Lufthansa inaugura projeto social em Guarulhos na próxima segunda-feira (05.03)

Curso técnico gratuito oferecerá formação profissionalizante na área de padaria e confeitaria para jovens da que vivem na periferia


Na próxima segunda-feira (05.03), a diretoria do Grupo Lufthansa estará em Guarulhos para a inauguração do projeto social “Expandindo Horizontes”, implementado em parceria com a  Escola Natasha Franco Vieira. Lá, começarão a ser oferecidos cursos técnicos regulares de panificação e confeitaria para 30 adolescentes  que vivem em situação de alta vulnerabilidade. Mais de uma centena de jovens se inscreveu e, depois de realizadas duas etapas de provas de aptidão, a primeira turma já está formada e começa a estudar imediatamente.

O projeto está sendo financiado pela Help Alliance - organização não governamental  debaixo do guarda-chuva do Grupo Lufthansa que age como facilitadora de projetos sociais e humanitários encabeçados por funcionários do Grupo Lufthansa em todo o mundo -  em parceria  com a Escola Natasha, que garante a infraestrutura e o apoio pedagógico. Os estudantes terão aulas de segunda a sexta, na parte da tarde, e o programa inclui aulas teóricas de administração, legislação, comunicação, empreendedorismo, nutrição e outros, além de aulas práticas em uma cozinha industrial para que aprendam sobre higiene, segurança do trabalho, manuseio de equipamentos, leitura de receitas e preparo de alimentos. Esta cozinha será um dos legados de longo-prazo deixados pelo projeto após a formação da primeira turma de alunos. Ao todo são 400 horas/ aula, fazendo com que o programa se estenda por 5 meses.

A ação também abrange a dimensão de voluntariado corporativo: funcionários do Grupo Lufthansa serão treinados para atuar como mentores dos alunos em formação durante todo o curso e os meses subsequentes, auxiliando na inserção de cada um deles no mercado de trabalho.

Os 10 melhores alunos terão a oportunidade de iniciar a carreira na LSG SkyChefs, empresa de catering do Grupo Lufthansa  que emprega mais de 1.800 trabalhadores em Guarulhos e é responsável pelo preparo de refeições a bordo para centenas de voos diariamente. O aluno com a melhor performance e o respectivo mentor ganharão uma viagem para conhecer a unidade da empresa em Frankfurt, na Alemanha. A formatura da primeira turma está prevista para setembro deste ano.

MODERN Logistics vai mostrar plataforma logística ampliada durante a Intermodal 2018

Com um estande de 60 metros quadrados, o integrador logístico participa mais uma vez do mais importante evento do segmento. Entre as novidades estão a abertura de 4 centros de distribuição, dentre eles o de Recife, e a chegada de mais duas aeronaves cargueiras até o fim do ano


A MODERN Logistics participa mais uma vez da Intermodal South America, que acontece de 13 a 15 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. Com armazéns nos mais importantes polos industriais no Brasil, uma frota de 4 aeronaves e mais de 100 parceiros rodoviários, um dos mais novos integradores logísticos do mercado quer mostrar que está preparado para atender a indústria brasileira em um novo patamar.

“É a primeira vez que as empresas brasileiras contam com uma oferta de serviços logísticos integrados altamente confiáveis e seguros, e o momento não poderia ser melhor, com a retomada da produção industrial.  Com foco na oferta de novos serviços, a MODERN estará muito bem posicionada para ajudar a alavancar o crescimento da indústria”, disse Gerald Blake Lee, CEO da MODERN Logistics.

Uma grande parte da capacidade das duas primeiras aeronaves já está tomada pelos contratos acertados neste ano, e as perspectivas dos contratos em negociação permitem prever um aumento no número de voos regulares e de cidades atendidas.

A MODERN Logistics está com o segundo Boeing 737-400F operando desde 20 fevereiro. O terceiro e o quarto 737s iniciarão as atividades até o final do primeiro semestre.  Com eles a malha irá abranger uma área maior do país. Hoje a empresa tem voos regulares que atendem Campinas (Aeroporto de Viracopos), Manaus e Brasília.

A empresa também ampliou o número de centros de distribuição com a entrada da operação do primeiro cliente no CD em Recife e está previsto mais cinco ainda este ano. O CD de Jundiaí já conta com 5 clientes, e o de Manaus com dois, um deles para artigos mantidos sob refrigeração.

