Em quatro meses, Azul comercializa 1 mil SkySofas

Perfil que mais procura produto exclusivo da companhia no Brasil é o de famílias e amigos no trecho Orlando-SP


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras atingiu hoje a marca de 1 mil SkySofasvendidos. Há quatro meses no mercado brasileiro, o produto exclusivo da companhia no Brasil atrai, sobretudo, famílias e amigos em voos que ligam Orlando a São Paulo (Viracopos) e que buscam uma experiência especial a bordo. O SkySofa é um grupo de quatro poltronas que se transformam em uma cama, para operações entre São Paulo (Viracopos) e Fort Lauderdale/Miami, Orlando e Lisboa.

O produto é comercializado em até cinco fileiras da EconomyXtra dos jatos A330 da companhia – na configuração 2-4-2 destas aeronaves, o SkySofa ocupa as poltronas do meio e conta com 86 centímetros de espaço na horizontal. A cama conta com travesseiros e cobertores utilizados na Azul Business Class, o que garante ainda mais conforto e qualidade. Além disso, os Clientes que adquirem o SkySofa podem acessar gratuitamente o Lounge Azul na área de embarque internacional do Aeroporto Internacional de Viracopos. O produto é ideal, ainda, para Clientes que vão para Fort Lauderdale/Miami e Lisboa e precisam descansar no voo à noite para acordar prontos para seus compromissos no dia seguinte.

“O resultado que apresentamos hoje atende nossas expectativas em relação ao SkySofa. Estamos muito contentes por termos tantos Clientes procurando este serviço exclusivo, o que mostra que, mais uma vez, estamos fazendo a diferença no que diz respeito a atendimento, inovação e atenção ao Cliente”, comenta Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul.

Para adquirir o SkySofa, basta efetuar uma compra de voo internacional de longa distância (Fort Lauderdale/Miami, Orlando e Lisboa) por meio do site da Azul (www.voeazul.com.br), e, no mapa de assentos, antes da finalização do processo, selecionar o espaço que sinaliza o SkySofa. O produto está disponível para até quatro Clientes na mesma compra (ou código localizador) – os quatro assentos são bloqueados independentemente se a compra é para apenas um Cliente.

A disponibilidade do SkySofa pode variar de acordo com a demanda de Clientes para determinados voos.

Centro-Oeste registra maior crescimento da frota da aviação geral

Com aumento de 3,6% no número de aeronaves, região possui total de 3.523 aeronaves e é a segunda maior frota do país, perdendo apenas para o sudeste


A frota de aeronaves de aviação geral registrou a maior taxa de crescimento em 2015 na região Centro-Oeste. Se em todo país, a frota teve um acréscimo de apenas 1,2% em função da crise econômica, o Centro-Oeste registrou uma alta de 3,6%, chegando a 3.523 aeronaves, a segunda maior frota por região do país. A maior está na região Sudeste, com 6.304 aeronaves. Os dados são relativos ao tamanho da frota em 2014 e são medidos pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral). 

Outra região com taxa de crescimento superior à média nacional foi a Norte, com 3% (1.729 aeronaves) e depois a região Sul, 2,6% (2.408 aeronaves). Os dados são de 2015. Sudeste teve diminuição do tamanho da frota, com crescimento negativo de 1,1%, em função da venda de aeronaves, e o Nordeste ficou praticamente na média nacional, com 1,3% de crescimento.

Nos últimos 15 anos, a frota de aviação geral saltou de 10.054 aeronaves para 15.290 em 2015. O Brasil é dono da segunda maior frota mundial de aviação geral, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O levantamento é feito anualmente pela entidade. Mais informações www.abag.org.br

GOL e Aeromexico iniciam parceria para compartilhamento de voos


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes e a Aeromexico anunciam parceria para compartilhamento de voos, que terá início a partir de 03 de novembro para vendas, com a primeira viagem em 7 de novembro. A companhia mexicana disponibilizará em seus canais de vendas diversos destinos no Brasil, que serão operados pela aérea brasileira. Com isso, os clientes que se conectam entre os países terão a facilidade de fazer apenas um check-in e um despacho de bagagem, proporcionando ainda mais facilidade e conveniência em suas viagens.

