LATAM inaugura novo voo direto Salvador - Miami

Nova rota faz parte de uma série de lançamentos da companhia na Bahia em 2018 

Boeing 767 é a aeronave utilizada na rota Salvador-Miami (Crédito: Marcio Jumpei/Divulgação LATAM)

A LATAM Airlines Brasil inaugura neste domingo (29) a nova rota Salvador-Miami. O primeiro voo decolará de Miami, enquanto a operação a partir da capital baiana terá início na segunda-feira (30). A nova operação conta com aeronaves Boeing 767, que acomodam 220 passageiros em classe Economy e 18 em Premium Business.

No sentido Miami-Salvador, o novo voo direto será operado aos domingos com decolagem às 16h55 (hora local) e duração média de 8 horas. No sentido Salvador-Miami, o novo voo direto será operado às segundas-feiras, com decolagem às 3h25 (hora local) e duração média de 8 horas e 30 minutos.

As passagens aéreas para a nova rota estão disponíveis em www.latam.com e demais canais de venda. Elas podem ser adquiridas a partir de R$ 1.733,60* (valor para ida e volta com taxas inclusas). Para resgates com pontos, as passagens de ida e volta estão disponíveis a partir de 60 mil** pontos Multiplus (mais R$ 187,87 em taxas) em www.pontosmultiplus.com.br.

Além da rota para Miami, já estão em operação na Bahia os novos voos Salvador - Foz do Iguaçu e Ilhéus - Brasília, os voos adicionais na rota Salvador - São Paulo/Guarulhos e o voo regular Salvador - Buenos Aires, que era operado apenas na alta temporada anteriormente.

Todos os investimentos foram possíveis porque a LATAM permanece atenta às oportunidades de lançar operações sustentáveis e os voos são constantemente avaliados conforme a demanda de cada região.


*Valor válido para ida e volta Salvador-Miami-Salvador em voos operados pela LATAM Airlines Brasil, em classe Economy, sujeito à disponibilidade de assentos, regras e restrições específicas no perfil de cada tarifa. Preço divulgado em reais, calculado pelo câmbio do USD de R$ 3,5040 em 26/04/2018.

Período válido de viagem: Origem – Destino: de 20/08/2018 a 02/09/2018. Parcelamento em até 12 vezes, sendo até a 4ª parcela sem juros e a partir da 5ª parcela com juros, parcela mínima de R$ 35, válido para todos os cartões de crédito aceitos pela LATAM, de pessoa física e emitidos no Brasil, considerando exclusivamente o valor de tarifa anunciada, incluídos taxa de embarque e adicional de emissão, condição válida apenas para compras no site LATAM.

As informações integrais e detalhadas sobre as regras/restrições das tarifas anunciadas, alteração de datas, reembolso, remarcação, cancelamento, vigência da viagem, descontos para crianças e pontuação no Programa LATAM Fidelidade estão disponíveis para consulta no site www.latam.com, lojas LATAM, LATAM Travel e demais canais de vendas (exceto central telefônica de vendas, LATAM Fidelidade e serviços).

**Resgates a partir de 60.000 pontos Multiplus, mais taxas a partir de R$ 187,87, válidos para ida e volta de destinos internacionais operados pela LATAM, por passageiro, para a cabine econômica. Voos sujeitos a disponibilidade de assentos. Ofertas válidas para todas as categorias do programa LATAM Fidelidade.

Presença da Tailândia é um dos pontos altos da SPFW


Na tarde do último dia 23 de abril, durante a São Paulo Fashion Week, a inauguração da Thai House no recinto do evento mostrou a sintonia fina entre Turismo, Moda e Cultura. Na oportunidade, a Autoridade de Turismo da Tailândia no Brasil recebeu mais de 70 jornalistas brasileiros, em um ambiente despojado, cativante e significativo – onde a alma do povo tailandês se fez presente nos mínimos detalhes.

