Embraer entrega jato de número 1200

A Embraer entrogou hoje, em cerimônia realizada na sede da Empresa, em São José dos Campos, o E-jet de número 1200.

A aeronave comemorativa, do modelo E195, foi recebido pela empresa brasileira Azul Linhas Aéreas.

A Azul é hoje a maior operadora de jatos da Embraer no mundo.






 Fonte e imagens: Embraer

GRU Airport realiza seu primeiro Spotter Day





O aeroporto internacional de São Paulo, GRU Airport, realizará no próximo sábado, 5 de dezembro, seu primeiro Spotter Day.
O evento, com início previsto para às 6h da manhã, será aberto apenas aos spotters que possuem cadastro junto ao aeroporto.
O local escolhido para a realização do evento é o chamado pátio VIP, que se localiza do lado oposto dos terminais. 
A prática do plane spotter tem crescido considerávelmente em todo o mundo, e no Brasil, não tem sido diferente, com o número de adeptos crescendo a cada dia.
Parabéns à GRU Airport, por abrir suas portas aos praticantes deste hobby, e que este seja o primeiro de muitos.

Airbus realiza primeiro teste de motores do A350 da TAM

A Airbus realizou hoje o primeiro teste nos motores do Airbus A359 da TAM.

O avião, de matrícula PT-XTA será o primeiro a ser entregue à TAM, e deverá chegar ao Brasil em dezembro próximo.

A TAM comprou 27 aviões do modelo A350-900 XWB, sendo a primeira empresa das Américas a operá-lo, e a quarta do mundo.


Imagem: A380_TLS_A350
https://www.flickr.com/photos/aircrafts/23299845115/


Avianca realiza voo de despedida do Fokker 100



24 de novembro de 2015 entrou para a histórico da aviação nacional e, em especial para a Avianca Brasil, pois foi o dia de dizer adeus ao Fokker MK-28 (Fokker 100), avião que teve papel fundamental no crescimento da empresa, tornando-a hoje uma da maiores e mais importantes companhias aéreas do país.

O processo de renovação da frota da Avianca Brasil levou dois anos, e hoje, com a aposentadoria dos Fokker 100, a frota passa a ser composta 100% por aeronaves da Airbus.

Somente em 2015, oito novos Airbus A320 chegaram em substituição ao Fokker, consolidando-se como a companhia aérea com os aviões mais novos e com maior espaço entre as poltronas no mercado doméstico brasileiro.

A chegada dos Airbus, além de compor uma frota com o que há de mais moderno em tecnologia, representa para a Avianca Brasil um aumento de 15% na oferta de assentos.

O primeiro Fokker 100 chegou à empresa em 23 de dezembro de 2005, vindo da American Airlines, sua primeira operadora. O MK-28 foi imprescindível para o crescimento da empresa. A Avianca Brasil chegou a operar 16 aeronaves do modelo MK-28.

Os MK-28 da Avianca foram configurados para 100 passageiros, o que permitiu uma maior distância entre as poltronas, proporcionando um enorme conforto a bordo.
Outra curiosidade é que os Fokker 100 da Avianca Brasil não possuem porta traseira, o que torna a aeronave mais silenciosa, proporcionando aos seus clientes uma viagem mais agradável.

PR-OAU no hangar da Target, antes de realizar o último voo

O último voo
O voo de despedida deste guerreiro, com executivos da empresa, imprensa e convidados, decolou de Congonhas às 11h40 da manhã, sobrevoando o litoral paulista, com uma duração aproximada de 45 minutos.
Durante o voo, o sr. José Efromovich, presidente da empresa, se encarregou de fazer o speech (discurso) de segurança, além de passar algumas informações sobre a empresa, e também comandou o brinde com champanhe, servida a todos a bordo.

Executivos da empresa, imprensa e convidados a bordo

Serviço de bordo, champanhe para brindar


José Efromovich fazendo o speech

Após o pouso o avião foi recebido com um jato d`agua pelos bombeiros do aeroporto, e parou na posição remota, onde encerrou oficialmente suas atividades junto à empresa.



Pousando em Congonhas

"Water Cannon Salute" em Congonhas


José Efromovich se despedindo dos passageiros




Queremos deixar o nosso agradecimento à Avianca Brasil e todos os seus colaboradores e a SPMJ Comunicação, em especial à Maria José Arrojo e ao Diogo Cruz, que nos atenderam com muita educação e presteza.


Há 3 anos, a Webjet deixava de existir

Pintura inicial da Webjet - Carinhosamente chamada de Ervilha.

Nova pintura da Webjet


Hoje, 23 de novembro, completam exatos 3 anos do fim da Webjet, que em 23 de novembro de 2012 encerrou suas atividades, após ter sido comprada pela Gol.

A Webjet surgiu em julho de 2005, com sede no Rio de Janeiro, operando no conceito "low cost", com voos a partir do aeroporto do Galeão para São Paulo (Guarulhos), Porto Alegre, Brasília e Florianópolis.