Neste primeiro momento, serão disponibilizadas 13 cidades: Brasília, Cuiabá, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro (os dois aeroportos, GIG/SDU), Goiânia, Navegantes, Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória.

Os clientes de ambas as empresas também serão beneficiados com o acumulo de milhas e a possibilidade de resgatar bilhetes em ambos os programas de relacionamento: o Smiles, da GOL, e o Club Premier, da Aeromexico

GOL amplia serviço de transporte de pets na cabine para voos internacionais


A partir de agora, cães e gatos de pequeno porte poderão viajar a bordo junto com os seus donos tanto em viagens domésticas como para o exterior


A partir de hoje, os clientes da GOL Linhas Aéreas Inteligentes poderão levar a bordo seus animais de estimação em viagens internacionais, incluindo os destinos da companhia para América do Sul e Caribe. O serviço foi lançado em abril do ano passado para trechos domésticos e, desde então, mais de 25 mil cães e gatos de pequeno porte já viajaram com os seus donos na cabine de passageiros.

“É muito importante que o cliente tenha a escolha de levar o seu bichinho para onde for, incluindo viagens aéreas. Por isso, há mais de um ano oferecemos essa conveniência em todos os nossos voos domésticos e, agora, ampliamos o serviço também para viagens para fora do país”, explica Paulo Miranda, diretor de Produtos e Experiência do Cliente da GOL.

Para ser transportado na cabine, os cães ou gatos precisam atender aos requisitos e cuidados indicados para garantir a segurança do animal. Entre as orientações estão: ter idade mínima de quatro meses e peso máximo de 10 quilos, incluindo a caixa de transporte (kennel), que deve ter espaço suficiente para o animal dar uma volta completa em torno de si, além de ser de material firme, liso e resistente a vazamentos. Mesmo estando na cabine, a embalagem deve ser identificada com nome, endereço e telefone do cliente. O animal precisa ficar dentro do kennel durante todo o tempo do voo.

Assim como para os destinos domésticos, antes de comprar a passagem internacional, o cliente deve entrar em contato com o atendimento da companhia para verificar a documentação necessária, principalmente sobre as especificações de cada país, e também a disponibilidade para embarque, já que existe um controle que permite no máximo quatro animais em um mesmo voo. A solicitação do serviço pode ser feita por telefone (0300 101 2001) com antecedência mínima de 3 horas para voos domésticos e 24h para os internacionais. Para bilhetes comprados no Brasil com destinos nacionais e internacionais o valor adicional cobrado é de R$ 200 por trecho. Já para os bilhetes comprados no exterior o valor adicional é de US$ 70 por trecho, que é cobrado em moeda local do país de origem conforme o câmbio do dia da reserva.

Caso o animal e a caixa de transporte somem juntos entre 10 e 30 Kg, será necessário que seja despachado no balcão de check-in e será acomodado no porão dianteiro da aeronave, que possui a mesma temperatura e pressurização da cabine de passageiros. Já se o animal tiver mais de 30 kg, o transporte é realizado pela Gollog, unidade de cargas da companhia. Nestes casos, o cálculo das tarifas variam de acordo com o destino e peso do animal.

Todas as informações e documentações necessárias podem ser obtidas pelo site: http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/viaje/passageiros-especiais/Paginas/animais-de-estimacao.aspx

Em novo marco, primeiro A320neo da Azul pousa em solo brasileiro nesta quinta-feira

Aeronave de 174 assentos chegou hoje ao Brasil e atenderá destinos como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Porto Alegre e Manaus




 O primeiro jato Airbus A320neo – matrícula PR-YRA e nomeado Vida Azul – da Azul Linhas Aéreas Brasileiras pousou no Brasil nesta quinta-feira (20/10). Proveniente de Toulouse, na França, onde está a sede da fabricante, a aeronave foi recebida no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, e marca o início de uma nova etapa na história da companhia, com um avião de 174 assentos que atenderá destinos de alta densidade como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Salvador e Manaus, assim como terá mais poltronas dedicadas a Clientes TudoAzul e Azul Viagens. O A320neo da Azul entra em operação nos próximos meses com todo o padrão de conforto e espaço já reconhecido pelos Clientes, e, em breve, contará também com o já consagrado serviço de TV SKY ao vivo.

