A companhia, transportadora oficial da Seleção e dos brasileiros, realizou ações inovadoras com clientes, utilizando a paixão pelo futebol para apresentar e valorizar seus serviços
O tão sonhado hexacampeonato não veio. Mesmo assim, como patrocinadora e transportadora oficial da Seleção e dos brasileiros, a GOL fez um saldo positivo do clima criado pela companhia em torno do Esquadrão Canarinho. Durante os meses que antecederam e durante todo o Mundial, a empresa criou ações especiais que apresentaram e valorizaram os serviços oferecidos aos passageiros, ao mesmo tempo que enalteciam a paixão do brasileiro pelo futebol - neste período a GOL se tornou referência entre as marcas que realizaram ativações.
Com grandes ações, realizadas desde março, a GOL usou publicidade e um trabalho forte de PR para ter seu nome entre os mais lembrados pelos brasileiros na relação com a Seleção.
“Somos uma companhia 100% brasileira e trazemos a paixão pelo futebol e por esporte em nosso DNA. E como transportadora oficial da Seleção, a GOL se propôs a fazer o que faz de melhor: propiciar uma excelente experiência de viagem. Com nossas ações, transportamos nosso Cliente para mais perto da Seleção, o levamos até uma de suas paixões, o integramos na corrente pelo hexa e também apresentamos e valorizamos todos os nossos serviços. Conquistamos excelentes números, com quase 80% de positividade para a marca com relação ao tema seleção brasileira”, analisou o diretor de marketing da GOL, Maurício Parise.
A GOL é a transportadora oficial das seleções brasileiras de futebol, do vôlei brasileiro e do atleta de canoagem paralímpica, Fernando Fernandes. Além disso, a empresa investe para que o esporte brasileiro siga evoluindo, através de iniciativas como o Pacto pelo Esporte e Atletas pelo Brasil, mantendo o esporte - que terá grandes desafios pela frente, como os Mundiais de vôlei, ainda este ano, a Copa América, e o Mundial de futebol feminino, em 2019 - como uma das principais plataformas de comunicação.
Ativações de 2018
As ativações da GOL começaram em março, no dia 27, quando a transportadora oficial da Seleção e dos brasileiros vestiu seus Clientes de verde-amarelo e transformou seis voos regulares em voos históricos da Seleção Brasileira, renumerados com os anos em que o Brasil foi campeão mundial - 1958, 1962, 1970, 1994, 2002, além de um sexto intitulado “2018”, demonstrando a torcida pelo hexa.
Nestas viagens, um campeão do mundo - Pepe (1958), Mengálvio (1962), Clodoaldo (1970), Zetti (1994) e Luizão (2002) – recepcionou os Clientes, presenteados com uma camisa da Seleção Brasileira de acordo com o ano que seu trecho representava. Ao todo, foram mais de 1.200 camisetas distribuídas. No voo 2018, a GOL não contou com nenhum ex-jogador, mas teve um serviço de bordo diferenciado e ainda transmitiu ao vivo, por meio do sistema gratuito de entretenimento da aeronave, a vitória do Brasil por 1 a 0 sobre a Alemanha.
Em seguida, no dia 13 de abril, a GOL lançou sua nova campanha publicitária como Transportadora Oficial da Seleção e dos brasileiros. Na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, foi anunciada a ideia de contratar o craque Neymar e não utilizá-lo. A ideia, posteriormente premiada internacionalmente, trabalhou dois pontos fundamentais: a importância que a GOL dá ao tempo melhor aproveitado de cada um dos seus Clientes, em continuidade às ações da #NovaGOL, e o patrocínio da empresa à Seleção Brasileira. E em ano de Copa do Mundo, nada melhor que colaborar para que o maior craque do Brasil tivesse o maior tempo possível de preparação.
Dando continuidade às ativações relacionadas à Seleção Brasileira e à recém-lançada campanha publicitária, a GOL inovou mais uma vez e promoveu a contratação de espiões para ajudar Neymar em sua preparação. Através do perfil do LinkedIn da companhia, mais de 51 mil brasileiros bateram todos os recordes e se inscreveram para espionarem rivais tradicionais e um adversário certo do Esquadrão Canarinho no Mundial: Argentina, Espanha, França e Suíça.
Os selecionados receberam treinamento e foram enviados para três partidas, cada um para uma: França x Irlanda (28.05), em Paris, Argentina x Haiti (29.05), em Buenos Aires, e Espanha x Suíça (03.06), em Villareal. Como resultado, os espiões enviaram dicas para a Seleção Brasileira.
Enquanto isso, no Brasil, a GOL continuava a aproximar paixão, Clientes e serviços. No dia 7 de junho, foi inaugurado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o “Portão Hexa”. A Companhia deu um clima de estádio ao embarque e desembarque de passageiros, colocando um gramado no finger, todo estilizado com fotos históricas e com o áudio da torcida gritando músicas de apoio ao Brasil e também o hino nacional.
No evento de inauguração, os campeões mundiais Marcos e Rivellino recepcionaram os Clientes do voo inaugural, que também foram presenteados com uma camisa oficial da Seleção Brasileira.
No dia 27, quando o Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0, uma grande festa foi preparada. A transportadora oficial da Seleção e dos brasileiros preparou um voo especial, saindo de Fortaleza para São Paulo, e uma grande festa no seu hangar, em Congonhas. Um lote de passagens para o trecho especial que tinham o preço simbólico de R$ 6 (seis reais), em alusão à luta pelo hexa, esgotou em segundos. Após o voo, os Clientes desembarcaram na festa preparada no hangar da companhia, no aeroporto de Congonhas. Na GOLFEST, estiveram presentes Clientes, colaboradores e celebridades, que passaram muita energia positiva para a Seleção Brasileira e comemoraram, com direito a show de Luan Santana, a vitória.