“Ampliaremos não apenas o número de cidades atendidas, como também poderemos, com quatro aeronaves e mais centros de distribuição, oferecer serviços mais sofisticados para os clientes”, disse o vice-presidente da MODERN Logistics, Adalberto Febeliano. Outra novidade que será compartilhada com os clientes e parceiros durante a Intermodal é o início das atividades em cinco novos contratos de logística integrada, em especial nos segmentos de bens de consumo duráveis, hospitalares, correlatos e farmacêuticos, contemplando todos os serviços da cadeia.


Concretizando mais uma etapa na implantação dos sistemas da companhia, a MODERN concluiu a implantação do TMS (Gestão de Transporte Rodoviário) e-cargo e sua integração ao LMS (Gestão de Transporte Aéreo), operacional desde o ano passado. “Isto nos dá total visibilidade das movimentações das cargas e permite a emissão dos conhecimentos multimodais, porta a porta”. No último ano, a empresa praticamente dobrou o número de colaboradores. Eram pouco mais de 60 em 2016, e agora já são 128 “Modernistas”, como são chamados internamente.  

Airbus entrega o primeiro A350-1000 ao cliente de lançamento Qatar Airways

A companhia molda o futuro das viagens aéreas com a maior frota de A350 XWB de fuselagem larga


A Airbus entregou o primeiro A350-1000 do mundo ao cliente de lançamento, Qatar Airways, em evento em Toulouse, na França. É o primeiro dos 37 A350-1000s encomendados pelo operador e a primeira aeronave Airbus equipada com os novos e revolucionários assentos Qsuite, oferecendo a primeira cama de casal na classe executiva. A Qatar Airways é o maior cliente da família A350 XWB do mundo, com 76 aeronaves encomendadas, e é o maior cliente do A350-1000.

“A Qatar Airways sempre exige o melhor para seus clientes, e é por esse motivo que somos a primeira companhia aérea a operar o Airbus A350-1000”, disse o CEO da Qatar Airways Group, Sua Excelência Mr. Akbar Al Baker. “Esta notável aeronave de última geração se tornará uma parte importante da frota da Qatar Airways e nos manterá à frente da curva, permitindo que continuemos a oferecer excelentes níveis de conforto e serviços aos nossos passageiros”.

O A350-1000 se encaixa perfeitamente na crescente frota da Qatar Airways, que já conta com 20 A350-900. Ambas as aeronaves são complementares e possuem elevadíssima compatibilidade, com incomparáveis eficiências operacionais e a mesma exclusiva experiência dos passageiros em sua cabine Airspace. Eles se beneficiarão de um bem-estar absoluto na cabine, com mais espaço individual, pressão de cabine otimizada, mais ar fresco, temperatura e umidade controladas, conectividade integrada e a última geração do sistema de entretenimento em voo.

Chris Cholerton, Presidente da Rolls-Royce - Civil Aerospace, afirmou: “Estamos muito orgulhosos de termos trabalhado com a Qatar Airways e a Airbus para oferecer motores para esta última versão da família A350 XWB. Esta entrega marca mais um evento significativo em nossa parceria com a companhia aérea e o fabricante, já que a nova aeronave é movida pelo mais poderoso motor já desenvolvido para uma aeronave Airbus, o Trent XWB-97”.

“É com grande orgulho que entregamos o primeiro A350-1000 ao nosso cliente de lançamento Qatar Airways. Trazendo grandes vantagens termos de eficiência de combustível e custos, juntamente com o incomparável conforto dos passageiros, o A350-1000 é a aeronave ideal para ilustrar o lendário serviço que a Qatar Airways presta aos clientes. Com a sua maior capacidade em comparação com o A350-900, a mais recente aeronave de fuselagem larga da Airbus desempenhará um papel importante nas rotas de longo percurso mais movimentadas da companhia aérea e contribuirá para fortalecer sua posição na vanguarda do setor de aviação”, afirma Fabrice Brégier, presidente da Airbus Commercial Aircraft.

O A350-1000 é a mais recente e maior aeronave de fuselagem larga da Airbus na categoria de corredor duplo. Com uma fuselagem 7 metros maior em comprimento, o espaço para produtos premium de cabine no A350-1000 é 40% maior do que em irmão menor, o A350-900. Na configuração da Qatar Airways, o A350-1000 oferece 44 assentos adicionais. É uma aeronave verdadeiramente de longo alcance, com uma autonomia de 8.000 milhas náuticas (14.800 km) ao entrar em serviço.