“Para a companhia é um orgulho enorme receber seu primeiro A320neo. Esta aeronave, de maior capacidade operacional, permitirá à Azul ampliar ainda mais a oferta de assentos em rotas estratégicas. Integrar o A320neo à frota representa o constante investimento no futuro da companhia e a costumeira atenção e cuidado em promover a melhor experiência de viagem aos nossos Clientes”, celebra Antonoaldo Neves, presidente da Azul. “Quero agradecer a todos os colaboradores por podermos, agora, tornar este sonho realidade. Este importante momento da companhia só é possível graças a atuação de mais de dez mil pessoas, que cuidam diariamente de nossos Clientes e trabalham de forma impecável”, completa Neves.

“É uma honra dar as boas-vindas à Azul na família A320. Não temos dúvida de que essa aeronave é o complemento ideal para que as operações da companhia continuem crescendo rapidamente, de maneira estratégica”, destaca Rafael Alonso, presidente da Airbus América Latina e Caribe. “Com esse importante reforço em sua frota, esperamos que a Azul seja cada vez mais eficiente, sobretudo em termos ambientais, um dos quesitos de destaque do novo modelo”, complementa.

Em 2014, a Azul anunciou a introdução de 63 A320neo à sua frota. O primeiro jato está sendo adquirido pela Azul por meio da empresa de leasing GE Capital Aviation Services (GECAS). Esse é o primeiro narrow body da companhia fabricado pela Airbus. Além do A320neo, a Azul conta com cinco jatos A330, dedicados, sobretudo, às operações internacionais com destino aos Estados Unidos e à Europa.

Economia de combustível no A320neo – A família de aeronaves A320neo incorpora as mais recentes tecnologias de motores e sharklets, que, juntos, proporcionam uma economia de combustível de 20% até 2020.

São Paulo deverá receber novamente a visita do gigante Antonov 225

O gigante ucraniano Antonov An-225 Mriya, considerado o maior avião do mundo, deverá voltar ao Brasil no mês de novembro




De acordo com o Hotran (Horário de Transporte), o voo está autorizado a pousar em São Paulo, no aeroporto internacional de Guarulhos, no dia 14 de novembro, às 23h00, partindo para Santiago (Chile) no dia seguinte (15), às 08h50.

O Antonov An-225 Mriya é uma aeronave de transporte de cargas, construída pela ucraniana Antonov Design Bureau, e possuí apenas um exemplar em operação.

A se confirmar, será a segunda vez que o gigante nos visita. Sua primeira vinda foi em 14 de fevereiro de 2010, quanto trouxe algumas peças de turbinas para a refinaria da Petrobras, localizada em Paulínia, interior de São Paulo.

* O avião pousará também em Campinas - Viracopos.

Horários, de acordo com o Hotran:

14 nov - Chegada em Viracopos - 10h30
14 nov - Viracopos / Guarulhos - 22h30/23h00
15 nov – Decolagem de Guarulhos - 08h05

Avianca Brasil lança produto Brazil Airpass para estrangeiros e brasileiros residentes no exterior


A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, anunciou o lançamento do Brazil Airpass, um produto voltado exclusivamente para estrangeiros ou brasileiros residentes no exterior. O programa permite que, em conjunto com sua passagem aérea internacional com destino ao país, o cliente adquira bilhetes para voar para diversos destinos nacionais contemplados na malha da companhia brasileira pagando uma tarifa única.

Com preços a partir de US$ 500, o viajante poderá comprar até oito tickets para utilizar em até 90 dias após a data de embarque do primeiro trecho. Em território nacional, clientes que estiverem voando com Brazil Airpass terão direito a 23 quilos de franquia de bagagem. 

“Além de facilitar as viagens domésticas, o Brazil Airpass apresenta grande vantagem de custo para o passageiro. Ao chegar ao país, esse viajante ainda encontra uma experiência de voo agradável, já que a Avianca Brasil oferece entretenimento, amplo espaço entre poltronas e serviço de bordo diferenciado”, destacou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da companhia.

O Brazil Airpass da Avianca Brasil já está sendo comercializado pelas principais agências de viagens e companhias aéreas estrangeiras.

