Viracopos prepara operação especial de Páscoa e deve receber 167 mil passageiros

No mesmo período, estão previstos 1.700 pousos e decolagens no aeroporto


Com objetivo de oferecer maior comodidade para o passageiro, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), prepara uma operação especial durante o feriado prolongado de Páscoa.

A expectativa é que pelo menos 167 mil pessoas embarquem ou desembarquem pelo terminal de passageiros do aeroporto entre os dias 28 de março e 04 de abril. No mesmo período, estão previstos 1.700 pousos e decolagens no aeroporto.

O dia de maior movimento de passageiros deve na quinta-feira (28/03) com a expectativa de pelo menos 28 mil passageiros embarcando ou desembarcando por Viracopos. Em dias de semana, a movimentação média diária é 23 mil pessoas.

Além da quinta-feira (28/03), os outros dias de maior alta de passageiros no terminal serão na segunda-feira (02/04) e na terça-feira (03/04), ambos com pelo menos 27 mil pessoas.

Operação

A operação especial de Páscoa conta com incremento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção e limpeza e plantão gerencial.

Entre os destinos mais procurados estão as capitais do Nordeste, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, cidades do interior de São Paulo, Orlando (EUA), Fort Lauderdale (EUA) e Lisboa (POR).

Nesta Páscoa, muitos passageiros também optaram por fazer a conexão com países da América do Sul por meio do voo diário da Amaszonas, que liga Viracopos ao hub da empresa em Assumpção (PAR), de onde a companhia aérea oferece dois voos diários para a Cidade del Este (PAR), Buenos Aires-Aeroparque (ARG) e Montevidéu (URU).

Aviação doméstica completa um ano de retomada


Em março de 2017 o transporte aéreo doméstico viu chegar ao fim um ciclo de 19 meses de retração da demanda. Uma das primeiras atividades a reagir em meio ao cenário de crise naquele ponto, a aviação nacional tem se mantido competitiva em busca do melhor momento alcançado. Os resultados mais recentes recompensam: o período de crescimento ininterrupto da indústria já soma 12 meses. Agora em fevereiro, especificamente, a demanda1 registrou alta de 5,71% em comparação com o mesmo mês de 2017. Em igual perspectiva, a oferta2 teve expansão de 4,22%. O aumento da procura por transporte em nível superior ao da ampliação da disponibilidade proporcionou incremento de 1,13 ponto percentual do fator de aproveitamento3, que chegou a 80,36% de ocupação dos voos. No total, foram 6,9 milhões de viagens aéreas realizadas dentro do país em fevereiro, crescimento de 5,04% em base anual.

Há, ainda, outros aspectos relevantes: o nível da demanda doméstica no mês, na casa dos 7,1 bilhões de RPK, é o segundo melhor para qualquer fevereiro na série de acompanhamento. Figura em patamar bastante próximo do recorde anterior, registrado em fevereiro/2015. Também o fator de aproveitamento, medida da eficiência da indústria, foi o segundo melhor para fevereiro, inferior apenas ao obtido em 2014.

Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM e contemplam mais de 99% do mercado doméstico.

Participação do mercado doméstico em fevereiro de 2018:

GOL: 35,39%
LATAM: 32,32%
AZUL: 18,15%
AVIANCA: 14,14%


Acumulado no ano 


Nos dois primeiros meses do ano, a demanda por transporte aéreo doméstico tem crescimento de 4,08% em comparação com o mesmo período de 2017. A oferta registra expansão um pouco menor, de 3,22%. O fator de aproveitamento tem melhoria de 0,69 ponto percentual, para 82,78% de ocupação. O total de passageiros transportados chega a 15,6 milhões, com alta de 3,51%.

Participação do mercado doméstico no acumulado de 2018:

GOL: 37,30%
LATAM: 31,18%
AZUL: 18,16%
AVIANCA: 13,37%



MERCADO INTERNACIONAL 


As estatísticas das associadas ABEAR abrangem atualmente cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

Este segmento tem apresentado resultados vigorosos, traduzidos em níveis recordes para os principais indicadores a cada mês. Novamente em fevereiro os números de oferta, de demanda e de volume passageiros são os maiores para o mês em toda a série histórica. A quantidade de passageiros transportados é, em particular, a terceira maior para qualquer mês na série de dados, abaixo apenas de janeiro/18 e julho/17.