A recepção contou com a oferta de mimos da cultura tailandesa – guirlandas de flores perfumadas e cachecóis em tecidos de rara beleza. Foram servidas comidinhas típicas daquele país, além de cervejas da indústria Thai. Baseado na frase “Open to the new shades” (“Abra-se para novos tons”), tema da campanha da Autoridade de Turismo da Tailândia. Foi apresentado um vídeo emocionante e didático, que mostra a força da diversidade para se promover o entendimento e a conquista de novos valores. Espetáculo de dança típica e presença de profissionais da famosa ‘massagem tailandesa’ também compuseram a recepção aos jornalistas.

Entre os presentes, o Sr. Surasak Suparat, embaixador da Tailândia para o Brasil; e a Sra. Jittima Sukpalin – Diretora Executiva para as Américas da Autoridade de Turismo da Tailândia. O embaixador, na sua apresentação sucinta, destacou que “o governo real da Tailândia atribui grande importância à economia e à indústria criativa. O segmento de design representa 23% de participação no valor nominal total da indústria criativa do nosso país”.

Acrescentou que em setembro passado, a embaixada real da Tailândia, em Brasília, liderou um grupo de estilistas brasileiros em uma viagem de imersão cultural. “O objetivo da visita foi promover o design criativo e a cooperação da economia criativa entre a Tailândia e o Brasil, além de proporcionar a oportunidade para que esses designers experimentassem cultura, estilo, arquitetura, tecido, artesanato, natureza, flores, culinária e outros valores tailandeses”, completa o embaixador.

A Sra. Jittima Sukpalin explicou, em sua fala, que “o Plano de Ação do Turismo da Tailândia para 2018 foi desenvolvido para que a Indústria do Turismo do nosso país continuasse seu crescimento de maneira sustentável, equilibrando economia, sociedade e meio ambiente”. A diretora executiva acrescentou que “apresentamos também nossa nova campanha ‘Open to the New Shades’, que reflete a essência da diversidade que encontramos quando experimentamos uma jornada pela Tailândia”.

O representante da Autoridade de Turismo da Tailândia no Brasil, Jefferson Santos, em entrevista à Rádio e TV Nikkey de São Paulo, falou de sua larga experiência profissional no Sudeste Asiático – ele já fez dezenas de viagens de negócios à Tailândia. “Queremos criar pontes para aproximar o Brasil do Sudeste Asiático e da Ásia como um todo... E a SPFW é uma dessas avenidas muito boas para essa aproximação. Vejam as guirlandas de flores perfumadas, que emanam beleza e bons fluidos... Dos 35 milhões de turistas estrangeiros recebidos pela Tailândia, o fluxo de brasileiros chegou à marca expressiva de quase 80 mil visitantes. Considerando a distância, na comparação com destinos mais próximos, esse resultado é excepcional”, comemora Jefferson.

O executivo acrescenta que “o aumento do fluxo de brasileiros deve-se, fundamentalmente, ao carinho e a hospitalidade do povo tailandês. Temos observado viajantes que vão para o Japão, para a China a aproveitam para dar uma esticada até a Tailândia. Eu acredito que o Turismo é o melhor meio para se promover a cultura e a paz ente os povos. A partir do momento que tomamos contato com o diferente e com a diversidade, aprendemos a entender melhor as pessoas. E percebemos os pontos em comum. Isso quebra barreiras e contribui com o entendimento. O turismo, de longe, contribui com a paz”, conclui Jefferson Santos.

Pesquisa de Satisfação dos passageiros do Ministério dos Transportes elege o Aeroporto de Natal como o melhor da categoria

Terminal potiguar ficou à frente de outros aeroportos do Nordeste avaliados pelo Ministério


O Aeroporto de Natal foi considerado o melhor da categoria, de acordo com pesquisa trimestral aplicada pelo Ministério dos Transportes. O resultado também coloca o Terminal potiguar como o mais bem avaliado do Nordeste.

Na atual pesquisa, foram considerados 20 terminais aeroportuários do Brasil, cinco a mais do que na pesquisa anterior, que encerrou o ano de 2017. Com isso, a categoria com até 5 milhões de passageiros passa a ter novos aeroportos avaliados, passando de três para oito.

