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Aeroporto de Guarulhos muda numeração dos terminais




No dia 2 de dezembro, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo promove a mudança na numeração de seus terminais, visando estabelecer uma sequência lógica entre eles e, com isso, facilitar a orientação dos passageiros. Com a renumeração, o atual Terminal 4 passa a ser 1. Os atuais Terminais 1 e 2 serão unificados e passam a ser Terminal 2. O Terminal 3 mantem sua numeração atual.

A nova nomenclatura consiste também na renumeração dos portões de embarque e check-in, mudança que acontece no dia 18 de novembro. Assim, o Terminal 1, por exemplo, terá portões com numeração a partir de 100. O Terminal 2, a partir de 200, e o Terminal 3, de 300. A mesma numeração vale para as esteiras de restituição de bagagens dos seus respectivos terminais.

Já a identificação das áreas de check-in por terminal ficará desta forma: check-in “A” no Terminal 1, check-in “B”, “C”, “D” e “E” no Terminal 2 e check-in “F”, “G” e “H” no Terminal 3.

Em função da nova numeração dos terminais, será feita a adequação de toda a sinalização do complexo aeroportuário, incluindo as placas da rodovia de acesso ao aeroporto.

O projeto de renumeração dos terminais foi feito com base em ouvidorias, sugestões de companhias aéreas, rondas e análise do fluxo de passageiros. O objetivo é facilitar os processos de embarque e desembarque em todos os terminais.

Com a mudança, a numeração dos terminais, portões e esteiras ficará totalmente alinhada, como no esquema abaixo:

TERMINAL 1
- Portões de 101 a 109
- Esteiras de 101 a 103
- Check-in “A”

TERMINAL 2
- Portões de 201 a 246
- Esteiras de 201 a 225
- Check-in “B”, “C”, “D” e “E”

TERMINAL 3
- Portões de 301 a 326
- Esteiras de 301 a 307
- Check-in “F”, “G” e “H”


VEJA COMO FICARÃO OS TERMINAIS



Modernização

Outra mudança importante nos atuais Terminais 1 e 2 será a centralização do embarque doméstico e do setor de raio-X, que começam a operar a partir do dia 2 de dezembro, juntamente com a nova numeração dos terminais. O embarque internacional do Terminal 2 continuará sendo feito pelo mesmo local, até sua transferência para a área centralizada.

A estrutura antiga contava com quatro áreas de embarque, duas em cada terminal, considerando voos domésticos e internacionais. Dentro do novo projeto, a ideia é que todos os passageiros acessem a área de embarque por um único local e depois migrem para o portão do seu voo. Com isso, será mais fácil para o passageiro se orientar, já que o acesso será feito por uma entrada única, e não mais quatro.

O projeto prevê a ampliação de setores-chave do aeroporto, como check-in, restituição de bagagem e saguões de embarque e desembarque. Ao todo, serão acrescidos 23 mil m2 de área operacional. Com o objetivo de oferecer mais opções de alimentação e lojas aos passageiros, a área de varejo também será expandida em 4,6 mil m2. Na primeira fase das obras, o número de lojas vai saltar das 24 atuais para 32. O projeto prevê a construção da Avenida GRU na área restrita, um espaço destinado apenas para lojas, restaurantes, bares, com cadeiras e mesas com vista para o pátio de aeronaves.

Embraer entrega jato de número 1200

A Embraer entrogou hoje, em cerimônia realizada na sede da Empresa, em São José dos Campos, o E-jet de número 1200.

A aeronave comemorativa, do modelo E195, foi recebido pela empresa brasileira Azul Linhas Aéreas.

A Azul é hoje a maior operadora de jatos da Embraer no mundo.






 Fonte e imagens: Embraer

GRU Airport realiza seu primeiro Spotter Day





O aeroporto internacional de São Paulo, GRU Airport, realizará no próximo sábado, 5 de dezembro, seu primeiro Spotter Day.
O evento, com início previsto para às 6h da manhã, será aberto apenas aos spotters que possuem cadastro junto ao aeroporto.
O local escolhido para a realização do evento é o chamado pátio VIP, que se localiza do lado oposto dos terminais. 
A prática do plane spotter tem crescido considerávelmente em todo o mundo, e no Brasil, não tem sido diferente, com o número de adeptos crescendo a cada dia.
Parabéns à GRU Airport, por abrir suas portas aos praticantes deste hobby, e que este seja o primeiro de muitos.