Em relação a fevereiro de 2017, a demanda por transporte aéreo internacional em companhias brasileiras registrou crescimento de 18,61%, enquanto a oferta se eleva em 22,08%. Como a expansão da oferta foi mais forte do que o crescimento da procura, o fator de aproveitamento registrou queda de 2,41 pontos percentuais, baixando a 82,48% de ocupação. O volume de passageiros transportados somou 789 mil no mês, total 19,74% superior ao apurado no mesmo mês do ano passado.

A demanda e a quantidade de passageiros transportados estão em alta continuada há 17 meses, enquanto a oferta vê expansão há 16 meses seguidos.

Participação do mercado internacional em fevereiro de 2018 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 68,09%
AZUL – 13,70%
GOL – 12,41%
AVIANCA – 5,80%


Acumulado no ano 


Em comparação com o primeiro bimestre de 2017, no acumulado até aqui em 2018 o transporte aéreo internacional apura crescimento de demanda de 16,19%, para uma oferta em ampliação de 18,99%. Esse comportamento leva a uma piora de 2,03 pontos percentuais do fator de aproveitamento, situado em 84,16%. Pouco mais de 1,7 milhão de passageiros já foram transportados nos voos entre o Brasil e o exterior por companhias aéreas brasileiras nesse ano, quantidade 18,26% superior ao que se registrava neste mesmo ponto em 2017.

Participação do mercado internacional no acumulado de 2018:

LATAM – 67,34%
AZUL – 14,37%
GOL – 12,53%
AVIANCA – 5,76%




Cargas

As estatísticas de carga incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

Neste mês de fevereiro as empresas movimentaram 26,1 mil toneladas de carga no mercado doméstico (alta de 2,38% em relação ao mesmo mês do ano anterior) e 23,9 mil toneladas no mercado internacional (alta de 47,54%). No acumulado em dois meses, são 52,2 mil toneladas de carga transportadas dento do país (crescimento de 8,25% ante igual período de 2017) e 45,5 mil toneladas transportadas nas rotas internacionais (crescimento de 41,40%).

LATAM Airlines é uma das “Top Companies” do LinkedIn pelo terceiro ano consecutivo

Na rede social profissional, a companhia aérea é uma das empresas que mais atrai atenção de candidatos no Brasil 


Em um novo levantamento anual, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, divulgou o ranking “Top Companies”, no qual a LATAM Airlines é destaque entre as 25 empresas com as vagas mais desejadas do mercado dentro da rede no Brasil.

O LinkedIn Top Companies elenca as empresas mais procuradas pelos profissionais. A lista, que leva em conta os dados exclusivos dos usuários do LinkedIn, visa destacar as empresas onde os profissionais querem mais trabalhar e, em retorno, ajudá-los a descobrir e seguir as empresas onde desejam continuar suas carreiras. A pesquisa levou em consideração uma série de dados, como candidatos por vaga, alcance da empresa, engajamento do usuário e poder de atração. Nesta edição do estudo, a empresa foi a 15ª mais procurada entre os profissionais que buscam nova colocação no mercado.

“Estamos muito felizes em estar no ranking pelo terceiro ano consecutivo. Esse é um motivo de orgulho para cada um nós, é resultado do nosso trabalho. Somos parte de uma empresa global e formamos uma equipe multicultural, o que nos permite trocar experiências e aprender com o melhor de cada região. Formamos um time movido por sonhos e desafios, conectado com o mundo todo, comprometido em entregar a melhor experiência aos nossos clientes e colaboradores, isso nos motiva”, afirma Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Airlines Brasil.

A LATAM Airlines, que tem em sua página mais de 257 mil inscritos, divulga sempre as vagas para captar profissionais que façam parte do LinkedIn e que tenham interesse nas posições disponíveis. Além disso, a empresa também realiza buscas ativas para vagas não publicadas, utilizando a base de dados e da rede profissional para encontrar candidatos com o perfil desejado.

Projeto social “Expandindo Horizontes” é inaugurado em São Paulo

Na semana passada, a Help Alliance, organização sem fins lucrativos da Lufthansa, inaugurou o projeto social Expandindo Horizontes em São Paulo. O objetivo da iniciativa é ampliar os horizontes de 30 estudantes, com idades entre 17 e 22 anos, moradores da vizinhança do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, ao oferecer a eles uma oportunidade de educação profissionalizante, conectada a uma das áreas de negócios do Grupo Lufthansa.