Considerado o melhor terminal do grupo, o Aeroporto de Natal teve destaque na velocidade de restituição da primeira bagagem em voos domésticos. Neste quesito, o terminal aéreo administrado pela Inframerica teve o menor tempo médio do país, de 5 minutos. O tempo de restituição da primeira bagagem para voos internacionais também foi satisfatório, com 6 minutos.

Limpeza geral do Aeroporto e dos sanitários, conforto acústico, sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto e qualidade do wi-fi foram os requisitos mais bem avaliados, colocando o Aeroporto de Natal à frente de todos os terminais Nordestinos.

No geral, a nota obtida pelo terminal potiguar foi de 4,56 de 5 pontos possíveis. A pesquisa considerou pontos como a infraestrutura aeroportuária, facilidades ao passageiro, companhias aéreas, órgãos públicos e transporte público.

Aeroporto de Brasília é mais uma vez o melhor da categoria, segundo Ministério dos Transportes

Pesquisa de satisfação dos passageiros é aplicada a cada três meses pela Secretaria de Aviação Civil


Mais uma vez, o Aeroporto de Brasília foi eleito o melhor na categoria dos terminais aéreos brasileiros com mais de 15 milhões de passageiros por ano. A pesquisa aplicada pela Secretaria de Aviação Civil mensurou a satisfação do passageiro nos três primeiros meses deste ano.

Até o quarto trimestre de 2017, o levantamento considerava 15 aeroportos, hoje 20 são avaliados. No ano passado o terminal da capital federal já figurava à frente dos outros três da sua categoria. A Inframerica completa 5 anos na administração do Terminal brasiliense e ao longo destes anos o Aeroporto cresceu, melhorou a qualidade no atendimento e no conforto aos passageiros.

Entre os aeroportos avaliados, o Aeroporto de Brasília aparece com o menor tempo de espera na fila da imigração. A espera média, de acordo com as mais de 1.370 aferições realizadas, foi de 9 minutos. Agilidade é uma característica do Aeroporto de Brasília. O tempo médio de espera na fila do raio-X em Brasília também o foi o menor do país, marcando 2 minutos.

Viracopos é eleito pela 7ª vez o melhor aeroporto do Brasil pelos passageiros

Pesquisa da Secretaria de Aviação Civil ouviu 19.473 pessoas nos 20 principais aeroportos do País no 1º trimestre de 2018


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito pela sétima vez o melhor terminal aéreo do país na pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O estudo entrevistou 19.473 passageiros no embarque e no desembarque dos 20 principais aeroportos do Brasil nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 25/04.

Na satisfação geral dos passageiros, Viracopos atingiu a nota 4,63, em uma escala que vai de 1 a 5. A média geral dos 20 aeroportos foi de 4,30. Até o ano passado, a pesquisa avaliava 15 aeroportos.

Viracopos também foi eleito Melhor Aeroporto do Brasil, na mesma pesquisa, no 4º trimestre de 2013, 4º trimestre de 2014, 1º trimestre de 2015, 1º trimestre de 2016, 2º trimestre de 2017 e 3º trimestre de 2017.

A SAC realiza a “Pesquisa de Satisfação do Passageiro” desde 2013. São avaliadas as experiências dos passageiros em diversos itens de infraestrutura, atendimento, serviços, além do desempenho de processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagem, entre outros.

O diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, considera que esta avaliação reflete os esforços da equipe em busca da excelência nos serviços prestados no aeroporto. “Esta é a sétima vez que Viracopos conquista este importante reconhecimento. Recentemente também conquistamos o título de Melhor Aeroporto de Carga do Mundo, na categoria até 400 mil toneladas/ano. Estes prêmios demonstram que Viracopos se empenha em melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos clientes”, disse o diretor-presidente do aeroporto.

“A política de análise da pesquisa de passageiros é a principal ferramenta de Viracopos na gestão empresarial da qualidade de serviços. O passageiro é o foco das nossas atenções”, concluiu o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.

Metodologia utilizada

A pesquisa dos indicadores aeroportuários de percepção dos passageiros nos aeroportos é coordenada por equipe técnica da SAC, com o apoio do Comitê Técnico de Desempenho Operacional (CTDO) da CONAERO e da Praxian Consultoria Ltda., empresa contratada pela SAC/PR mediante licitação pública, para a coleta de dados.