Viracopos completa 15 anos de parceria com GP Brasil de F1 e terá Ferrari exposta no saguão

Terminal de Carga do aeroporto fará o desembarque e o embarque dos equipamentos da Fórmula 1



Uma Ferrari de Fórmula 1 vai atrair a atenção de quem embarcar ou desembarcar no novo terminal de passageiros de Viracopos, entre os dias 18 de outubro e 7 de novembro. A exposição do carro marcará a comemoração do 15º ano consecutivo em que toda a carga da Fórmula 1 chega e deixa o país pelo aeroporto de Campinas (SP).
O desembarque e, após a corrida, o embarque de todo o equipamento – inclusive os carros – utilizados pelas equipes de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos é uma operação que exige precisão e eficiência. Uma equipe especial designada pela direção de Viracopos realiza todo o trabalho de desembarque em 12 horas seguidas. Após a liberação, toda a carga é transferida para carretas que, em comboio, seguem para o autódromo de Interlagos. A operação é feita em conjunto com a Receita Federal e a Polícia Federal, envolvendo ainda todas as gerências do aeroporto responsáveis pelo Terminal de Cargas.
Este ano, o GP Brasil de Fórmula 1 será disputado nos dias 11, 12 e 13 de novembro. A carga deverá chegar ao aeroporto no final de semana anterior e seguirá para Abu Dhabi logo após a prova.
Para a diretora executiva do evento, Claudia Ito, a parceria com Viracopos continua sendo essencial para a realização da etapa brasileira da Fórmula 1. “Graças à dedicação e à eficiência da equipe de Viracopos, tudo sai de acordo com as previsões. E isso garante o sucesso do evento”, justifica.
“É uma honra receber o GP Brasil de Fórmula 1 mais uma vez e nosso objetivo é continuar a realizar esta operação no Terminal de Cargas de Viracopos, que é um dos mais seguros, ágeis e eficientes da América Latina”, disse o Diretor-Presidente da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich.
Os ingressos para o GP Brasil de Fórmula 1 – 2016 estão à venda através do único site oficial do evento:www.gpbrasil.com.br. O GP Brasil de F1 também está no Instagram e Facebook: gpbrasilf1.


Terminal de Carga
Desde que assumiu a operação do Aeroporto Internacional de Viracopos, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos investe, continuamente, para melhorar a infraestrutura, a segurança e os sistemas para agilizar a liberação de cargas do terminal.

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar quase 40% de toda carga aérea importada do país.
Como reconhecimento das melhorias e dos investimentos realizados, Viracopos foi eleito o melhor aeroporto de carga da América Latina no Air Cargo Excellence Awards 2016. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, em parceria com a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos, sigla em inglês). A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, criada em 2005, e visa celebrar os melhores desempenhos na área de transporte aéreo

GOL lança serviço de acompanhamento de viagem em tempo real para crianças

O Voe Junto já está disponível para todas as etapas da viagem em voos nacionais, e em dezembro, nos internacionais. Sistema também estará disponível para idosos com necessidades de atendimento especial


No dia em que é comemorado o Dia das Crianças, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes lançou o Voe Junto, uma nova funcionalidade para acompanhamento de crianças durante a viagem. Por meio de uma pulseira de identificação com tecnologia de rastreamento sem fio, os pais ou responsáveis podem optar por receber informações, em tempo real, de cada fase deste processo.  

Como complemento do serviço para menores desacompanhados, já oferecido pela companhia, a facilidade permite saber o percurso do cliente, desde o embarque até o desembarque e a entrega ao responsável no aeroporto de destino, pelo aplicativo GOL ou por e-mail.

“O Voe Junto é uma iniciativa que oferece aos pais e responsáveis ainda mais tranquilidade e transparência no passo-a-passo das principais etapas do voo em casos de crianças desacompanhadas”, comenta o Diretor de Operações Aeroportuárias, Randall Aguero.

Para crianças, a opção está disponível desde ontem (12), em todos os voos nacionais, e até dezembro deste ano, nos internacionais. Já no primeiro trimestre de 2017, a funcionalidade também será oferecida para o acompanhamento de idosos que precisem de maiores cuidados, em especial aqueles com dificuldade cognitiva para compreensão ou comunicação.