O projeto será desenvolvido nos arredores da maior unidade da América Latina da LSG Sky Chefs, onde também vive a maioria dos 1.800 trabalhadores da empresa. Ao incluir os familiares dos colaboradores da LSG Sky Chefs entre os beneficiários do programa, o Grupo Lufthansa também cria um impacto positivo nestas pessoas, como cidadãos. Além dos jovens filhos de funcionários da LSG Sky Chefs, o projeto vai apoiar adolescentes que residem nas comunidades do entorno sem qualquer relação com a empresa.

“O Grupo Lufthansa considera o mercado brasileiro muito importante no contexto global. Isso fica evidenciado com os 60 anos de conexão entre o Brasil e o nosso mercado de origem, a Alemanha, e também pelo fato de as várias companhias do grupo (Lufthansa Airlines, Lufthansa Cargo, Lufthansa Systems, Lufthansa Consulting e LSG Sky Chefs) empregarem mais de 2000 pessoas no Brasil”, disse o representante para a América do Sul do Grupo Lufthansa e CEO da LSG Holding (LSG Sky Chefs), Erdmann Rauer. “O projeto ‘Expandindo Horizontes’ reforça o nosso compromisso com o mercado ao promover e apoiar educação e capacitação para além dos nossos colaboradores, oferecendo oportunidades que de fato vão ampliar os horizontes dos jovens brasileiros envolvidos.”

O conceito do projeto Expandindo Horizontes inclui o lançamento de um novo curso de “Panificação e Confeitaria” com o apoio financeiro da Help Alliance e a infraestrutura e a expertise da Escola Natasha. Como existem muitas empresas de catering, hotéis, hospitais e cadeias de supermercados na área, a região tem elevada demanda de mão de obra neste tipo de trabalho. O curso profissionalizante, desenvolvido sob demanda para o Grupo Lufthansa, será composto por aulas teóricas (Administração, Legislação, Comunicação, Empreendedorismo, Nutrição etc) e módulos práticos com o uso de uma cozinha industrial (Higiene, Segurança do Trabalho, Manuseio de Equipamentos, leitura de receitas e preparo de alimentos), em um programa de 400 horas/ aula (com duração de 5 a 6 meses).

A Help Alliance também financiou a construção de um laboratório, batizado de “Expandindo Horizontes” que vai ser usado para aulas práticas na escola e ficará como legado para outros projetos futuros encabeçados pelo Grupo Lufthansa ou outros parceiros. O projeto também inclui um programa de voluntariado corporativo que irá promover orientação (mentoria) entre estudantes e funcionários locais. Através desta mentoria, os estudantes vão receber uma assistência adicional e os colaboradores-mentores serão beneficiados com a oportunidade de desenvolver as habilidades de liderança.

No curto prazo, o Grupo Lufthansa quer empoderar os jovens adolescentes com a perspectiva de um futuro melhor através da educação e longe das drogas, prostituição e outras ameaças. No longo prazo, o objetivo é formar mão de obra qualificada pronta para ser absorvida pelo mercado de trabalho, tanto pela LSG Sky Chefs quanto outras empresas da região.

Uma das maiores iniciativas comunitárias da Lufthansa é a organização Help Alliance, dirigida por seus próprios funcionários. Através dos 35 projetos atualmente apoiados pela Help Alliance, cerca de 10 mil crianças e jovens têm sido cuidados e amparados. A organização sem fins lucrativos ajuda jovens a terem acesso à educação e permite que escolham os rumos das próprias vidas. Além do foco maior em educação e capacitação, a Help Alliance apoia o empreendedorismo. Nos últimos anos, algo em torno de 140 projetos foram desenvolvidos.