A coleta de dados qualitativos consiste na realização de entrevista presencial, por meio de questionário padrão, com os passageiros no embarque e desembarque dos 20 principais aeroportos do país. As perguntas formuladas no questionário contemplam os indicadores como conforto, segurança, serviços e facilidades oferecidos, entre outros.

Ao fim do questionário, o entrevistado ainda avalia sua satisfação geral com o aeroporto, também atribuindo nota de 1 a 5.

LATAM ajusta voos em Cuiabá para a segunda fase de obras no aeroporto

Companhia recomenda atenção ao horário de operações na localidade entre 18 e 30 de junho de 2018


A LATAM Airlines Brasil recomenda atenção ao horário dos voos com origem ou destino ao aeroporto de Cuiabá (MT). Entre 18 e 30 de junho de 2018, a pista do aeroporto passará por obras diárias no período da madrugada e, com as intervenções, a companhia precisou cancelar algumas operações programadas para este período, em que estarão cancelados os voos JJ3675 (Cuiabá – Brasília) e JJ3810 (Brasília – Cuiabá).

Com a finalização destas obras na pista do aeroporto de Cuiabá, as operações da LATAM na localidade durante a madrugada estarão normalizadas a partir de 1º de julho de 2018.

A companhia recomenda que os passageiros com viagens programadas no aeroporto neste período utilizem o serviço Status do Voo para verificar a situação das operações.

Conforme anteriormente divulgado, a LATAM também precisou cancelar algumas operações para a primeira fase de obras da pista do aeroporto de Cuiabá. De 7 a 10 de maio de 2018, também já estavam cancelados os voos JJ3675 (Cuiabá – Brasília) e JJ3810 (Brasília – Cuiabá).

Os passageiros que queiram reprogramar a sua viagem podem realizar este procedimento diretamente em latam.com. Também podem optar por entrar em contato com a Central de Vendas, Informações, Fidelidade e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil) ou procurar uma loja da companhia.

A LATAM Airlines Brasil reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Aeroporto homenageia Brasília com sinalização à moda candanga

Em comemoração aos 58 anos de Brasília, o Aeroporto da Capital criou uma simpática homenagem à cidade. Para brincar com palavras, paisagens e endereços incomuns para quem mora fora de Brasília, a Inframerica, administradora do Aeroporto, colocou placas de sinalização interna nas salas de embarque e desembarque. Todas elas fazem alusão a locais ou coisas específicas da capital federal, como as tesourinhas, os endereços nas Asas Norte e Sul e até as expressões típicas, como balão, pilotis e outras. As placas ficarão no Terminal até o fim do mês.

“Brasília é diferente de qualquer município brasileiro e, uma das marcas da capital são as placas de sinalização. Resolvemos brincar com esta marca e com as expressões próprias da região. O passageiro poderá ir se ambientando com a cidade já no Aeroporto. Somos a porta de entrada, e nada mais divertido que trabalhar com estes ícones aqui”, conta o diretor de operações Juan Djedjeian.




MODERN Logistics fecha parceria com Harley-Davidson para transporte aéreo de motocicletas produzidas em Manaus para todo Brasil

O objetivo é atender entregas expressas, uma demanda crescente da área de vendas da montadora. A Harley-Davidson planeja gradativamente aumentar o número de motocicletas distribuídas ao longo de 2018 até atingir a meta de entrega em 4 dias, em média, para todas as concessionárias no Brasil dentro dessa modalidade de transporte.


Com o objetivo de viabilizar entregas expressas, a Harley-Davidson fechou com a MODERN Logistics o transporte rodoviário e aéreo, com aeronaves do integrador logístico, de motocicletas da fábrica de Manaus (AM) para todas as 21 concessionárias da montadora em todo o Brasil. Depois da coleta na fábrica, as motocicletas são transportadas até o aeroporto de Manaus para os Aeroportos de Brasília ou Viracopos, em Campinas. A partir destes aeroportos, o transporte até as concessionárias é feito pelo modal rodoviário.

