate com pontos das passagens aéreas promocionais pode ser efetuado no próprio site da Multiplus (www.pontosmultiplus.com.br).
 
Os bilhetes aéreos em promoção podem ser adquiridos pelo site www.latam.com, lojas LATAM, LATAM Travel e agências de viagem. O valor pode ser parcelado em até 12 vezes em qualquer cartão de crédito aceito pela companhia.
 
Confira abaixo algumas ofertas:
 
 

*Válidos para voos operados pela LATAM Airlines Brasil (LATAM), em classe econômica, sujeitos à disponibilidade de assentos, regras e restrições específicas no perfil de cada tarifa. As ofertas são válidas para bilhetes emitidos entre 20h do dia 17/08/2018 e 23h59 do dia 19/08/2018. Para voos nacionais, a viagens podem ser realizadas entre setembro e outubro de 2018. Para voos internacionais, as viagens podem ser realizadas entre setembro e junho de 2019, de acordo com cada destino elegível.
 
Os valores não são válidos para viagens nacionais iniciadas ou encerradas nos dias 11/10/2018, 12/10/2018, 14/10/2018,15/10/2018, 1/11/2018, 2/11/2018, 4/11/2018, 5/11/2018, 14/11/2018, 15/11/2018, 19/11/2018, 21/11/2018, 22/11/2018, 25/11/2018 e 26/11/2018.
 
Para voos nacionais, o valor promocional será aplicado para viagens onde a data de volta for, pelo menos, dois dias depois da ida, sendo o retorno no mesmo aeroporto da chegada.
 
Os preços em dólar (US$) serão convertidos pelo câmbio do dia da compra e os preços divulgados em reais foram calculados pelo câmbio de R$ 3,72 de 06/08/2018, prevalecendo, contudo, o câmbio da data da compra.
 
Parcelamento em até 12 vezes, sendo até a 4ª parcela sem juros e a partir da 5ª parcela com juros, parcela mínima de R$ 35, válido para todos os cartões de crédito aceitos pela LATAM, de pessoa física e emitidos no Brasil, considerando exclusivamente o valor de tarifa anunciada, não sendo possível o parcelamento da taxa de embarque e de eventual adicional de emissão, condição válida apenas para compras no site LATAM. 
 
As informações integrais e detalhadas sobre as regras/restrições das tarifas anunciadas, alteração de datas, reembolso, remarcação, cancelamento, vigência da viagem, descontos para crianças e pontuação no Programa LATAM Fidelidade estão disponíveis para consulta no site www.latam.com, lojas LATAM, LATAM Travel e demais canais de vendas (exceto central telefônica de vendas, LATAM Fidelidade e serviços).

Aeroporto de Brasília recebe certificação ambiental por redução de emissão gases de efeito estufa em 2017

Terminal aéreo diminuiu emissão de CO2 após adotar fontes de energia renováveis.


O Aeroporto de Brasília reduziu em 1733 toneladas a emissão de dióxido de carbono (CO2) ao longo de 2017 após adotar fontes de energia renováveis. Esta diminuição equivale ao plantio de mais de 12 mil árvores em um projeto de reflorestamento. A quantificação foi realizada pela Comerc Energia e a consultoria de gerenciamento energético Sinerconsult, e coloca o terminal aeroportuário brasiliense como o único do país a deter esta certificação.

Desde o ano passado, o Aeroporto de Brasília deixou de adquirir energia elétrica do mercado regulado e passou a negociar diretamente no mercado livre. Neste setor, há maior variedade de fontes de energia, como de matriz eólica, solar ou mesmo pequenas centrais hidrelétricas e que geram menor impacto ambiental. Até agosto de 2018 foram substituídas mais de 10 mil lâmpadas fluorescentes pelo tipo LED, mais eficientes e sustentáveis que as anteriores. Com a adoção destas medidas de eficiência energética, o aeroporto também conseguiu uma economia de R$ 1 milhão na conta de energia.

Para Juan Djedjeian, diretor de operações da Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, a certificação significa um retorno importante aos investimentos feitos na melhoria da sustentabilidade do Terminal aéreo. “Desde 2017 reduzimos ainda mais o impacto ambiental do Terminal. Passamos a consumir energia limpa, substituímos boa parte da iluminação por uma alternativa mais sustentável e pretendemos seguir com a melhoria da sustentabilidade. ”

Além das renovações na infraestrutura, o Aeroporto de Brasília busca melhorar também as práticas diárias. Também no ano passado foi iniciada a coleta seletiva de lixo em todo o aeroporto. Além dos funcionários da Inframerica, a separação do lixo também alcança os espaços públicos por onde passam os mais de 50 mil passageiros diários do Aeroporto de Brasília. Mensalmente, foram recicladas em média 18 toneladas de resíduos e destinadas aos centros de reciclagem específicos.

Ainda em 2017, como forma de compensação florestal, a Inframerica iniciou o plantio de 74.340 mudas nativas do Cerrado em áreas pertencentes ao Zoológico de Brasília e no Parque das Aves. O plantio será monitorado por 2 anos e garantirá a recuperação dessas áreas com a formação de um bosque.

A Inframerica perfurou dois poços artesianos com autorização da Adasa e que oferecem água bruta para combate a incêndios, irrigação e sistema de climatização, o que representa a diminuição no consumo de água potável, que deve ser utilizada prioritariamente para o abastecimento humano. Isso representou, em um ano, deixar de consumir 9 milhões de litros de água potável provenientes do sistema de abastecimento da CAESB no período em que o Distrito Federal passava pela crise hídrica.

Para o próximo ano, a Gerência de Meio Ambiente da Inframerica estuda novas tecnologias para geração de energia limpa e com redução de poluentes. Além disso, estão nos planos implementar formas de reuso de água e a diminuição de resíduos gerados e destinados ao aterro sanitário. Dentre as tecnologias estudadas, uma das mais viáveis é a utilização do resíduo gerado pelo Aeroporto de Brasília como combustível para a geração de energia limpa. Além disso, a empresa avalia a viabilidade da implantação de sistema de energia solar para abastecimento de parte do Terminal de Passageiros.

Todos esses esforços estão alinhados com as melhores práticas internacionais e recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional. Assim, as medidas adotadas pela Inframerica contribuem para a redução do impacto do setor aéreo brasileiro no meio ambiente e na mudança do clima.