Ao
todo, a companhia espera transportar cerca de 5 milhões de passageiros
no mercado doméstico brasileiro. Suas principais ações operacionais
estarão concentradas no período entre 15 de dezembro e 31 de janeiro,
com destaque para:
• 6 aeronaves de reserva:
Serão
4 Airbus (sendo 3 A320 e 1 A321) e 2 Boeing (sendo 1 B767 e 1 B777)
posicionados em tempo integral em aeroportos estratégicos para a gestão
da malha aérea da empresa. Além disso, à disposição em horário parcial e
específico, a companhia terá outras 4 aeronaves Boeing, sendo 2 B767 e 2
B777.
• Malha aérea ajustada:
A
empresa está remanejando a sua malha para reforçar oferta de assentos
nos mercados com maior demanda no período. A adaptação foi feita para
interligar ainda mais os principais mercados da empresa aos destinos no
Nordeste do Brasil e ao exterior (principalmente Miami, Orlando e
América do Sul). Ao todo, foram programados mais de 800 voos extras
domésticos e quase 200 voos extras internacionais com destino ou origem
no Brasil.
• Ações preventivas:
Para
garantir a regularidade das operações e dos reforços de aeronaves e
voos, a LATAM antecipou as manutenções de rotina da sua frota e
providenciou maior estoque de peças de reposição e motores adicionais de
reserva; remanejou datas de treinamento e de férias para assegurar as
equipes de atendimento nos aeroportos e lojas; reforçou times de
segurança da operação e incrementou as equipes de solo dedicadas ao
manuseio de bagagens e cargas; planejou escala de plantão para
tripulantes que estarão de reserva no período e podem ser acionados em
casos de contingência operacional; realizou testes preventivos de
sistemas e proteções, reforçando as equipes de TI para suporte
presencial nos aeroportos.
Recomendações aos viajantes
Adicionalmente,
a LATAM recomenda que os passageiros deem preferência pelo check-in
antecipado, que pode ser realizado por meio da internet, do celular e
dos totens de autoatendimento instalados nos aeroportos.
Nos
aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília e Natal, os clientes já têm
acesso ao self bag tag, no qual os passageiros também podem imprimir a
própria etiqueta de bagagem a ser despachada. Após a impressão, os
clientes são direcionados para posições exclusivas de despacho de
bagagem, gerando maior agilidade e praticidade no atendimento.
Apesar
das facilidades, recomenda-se antecedência na apresentação ao embarque e
atenção às normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para as
especificações e limites de bagagens.
Horário de encerramento do check-in
A
LATAM Airlines Brasil relembra que começou a adotar em agosto de 2016
um novo procedimento de check-in para voos domésticos nos aeroportos de
Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont e Brasília. Agora, o
check-in de todos os voos domésticos da companhia programados para estes
aeroportos é encerrado 40 minutos antes do horário da partida. A medida
foi necessária para adequar a operação aos novos fluxos de passageiros
em cada um dos aeroportos mencionados e assegurar a pontualidade dos
voos.
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