“A Harley avaliou o impacto na qualidade do serviço em atender os Clientes rapidamente e percebeu que existe o potencial em aumentar vendas com um serviço mais ágil”, disse Hudson Reis, Diretor Comercial da MODERN Logistics. O executivo explicou que todo o projeto foi desenvolvido para atender uma demanda crescente da área comercial que é poder oferecer entregas expressas para os clientes, o que só é possível com a conjugação dos modais aéreo e rodoviário.

“Nossos Clientes reconhecem que a entrega rápida e com alta qualidade ajuda a reduzir custos e aumentar vendas” completou Gerald Lee, CEO da Modern. De acordo com Lee, a MODERN Logistics vem se destacando cada vez mais por oferecer uma plataforma logística completa, com soluções sob medida para a necessidade dos clientes.

Viracopos é eleito o melhor aeroporto de carga do mundo

Aeroporto conquistou a posição no Air Cargo Excellence Awards 2018 na categoria até 400 mil toneladas movimentadas por ano 
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018. O anúncio foi feito nesta terça-feira (03/04), em Nova York (EUA). A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo mundial.
A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.
No ano passado, Viracopos já havia ficado com o título de 2º melhor aeroporto de carga do mundo na mesma categoria. Em 2016, o terminal de carga venceu na categoria de melhor da América Latina. “O foco de Viracopos é aperfeiçoar o desempenho operacional para os clientes, tanto do terminal de carga quanto do terminal de passageiros. Essa conquista é fruto de nossos investimentos e esforços conjuntos na perseguição da melhoria contínua”, destacou o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.
Viracopos ficou na primeira colocação mundial na categoria de até 400.000 ton./ano. Logo atrás do terminal de Campinas aparecem os aeroportos de Orlando (EUA) e de Guayaquil (ECU). Em 2017, o Terminal de Carga de Viracopos movimentou 204,3 mil toneladas, entre exportação, importação, doméstico e curier (remessas expressas). 
O Air Cargo Excellence Awards também havia premiado Viracopos, em 2014, como o melhor aeroporto de carga do Brasil e o segundo melhor da América Latina, além de ter reconhecido o terminal como o melhor aeroporto da América Latina no quesito Operação de Carga.
Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, cada funcionário do Terminal de Carga é diretamente responsável por mais esta importante conquista. “Este reconhecimento foi alcançado pela dedicação e participação de todos os funcionários que trabalham diariamente para melhorar nossa eficiência e nossa excelência. Também é importante destacar que sem o apoio dos órgãos brasileiros de fiscalização e de toda a cadeia logística Viracopos não alcançaria este prêmio”, disse ele.
O gerente de Operações de Carga de Viracopos, Ricardo Luize, destacou a importância dos investimentos no terminal. “Os investimentos em infraestrutura e significativas melhorias na gestão do Terminal de Carga consolidaram Viracopos entre os melhores aeroportos de carga do mundo em sua categoria”, destacou o gerente.
Air Cargo World
A Air Cargo World anunciou os vencedores de 22 Prêmios da Air Cargo Excellence (ACE) na última terça-feira. As premiações são baseadas no Air Cargo Excellence Survey, que foi estabelecido em 2005 pela Air Cargo World.
Os prêmios são apresentados anualmente para as companhias aéreas e aeroportos de carga, alcançando as pontuações mais altas da pesquisa com base em vários fatores de desempenho e são os únicos prêmios do setor com base em uma pesquisa imparcial. O levantamento deste ano contém respostas de 1.800 agentes de carga e fornecedores de logística de terceiros, gerando um banco de dados de 3.600 avaliações de aeroportos e transportadoras.
Entre os vencedores estavam: Cathay Pacific Airways, Cingapura Internacional, Lufthansa, Southwest Airlines, Quito, UIO, Air France - KLM, Air Canada e Delta Air. “Os prêmios de excelência da Air Cargo celebram o melhor do setor de carga aérea”, disse JJ Hornblass, executivo da Air Cargo World.
Os prêmios de excelência da Air Cargo são apresentados anualmente pela Air Cargo World, a maior publicação da indústria. Entre as companhias aéreas, o status de Diamante, Platina e Ouro são concedidos aos três principais participantes (com base em uma pontuação composta de Desempenho, Valor e Instalações) em cada uma das duas categorias de tonelagem.
Entre os aeroportos, o status de Diamante, Platina e Ouro é concedido aos três principais com base em uma pontuação composta de Desempenho, Valor e Instalações, em cada uma das três categorias de tonelagem. Os prêmios ACE também são apresentados ao aeroporto de maior pontuação em cada uma das cinco regiões.
Lufthansa e Quito, da UIO, receberam este ano os nossos prêmios de Carga Especial, que representam a companhia aérea e o aeroporto de maior pontuação, respectivamente, em termos de capacidade de embarque de perecíveis, mercadorias perigosas, produtos farmacêuticos, animais e cargas com formas estranhas.