Sobre a Help Alliance
A Help Alliance é a organização assistencial do Grupo Lufthansa e dos seus funcionários, e forma o pilar central das atividades do grupo na área de Responsabilidade Social. Como uma companhia de atuação global e integrante da comunidade alemã e internacional, o Grupo Lufthansa assume responsabilidades além das atividades comerciais regulares para lidar com os desafios atualmente enfrentados pela sociedade.
Fundada em 1999 por um grupo de 13 funcionários da Lufthansa, esta instituição privada, limitada e sem fins lucrativos está atualmente conduzindo 20 projetos em todo o mundo cujo objetivo em particular é oferecer acesso à educação para jovens a fim de que eles possam ter a vida que escolherem.
Além do foco central, educação, a entidade também promove o empreendedorismo. Nos últimos anos, a Help Alliance apoiou cerca de 140 projetos. O conteúdo dos projetos em todos os casos está alinhado com os rigorosos padrões da Convenção de Direitos das Crianças das Organização das Nações Unidas e as metas sustentáveis da ONU.
Sobre o Lufthansa Group
O Lufthansa Group é o maior grupo de aviação do mundo em termos de faturamento e é também líder de mercado na Europa. O Grupo almeja ser a “Primeira escolha em Aviação” para os clientes, funcionários, acionistas e parceiros. E segurança, qualidade, confiabilidade e inovação são as principais credenciais e prioridades para todas as atividades de negócios. O Grupo Lufthansa é dividido em três áreas estratégicas: companhias aéreas de hub, negócio ponto a ponto e companhias de serviço. As companhias aéreas do Grupo, com as marcas premium como

Lufthansa, SWISS e Austrian Airlines, atendem os mercados domésticos a partir dos hubs de Frankfurt, Munich, Zurique e Viena. Com a marca Eurowings, o Grupo oferece serviços de curta e longa distância e conexões ponto a ponto no crescente mercado de viagens. E, com as companhias aéreas de serviços, que são líderes globais nas áreas de atuação, o Grupo Lufthansa obteve sucesso em outras áreas da indústria aeronáutica.

Aeroporto de Ezeiza realiza o 1º Spotter Day do terminal aéreo

Principal aeroporto da Argentina receberá 100 participantes para manhã de fotografia no dia 17 de março.


O Aeroporto de Ezeiza, um dos principais terminais da Argentina e o mais movimentado do país, realiza no dia 17 de março, o seu 1º Spotter Day. O evento acontecerá na manhã de sábado, de 7h às 12h e 100 fotógrafos e entusiastas terão acesso a locais privilegiados e exclusivos para fazerem os registros de diversas aeronaves. As inscrições já foram encerradas.

O evento está sendo desenvolvido pelo administrador aeroportuário, AA2000, controlado pela Corporación América. A empresa que administra também o Aeroporto de Brasília, já possui experiência neste tipo de evento e foi uma das pioneiras em estimular o esporte no Brasil. As edições já realizadas no terminal brasiliense são as maiores e mais concorridas do país. O hobby de fotografar diferentes modelos de aeronaves durante pousos ou decolagens é uma atividade comum nos aeródromos do mundo.

Os participantes do 1º Spotter Day de Ezeiza poderão fotografar aeronaves como o A340 e o 747, além dos outros diversos aviões previstos para a manhã de sábado.

Está é a primeira vez que o Aeroporto de Ezeiza abre as portas e recebe os amantes da aviação. O evento segue todos os protocolos de segurança para o ingresso na área restrita do Aeroporto e é planejado com o objetivo de proporcionar os melhores ângulos e condições de iluminação para os fotógrafos. O aeroporto movimenta 10 milhões de passageiros por ano e mais de 37 companhias aéreas operam no terminal.

American Airlines realiza plantio de 600 mudas nativas em São Paulo

Projeto em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica foi reconhecido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo


A American Airlines plantou 600 mudas nativas em uma área de 2.400 m² no Sítio Pontal, localizado no município de Piracaia (SP). A iniciativa é parte do compromisso ambiental da empresa pela construção de seu novo hangar no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU). O plantio foi realizado por meio do programa Florestas do Futuro – TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental), escolhido pela empresa para atender ao compromisso de compensação ambiental.

O programa Florestas do Futuro - TCRA, coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica, teve seu projeto aprovado no âmbito do Programa Nascentes, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo e que tem por objetivo a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade. Além disso, conta com o envolvimento de 12 secretarias de Estado para o direcionamento de investimentos públicos e privados para o cumprimento de obrigações legais, compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica.