O A350-1000 possui uma borda de arraste modificada nas asas, novos trens de pouso principais de seis rodas e motores Rolls-Royce Trent XWB-97 mais potentes. Tal como acontece com o A350-900, o A350-1000 reúne o que existe de mais recente em aerodinâmica, design e tecnologias avançadas para proporcionar uma redução de 25% no custo operacional em comparação com aeronaves concorrentes da geração anterior.

Volume de cargas em Viracopos tem a maior movimentação em janeiro desde 2013

Crescimento na exportação e na importação foi de 14,96% no mês passado; remessas expressas tiveram alta de 31,8%


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), encerrou o primeiro mês de 2018 com a maior alta na movimentação de cargas exportadas, importadas e domésticas desde 2013. Ao todo, passaram pelo terminal 16.033 toneladas em janeiro, um aumento de 14,96% em relação ao mesmo mês de 2017, que teve 13.949 toneladas.

O recorde anterior havia sido em janeiro de 2013, com 16.982 toneladas movimentas. Em 2014, foram 15.442 toneladas. Já em 2015, 14.175 toneladas e, em 2016, 9.858 toneladas.

“O Terminal de Carga de Viracopos, que é considerado o 2º melhor do mundo em sua categoria, continua disponibilizando excelente infraestrutura para atender esta demanda crescente. Nos últimos anos, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos tem investido continuamente na modernização do terminal”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.

Importação e Exportação 2018
O setor de importação também manteve a tendência de crescimento em janeiro 2018. Em comparação a 2017, a alta foi de 15,14%, movimentando 10.775 toneladas contra 9.358 no mesmo mês do ano passado. Já em 2016, foram 7.011 toneladas importadas.

Entre os segmentos que mais cresceram em janeiro deste ano na importação estão: Automotivo, Farmacêutico, Metal-Mecânico e Químicos.

As exportações também continuam em alta. Houve o aumento de 12,55% em relação a janeiro de 2017. Deixaram o país em janeiro, por meio de Viracopos, 4.965 toneladas, contra 4.412 toneladas no mesmo período de 2017. Já no primeiro mês de 2016 foram 3.544 toneladas exportadas.

Os segmentos que tiveram maior movimentação no setor de exportação são Alimentos/Bebidas/Fumo, Farmacêuticos, Químicos, Transporte Duas Rodas, Cosméticos e Moveis.

Outro grande destaque de crescimento fica para o setor de cargas courier (remessas expressas), que movimentou 484 toneladas, havendo o crescimento de 31,8% em relação a janeiro de 2017, com 362 toneladas.

Cargas domésticas
Apesar de ser um volume pequeno em relação às cargas importadas e exportadas, o número de cargas domésticas movimentadas no aeroporto também registrou alto percentual de crescimento em relação a 2017.

Neste primeiro mês do ano de 2018 passaram pelo aeroporto 293 toneladas de cargas domésticas (que circulam apenas dentro do Brasil). Esse número representa uma alta de 66,48% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 176 toneladas movimentadas no mercado interno.

LATAM Airlines Brasil reduz tarifas Premium Business para voos a Joanesburgo

A LATAM Airlines Brasil acaba de lançar nova promoção de passagens aéreas em classe Premium Business para Joanesburgo, com saídas de diversas cidades brasileiras e preços a partir de R$ 3.458,65* (com todas as taxas inclusas). Os bilhetes aéreos em promoção podem ser adquiridos pelo site www.latam.com, lojas LATAM, LATAM Travel e agências de viagem. O valor (com todas as taxas inclusas) pode ser parcelado em até 12 vezes em qualquer cartão de crédito aceito pela companhia.


As ofertas em Premium Business estarão em vigor até as 23h59 de 25 de fevereiro, válidas para viagens a serem iniciadas entre 1º de março e 31 de março.