Airbus realiza primeiro teste de motores do A350 da TAM

A Airbus realizou hoje o primeiro teste nos motores do Airbus A359 da TAM.

O avião, de matrícula PT-XTA será o primeiro a ser entregue à TAM, e deverá chegar ao Brasil em dezembro próximo.

A TAM comprou 27 aviões do modelo A350-900 XWB, sendo a primeira empresa das Américas a operá-lo, e a quarta do mundo.


Imagem: A380_TLS_A350
https://www.flickr.com/photos/aircrafts/23299845115/


Avianca realiza voo de despedida do Fokker 100



24 de novembro de 2015 entrou para a histórico da aviação nacional e, em especial para a Avianca Brasil, pois foi o dia de dizer adeus ao Fokker MK-28 (Fokker 100), avião que teve papel fundamental no crescimento da empresa, tornando-a hoje uma da maiores e mais importantes companhias aéreas do país.

O processo de renovação da frota da Avianca Brasil levou dois anos, e hoje, com a aposentadoria dos Fokker 100, a frota passa a ser composta 100% por aeronaves da Airbus.

Somente em 2015, oito novos Airbus A320 chegaram em substituição ao Fokker, consolidando-se como a companhia aérea com os aviões mais novos e com maior espaço entre as poltronas no mercado doméstico brasileiro.

A chegada dos Airbus, além de compor uma frota com o que há de mais moderno em tecnologia, representa para a Avianca Brasil um aumento de 15% na oferta de assentos.

O primeiro Fokker 100 chegou à empresa em 23 de dezembro de 2005, vindo da American Airlines, sua primeira operadora. O MK-28 foi imprescindível para o crescimento da empresa. A Avianca Brasil chegou a operar 16 aeronaves do modelo MK-28.

Os MK-28 da Avianca foram configurados para 100 passageiros, o que permitiu uma maior distância entre as poltronas, proporcionando um enorme conforto a bordo.
Outra curiosidade é que os Fokker 100 da Avianca Brasil não possuem porta traseira, o que torna a aeronave mais silenciosa, proporcionando aos seus clientes uma viagem mais agradável.

PR-OAU no hangar da Target, antes de realizar o último voo

O último voo
O voo de despedida deste guerreiro, com executivos da empresa, imprensa e convidados, decolou de Congonhas às 11h40 da manhã, sobrevoando o litoral paulista, com uma duração aproximada de 45 minutos.
Durante o voo, o sr. José Efromovich, presidente da empresa, se encarregou de fazer o speech (discurso) de segurança, além de passar algumas informações sobre a empresa, e também comandou o brinde com champanhe, servida a todos a bordo.

Executivos da empresa, imprensa e convidados a bordo

Serviço de bordo, champanhe para brindar


José Efromovich fazendo o speech

Após o pouso o avião foi recebido com um jato d`agua pelos bombeiros do aeroporto, e parou na posição remota, onde encerrou oficialmente suas atividades junto à empresa.



Pousando em Congonhas

"Water Cannon Salute" em Congonhas


José Efromovich se despedindo dos passageiros




Queremos deixar o nosso agradecimento à Avianca Brasil e todos os seus colaboradores e a SPMJ Comunicação, em especial à Maria José Arrojo e ao Diogo Cruz, que nos atenderam com muita educação e presteza.


Há 3 anos, a Webjet deixava de existir

Pintura inicial da Webjet - Carinhosamente chamada de Ervilha.

Nova pintura da Webjet


Hoje, 23 de novembro, completam exatos 3 anos do fim da Webjet, que em 23 de novembro de 2012 encerrou suas atividades, após ter sido comprada pela Gol.

A Webjet surgiu em julho de 2005, com sede no Rio de Janeiro, operando no conceito "low cost", com voos a partir do aeroporto do Galeão para São Paulo (Guarulhos), Porto Alegre, Brasília e Florianópolis.

No mesmo ano, a empresa solicitou ao Departamento de Aviação Civil (DAC) a suspensão temporária de suas operações devido à baixa ocupação em suas aeronaves, devido a uma guerra tarifária gerada pelas demais cias. aéreas que operam nas mesmas rotas.

Em janeiro de 2006 a empresa foi vendida para uma associação de empresas do ramo de transporte rodoviário, além de investidores estrangeiros.