Vencedores na categoria aeroportos:
- CATEGORIA ATÉ 399.999 TONELADAS/ANO:
1º • São Paulo Viracopos/Campinas, VCP - Diamond Award
2º • Orlando, MCO - Platinum Award
3º • Guayaquil, GYE – Gold Award
- CATEGORIA DE 400.000 a 999.999 TONELADAS/ANO:
1º • Quito, UIO - Diamond Award
2º • Oakland, OAK - Platinum Award
3º • Toronto, YYZ – Gold Award
- CATEGORIA 1 MILHÃO OU MAIS TONELADAS/ANO:
1º • Singapura, SIN - Diamond Award
2º • Hong Kong, HKG - Platinum Award
• Incheon, ICN - Gold Award

Inframerica é certificada por selo internacional como ótima empresa para se trabalhar

Consultoria Great Place To Work avalia companhias que valorizam seus funcionários e investem neles. A Administradora dos aeroportos de Brasília e Natal recebeu ótima avaliação de suas equipes.


A Inframerica – concessionária dos Aeroportos de Brasília e Natal – foi considerada uma ótima empresa para se trabalhar, de acordo com pesquisa realizada com seus colaboradores pela consultoria Great Place to Work (GPTW). O estudo consiste em um questionário que mensura a percepção dos funcionários em relação a seus ambientes de trabalho.

Por conta das excelentes notas obtidas, os aeroportos de Brasília e Natal, que foram avaliados separadamente, receberam a qualificação da GPTW, que é válida por um ano. A Inframerica entrou no mapa internacional das companhias mais bem avaliadas pela consultoria e manterá sua certificação pelo menos até o dia 2 de fevereiro de 2019.

Como principais motivações, os funcionários apontaram a confiança que têm na gestão, o ambiente de trabalho positivo e o orgulho que sentem por fazer parte da equipe. Nos dois aeroportos, o ponto forte da empresa ficou claro: o orgulho que os colaboradores sentem. A Inframerica comemora a satisfação de sua equipe e a considera um retorno bastante positivo dos investimentos que faz no bem-estar dos mais de 900 funcionários.

“Investimos continuamente em nossos aeroportos e funcionários. Nossa premissa é transformar os terminais nos melhores do país e nosso ambiente de trabalho o melhor para se trabalhar. A Inframerica ainda é jovem e a certificação mostra que estamos no caminho certo”, avalia o presidente da Inframerica, Jorge Arruda.

A empresa é responsável pela concessão dos aeroportos de Brasília e Natal por mais 20 e 22 anos, respectivamente.

LATAM Airlines confirma novo voo para Tel Aviv a partir de dezembro

Companhia será a única a oferecer um voo direto entre América Latina e Israel
LATAM Airlines Chile vai operar rota Santiago-São Paulo-Tel Aviv com aeronaves Boeing 787



O Grupo LATAM Airlines acaba de iniciar as vendas de passagens aéreas para o seu mais novo destino internacional. A partir de 12 de dezembro deste ano, decolará o primeiro voo operado pela LATAM Airlines Chile para Tel Aviv (Israel) a partir de Santiago (Chile) e com escala em São Paulo (Brasil).

