E as obras do novo terminal (TPS3) seguem a todo vapor.
Agora, a concessionária trabalha na finalização do conector, que ligará os antigos terminais (TPS1 e 2) ao novo.
O conector está em fase final de acabamento e aparentemente ficará localizado onde hoje está o embarque internacional do terminal 2.
Guarulhos já pode receber Boeing 747-8
SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA
PORTARIA No- 2.987, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2013
Concede Certificado Operacional de Aeroporto à Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A.
O SUPERINTENDENTE DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL, no uso de suas atribuições outorgadas pelo Art. 41, inciso VIII, do Regimento Interno da ANAC, aprovado pela Resolução nº 110, de 15 de setembro de 2009, e alterações posteriores, conforme previsto no RBAC 139 e tendo em vista o que consta do Processo no 00058.083359/2012-91, resolve:
Art. 1º Conceder o Certificado Operacional de Aeroporto no 002/SBGR/2013 à Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ sob nº 15.578.569/0001-06, operador do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos-Governador André Franco Montoro (SBGR).
Art. 2º O aeroporto certificado nos termos do art. 1º operará com as seguintes especificações operativas:
I - Geral:
a) Código de referência: 4E;
b) O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 4E ou inferior, permitida a operação da aeronave Boeing 747-8 conforme inciso II;
c) Tipo de operação por pista/cabeceira:
Cabeceira 09R: VFR / IFR - Cat II - diurna/noturna
Cabeceira 27L: VFR / IFR - Cat I - diurna/noturna
Cabeceira 09L: VFR / IFR - Cat II - diurna/noturna
Cabeceira 27R: VFR / IFR - Cat I - diurna/noturna
d) Nível de proteção contraincêndio existente: 10
II - Condições Especiais de Operação para a aeronave Boeing 747-8
a) A operação da aeronave Boeing 747-8 é permitida de acordo com os procedimentos especiais descritos no MOPS aprovado pela ANAC.
III - Restrição a classes e tipos de aeronaves:
a) Aeronaves sem equipamento rádio;
b) Planadores;
c) Aeronaves sem transponder ou com falha neste equipamento;
d) Voos de ultraleves motorizados.
III - Restrição aos serviços aéreos:
a) Lançamento de objetos ou pulverização;
b) Reboque de aeronaves;
c) Lançamento de paraquedas;
d) Voo acrobático.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor no dia 15 de novembro de 2013.
São Paulo adquire helicóptero Agusta AW 109 Grand New
A Fundação Florestal do Estado de São Paulo, mediante empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), abriu a licitação internacional para a Aquisição de Aeronave tipo Helicóptero Biturbina, categoria leve com capacidade de transporte de 02 (dois) pilotos, em duplo comando e 06 (seis) passageiros, com o prazo de entrega de 365 dias da emissão da Ordem de Fornecimento.
A seção de abertura dos envelopes proposta aconteceu as 09:00h do dia 22 de Outubro de 2013. Estiveram presentes representantes das empresas Bell Helicopter Textron Inc. (representados pela TAM Aviação Executiva), AgustaWestland e Helibras. O helicóptero AW 109 Grand New (AW109SP) foi o vencedor do certame com o preço de € 5.818.800,00, equivalente a R$ 17.298.710,52.
A empresa Helibras ficou em segundo com o helicóptero EC135, com o valor de R$ R$ 18.042.226,97 e em terceiro ficou a empresa Bell com o helicóptero Bell 429 com o valor de R$ 20.089.071,25. Nesses preços, além do valor da aeronave, acessórios e equipamentos, estão também os custos de formação de pilotos e mecânicos.
A proposta apresentada pela empresa Bell não foi classificada, tendo em vista que a garantia de manutenção da proposta apresentada possuí um período menor de validade do que o especificado no edital e não é aceitável.
Essa será o primeiro AW 109 Grand New a ser utilizado por uma polícia brasileira. Uma aeronave moderna e deverá ser destinada à fiscalização de áreas de proteção ambiental do Estado de São Paulo.