“A responsabilidade social e compromisso com as comunidades onde atuamos é um dos principais valores da American, por isso para nós o Programa Nascentes é de extrema importância. Além do ganho operacional que beneficiará muito nossos funcionários e clientes, o projeto do nosso hangar em GRU, o primeiro fora dos Estados Unidos, reforça o nosso compromisso com o País”, afirma Dilson Verçosa Jr., diretor regional de vendas da American Airlines para o Brasil.

O hangar da American Airlines terá atividades voltadas à manutenção de linha de aeronaves da própria companhia aérea. Com previsão de investimento em torno de US$ 100 milhões (cerca de R$ 320 milhões) entre a construção do empreendimento e infraestrutura em equipamentos para o local, o hangar deve entrar em operação no segundo semestre deste ano.



Suzana Yeh, gerente geral da AA em GRU, recebeu a certificação em
cerimônia no Palácio dos Bandeirantes
A American Airlines obteve o licenciamento ambiental de instalação junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Para a construção do hangar, foi necessária a remoção de 48 mudas nativas.

LATAM volta a operar voo direto para Bariloche durante a temporada de neve na Argentina

Entre 1º de julho e 15 de agosto, a companhia terá operação diária a partir do aeroporto de Guarulhos


A LATAM Airlines anuncia o retorno do voo direto entre São Paulo e para Bariloche. A companhia vai operar diariamente, entre 1º de julho e 15 de agosto, período de temporada de neve na cidade argentina, um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros nessa época. 

As passagens aéreas já estão disponíveis em www.latam.com e em outros canais de venda, como as agências de viagem parceiras e as lojas da LATAM Travel. 

Para a rota, serão utilizadas aeronaves A320, cuja capacidade comporta até 174 passageiros em classe Economy. Na ida, o voo LA9500 (São Paulo/Guarulhos – Bariloche) decolará diariamente às 13h*. A volta será pelo voo LA9501 (Bariloche – São Paulo/Guarulhos), com partida às 19h10*. 

Confira os horários:
 
 
* Hora local
 
Os horários das operações em Bariloche foram planejados especialmente para conectar os passageiros do Brasil com as chegadas e partidas internacionais da LATAM, concentradas no hub (centro de conexões) da empresa em São Paulo (aeroporto de Guarulhos).
                   

LATAM Travel faz saldão de pacotes nacionais e internacionais

Válidos até 11 de março, pacotes da Semana LATAM Travel têm descontos de até 12%


A LATAM Travel, operadora de turismo da LATAM Airlines, anuncia uma série de pacotes promocionais para destinos nacionais e internacionais. Durante a Semana LATAM Travel, válida entre hoje (5) e 11 de março, é possível encontrar pacotes de até 12% de desconto.

Entre as opções nacionais, destacam-se os pacotes para Gramado, com estadia de quatro noites no Hotel Colina Premium, a partir de R$ 437* (com as taxas inclusas), e para Maceió, com período de sete noites no Lagoa Mar Hotel, a partir de R$ 2.200* por pessoa (com as taxas inclusas).

Já para os destinos internacionais, os interessados terão à disposição pacotes para Santiago (Chile), com estadia de quatro noites no Hotel Baleares, a partir de R$ 1.131* por pessoa (com as taxas inclusas), e Montevidéu, com estadia de três noites no Hotel Lafayette, saindo a partir de R$ 1.269* por pessoa (com as taxas inclusas).

Para conferir mais opções de pacotes em promoção, visite o site www.latamtravel.com ou uma das lojas da rede.

Confira algumas opções de pacotes:

      

Capacidade de pista do Aeroporto de Brasília cresce 6%

Em quatro anos, Terminal aumentou 45% o indicador e pode operar mais de um voo por minuto.


Pela terceira vez desde que a Inframerica assumiu a administração do Aeroporto de Brasília, o Terminal teve sua capacidade do sistema de pista elevada. O Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), órgão do Comando da Aeronáutica, aumentou o indicador para 64 movimentos por hora. O incremento ocorre após avaliação positiva da infraestrutura do aeródromo.

A capacidade de sistema de pistas é um índice que determina quantos movimentos aéreos (pousos ou decolagens) podem ser planejados no Aeroporto a cada hora. Até janeiro, o Terminal tinha capacidade de processamento de até 53 voos por hora. Desde o início de fevereiro, o indicador aumentou em 11 movimentos, permitindo que cada pouso ou decolagem possa ser realizado a cada 56 segundos, em média. O incremento permite maior margem de planejamento das operações no aeroporto, evitando também longas conexões e operações em horários indesejados por passageiros.

