Voos internacionais para Fort Lauderdale/Miami, Orlando
e Lisboa contam com opções refinadas selecionadas pelo
sommelier Gianni Tartari
A Azul já oferece, em todos os seus voos internacionais
partindo de Campinas com destino a Fort Lauderdale/Miami, Orlando Lisboa, sua mais nova carta de vinhos, que conta com opções provenientes de Itália, França e Portugal. Os produtos foram especialmente selecionados pelo sommelier brasileiro
Gianni Tartari após um estudo sobre a harmonização mais adequada de bebidas com as opções de pratos a bordo.
“Estamos
hoje em um nível superior de atendimento no que diz respeito ao menu de
vinhos de nossos voos internacionais. Além de oferecermos produtos
refinados e até mesmo premiados, pensamos na experiência
de absolutamente todos os Clientes, com investimentos tanto na Azul
Business quando na classe econômica. Do nariz à cauda da aeronave, todos
a bordo poderão desfrutar de bebidas exclusivas e de muita qualidade”,
comenta Claudia Fernandes, diretora de Marketing
e Comunicação da Azul.
Na
Azul Business, os Clientes poderão degustar o Champagne Grande Reserve
Brut J. De Telmont, um blanc de blanc, 100% chardonnay, elaborado na
região de Champagne, na França. A bebida traz uma fina
e elegante espuma, que de início mostra aromas frutados, como pera
ligeiramente vínica – após aeração, revela notas de marmelo, maçã,
pêssego, frutas brancas e toques florais.
Entre
os vinhos brancos servidos na Azul Business estão Vermentino di
Sardegna 300 Giorni di Sole, elaborado a partir de uvas de vermentino da
Sardegna (Itália) e que apresenta cor amarelo palha com
reflexos esverdeados, aroma vínico, equilibrado, mas expressivo em
aromas frescos de maçãs maduras. Já o Chardonnay Les Vignes de Madame
Domaine de La Baume, produzido no sul da França, apresenta cor amarelo
dourado brilhante, e mostra aromas de raspa de tangerinas
frescas, pera, manteiga e abacaxi maduro.
As
duas opções de vinhos tintos na Azul Business são Sericaia Tinto
Alentejano (Portugal) e Château Prieuré Lescours, Saint-Émilion Grand
Cru, Bordeaux (França) O primeiro é um alicante bouschet do
Alentejo, de cor vermelha intensa e de reflexos rubi, aroma com notas
de torrefação e frutos maduros, de ótima intensidade e persistência. O
tinto de Bordeaux, por sua vez, é uma mescla de merlot e cabernet franc,
envelhecida por 18 meses em novas barricas
de carvalho, cujo resultado é rico em aromas de baunilha e frutas
vermelhas, com taninos macios e sedosos. Fechando as opções da carta de
vinhos na Azul Business, o vinho do Porto Graham’s Tawny 10 years old,
com origem no Douro, em Portugal, apresenta aromas
de frutas secas, combinadas com notas de mel e figos. Ao paladar é
intenso, maduro, com sabores de frutas bem maduras.
“A
nova carta de vinhos da Azul Business traz opções muito interessantes
para as harmonizações. Dois vinhos brancos, o Vermentino, que é bastante
leve
e refrescante, perfeito para as entradas mais leves, e o Chardonnay,
mais encorpado, firme, com leve toque de carvalho, ideal para os pratos à
base de peixe. Entre os tintos, o português do Alentejo tem um estilo
mais moderno, frutado e muito macio, ótimo
com os pratos elaborados com aves. Já o clássico Bordeaux, com seu
intenso aroma e estrutura levemente mais encorpada, acompanha à
perfeição as carnes vermelhas. Para as sobremesas, pensei num vinho
fortificado e maravilhoso. Escolhi o Porto Graham’s Tawny
10 years old que é sedoso, envolvente, muito potente nos aromas e
deliciosamente equilibrado”, explica Gianni Tartari, Sommelier da Azul.
Na
classe econômica, a companhia ofertará aos Clientes dois vinhos
italianos. O Almarosa Bianco (vinho branco) é original da Toscana,
produzido a partir das uvas trebbiano toscano e chardonnay, com
cor brilhante de reflexos esverdeados. As notas são de frutas tropicais
doces como abacaxi e banana, completadas por fragrâncias florais de
acácia. Já o Almarosa Primitivo (vinho tinto) vem da região de Puglia e é
produzido a partir da famosa uva primitivo.
O destaque é sua cor vermelha brilhante, com reflexos púrpura, com
aromas de frutas vermelhas bem maduras, de modo a lembrar geleia de
morango.
A escolha dos vinhos – O sommelier Gianni
Tartari visitou vinícolas na Itália, na França e em Portugal para
sugerir as
novas opções de vinhos a bordo das aeronaves que cumprem os voos
internacionais de longa distância da Azul. As decisões foram tomadas a
partir da harmonização com o menu dos serviços de bordo na Azul Business
e da classe econômica.