O novo voo será operado três vezes por semana com aeronaves Boeing 787, que acomodam 217 clientes em classe Economy e 30 em Premium Business. As passagens aéreas já podem ser adquiridas pelos passageiros em latam.com e demais canais de venda.

“Nenhuma outra companhia aérea conecta a América do Sul com o mundo com tantas opções de horários e itinerários. Com este novo voo para Tel Aviv, também seremos a única empresa da região com voos próprios para Israel”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Airlines Brasil. “Esta é uma oportunidade única de viagem para passageiros com origem em diversos países do nosso continente. Viajantes do Brasil, da Argentina e do Chile, por exemplo, poderão acessar facilmente Israel por meio deste novo voo”.

“A abertura da rota direta entre Brasil e Israel é uma importante conquista, que fortalece a cooperação entre Israel e a América do Sul. Estou convencido de que esta nova rota, após muitos anos com conectividade limitada, criará uma conexão direta com os países da América do Sul, fortalecendo e impulsionando significativamente o tráfego de turistas desta região para Israel. Além disso, a nova rota facilitará a viagem de milhares de israelenses que desejam visitar a América do Sul”, afirma Yariv Levin, Ministro do Turismo de Israel.

A nova rota Santiago-São Paulo–Tel Aviv
Às segundas, quartas e sábados, o voo LA712 decolará de Santiago às 16h* e pousará para escala em São Paulo às 21h05*. Na sequência, a aeronave decolará do aeroporto de Guarulhos às 23h* e pousará em Tel Aviv às 16h05* do dia seguinte.

Às terças, quintas e domingos, o voo LA713 decolará de Tel Aviv às 18h20* e pousará para escala em São Paulo às 5h35* do dia seguinte. Na sequência, a aeronave decolará do aeroporto de Guarulhos às 7h30* e pousará em Santiago às 10h45*.

Localizada na costa do Mediterrâneo, Tel Aviv é o centro financeiro e tecnológico de Israel e a segunda maior cidade do país, com uma população de 438.818 habitantes. O destino atrai mais de um milhão de turistas anualmente com um clima quente durante todo o ano, vida noturna vibrante, praias urbanas e a “White City”, Patrimônio Mundial da UNESCO com a maior concentração mundial de edifícios no estilo Bauhaus.

Expansão internacional da LATAM
O Grupo LATAM Airlines segue atento às oportunidades de rotas sustentáveis e às necessidades dos clientes para iniciar, ampliar ou adequar as suas operações. Somente em 2017, o Grupo LATAM Airlines inaugurou 13 novas rotas internacionais. Para 2018, a companhia já anunciou 14 novas rotas internacionais e já estreou voos de São Paulo para Roma e se prepara para inaugurar operações para Las Vegas (junho), Boston (julho) e Tel Aviv (dezembro).

Neste sentido, foi inaugurado, em 16 de março passado, o voo São Paulo-Roma, operado inicialmente três vezes por semana pela LATAM Airlines Brasil com aeronaves Boeing 767. A LATAM aproveita a oportunidade para também anunciar que, a partir de 1º de agosto, este voo será operado diariamente. O voo JJ8180 passará a decolar todos os dias de São Paulo às 16h05*, com pouso em Roma às 9h05* do dia seguinte. O percurso inverso também será operado todos os dias pelo voo JJ8181, com decolagem de Roma às 11h05* e pouso em São Paulo às 18h50*.

Conforme anunciado anteriormente, a LATAM Airlines Brasil vai operar três vezes por semana o voo sazonal São Paulo-Las Vegas entre 2 de junho e 30 de setembro deste ano, sempre com aeronaves Boeing 767. A LATAM aproveita a oportunidade para também anunciar que esta operação será retomada entre 15 de dezembro de 2018 e 28 de fevereiro de 2019, com passagens aéreas já disponíveis para venda. Às segundas, quintas e sábados, o voo JJ8150 decolará de São Paulo às 23h55*, com pouso em Las Vegas às 6h35* do dia seguinte. Às terças, sextas e domingo, o voo JJ8151 decolará de Las Vegas às 11h00*, com pouso em São Paulo às 5h25* do dia seguinte.