Esse trabalho é realizado pelo Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar e a aeronave adquirida deverá ser operada pelo Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) da PM.
A proposta é que essa aeronave opere no litoral paulista, ficando sediada na Base de Radiopatrulha Aérea da Praia Grande. Ela será utilizada, principalmente, para fiscalizar as áreas de proteção ambiental marinhas, por isso a escolha de uma aeronave biturbina.
Fonte: Piloto Policial
Um pouquinho do movimento das cias da América do Norte
GRU Airport recebe voos dos três principais países da América do Norte, sendo as seguintes empresas:
Estados Unidos:
American Airlines
Delta
United
US Air
Canadá
Air Canadá
México:
Aeromexico
Abaixo alguns vídeos com pousos e decolagens de algumas destas cias.
Estados Unidos:
American Airlines
Delta
United
US Air
Canadá
Air Canadá
México:
Aeromexico
Abaixo alguns vídeos com pousos e decolagens de algumas destas cias.
E o morrinho vai chegando ao fim.
Enfim, para a tristeza de todos os spotters e amantes da aviação, parece que o fim do morrinho está de fato chegando.
Esta semana foi concluída a instalação das telas da cerca que fechará o acesso ao melhor spotter point do aeroporto de Guarulhos, o principal do Brasil.
Por enquanto, há ainda um espaço por onde é possível o acesso de veículos à região do morro, porém, ao que tudo indica, ainda nesta semana, ali será colocado um portão, que fechará de vez o melhor local para os amantes da aviação que ainda existe no maior e mais importante aeroporto brasileiro.
Não sabemos ainda o que a GRU Airport planeja para o local, se apenas o manterá fechado, se haverá a permissão de acesso aos spotters cadastrados ou, já que não custa sonhar, se ali, num futuro, teremos um spotter point digno dos principais aeroportos do mundo, com toda a estrutura necessária para quem pretende passar algumas boas horas do dia por lá.
Só nos resta torcer para que não percamos nosso melhor spotter point, nem que tenhamos que pagar pelo acesso.
Esta semana foi concluída a instalação das telas da cerca que fechará o acesso ao melhor spotter point do aeroporto de Guarulhos, o principal do Brasil.
Por enquanto, há ainda um espaço por onde é possível o acesso de veículos à região do morro, porém, ao que tudo indica, ainda nesta semana, ali será colocado um portão, que fechará de vez o melhor local para os amantes da aviação que ainda existe no maior e mais importante aeroporto brasileiro.
Não sabemos ainda o que a GRU Airport planeja para o local, se apenas o manterá fechado, se haverá a permissão de acesso aos spotters cadastrados ou, já que não custa sonhar, se ali, num futuro, teremos um spotter point digno dos principais aeroportos do mundo, com toda a estrutura necessária para quem pretende passar algumas boas horas do dia por lá.
Só nos resta torcer para que não percamos nosso melhor spotter point, nem que tenhamos que pagar pelo acesso.
Ilustres visitantes em Guarulhos
Para a alegria dos spotters e entusiastas da aviação, no mês de outubro, o aeroporto de Guarulhos recebeu dois ilustres visitantes, o Boeing 777-200, matrícula CS-TQX, da CEIBA Intercontinental Airlines (White Airways) e o Boeing 777-200 VIP, matrícula VP-CAL, que trouxe o terceiro filho do rei da Arábia Saudita, para um evento em São Paulo.
E que nos próximos meses tenhamos outras boas surpresas como estas.
E que nos próximos meses tenhamos outras boas surpresas como estas.
A Gol oferece, a partir da próxima segunda-feira (dia 11), maior distância entre as poltronas em todos os voos da ponte aérea
Congonhas-Santos Dumont. De acordo com a companhia aérea, a medida foi
adotada para atender ao desejo de seus clientes, que pediam mais
conforto, e proporcionará uma nova experiência de voo.