No mesmo ano, a empresa solicitou ao Departamento de Aviação Civil (DAC) a suspensão temporária de suas operações devido à baixa ocupação em suas aeronaves, devido a uma guerra tarifária gerada pelas demais cias. aéreas que operam nas mesmas rotas.

Em janeiro de 2006 a empresa foi vendida para uma associação de empresas do ramo de transporte rodoviário, além de investidores estrangeiros.

Em fevereiro de 2006 a empresa voltou a voar, realizando um voo do Rio de Janeiro à Porto Alegre.
Até maio, a empresa operou apenas no segmento de voos fretados (charter).

Em maio de 2006 a empresa voltou a operar regularmente, com voos para Porto Alegre, Salvador e Curitiba.

Em junho de 2007 a empresa foi vendida para a operadora de turismo CVC, que passou a controlar 100% da Webjet.

A partir daí a empresa passou por um enorme crescimento, terminando o ano de 2008 atendendo 13 destinos, com uma frota de 11 Boeings 737-300.
Neste período a empresa mudou a pintura e o interior de suas aeronaves.

Em 2011 a Webjet foi vendida para a Gol, que visava conquistar o segundo lugar no mercado nacional, atrás somente da líder TAM.

Porém, em 2012, dois dias após a aprovação da compra pelo CADE, a Gol encerrou as operações da Webjet.

Em 23 de novembro de 2012, foi feito o anúncio oficial do fim da empresa, que causou a demissão de 850 funcionários.








Fokker MK-28 se despede da Avianca.



Na próxima terça-feira (24), a Avianca reunirá a imprensa para um momento muito especial, o voo de despedida do Fokker MK-28 (Fokker 100), que hoje realizou seu último voo comercial com as cores da empresa.

O voo de despedida sairá de Congonhas e terá duração de aproximadamente 45 minutos, retornando a Congonhas, onde se encerrará sua história com as cores da Avianca.

O Fokker MK-28 teve papel fundamental no crescimento da Avianca, contribuindo para que ela chegasse ao que é hoje, uma das maiores e melhores empresas aéreas do Brasil.

A Avianca chegou a operar 14 aeronaves do modelo, que gradualmente foram sendo substituídas pelos moderníssimos Airbus A320.

A última aeronave em operação, o PR-OAU, deverá seguir para a Austrália, onde voará pela Qantas Link.

Aeroporto de Guarulhos tem nova numeração dos portões de embarque



A partir de hoje, o GRU Airpot tem nova nomeação dos check-ins e portões de embarque.

Entenda como ficou:



Por enquanto a numeração parece confusa, mas devemos lembrar que em dezembro os terminais serão renomeados, ficando assim a numeração dos portões iniciada de acordo com o seu terminal, ou seja, o atual termina 4 será o terminal 1, por isso os portões de embarque se iniciam com 1, assim como os terminais 1 e 2 serão transformados num único terminal (terminal 2), por isso seus portões de embarque se iniciam com o número 2.

A numeração dos terminais seguirá a ordem lógica de chegada ao aeroporto.


American Airlines apresenta avião com a pintura da TWA

A American Airlines acaba de pintar um Boeing 737-800 com a pintura da antiga companhia estadunidense TWA (Trans World Airlines).

A TWA foi uma das maiores empresas aéreas do mundo e, após uma crise financeira, foi comprada pela American em abril de 2001.

Parabéns à AA pela brilhante homenagem a aquela que se estivesse viva, estaria completando 90 anos de existência.





Imagens: Facebook American Airlines 

E o gigante A380 pousou em São Paulo

O dia 14 de novembro de 2015 entrou para a história da aviação no Brasil.

O tão esperado dia, enfim chegou e, entre jornalistas, spotters, entusiastas e curiosos, milhares de apaixonados por aviões foram ao aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, para acompanhar a chegada do primeiro voo comercial do gigante Airbus A380 na América Latina.

O Airbus A380 é o maior avião comercial do mundo, com 73 metros de comprimento e 80 de envergadura, podendo transportar até 853 passageiros. O avião que veio para São Paulo tem capacidade para 489 passageiros em três classes, sendo 14 na primeira, 76 na executiva e 399 na econômica.




 A concessionária GRU Airport, responsável pelo aeroporto, abriu uma área restrita do aeroporto para que milhares de pessoas pudessem ver de perto a chegada do A380, além de isolar o último piso do edifício garagem para todos que quisessem presenciar este momento tão especial para a nossa aviação.



Mesmo com a previsão de chegada do avião para depois das 19h, às 15 horas já havia uma grande concentração de pessoas no sexto andar do edifício garagem, além de uma enorme fila já se formando no estacionamento aberto, ao lado do EDG, local determinado para a saída dos ônibus que nos levariam à área reservada.



