Inaugurado antes mesmo de Brasília, o terminal brasiliense reúne histórias e uma trajetória de constante mudança e crescimento. Hoje é um dos maiores terminais do país.
Há 60 anos, no dia 3 de maio de 1957, o aeroporto da Nova Capital era inaugurado com o primeiro voo comercial para Nova York, operado pela companhia aérea Pan Am. No mesmo ano, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa ganhou o concurso em que definiu o formato da Nova Capital: um avião com asas e tudo. A sintonia da cidade com a aviação vem de berço e, por mais que os anos passem, os brasilienses fomentam este carinho. Hoje, o Aeroporto de Brasília é um dos mais movimentados terminais aéreos do país e o maior centro de conexão de voos do Brasil.
Apenas em 1960, três anos depois da inauguração do aeroporto, Brasília foi inaugurada. O terminal tinha finalmente um nome: Aeroporto de Brasília. Com o tempo, o aeroporto de madeira com pista de terra batida foi crescendo e se modernizando. Nos anos 80, um terraço panorâmico se tornou o point de brasilienses e turistas, que vinham ao Aeroporto de Brasília ver “de pertinho” a movimentação de aeronaves e tirar fotos. Nos anos 90 os jovens se encontravam no Terminal depois das festas para tomar café da manhã, já que era um dos únicos locais da cidade que ficava aberto na madrugada.
Em 2011 o terminal aéreo brasiliense foi escolhido para participar da primeira rodada de leilões para concessão dos aeroportos. A Inframerica, empresa que tem como holding a Corporación America, experiente administradora de aeroportos, venceu o leilão. A administração teve início em dezembro de 2012, assim como as obras de reforma e ampliação.
Foram 18 meses de obras ininterruptas em meio a operação normal do Aeroporto de Brasília. Em abril de 2014 um evento celebrou a abertura da nova e moderna infraestrutura. Hoje o terminal aéreo pode receber os passageiros com mais conforto e qualidade de serviços.
Para o presidente da Inframerica, Daniel Ketchibachian, a comemoração tem grande importância para a cidade. “O aeroporto cresceu junto com Brasília. O terminal aéreo passou por acontecimentos importantes ao longo dos 60 anos. Por muito tempo foi local de visita e diversão enquanto a cidade estava em obras e havia poucas opções de lazer. A relação do brasiliense com o Aeroporto é única e diferente de qualquer cidade. Pra nós é um orgulho administrar um aeroporto com tanta história e tão querido pelos brasilienses”, conta.
O executivo lembra que foram investidos 1.7 bilhão na modernização e ampliação do Terminal e que novas obras devem ser feitas para trazer mais oportunidades de entretenimento para a capital, além de novos destinos e rotas aéreas. “O Aeroporto vai fazer parte do dia a dia do brasiliense. Vamos ampliar o Terminal Internacional, reformar o estacionamento e criar uma área de lazer, com hotéis, lojas e restaurantes”, diz Ketchibachian.
O Aeroporto de Brasília foi palco de acontecimentos históricos, como a chegada da comitiva da NovaCap para construir Brasília, o desembarque do presidente Juscelino Kubitscheck para a inauguração da cidade, visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, do príncipe Harry da Inglaterra, dos jogadores de diversas nacionalidades para disputar a Copa do Mundo, Olímpiadas, da Tocha Olímpica, de diversas bandas e seus aviões, entre outros.
Desde que a Inframerica assumiu, o Aeroporto de Brasília alcançou marcos importantes. Hoje, o terminal aéreo tem a maior capacidade de pista do país, podendo receber até 60 voos por hora. É o único da América Latina a operar pistas paralelas simultâneas independentes, ou seja, só em Brasília aviões podem decolar e pousar ao mesmo tempo. A concessionária criou também um novo conceito de Sala Vip, pensada para o passageiro de voo doméstico. O espaço já ganhou vários prêmios e hoje é reconhecido como a melhor Sala Vip da América Latina.
Em 2016, uma pesquisa realizada pela OAG, consultoria especializada em aviação, analisou a pontualidade de voos dos aeroportos que recebem entre 10 e 20 milhões de passageiros por ano e classificou o Aeroporto de Brasília como o 4º mais pontual do mundo.
O Aeroporto de Brasília é um dos maiores terminal aéreos do Brasil e se destaca como um importante HUB doméstico, ou seja, 44% do total de passageiros por ano utilizam o aeroporto para se conectar de uma cidade a outra. A última pesquisa da
Secretaria de Aviação Civil classificou o terminal como o melhor do Brasil na categoria acima de 15 milhões de passageiros.
As transformações continuam e o Aeroporto de Brasília continuará fazendo parte da história da cidade.
COMEMORAÇÃO DOS 60 ANOS
Para comemorar os 60 anos do Aeroporto de Brasília a Inframerica fará algumas ações para os passageiros. Quem passar pelo terminal brasiliense no dia 3 de maio verá apresentações da Escola de Música de Brasília, uma exposição contando a trajetória e crescimento do Aeroporto de Brasília e ações com usuários. A comemoração acontecerá no piso de desembarque durante todo o dia. Quem quiser saber mais sobre a história do aeroporto, a Inframerica desenvolveu um hotsite comemorativo com uma galeria de fotos e depoimentos de funcionários que fazem parte destes 60 anos.
No dia 27 de maio será realizado o Spotter Day Edição Especial 60 anos do Aeroporto de Brasília. O objetivo da ação é fomentar o hobbie de plane spotting que consiste em registrar fotografias de aviões, uma atividade muito comum nos aeroportos do mundo e uma oportunidade singular para os amantes da fotografia aeronáutica. O Aeroporto de Brasília foi um dos primeiros a realizar a ação e desde 2015 o número de adeptos vem aumentando. Já foram mais de 300 participantes e mais de mil inscrições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.