Com a nova configuração, os modelos B737-800NG passam a ter 177 assentos. As fileiras 2 até a 7, do lado direito, e 3 a 7, do lado esquerdo, serão identificadas como “GOL+Conforto”. Além do assento do meio bloqueado, a distância entre as fileiras passa de 30 para 34 polegadas (86,3 centímetros) e o reclínio do encosto aumentará em 50%. Assentos GOL+Conforto serão oferecidos gratuitamente para os clientes Smiles Diamante e Elite Delta Air Lines, e poderão também ser adquiridos por outros clientes a partir de R$ 30, de acordo com a disponibilidade.
OUTROS ASSENTOS
Nas demais fileiras, a distância aumenta de 30 para 31 polegadas (78,7 centímetros). Com as mudanças, a companhia terá a maior oferta de assentos com selo A – padrão de classificação da Anac – na ponte aérea. As aeronaves com a nova configuração serão identificadas com o símbolo “GOL+” na fuselagem.
“Somos líderes na oferta de assentos na ponte aérea e, a partir de agora, nossos clientes terão à sua disposição o melhor produto do mercado: privacidade e mais conforto, aliados à linha mais moderna da Boeing (os aviões Sky Interior) na companhia aérea com a maior pontualidade do mercado doméstico em 2013”, afirma o diretor de Produtos da Gol, Paulo Miranda.
“Também oferecemos canais de autoatendimento diversos que, em Congonhas e no Santos Dumont, chegam a 80% de utilização para check-in. Isto demonstra o compromisso da companhia em promover a simplicidade, praticidade e conveniência para os clientes”, continuou Miranda.
SENSIBILIDADE
A decisão de ampliar a distância entre os assentos atende ao pleito apresentado no início da gestão de Paulo Sergio Kakinoff, como presidente da Gol, pelo presidente da Abracorp Edmar Bull.
“Esta é uma conquista alcançada não apenas pelo fato de as 32 agências de viagens associadas à Abracorp concentrarem 67% da força de venda de passagens para viagens de negócios no Brasil, incluindo viagens nacionais e internacionais. Deve-se à sensibilidade de Kakinoff, que traz para a aviação civil sua experiência profissional, de quem compreende que detalhes são fundamentais para quem busca atender necessidades e anseios dos clientes”, diz Bull.
Fonte: Panrotas
Com a nova configuração, os modelos B737-800NG passam a ter 177 assentos. As fileiras 2 até a 7, do lado direito, e 3 a 7, do lado esquerdo, serão identificadas como “GOL+Conforto”. Além do assento do meio bloqueado, a distância entre as fileiras passa de 30 para 34 polegadas (86,3 centímetros) e o reclínio do encosto aumentará em 50%. Assentos GOL+Conforto serão oferecidos gratuitamente para os clientes Smiles Diamante e Elite Delta Air Lines, e poderão também ser adquiridos por outros clientes a partir de R$ 30, de acordo com a disponibilidade.
OUTROS ASSENTOS
Nas demais fileiras, a distância aumenta de 30 para 31 polegadas (78,7 centímetros). Com as mudanças, a companhia terá a maior oferta de assentos com selo A – padrão de classificação da Anac – na ponte aérea. As aeronaves com a nova configuração serão identificadas com o símbolo “GOL+” na fuselagem.
“Somos líderes na oferta de assentos na ponte aérea e, a partir de agora, nossos clientes terão à sua disposição o melhor produto do mercado: privacidade e mais conforto, aliados à linha mais moderna da Boeing (os aviões Sky Interior) na companhia aérea com a maior pontualidade do mercado doméstico em 2013”, afirma o diretor de Produtos da Gol, Paulo Miranda.
“Também oferecemos canais de autoatendimento diversos que, em Congonhas e no Santos Dumont, chegam a 80% de utilização para check-in. Isto demonstra o compromisso da companhia em promover a simplicidade, praticidade e conveniência para os clientes”, continuou Miranda.
