Curso técnico gratuito oferecerá formação profissionalizante na área de padaria e confeitaria para jovens da que vivem na periferia
Na próxima segunda-feira (05.03), a diretoria do Grupo Lufthansa estará em Guarulhos para a inauguração do projeto social “Expandindo Horizontes”, implementado em parceria com a Escola Natasha Franco Vieira. Lá, começarão a ser oferecidos cursos técnicos regulares de panificação e confeitaria para 30 adolescentes que vivem em situação de alta vulnerabilidade. Mais de uma centena de jovens se inscreveu e, depois de realizadas duas etapas de provas de aptidão, a primeira turma já está formada e começa a estudar imediatamente.
O projeto está sendo financiado pela Help Alliance - organização não governamental debaixo do guarda-chuva do Grupo Lufthansa que age como facilitadora de projetos sociais e humanitários encabeçados por funcionários do Grupo Lufthansa em todo o mundo - em parceria com a Escola Natasha, que garante a infraestrutura e o apoio pedagógico. Os estudantes terão aulas de segunda a sexta, na parte da tarde, e o programa inclui aulas teóricas de administração, legislação, comunicação, empreendedorismo, nutrição e outros, além de aulas práticas em uma cozinha industrial para que aprendam sobre higiene, segurança do trabalho, manuseio de equipamentos, leitura de receitas e preparo de alimentos. Esta cozinha será um dos legados de longo-prazo deixados pelo projeto após a formação da primeira turma de alunos. Ao todo são 400 horas/ aula, fazendo com que o programa se estenda por 5 meses.
A ação também abrange a dimensão de voluntariado corporativo: funcionários do Grupo Lufthansa serão treinados para atuar como mentores dos alunos em formação durante todo o curso e os meses subsequentes, auxiliando na inserção de cada um deles no mercado de trabalho.
Os 10 melhores alunos terão a oportunidade de iniciar a carreira na LSG SkyChefs, empresa de catering do Grupo Lufthansa que emprega mais de 1.800 trabalhadores em Guarulhos e é responsável pelo preparo de refeições a bordo para centenas de voos diariamente. O aluno com a melhor performance e o respectivo mentor ganharão uma viagem para conhecer a unidade da empresa em Frankfurt, na Alemanha. A formatura da primeira turma está prevista para setembro deste ano.