Em fevereiro de 2006 a empresa voltou a voar, realizando um voo do Rio de Janeiro à Porto Alegre.
Até maio, a empresa operou apenas no segmento de voos fretados (charter).

Em maio de 2006 a empresa voltou a operar regularmente, com voos para Porto Alegre, Salvador e Curitiba.

Em junho de 2007 a empresa foi vendida para a operadora de turismo CVC, que passou a controlar 100% da Webjet.

A partir daí a empresa passou por um enorme crescimento, terminando o ano de 2008 atendendo 13 destinos, com uma frota de 11 Boeings 737-300.
Neste período a empresa mudou a pintura e o interior de suas aeronaves.

Em 2011 a Webjet foi vendida para a Gol, que visava conquistar o segundo lugar no mercado nacional, atrás somente da líder TAM.

Porém, em 2012, dois dias após a aprovação da compra pelo CADE, a Gol encerrou as operações da Webjet.

Em 23 de novembro de 2012, foi feito o anúncio oficial do fim da empresa, que causou a demissão de 850 funcionários.








Fokker MK-28 se despede da Avianca.



Na próxima terça-feira (24), a Avianca reunirá a imprensa para um momento muito especial, o voo de despedida do Fokker MK-28 (Fokker 100), que hoje realizou seu último voo comercial com as cores da empresa.

O voo de despedida sairá de Congonhas e terá duração de aproximadamente 45 minutos, retornando a Congonhas, onde se encerrará sua história com as cores da Avianca.

O Fokker MK-28 teve papel fundamental no crescimento da Avianca, contribuindo para que ela chegasse ao que é hoje, uma das maiores e melhores empresas aéreas do Brasil.

A Avianca chegou a operar 14 aeronaves do modelo, que gradualmente foram sendo substituídas pelos moderníssimos Airbus A320.

A última aeronave em operação, o PR-OAU, deverá seguir para a Austrália, onde voará pela Qantas Link.

Aeroporto de Guarulhos tem nova numeração dos portões de embarque



A partir de hoje, o GRU Airpot tem nova nomeação dos check-ins e portões de embarque.

Entenda como ficou:



Por enquanto a numeração parece confusa, mas devemos lembrar que em dezembro os terminais serão renomeados, ficando assim a numeração dos portões iniciada de acordo com o seu terminal, ou seja, o atual termina 4 será o terminal 1, por isso os portões de embarque se iniciam com 1, assim como os terminais 1 e 2 serão transformados num único terminal (terminal 2), por isso seus portões de embarque se iniciam com o número 2.

A numeração dos terminais seguirá a ordem lógica de chegada ao aeroporto.


American Airlines apresenta avião com a pintura da TWA

A American Airlines acaba de pintar um Boeing 737-800 com a pintura da antiga companhia estadunidense TWA (Trans World Airlines).

A TWA foi uma das maiores empresas aéreas do mundo e, após uma crise financeira, foi comprada pela American em abril de 2001.

Parabéns à AA pela brilhante homenagem a aquela que se estivesse viva, estaria completando 90 anos de existência.





Imagens: Facebook American Airlines 

E o gigante A380 pousou em São Paulo

O dia 14 de novembro de 2015 entrou para a história da aviação no Brasil.

O tão esperado dia, enfim chegou e, entre jornalistas, spotters, entusiastas e curiosos, milhares de apaixonados por aviões foram ao aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, para acompanhar a chegada do primeiro voo comercial do gigante Airbus A380 na América Latina.

O Airbus A380 é o maior avião comercial do mundo, com 73 metros de comprimento e 80 de envergadura, podendo transportar até 853 passageiros. O avião que veio para São Paulo tem capacidade para 489 passageiros em três classes, sendo 14 na primeira, 76 na executiva e 399 na econômica.




 A concessionária GRU Airport, responsável pelo aeroporto, abriu uma área restrita do aeroporto para que milhares de pessoas pudessem ver de perto a chegada do A380, além de isolar o último piso do edifício garagem para todos que quisessem presenciar este momento tão especial para a nossa aviação.



Mesmo com a previsão de chegada do avião para depois das 19h, às 15 horas já havia uma grande concentração de pessoas no sexto andar do edifício garagem, além de uma enorme fila já se formando no estacionamento aberto, ao lado do EDG, local determinado para a saída dos ônibus que nos levariam à área reservada.



Após às 18h, dezenas de viagens foram feitas pelos ônibus do aeroporto, levando as pessoas para a área reservada, que logo teve sua grade completamente tomada.