Após às 18h, dezenas de viagens foram feitas pelos ônibus do aeroporto, levando as pessoas para a área reservada, que logo teve sua grade completamente tomada.



Além desta área, uma grande quantidade de pessoas lotou os três últimos andares do Edifício Garagem, para registrar este momento.



O superjumbo da Emirates, realizando o voo EK261,  procedente de Dubai, pousou em São Paulo - GRU Airport às 19h12, para o delírio das milhares de pessoas presentes.

Após o pouso, o A380 se dirigiu ao patio do terminal 3, sendo recebido com o tradicional batismo, conhecido como "Water Cannon Salute", realizado por jatos d`agua lançados por dois caminhões dos bombeiros do aeroporto.
Neste momento, o que se pôde ver foi o público presente comemorando com gritos, palmas e muita emoção por estar frente a frente com o maior avião de passageiros do mundo.



Clique abaixo e veja o vídeo em HD do momento do batismo do A380 em São Paulo



Após o batismo, o avião se dirigiu à posição 605 e acoplou nos fingers do terminal 3 de Guarulhos.




A vinda do Airbus A380 foi pontual, comemorando os 8 anos de operações da Emirates no Brasil, além do transporte de pessoas que vieram para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

Devido à crise que o país enfrenta, infelizmente no momento não há empresas interessadas em operar este modelo de aeronave no Brasil.
Vamos torcer para que as coisas melhorem e que em breve possamos ver o superjumbo com uma maior frequência em nossos aeroportos.





Aeroporto de Guarulhos muda numeração dos terminais

A partir de 2 de dezembro, os terminais do aeroporto de Guarulhos terão seus nomes mudados.

De acordo com a administração do aeroporto, a mudança visa estabelecer uma sequência lógica na numeração dos terminais, considerando a ordem de chegada pela rodovia Helio Smidt.

Como é hoje:
Atualmente, ao chegar no aeroporto, o primeiro terminal é o Terminal 4, onde operam as empresas Azul e Passaredo; após passar pelo TPS4, chega-se aos terminais 1 e 2, os terminais mais antigos e conhecidos do aeroporto e, por fim, o terminal 3, o último a ser construído e que recebe a maior parte dos voos internacionais.

Como ficará:
O atual terminal 4 passará a ser o terminal 1, obedecendo a lógica de chegada ao aeroporto.
Os atuais terminais 1 e 2 passaram a ser um único terminal, com um único embarque e desembarque, centralizados (hoje são 2 embarques no terminal 1 e 2 embarques no terminal 2).
E o terminal 3 será o único que não mudará nada, permanecendo como TPS3.

Portões de embarque:
Os portões de embarque também serão mudados, seguindo os padrões internacionais, cada portão de embarque terá sua numeração iniciada de acordo com o terminal (terminal 1 - portões a partir do número 100, terminal 2 - portões a partir do número 200 e no terminal 3 - a partir do 300).

Check-ins:
Os check-ins também seguirão uma sequência:

Terminal 1: Check-in A
Terminal 2: Check-ins B,C,D e E
Terminal 3: Check-ins F,G e H.

Embarque único no centro do terminal 2 (atuais 1 e 2)


Acompanhe ao vivo a chegada do A380 em São Paulo

A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos, informou hoje que transmitirá ao vivo a chegada do super-jumbo A380 da Emirates, no próximo sábado (14) em São Paulo.

Para acompanhar, basta seguir o perfil oficial da GRU Airport no Twitter @gruairportsp.

De acordo com a concessionária, após a postagem, o vídeo ainda ficará disponível por 24h no aplicativo.


GOL voará para CUBA



A partir de 1° de dezembro, a Gol Linhas Aéreas passa a voar de São Paulo para Havana, em Cuba.

Nesta primeira etapa, os voos serão aos domingos, sempre partindo de São Paulo, com uma escala técnica em Aruba (São Paulo-Aruba-Havana).

A Gol será a primeira empresa brasileira a operar voos regulares para a ilha caribenha.



Surge a Sterna, a nova cargueira brasileira.

Já está no Brasil o primeiro avião da Sterna, a nova empresa de cargas do Brasil.

O Airbus A300B4 pousou nesta quarta-feira (4) em Curitiba - Aeroporto Afonso Pena, procedente de Orlando, com uma parada técnica em Manaus.

O primeiro avião da Sterna é um Airbus A300B4-203F - número de série 236, fabricado em 1986 e posteriormente convertido em cargueiro. Chegou com matrícula americana e no Brasil receberá a matrícula PR-STN.

Sobre a Sterna
A empresa que recebe o nome de Sterna (nome dado a uma espécie de aves, e que ostenta a pintura do avião) terá sua sede em Brasília, e operará no segmento de transporte de cargas.
Ainda não há informações quanto ao inicio das operações nem em relação à novas aeronaves.

O site já está no ar, porém ainda sem nenhuma informação a respeito da empresa.

Estaremos acompanhando e todas as novidades poderão ser vistas aqui.