SENSIBILIDADE
A decisão de ampliar a distância entre os assentos atende ao pleito apresentado no início da gestão de Paulo Sergio Kakinoff, como presidente da Gol, pelo presidente da Abracorp Edmar Bull.
“Esta é uma conquista alcançada não apenas pelo fato de as 32 agências de viagens associadas à Abracorp concentrarem 67% da força de venda de passagens para viagens de negócios no Brasil, incluindo viagens nacionais e internacionais. Deve-se à sensibilidade de Kakinoff, que traz para a aviação civil sua experiência profissional, de quem compreende que detalhes são fundamentais para quem busca atender necessidades e anseios dos clientes”, diz Bull.
Fonte: Panrotas
Após 73 anos, família quer retomar área do aeroporto de Guarulhos
Após 73 anos, a família Guinle decidiu ir à Justiça para
pedir a devolução da área de 9,7 milhões de metros quadrados onde está
localizado o aeroporto de Guarulhos, segundo informações publicadas pelo
jornal Valor Econômico nesta quarta-feira.
De acordo com a publicação, a
família estipulou uma indenização para manter a continuidade de
concessão da área. A ação ameaça a maior concessão de um aeroporto no
País, já que Guarulhos foi adquirido por R$ 16,2 bilhões em fevereiro de
2012.
De acordo com o jornal, a União fez um levantamento para
a realização de desapropriações em locais próximos ao aeroporto e
concluiu que a indenização da área levaria ao pagamento de R$ 5 bilhões
aos herdeiros – R$ 1 bilhão para cada um. Segundo o Valor, os cinco
herdeiros da família Guinle decidiram entrar com a notificação na
Justiça depois da realização do leilão do aeroporto à inciativa privada.
Eles alegam que a União feriu os termos de doação pública que a família
fez ao conceder a área do aeroporto a empresas comerciais. A fazenda
Cumbica foi doada em novembro de 1940. Após ser notificada, a União terá
de decidir se pagará a indenização aos herdeiros, se quer rediscutir os
valores ou se o entendimento do governo federal é o de que nada é
devido aos Guinle.
Fonte: Terra
GRU Airport inaugura o novo pátio de permanência de aeronaves.
A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, inaugurou o novo pátio de permanência de aeronaves.
Por enquanto, o pátio tem sido usado pelos aviões da American Airlines e United Airlines, que geralmente são os que mais tempo ficam em solo brasileiro, chegando no início da manhã e partindo no final da noite.
Alguns aviões da TAM. em especial um A330 em manutenção, também tem ficado no novo pátio.
Agora é aguardar pela conclusão da taxiway A, que atualmente ainda tem sido utilizada como estacionamento de algumas aeronaves.
Vídeo com a movimentação de aeronaves no novo pátio do aeroporto de Guarulhos - São Paulo.
Vem aí, Canarinho Azul
A Azul Linhas Aéreas está preparando uma pintura especial para dois de seus aviões, o Embraer 195 - Matrícula PR-AUA e o Embraer 190 - matrícula PP-PJQ.
Abaixo, duas fotos divulgadas pelo Gianfranco Betting em seu Facebook, onde podemos ver detalhes de como ficaram os dois Embraer da Azul que receberão a nova pintura.
Créditos: Gianfranco Beting
Ainda de acordo com Gianfranco, as naceles dos motores serão brancas, com faixas verdes e amarelas.
Agora é esperar para vê-los voando por aí.
Abaixo, duas fotos divulgadas pelo Gianfranco Betting em seu Facebook, onde podemos ver detalhes de como ficaram os dois Embraer da Azul que receberão a nova pintura.
Ainda de acordo com Gianfranco, as naceles dos motores serão brancas, com faixas verdes e amarelas.
Agora é esperar para vê-los voando por aí.
Assinar:
Postagens (Atom)