Além desta área, uma grande quantidade de pessoas lotou os três últimos andares do Edifício Garagem, para registrar este momento.



O superjumbo da Emirates, realizando o voo EK261,  procedente de Dubai, pousou em São Paulo - GRU Airport às 19h12, para o delírio das milhares de pessoas presentes.

Após o pouso, o A380 se dirigiu ao patio do terminal 3, sendo recebido com o tradicional batismo, conhecido como "Water Cannon Salute", realizado por jatos d`agua lançados por dois caminhões dos bombeiros do aeroporto.
Neste momento, o que se pôde ver foi o público presente comemorando com gritos, palmas e muita emoção por estar frente a frente com o maior avião de passageiros do mundo.



Clique abaixo e veja o vídeo em HD do momento do batismo do A380 em São Paulo



Após o batismo, o avião se dirigiu à posição 605 e acoplou nos fingers do terminal 3 de Guarulhos.




A vinda do Airbus A380 foi pontual, comemorando os 8 anos de operações da Emirates no Brasil, além do transporte de pessoas que vieram para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

Devido à crise que o país enfrenta, infelizmente no momento não há empresas interessadas em operar este modelo de aeronave no Brasil.
Vamos torcer para que as coisas melhorem e que em breve possamos ver o superjumbo com uma maior frequência em nossos aeroportos.





Aeroporto de Guarulhos muda numeração dos terminais

A partir de 2 de dezembro, os terminais do aeroporto de Guarulhos terão seus nomes mudados.

De acordo com a administração do aeroporto, a mudança visa estabelecer uma sequência lógica na numeração dos terminais, considerando a ordem de chegada pela rodovia Helio Smidt.

Como é hoje:
Atualmente, ao chegar no aeroporto, o primeiro terminal é o Terminal 4, onde operam as empresas Azul e Passaredo; após passar pelo TPS4, chega-se aos terminais 1 e 2, os terminais mais antigos e conhecidos do aeroporto e, por fim, o terminal 3, o último a ser construído e que recebe a maior parte dos voos internacionais.

Como ficará:
O atual terminal 4 passará a ser o terminal 1, obedecendo a lógica de chegada ao aeroporto.
Os atuais terminais 1 e 2 passaram a ser um único terminal, com um único embarque e desembarque, centralizados (hoje são 2 embarques no terminal 1 e 2 embarques no terminal 2).
E o terminal 3 será o único que não mudará nada, permanecendo como TPS3.

Portões de embarque:
Os portões de embarque também serão mudados, seguindo os padrões internacionais, cada portão de embarque terá sua numeração iniciada de acordo com o terminal (terminal 1 - portões a partir do número 100, terminal 2 - portões a partir do número 200 e no terminal 3 - a partir do 300).

Check-ins:
Os check-ins também seguirão uma sequência:

Terminal 1: Check-in A
Terminal 2: Check-ins B,C,D e E
Terminal 3: Check-ins F,G e H.

Embarque único no centro do terminal 2 (atuais 1 e 2)


Acompanhe ao vivo a chegada do A380 em São Paulo

A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos, informou hoje que transmitirá ao vivo a chegada do super-jumbo A380 da Emirates, no próximo sábado (14) em São Paulo.

Para acompanhar, basta seguir o perfil oficial da GRU Airport no Twitter @gruairportsp.

De acordo com a concessionária, após a postagem, o vídeo ainda ficará disponível por 24h no aplicativo.


GOL voará para CUBA



A partir de 1° de dezembro, a Gol Linhas Aéreas passa a voar de São Paulo para Havana, em Cuba.

Nesta primeira etapa, os voos serão aos domingos, sempre partindo de São Paulo, com uma escala técnica em Aruba (São Paulo-Aruba-Havana).

A Gol será a primeira empresa brasileira a operar voos regulares para a ilha caribenha.



Surge a Sterna, a nova cargueira brasileira.

Já está no Brasil o primeiro avião da Sterna, a nova empresa de cargas do Brasil.

O Airbus A300B4 pousou nesta quarta-feira (4) em Curitiba - Aeroporto Afonso Pena, procedente de Orlando, com uma parada técnica em Manaus.

O primeiro avião da Sterna é um Airbus A300B4-203F - número de série 236, fabricado em 1986 e posteriormente convertido em cargueiro. Chegou com matrícula americana e no Brasil receberá a matrícula PR-STN.