O Aeroporto de Brasília é o único Terminal brasileiro que possui duas pistas paralelas e com separação suficiente para operação simultânea. Com distância de 1,8 quilômetro e 275 metros a mais do que o mínimo exigido pela legislação internacional que normatiza o assunto, as pistas do Terminal da capital federal são as únicas da América do Sul a operar pousos e decolagens ao mesmo tempo. Diariamente, voam ou pousam cerca de 450 aeronaves na capital federal.

Desde 2014 o Aeroporto de Brasília ocupa a primeira posição em capacidade de sistema de pista do Brasil, indicador 23% maior que o do segundo colocado. O destaque permite ao Aeroporto aumentar a oferta de voos das companhias aéreas já presentes e expandir o número de empresas atuando no Terminal. Hoje, o Aeroporto de Brasília tem voos diretos para todas as capitais federais e mais 15 destinos nacionais, além de 5 voos regulares para cidades nas Américas e na Europa.

Diariamente, o Aeroporto de Brasília movimenta uma média de 48 mil passageiros, dos quais 42% estão em conexão. O Terminal da capital federal é o terceiro mais movimentado do país e o quarto mais pontual do mundo, segundo ranking da consultoria internacional OAG.

Primeiro A350 XWB Ultra Long Range faz sua estreia

Singapore Airlines prepara-se para retomar os voos comerciais mais longos do mundo


A primeira versão Ultra Long Range do A350 XWB saiu da linha de montagem final da Airbus em Toulouse. A última variante da Família sucesso de vendas A350 XWB poderá voar mais longe do que qualquer outro avião comercial e entrará em serviço com a Singapore Airlines, o operador de lançamento, no final deste ano.

Ao todo, a Singapore Airlines encomendou sete aeronaves A350-900 Ultra Long Range, que utilizará em voos sem escalas entre Singapura e os Estado Unidos, incluindo o serviço comercial mais longo do mundo entre Singapura e Nova Iorque.

Após a conclusão da montagem da célula, a primeira aeronave foi levada para uma estação externa onde será submetida a extensos testes de solo, antes da instalação de seus motores Rolls-Royce Trent XWB.

A aeronave partirá em um curto programa de testes de voo para fazer a certificação das alterações em relação ao A350-900 padrão que fornecerão a autonomia adicional do modelo. Entre estas, um sistema modificado de combustível que aumenta em 24 mil litros a capacidade do transporte do líquido, sem a necessidade de tanques adicionais. A fase de testes também medirá o desempenho aprimorado oriundo de melhorias aerodinâmicas como os winglets (dispositivos aerodinâmicos de ponta de asa) estendidos.

Com um peso máximo de decolagem (MTOW) de 280 toneladas, o A350 XWB Ultra Long Range é capaz de voar até 9.700 milhas náuticas ou mais de 20 horas sem escalas, combinando os mais altos níveis de conforto do passageiro e da tripulação com uma economia imbatível para tais distâncias.

O A350 XWB é uma nova família de aeronaves de fuselagem larga de longo percurso que moldam o futuro das viagens aéreas. O A350 XWB apresenta o mais recente design aerodinâmico, fuselagem e asas de fibra de carbono, além de novos motores Rolls-Royce eficientes em termos de combustível. Juntas, essas últimas tecnologias se traduzem em níveis incomparáveis de eficiência operacional, com uma redução de 25% na queima de combustível e emissões e custos de manutenção significativamente menores. O A350 XWB possui uma cabine de passageiros Airspace by Airbus que oferece bem-estar absoluto a bordo, com a cabine de dois corredores mais silenciosa de todas e novos sistemas de ar.

Até o momento, a Airbus já recebeu um total de 854 encomendas firmes de 45 clientes em todo o mundo para o A350 XWB, o que já o torna um dos aviões de fuselagem larga mais bem-sucedidos de todos os tempos.

A Singapore Airlines é um dos maiores clientes da família A350 XWB, tendo encomendado um total de 67 A350-900, incluindo os sete modelos Ultra Long Range. O operador já recebeu a entrega de 21 A350-900.