 *Valores válidos para viagens de ida em voos internacionais operados pela LATAM Airlines Brasil, em Premium Business, sujeitos à disponibilidade de assentos, regras e restrições específicas no perfil de cada tarifa, para emissão de passagens até as 23h59h de 25/02/2018. Os preços em dólar (USD) serão convertidos pelo câmbio do dia da compra. Preços divulgados em reais, calculados pelo câmbio de R$ 3,2208 de 25/02/2018. Período válido de viagem: Origem – Destino: de 01/03/2018 a 31/03/2018. Promoção válida para todas as cidades do Brasil.  Parcelamento em até 12 vezes, sendo até a 4ª parcela sem juros e a partir da 5ª parcela com juros, parcela mínima de R$ 35, válido para todos os cartões de crédito aceitos pela LATAM, de pessoa física e emitidos no Brasil, considerando exclusivamente o valor de tarifa anunciada, incluídos taxa de embarque e adicional de emissão, condição válida apenas para compras no site LATAM. As informações integrais e detalhadas sobre as regras/restrições das tarifas anunciadas, alteração de datas, reembolso, remarcação, cancelamento, vigência da viagem, descontos para crianças e pontuação no Programa LATAM Fidelidade estão disponíveis para consulta no site www.latam.com, lojas LATAM, LATAM Travel e demais canais de vendas (exceto central telefônica de vendas, LATAM Fidelidade e serviços).

LATAM Airlines Brasil recomenda atenção por conta do fim do horário de verão

Devido ao término do horário brasileiro de verão neste fim de semana, a partir de zero hora de domingo (18), a LATAM Airlines Brasil recomenda aos seus passageiros de voos domésticos e internacionais que fiquem atentos ao horários de seus voos.


A volta dos relógios ao horário normal impactará a malha aérea do Norte e do Nordeste do país, nos estados que não adotaram o horário de verão, em vigor desde o dia 15 de outubro de 2017.

Os bilhetes da LATAM para todos os voos domésticos e internacionais operados após a zero hora de domingo (18/2) já foram processados e emitidos pela companhia com os horários corretos de embarque e desembarque.

A LATAM recomenda que os passageiros confiram seus bilhetes e, em caso de dúvida, consultem informações do voo no site www.latam.com.

Lufthansa apresenta um novo design de marca

A Lufthansa revelou a nova marca modernizada para clientes e colaboradores em dois grandes eventos hoje (07.02) nos hubs de Frankfurt e Munique, na Alemanha. A mudança mais visível é a nova pintura das aeronaves. Diante de mais de 3 mil convidados em Frankfurt e Munique, a Lufthansa apresentou oficialmente um Boeing 747-8 e um Airbus A321 com o novo design. 


Na semana anterior, detalhes do projeto motivaram discussões interativas, especialmente nas mídias sociais. A resposta para o novo visual foi predominantemente positiva, embora algumas pessoas tenham lamentado a ausência do tradicional tom amarelo que, no entanto, receberá uma função específica, servir de meio de orientação e diferenciação. A cor vai ser encontrada no futuro em todos os cartões de embarque e em todos os balcões da Lufthansa nos aeroportos, entre outros lugares.

“A Lufthansa mudou e é mais moderna e mais bem sucedida do que nunca. De hoje em diante, isto estará visível para o público também através de um novo design”, disse Carsten Spohr, chairman do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG. “O grou sempre esteve conosco e claramente combina com a performance promissora da Lufthansa. No momento atual, a ave permanece como símbolo da mais alta qualidade, excelência em serviços, expertise em voar, confiabilidade e espírito inovador; e isso representa a confiança.

Tendo como pano de fundo a digitalização e a mudança nas exigências dos clientes, a Lufthansa reconheceu que a companhia precisava modernizar o visual das aeronaves para se manter atualizada. O Grupo investe dois milhões de euros por ano em aeronaves e eficientes em termos de consumo de combustível. Os serviços premium a bordo e em solo atendem as necessidades individuais dos clientes. A Lufthansa recebeu o prêmio Platinum da IATA (International Air Transport Association) pelos serviços digitais e foi a primeira e única companhia aérea da Europa a ser premiada com a quinta estrela pelo Skytrax. A introdução da nova business class com o novo Boeing 777-9 em dois anos é um exemplo de como o caminho para a modernização será consistentemente perseguido no futuro.

Por ocasião do centésimo aniversário do grou, cada detalhe do design foi retrabalhado para atender as necessidades da era digital. A nova aparência da Lufthansa dá aos elementos individuais uma nova e moderna qualidade para agilizar seu impacto. Os designers encontraram grande importância em assumir a tradição de design exclusivo da marca Lufthansa e levá-la ao futuro.

Patrimônio encontra o futuro
“A modernização da Lufthansa só foi possível graças ao comprometimento dos colaboradores, que são os melhores da indústria. Eles são a face atual da nova marca”, continuou Carsten Spohr.