Sobre a Sterna
A empresa que recebe o nome de Sterna (nome dado a uma espécie de aves, e que ostenta a pintura do avião) terá sua sede em Brasília, e operará no segmento de transporte de cargas.
Ainda não há informações quanto ao inicio das operações nem em relação à novas aeronaves.

O site já está no ar, porém ainda sem nenhuma informação a respeito da empresa.

Estaremos acompanhando e todas as novidades poderão ser vistas aqui.

El Al e Boeing anunciam a compra do 787 DreamLiner



A El Al e a Boeing anunciaram hoje a compra de 9 aviões 787 Dreamliners feito pela companhia aérea israelense.

O total da encomenda pode chegar a 15 aeronaves 787, no valor total de 2,2 bilhões de dólares.

Os novos DreamLiners virão para substituir e ampliar a frota de longa distância da El Al, que conta hoje com Boeings 767, 777 e 747-400.

Não foi informada a versão do Boeing 787 escolhida, mas já se sabe que virão com motores Rolls Royce Trent 1000.

Além dos pedidos junto à Boeing, a El Al ainda pretende adquirir outros seis Boeings 787 junto às empresas de leasing.

Agora é torcer para que, com a chegada dos novos aviões, a El Al volte a voar para o Brasil.



WestJet apresenta avião com pintura Disney Frozen



A companhia aérea canadense WestJet apresentou seu mais novo avião com uma pintura temática da Disney.
Desta vez a escolhida foi "Frozen - Uma aventura congelante", a animação recordista de bilheteria da Walt Disney Annimation Studios.



A pintura:

Na cauda da aeronave estão as irmãs Anna e Elsa, comemorando a magia da neve.
A partir da cauda, a magia viaja se aquecendo, onde encontra Olaf, na frente da aeronave, desfrutando de um dia de verão na praia.




Interior:

Na parte interna do avião, na parte traseira da cabine, tanto os cabeçotes dos assentos quanto as tampas dos bagageiros receberão um tema que lembra o frio e, conforme se caminha para a frente da cabine, o tema vai "esquentando" até chegar ao tema quente e ensolarado na parte frontal da cabine de passageiros.



Curiosidades:

O Boeing 737-800, matrícula C-GWSV foi pintado em Fort Worth - Texas.
A pintura foi feita por um grupo formado por canadenses, americanos e alemães.
A pintura levou 21 dias para ficar pronta, com equipes trabalhando 24 horas por dia, em turnos de 12 horas, 7 dias por semana.
Foram utilizados 643,5 litros de tinta, de 23 cores diferentes.
Dentro da aeronave há 54 portas dos bagageiros, e cada uma recebeu um adesivo do tema.



O avião será utilizado em toda a malha da empresa e oferecerá uma seleção de vídeos Disney em seu entretenimento a bordo.

Fotos: Blog Westjet

FAA emite alerta para baterias de lítio



Atenção fotógrafos, a A FAA (Federal Aviation Administration) emitiu um alerta sobre o perigo de transportar as baterias de lítio sobressalentes, em bagagens despachadas. As baterias, que são amplamente utilizadas na indústria da fotografia, para câmeras e equipamentos de iluminação, "apresentam o risco de causar incêndios no compartimentos de carga das aeronaves", diz a FAA.

Para reduzir o risco de incêndios, os regulamentos da FAA só permitem que as baterias sobressalentes sejam transportadas dentro da cabine de passageiros, na quantidade aceitável para uso pessoal.

A agência do governo também está pedindo que as companhias aéreas passem a informar os passageiros sobre esta proibição, tanto durante a compra de bilhetes quanto no momento do check-in.

Para baterias sobressalentes de lítio que são transportadas dentro da cabine, a FAA orienta que sejam guardadas isoladas umas das outras, e que tenham seus terminais protegidos, além de mantidos longe de outros objetos metálicos, e há ainda restrições quanto ao tamanho e quantidade de baterias transportadas.

Embraer prevê 1,5 mil novos jatos de até 130 assentos na Europa em 20 anos

Jornal da Manhã


A Embraer divulgou nesta quarta-feira, 14, durante a Assembleia Geral da Associação de Companhias Aéreas Regionais Europeias (European Regions Airline Association – ERA), realizada em Berlim, na Alemanha, suas perspectivas de mercado para a Europa e a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

A empresa prevê que estes mercados vão demandar 1.540 novas entregas de jatos no segmento de 70 a 130 assentos (no valor de aproximadamente US$ 72 bilhões, a preços de lista) ao longo dos próximos 20 anos.