O passageiro recebe a pulseira com um chip de identificação no momento do check-in e, a cada fase da viagem, um colaborador da empresa faz a leitura do dispositivo e atualização do status de localização. Entre os responsáveis pelos processos estão as equipes de origem e destino e conexões e escalas , quando necessário.

“A tecnologia por trás do dispositivo de leitura foi desenvolvida pela equipe da área de tecnologia da informação da GOL, alinhada ao compromisso de oferecer sempre a melhor experiência aos nossos passageiros e também aos seus responsáveis, em todos os processo de viagem”, destaca Paulo Palaia, Diretor de TI da companhia. “Para o aprimoramento desse sistema, foram necessários meses de testes e pesquisas para identificar a real necessidade dos clientes que utilizam esse tipo de serviço”, complementa o executivo.

Como Funciona
Ao acessar o aplicativo da GOL o cliente tem a opção de ativar a facilidade Voe Junto, que envia notificações, de acordo com as etapas de embarque realizadas pelo passageiro

A partir dessa etapa, a ferramenta se torna interativa para o recebimento das informações, até que o cliente desembarque e seja destinado ao seu responsável no aeroporto de destino.




Avianca Brasil investe em tecnologia de ponta e recebe o seu primeiro Airbus A320neo, o mais avançado avião da categoria

Companhia é a segunda na América do Sul a receber o modelo e a primeira
das Américas a operá-lo com motores LEAP-1A CFM internacional


A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, recebeu o seu primeiro A320neo em cerimônia de entrega realizada na sede da Airbus, em Toulouse (França), que contou com a participação de executivos da aérea brasileira e da fabricante. A companhia é a segunda na América do Sul a receber o modelo e a primeira das Américas a operá-lo com motores LEAP-1A CFM International. Equipada com a cabine Space Flexpara oferecer alta eficiência e mais conforto aos passageiros, a aeronave está configurada com 165 assentos, garantindo amplo espaço entre as poltronas.

Nos próximos anos, a empresa brasileira receberá 62 aeronaves da Família A320neo. O modelo incorpora as tecnologias mais recentes, incluindo motores de última geração e dispositivosSharklets nas pontas das asas, que, juntos, proporcionam economia de combustível.

“Na Avianca Brasil, somos movidos pela inovação. Procuramos sempre olhar à frente, antecipando as últimas tendências para entregar o melhor produto possível aos nossos clientes. Recentemente, fomos a primeira companhia aérea na América do Sul com internet a bordo. O A320neo representa mais uma etapa nessa estratégia de negócio”, afirmou Frederico Pedreira, presidente da Avianca Brasil. A companhia opera, atualmente, aviões com a idade média mais baixa em toda a América Latina, de 3,7 anos. “Graças à sua ecoeficiência, conforto superior e excelente confiabilidade, o A320neo garantirá não apenas a renovação contínua da nossa frota, como também permitirá que continuemos a oferecer a melhor experiência de voo no país”, confirmou o executivo.

“A Airbus tem o prazer em entregar o primeiro A320neo da Avianca Brasil”, destacou Rafael Alonso, presidente da fabricante para a América Latina e Caribe. “O A320neo é uma aeronave de alta performance e ajudará a transformar e modernizar a frota da Avianca Brasil, ao passo em que melhorará sua eficiência e reduzirá o impacto ambiental. Não temos dúvida de que essa aeronave estará perfeitamente adequada à estratégia de renovação de sua frota”.

A Família A320neo é a linha de produtos de corredor único mais vendida no mundo, com, aproximadamente, 4,8 mil pedidos de 87 clientes desde seu lançamento em 2010, o que representa quase 60% do mercado. Graças à sua cabine mais ampla, todos os membros da Família A320neo oferecem conforto imbatível. A Avianca Brasil tornou-se cliente da Airbus em 2010 e, atualmente, opera mais de 40 aeronaves da Família A320 e um cargueiro A330.

Saiba mais sobre o A320neo da Avianca Brasil pelo infográfico abaixo e acessando os perfis da Avianca Brasil nas redes sociais: Twitter (@AviancaBrasil), Facebook (Avianca Brasil), YouTube (AviancaBr), Flickr (avianca) e LinkedIn (Avianca Brasil).