O grou, desenhado exatamente 100 anos atrás pelo artista gráfico Otto Firle, um ícone distinto no céus, continua a ser um símbolo icônico de uma companhia aérea. No futuro, será mais fino e adequado para o mundo digital. Um anel mais fino torna o grou mais elegante, trazendo-o ao primeiro plano e concedendo-lhe mais espaço. Em suma, a marca registrada ganhará leveza e elegância. A combinação familiar de cor azul-amarelo da Lufthansa também será mantida - mas o uso dessas cores primárias será redefinido. O azul especialmente desenvolvido para a Lufthansa é um pouco mais escuro, mais elegante e está se tornando a principal cor da marca. Isso significa confiabilidade, clareza e valor.

Depois de 30 anos, as aeronaves da Lufthansa vão gradualmente ganhar a nova pintura. O design foi desenvolvido em um complexo processo com numerosos especialistas. Depois de intensos estudos preliminares, mais de 800 designs e cores próprias desenvolvidas em laboratório, o novo design da aeronave foi concluído. Para atender o desejo da companhia de ser premium, a cor azul da pintura vai dominar os céus e os aeroportos do mundo nas próximas décadas.

A bordo, os passageiros vão encontrar um design modernizado incluindo os novos uniformes da tripulação, com novos acessórios muitas vezes amarelos. Os artigos de bordo louças, amenity kits, travesseiros e colchões vão trazer o novo design no futuro. Cerca de 160 milhões de itens vão ser substituídos nos próximos dois anos.

Um dos importantes desafios ao rever o design foi atender as demandas de hoje e de amanhã do mundo digital. Além disso, a fim de otimizar o grou para os novas exigências técnicas, a Lufthansa desenvolveu um tipo de letra próprio, que é particularmente fácil de ler em equipamentos eletrônicos e smartphones.

Indústria automotiva e fruticultura impulsionam retomada dos resultados da Lufthansa Cargo no Brasil

CEO da empresa, Peter Gerber, disse na semana passada (01.02) em São Paulo, que 2017 foi fantástico, acima do esperado, e 2018 também deve seguir no mesmo ritmo 


Com a ajuda de dois segmentos da economia, a indústria automobilística e a fruticultura, a Lufthansa Cargo registrou um excelente resultado no Brasil em 2017, em relação aos anos anteriores. Globalmente, a empresa de carga aérea do Grupo Lufthansa espera fechar os números de 2017 como um dos melhores. Falta ainda incluir os resultados do quatro trimestre, normalmente um dos mais positivos.

Na semana passada, o CEO da Lufthansa Cargo, Peter Gerber, em visita a São Paulo, falou dos números e revelou ainda que a empresa chegou a ter apenas 4 voos semanais entre o Brasil e a Europa no auge da crise, mas está ampliando a capacidade para atender a demanda. Hoje são seis voos, em poucas semanas serão 7. Nos melhores momentos da economia, a Lufthansa Cargo chegou a ter 10 frequências semanais entre o Brasil e a Europa com aeronaves cargueiras.

A Lufthansa Cargo possui hoje 12% de market share no Brasil e 19% em relação somente à oferta para a Europa. “O Brasil é a maior economia da América do Sul e um mercado muito importante para nós”, disse Gerber, lembrando que o país está retomando o crescimento econômico e deve gerar ainda mais demanda. Ele explicou que os segmentos com maior perspectiva têm sido o de matéria-prima para a indústria automobilística, que passou a olhar para a exportação, e o segmento de perecíveis, em especial a fruticultura que, a espelho do sucesso do agronegócio brasileiro, tem muito para crescer ainda. “São Paulo (Aeroportos de Viracopos e Guarulhos) está entre os cinco destinos mais importantes para a Lufthansa Cargo”, disse o CEO.

Em todo mundo, a Lufthansa Cargo voa para 300 destinos em 100 países. No Brasil, atende a sete destinos no Brasil, quatro deles com voos e os outros três com conexão rodoviária. As cidades atendidas com voo cargueiro são: São Paulo (Aeroportos de Viracopos em Campinas e Guarulhos), Rio de Janeiro, Natal e Curitiba. Com caminhões conecta ainda Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre. Possui uma frota de 19 aeronaves cargueiras, sendo 12 MD-11F e 7 B-777F. Mais informações em https://lufthansa-cargo.com/