Segundo a Embraer, este é o segundo maior mercado mundial para o segmento, com a frota crescendo de 740 para 1.560 unidades até 2034.

O relatório aponta que, na Europa, o foco sobre passageiros premium de rotas longas está perto de limite – o que, por sua vez, reforça a importância de jatos no segmento de 70 a 130 lugares para alimentar voos internacionais. Segundo a empresa, as companhias aéreas tradicionais estão se reestruturando a fim de aumentar a eficiência e reduzir os custos.

“O fraco desempenho financeiro não é resultado de baixo crescimento de tráfego ou taxa de ocupação, já que o crescimento de RPK (receita por passageiro-quilômetro, medida do volume de passageiros transportados) foi sólido em 2014 (5,8%) e a taxa de ocupação total foi superior a 80%”, avalia a companhia.

No entanto, acrescenta a empresa, o poder de precificação das companhias aéreas europeias diminuiu significativamente, com a oferta superando de forma consistente a demanda. “Os rendimentos diminuíram 2% anualmente ao longo dos últimos cinco anos. Além disso, há uma necessidade de mudanças estruturais, consolidação de negócios e gerenciamento de capacidade”, afirma.

Para a Embraer, alimentação de grandes aeroportos e diferenciação de serviços para atrair passageiros de negócios são opções, mas isso exigirá aeronaves com capacidade adequada no segmento de 70 a 130 assentos.

A Embraer observa ainda no relatório que em paralelo, algumas companhias aéreas de baixo custo (Low Cost Carriers – LCC) atingiram o limite de crescimento em rotas-tronco. “Como as oportunidades para explorar essas rotas são limitadas, os mercados de baixa densidade estão se tornando mais relevantes em suas redes”, avalia.

Conforme a fabricante, o desequilíbrio entre capacidade das aeronaves e demanda tem levado a um aumento no número de cancelamentos de serviço – as empresas aéreas se retiraram de 460 mercados em 2014 em comparação com 370 apenas três anos antes. As altas taxas de crescimento das LCCs não podem ser mantidas indefinidamente. “Atualmente, há um mercado cancelado para cada mercado aberto, uma pronunciada queda desde 2007, quando as LCCs abriam sete vezes mais mercados do que cancelavam”, afirma.

Para o presidente & CEO, Embraer Aviação Comercial, Paulo Cesar Silva, a próxima fronteira poderia ser a introdução de aeronaves de menor capacidade, uma que vez que as LCCs devem considerar novas estratégias para acessar os mercados de baixa densidade para sustentar o crescimento.


A fabricante brasileira avalia ainda que em outra etapa de desenvolvimento, a aviação intra-regional na CEI tem sido o meio de transporte que apresenta o crescimento mais rápido, sendo fundamental para melhorar a conexão entre cidades. “Para apoiar este crescimento, os países têm mudado sua estratégia de transportes e focado o mercado interno, tornando as viagens aéreas mais acessíveis a mais pessoas e proporcionando ligações globais”, afirma. Essas mudanças incluem a liberalização do transporte aéreo e os investimentos na indústria aeroespacial. 

Fabricante de helicópteros Agusta confirma unidade em Itapevi - São Paulo

Agusta Westland do Brasil vai fornecer serviços abrangentes de suporte e treinamento, com espaço para linha de montagem no futuro