*Hora local

Airbus consolida sua liderança de mercado na América Latina

A economia e o tráfego do Chile crescerão acima da média regional, enquanto dobrará a demanda de aeronaves


A Airbus consolidou sua liderança de mercado na América Latina em 2017, registrando encomendas para 209 aeronaves e quebrando o seu recorde anterior de 100 encomendas atingido não apenas em 2015, mas também em 2011 e 2012. Isso reflete a crescente importância da região para a Airbus, conforme afirmou o Presidente da Airbus América Latina e Caribe Rafael Alonso em uma coletiva de imprensa no FIDAE Air Show, durante a qual apresentou a Previsão Global do Mercado (GMF) da Airbus América Latina para 2017-2036.

O GMF da América Latina, inicialmente apresentado no ALTA Airline Leaders Forum em Buenos Aires no ano passado, previu a necessidade de as operadoras da região adquirirem 2.677 novas aeronaves de passageiros e de carga para atender à crescente demanda. Entre os fatores que impulsionam essa demanda estão o tráfego de passageiros para, de e dentro da região – previsto para crescer a uma taxa de 4,4 por cento ao ano - bem como a classe média da região - que deverá aumentar para meio bilhão de pessoas até 2036. A economia da América Latina é também um indicador-chave de crescimento, com previsão para aumentar três por cento ao ano, uma taxa média que está acima da taxa mundial de 2,8 por cento.

“Para a Airbus, não consideramos mais a América Latina e o Caribe um ‘mercado emergente’ para a aviação. Ele já emergiu. Isso fica claro com base no crescente valor das encomendas que estamos recebendo de alguns dos promissores players da região, como JetSMART, Viva Air e Volaris. Além disso, vemos o ressurgimentoeconômico de mercados-chave, assim como uma sólida previsão de crescimento do PIB e uma classe média em expansão, indicadores fundamentais que apontam para uma perspectiva extremamente positiva no longo prazo para a região”, disse Rafael Alonso. “Estamos igualmente otimistas com relação ao Chile, onde o crescimento econômico deverá superar o da região e o mundial. O tráfego doméstico em rápido crescimento que veremos ressalta a oportunidade para as operadoras do país expandirem suas frotas e rotas”.

De acordo com o último GMF, as frotas que atendem o Chile mais que dobrarão, necessitando 270 aeronaves nos próximos 20 anos. Essa demanda de mercado está sendo impulsionada pela economia do país, que deverá aumentar 3,6 por cento ao ano, e uma aceleração do tráfego internacional e doméstico com destino ou saída do Chile, que deverá crescer 4,9 por cento ao ano. Assim, a propensão dos chilenos a viajar também dobrará, de 0,6 viagens per capita hoje para 1,3 nas próximas duas décadas.

Até 2036, o número total de megacidades da aviação aumentará de 58 para 95, e as atuais megacidades regionais de Bogotá, Buenos Aires, Lima, Cidade do México, Santiago e São Paulo terão a companhia de Cancún, Cidade do Panamá e Rio de Janeiro. Essas nove megacidades serão responsáveis ​​por 150 mil passageiros de longa distância, diariamente.

A mais que duplicação da frota comercial nos próximos 20 anos trará a necessidade de 49.130 novos pilotos e 53.800 novos engenheiros de manutenção, oferecendo uma oportunidade de crescimento para os postos avançados de serviços ao cliente da Airbus. Somente nos últimos três anos, a Airbus expandiu sua rede global de locais de treinamento de cinco para 16, sendo dois deles na América Latina - o Centro de Treinamento da Airbus Cidade do México foi inaugurado em 2015 e o Centro de Treinamento da Airbus do Brasilabriu em 2016.

Com quase 1,2 mil aeronaves vendidas e uma carteira de encomendasde mais de 600, cerca de 680 aeronaves da Airbus estão em operação em toda a América Latina e Caribe, representando uma participação de mercado de 55 por cento da frota em serviço. Desde 1994, a Airbus recebeu mais de 65 por cento das encomendas líquidas da região.