LATAM exibe filmes indicados ao Oscar 2018

Obras aclamadas pela crítica, como “A Forma da Água”, “Três Anúncios para um Crime” e “Dunkirk” estarão disponíveis no entretenimento de bordo e no aplicativo LATAM Entertainment


A LATAM Airlines coloca em cartaz nos próximos meses no entretenimento de bordo de seus voos internacionais os nove indicados na categoria de “Melhor Filme” da 90ª edição do Prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que acontece no próximo dia 4 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

“Estamos confirmando mais uma vez o posicionamento da LATAM como a companhia aérea com a melhor oferta de entretenimento de bordo da região. Nossos passageiros percebem os benefícios desta variedade de conteúdo para a sua experiência de viagem, com uma programação diferenciada que é atualizada mensalmente e conta com os filmes mais aclamados pela crítica mundial”, afirma Sérgio Lazzeri, Gerente de Experiência de Viagem do Grupo LATAM Airlines.

Nos próximos meses, os passageiros da LATAM poderão desfrutar dos nove indicados a “Melhor Filme” na premiação do Oscar® 2018 e alguns dos filmes com maior número de indicações estarão disponíveis nos próximos meses no aplicativo LATAM Entertainment.
 
  • “A Forma da Água” – com suas 13 indicações ao Oscar®, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original, estará disponível a bordo de março a agosto. Este filme é um conto de fadas místico que tem como pano de fundo o período da Guerra Fria nos Estados Unidos, em que o cineasta Guillermo del Toro retrata uma história de amor tão impossível quanto mágica.
 
  • “Três Anúncios para um Crime” – chega ao Oscar® como um dos favoritos por suas 7 indicações, com destaque para as de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original. Trata-se de um drama de humor negro que narra a história de uma mulher e o caso sem resolução do assassinato de sua filha. 
 
  • “Dunkirk” – com 8 indicações, este filme de Christopher Nolan conta a angustiante situação vivida pelas tropas britânicas e francesas, cercadas pelo exército alemão em plena Segunda Guerra Mundial.
 
  • “Me Chame pelo seu Nome” – a surpresa do Oscar® é este filme baseado no romance de mesmo nome que narra o relacionamento entre Elio e Oliver durante o verão numa vila da Itália nos anos 80.
 
  • “The Post: a Guerra Secreta” – dirigido por Steven Spielberg e com Meryl Streep como diretora do jornal e Tom Hanks como editor, ambos os protagonistas tem um embate com o Governo dos Estados Unidos e juntos devem decidir se publicam uma história sobre a guerra do Vietnã que mudará o que os norte-americanos pensam sobre o conflito.
 
  • “Lady Bird: a Hora de Voar” – com 5 indicações e dirigido pela jovem atriz e diretora estreante Greta Gerwing, narra o vínculo turbulento entre uma mãe e sua filha adolescente, mergulhando tanto no humor quanto no drama. 
 
  • “Corra!” – trata-se do único filme de terror da lista e usa a sátira ao racismo nos Estados Unidos como ingredientes para o longa. O enredo começa com a visita de um fotógrafo negro à casa de sua namorada branca e, o que seria um tranquilo fim de semana, torna-se uma sucessão de fatos inesperados. 
 
  • “Trama Fantasma” – ambientado em Londres durante os anos 50, o filme narra a história de um estilista encarregado de criar os melhores vestidos para a família real e a alta sociedade.
 
  • “O Destino de uma Nação” – o filme aprofunda a vida de Winston Churchill que, poucos dias após se tornar Primeiro Ministro da Inglaterra, tem que tomar uma importante decisão: lutar contra Hitler ou aceitar um acordo de paz proposto pelo alemão.
 
Confira a programação dos filmes a bordo:
 
 
 
Entretenimento de bordo da LATAM
 
Os filmes indicados ao Oscar® estarão disponíveis em todos os aviões LATAM que operam voos de longo curso com entretenimento de bordo personalizado (frota de Boeing 787, 767, 777, e Airbus A350), tanto na classe Economy quanto na Premium Business.  
 
“A Forma da Água”, “Dunkirk”, “Três anúncios para um Crime” e ”O Rei do Show” também estarão disponíveis no aplicativo gratuito LATAM Entertainment, que pode ser baixado no celular, tablet ou computador para experimentar o melhor conteúdo a bordo em dispositivos próprios nos voos domésticos ou dentro da América Latina.