Investe São Paulo
A Finmeccanica-AgustaWestland anunciou nesta segunda-feira, 13 de outubro, que a sua subsidiária brasileira AgustaWestland do Brasil irá se submeter a uma grande expansão com a construção de uma nova unidade em Itapevi, a 30 km de São Paulo, que incluirá hangares de manutenção com espaço suficiente para acomodar uma linha de montagem final de helicópteros, um centro de treinamento com capacidade de simulação de vôo completo, armazém alfandegado, oficinas e outros serviços de suporte, incluindo um heliporto dedicado.
A localização em Itapevi, escolhida pela AgustaWestland, dispõe de fácil acesso vindo de São Paulo, com potencial para futura expansão. A construção da nova unidade está prevista para ser concluída em 2016.
O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. “O setor aeroespacial é considerado uma prioridade na Investe São Paulo, pois exige mão de obra altamente qualificada e agrega valor a uma complexa cadeia industrial," afirmou o presidente da Investe SP, Juan Quirós. A agência também auxiliou na obtenção de licenças ambientais e de construção.
A AgustaWestland tem atingindo um crescimento estável dos negócios na América Latina e no Brasil nos últimos anos e este último desenvolvimento tem a intenção de auxiliar a empresa a conquistar novas oportunidades na região, o que indica um potencial significativo no médio-longo prazo.
A nova unidade permitirá que a empresa aumente sua presença industrial e potencialmente realize a montagem de helicópteros no Brasil, demonstrando assim o compromisso de longo prazo da AgustaWestland com a região e com seus clientes.
Os novos hangares de manutenção da AgustaWestland do Brasil serão capazes de acomodar helicópteros que vão desde o monomotor ao AW101 de três motores, com espaço adicional para uma possível linha de montagem final de helicópteros. Um armazém alfandegado também formará parte fundamental da nova instalação, proporcionando aos clientes na América do Sul acesso mais rápido a peças de reposição.
A nova instalação da AgustaWestland do Brasil também permitirá acomodar a implementação local de estruturas de capacitação para melhorar os serviços de forma a atender cada vez mais os clientes regionais.
A unidade terá também seu próprio heliporto dedicado para helicópteros até o tamanho de um AW101, com cinco pontos de desembarque e uma área de Aproximação Final e Decolagem (FATO). Foi projetada para atender a introdução prevista de um número significativo de novos helicópteros AW189 e AW169 no mercado brasileiro.
O AW189 já está em serviço em todo o mundo e está programado para entrar em operação no Brasil para tarefas marítimas, enquanto o AW169 obteve recentemente a certificação EASA e já foi solicitado por muitos clientes no Brasil e na América Latina. A AgustaWestland possui mais de 190 helicópteros comerciais operando no Brasil, realizando diversas funções, incluindo o transporte corporativo/privado, aplicações legais, serviços públicos e transporte marítimo.
Sobre a AgustaWestland do Brasil 
A AgustaWestland do Brasil, sediada em São Paulo, é o centro de suporte regional da AgustaWestland, prestando serviços de atendimento para a crescente frota de helicópteros da marca no Brasil e outros países sul-americanos. Os serviços incluem peças de reposição, manutenção, suporte ao produto, serviços de engenharia e treinamento para os helicópteros das séries AW119, AW109 incluindo Grand/GrandNew e AW139, e no futuro próximo, AW189 e AW169.

A380 da Emirates deverá voar para São Paulo



Há rumores que no próximo mês (novembro) o aeroporto internacional de São Paulo - Guarulhos receba o primeiro voo comercial operado pelo maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380.

No site da ANAC, consta a solicitação de um voo no dia 15 de novembro, operado pelo Boeing 772, porém, informando um total de 489 passageiros no equipamento. O que chama a atenção é que este número se enquadra na configuração do A380 da empresa, o que nos leva a pensar que este seja um voo de homologação do equipamento em Guarulhos.

Pode ser um erro no sistema, mas fontes ligadas à concessionária não confirmaram e nem negaram a vinda do "super jumbo".

Para receber o A380, a concessionária responsável pelo aeroporto de Guarulhos precisou fazer uma série de adaptações no aeroporto, dentre elas o aumento da largura dos acostamentos das pistas em 15 metros.

Caso se confirme, a Emirates será a primeira operadora do gigante A380 no país.


Quer ser um tripulante Qatar Airways? Inscrições abertas em São Paulo



No próximo sábado (17) a Qatar Airways estará realizando processo seletivo para a contratação de comissários de bordo.

O processo será realizado no hotel Hilton São Paulo Morumbi, e as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira.

Demais informações, exigências e inscrições, no link abaixo:

Inscrições: CLIQUE AQUI






Singapore anuncia Airbus A350 para o Brasil



Em evento realizado em Barcelona - Espanha, o gerente geral da Singapore no Brasil, Twee Min, anunciou que no próximo ano a empresa deverá voar para o Brasil com o moderníssimo Airbus A350.

A Singapore receberá o primeiro A350 em 2016, e a empresa pretende fazer dele um diferencial na disputa rota São Paulo - Barcelona.

Com este anuncio, já são três as empresas que operarão o novo modelo da Airbus no Brasil: Tam, Qatar e agora a Singapore, todas operando no aeroporto internacional de São Paulo - Guarulhos.